Geral
Trensurb licita obras de modernização e acessibilidade nas estações

A Trensurb lançou três editais de licitação visando a contratação de obras para modernizar e recuperar 12 estações da Linha 1 do metrô, além de adaptá-las às normas de acessibilidade. Outro edital prevê a recuperação de passarelas e terminais de integração de cinco estações. O investimento total previsto é de até R$ 7,8 milhões. A verba é proveniente de crédito suplementar do governo federal. De acordo com o diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto, “esses investimentos vão qualificar os serviços, nosso intuito é melhorar a vida das pessoas e a sua segurança”.
As propostas referentes ao primeiro lote serão abertas em 9 de novembro e contemplam as estações Unisinos e São Leopoldo. O projeto básico prevê construção de sanitários para pessoas com deficiência, instalação de piso podotátil e substituição de piso das plataformas, adequação de corrimãos às normas de acessibilidade e plano de prevenção contra incêndio (PPCI), instalação de portas automáticas de acesso e instalação de elevador (na Estação Unisinos).
No dia 10 serão conhecidas as propostas para o lote que inclui as estações São Luís, Petrobras, Luiz Pasteur e Sapucaia. Os serviços previstos contemplam recuperação da pintura, reforma de sanitários (incluindo adaptação para pessoas com deficiência), instalação de portas automáticas de acesso, adequação de corrimãos às normas de acessibilidade e PPCI, instalação de piso podotátil, ajustes na comunicação visual e instalação de elevadores.
No dia 16, serão abertas as propostas para o lote que inclui as estações Mercado, São Pedro, Aeroporto, Anchieta, Niterói e Fátima. As estações Aeroporto, Anchieta, Niterói e Fátima devem receber as mesmas melhorias previstas para o lote anterior.
Um edital de licitação adicional prevê a reforma de passarelas e terminais de integração das estações Niterói, Fátima, Mathias Velho, Esteio e Sapucaia. O projeto contempla a recuperação de coberturas, iluminação, estruturas metálicas e em concreto, reparos no piso dos passeios e a execução de cobertura da passarela do lado leste da Estação Mathias Velho. O valor estimado dos serviços é de R$ 1,5 milhão e o prazo para sua conclusão é de três meses a partir da ordem de início de serviços.
Geral
Energia começa a voltar após vendaval deixar Santa Vitória do Palmar e Chuí sem fornecimento por mais de 110h

O fornecimento de energia elétrica começou a ser restabelecido em Santa Vitória do Palmar e no Chuí, no Extremo Sul do Rio Grande do Sul, após mais de 110 horas de interrupção provocada pelos danos causados pelo vendaval que atingiu a região na quinta-feira, 6.
As equipes concluíram a instalação de estruturas emergenciais e realizaram uma manobra na subestação para iniciar a religação. O fornecimento voltou inicialmente em fase de testes e está sendo retomado de forma gradual, por localidades.
Segundo o secretário de Defesa Civil de Santa Vitória do Palmar, Daniel Cava, a energia foi restabelecida e permanece estável. Ele alerta, porém, que podem ocorrer oscilações nos próximos dias enquanto os trabalhos de recuperação da rede continuam.
O sistema emergencial utiliza duas torres de menor porte, instaladas provisoriamente para viabilizar o retorno do fornecimento de energia aos dois municípios.
Recuperação da rede continua
Apesar da religação, os trabalhos na rede de transmissão ainda não foram concluídos. As equipes devem continuar atuando, inclusive com apoio de helicóptero, na manutenção e reconstrução das 24 torres de grande porte derrubadas pelo vendaval.
As estruturas fazem parte do sistema de transmissão utilizado pelos parques eólicos da região. Com os danos, os parques do Extremo Sul permanecem sem geração de energia.
Município decretou situação de emergência
Santa Vitória do Palmar decretou situação de emergência nesta terça-feira, 11, devido aos danos provocados pelo vendaval. O decreto considera, entre outros fatores, o período superior a 110 horas sem energia elétrica e a interrupção do abastecimento de água por cerca de 24 horas.
A medida permanece vigente mesmo após o restabelecimento da eletricidade.
A Defesa Civil municipal também solicitou que os geradores utilizados durante o apagão permaneçam disponíveis por pelo menos 15 dias após a religação. O pedido foi encaminhado à Defesa Civil estadual e às concessionárias.
Durante o período sem energia, os equipamentos foram utilizados para manter serviços essenciais em funcionamento, incluindo unidades de saúde, Santa Casa, Prefeitura e sistemas de telefonia.
Policial
Temporal derruba árvore e causa morte de motociclista na ERS-124, em Montenegro

