Olegar Lopes: “Os assuntos literários com Tonito temperavam o café no Amadeu”

Olegar Lopes – Agenda Tradicionalista

Alteração na disputa pela presidência do MTG

Houve alteração de nomes na disputa à presidência do MTG para o ano de 2021 nos últimos dias. O motivo que causou a alteração de nomes dos candidatos foi a desistência da presidente Gilda Galeazzi na disputa à reeleição. O anúncio da desistência da disputa à reeleição de início causou surpresa, mas segundo a presidente Gilda sua decisão foi causada por motivos de saúde. Com isso surgiu o nome de dois novos concorrentes para disputar o cargo com o Fabiano Vencatto, coordenador da 12ª Região Tradicionalista, com sede em Canoas. São eles: Silvânia Zart Valle Affonso, coordenadora da 21ª Região Tradicionalista, com sede no município de Canguçu, e o ex-presidente do MTG, Manoelito Carlos Savaris, da 25ª Região Tradicionalista, com sede em Caxias do Sul.

Diante desse novo panorama a disputa pela presidência do MTG aponta para uma competição acirrada. Quanto à candidata Silvânia, no momento não dá para opinar sobre suas possibilidades, porém, em se tratando da disputa pelo mesmo cargo entre Vencatto e Savaris, a pegada vai ser dura como chifre de boi brasino.

O café e o presente

Quando recebemos um recado de um amigo no seguinte termo: ‘gaúcho vem tomar um cafezinho comigo, eu tenho um presente para ti’. Partindo o recado de um escritor, imaginei: ‘deve ser um livro dos tantos que ele publicou durante sua longa vida dedicada à cultura, ao jornalismo e à literatura como escritor, apoiando e incentivando o surgimento de novos escritores’. Estou falando de Antônio Canabarro Tróis filho, conhecido por Tonito, nascido em 27 de novembro de 1926, em São Francisco de Assis, e filho adotivo de Canoas desde 1941.

Nosso encontro semanal no Café do Amadeu tornou-se um hábito, momentos em que assuntos literários e sobre andamento da nossa ACE temperavam o café.

Naquela ocasião o presente do Tonito, além do cafezinho, foi o livro “A Revolução Farroupilha: Poema Histórico em Estylo Popular”, de Adalberto Machado dos Santos. Um livro antigo não só pela data da edição, 1935, mas também pelo seu uso – de aspecto surrado como requer um bom livro por seu manuseio, sinal que passou pelas mãos de muitos leitores.

O amigo Tonito partiu dia 23 de outubro deixando Canoas de luto.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here