Um motociclista de 33 anos morreu após ser atingido por uma árvore de grande porte durante o temporal que atingiu a região na noite de quinta-feira, 6, em Montenegro. O acidente aconteceu por volta das 21h, no km 41 da ERS-124, próximo ao trevo de acesso à empresa Arauto, nas proximidades do viaduto da BR-386 e da divisa com Triunfo.
A vítima foi identificada como Maicon Veríssimo Milk, natural de São Jerônimo e morador da localidade de Boa Vista, em Triunfo.
Conforme a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Maicon trafegava em uma motocicleta Yamaha Lander XTZ250, com placas de Porto Alegre, no sentido Montenegro/Triunfo, quando uma árvore, que seria um eucalipto de grande porte, caiu sobre a pista e atingiu o veículo em razão dos fortes ventos provocados pelo temporal.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar atenderam a ocorrência, mas o motociclista morreu no local.
Na mesma rodovia, na altura do bairro Estação, outra queda de árvore atingiu um carro e bloqueou parcialmente a pista. Ninguém ficou ferido. Os bombeiros realizaram a remoção da árvore e do veículo para a liberação do trânsito.
Geral
Agosto Lilás: Nova Santa Rita instala Bancos Vermelhos para alertar sobre a violência contra a mulher

O Coletivo Uma Mulher Ajuda a Outra iniciou a implantação de Bancos Vermelhos em espaços públicos de Nova Santa Rita como parte das ações da campanha Dia do Bem Fazer, promovida pelo Instituto Intercement e pelo CDC Comitê de Desenvolvimento Comunitário (Community Development Committee). A iniciativa busca ampliar a conscientização sobre a violência contra a mulher por meio da instalação de bancos em locais de grande circulação, transformando esses espaços em pontos de reflexão sobre o tema.
A ação também integra a programação do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher. Em 2026, a mobilização coincide ainda com os 20 anos da Lei Maria da Penha, marco da legislação brasileira de proteção às mulheres em situação de violência.
Além da instalação dos bancos, estão sendo realizadas oficinas de pintura e rodas de conversa para discutir a prevenção da violência de gênero e divulgar informações sobre a rede de proteção às vítimas.
De acordo com os organizadores, até o momento foram instalados nove Bancos Vermelhos: três no Parque Olmiro Brandão e um em cada uma das praças localizadas nos bairros Califórnia, Centro, Vila Esperança, Pedreira, Maria José e Loteamento Popular.
A previsão é de que a iniciativa seja ampliada para as 19 escolas municipais e três escolas estaduais do município.
Segundo os dados informados pelo coletivo, o Rio Grande do Sul registra atualmente 43 casos de feminicídio. A proposta dos Bancos Vermelhos é contribuir para a sensibilização da população e reforçar o debate sobre a prevenção da violência contra as mulheres.

Defesa Civil1 semana atrásDefesa Civil do RS alerta para tempestades severas com ventos acima de 90 km/h a partir de quinta-feira, 6

Defesa Civil5 dias atrásDefesa Civil do RS confirma tornado em Pedro Osório

Saúde1 dia atrásAnvisa revoga proibição e libera plataformas digitais para venda de medicamentos
- Defesa Civil1 semana atrás
Tempo muda no RS com formação de ciclone extratropical e alerta para temporais e ventos fortes

Defesa Civil1 semana atrásFamílias começam a deixar Centro Humanitário e retornam para casa em Nova Santa Rita

Defesa Civil5 dias atrásCiclone com ventos acima de 100 km/h deixa rastro de estragos em Canoas

Defesa Civil5 dias atrásTemporal deixa casas destelhadas, árvores e postes caídos em Nova Santa Rita
Política5 dias atrásCanoas tem candidaturas confirmadas para as eleições deste ano após convenções partidárias

















































