Conecte-se conosco

header-top







 

17/02/2026
 

Saúde

Transição do Hospital Nossa Senhora das Graças

Redação

Publicado

em

Conforme já foi noticiado, no dia 1º de setembro foi assinado entre a Associação Beneficente de (ABC) e a Associação Beneficente São Miguel (ABSM), sucessivamente, mantenedora do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) e gestora do HNSG, o “Termo ADITIVO 01/2020 do Contrato de Gestão e Administração de Negócios e Patrimônio da Associação Beneficente Canoas – ABC”.

Com a assinatura do documento, ficou então estabelecido um período de transição entre as duas entidades, que teve início na ocasião da assinatura, se estendendo até o dia 31 e dezembro de 2020.

Comissão de Transição

Durante este período, também foi formada a “Comissão de Transição”, proposta pelo vice-presidente Luiz Antonio Possebon, e aprovada pela Diretoria da ABC. Nesta quarta-feira, 16, foi realizada, em reunião conjunta, a instalação e a posse desta comissão, mas dependências do nosocômio.

Presentes

Estiveram presentes no evento de posse o presidente da ABC o Sr. Osório Victor Biazus e o presidente da ABSM,  Dr. Rafael Cardoso França. Também estavam no ato o Sr. Getulio Rogerio Arbo Pavlak, que é presidente do Conselho Deliberativo da ABC; Dr. Antonio Carlos Flório Escobar, Representante do Conselho Fiscal da ABC; Ricardo Pigato como Diretor Executivo da São Miguel; e a Diretora Administrativa da São Miguel, Sra. Melissa Fuhrmeister.

Foram instalados e tomaram posse na Comissão os seguintes Membros:

– Representante dos Funcionários: Patrícia Fernandes Faria (Farmacêutica);
– Representante do Corpo Clínico: Dr. Vitor Alves;
– Representante da equipe de Enfermagem: Enfermeira Carem Schuque Keenan;
– Representante da Diretoria da ABC: Darci Corso de Campos;
– Representante do Conselho Deliberativo da ABC: Denério Rosales Neumann;
– Representante do Conselho Municipal de Saúde: Sr. Mário Mário Antonio Dhein.

De acordo com Getulio Rogerio Arbo Pavlak, é um momento de grande expectativa, pois o Hospital Nossa Senhora das Graças, conhecido e reconhecido por todos canoenses e usuários em geral, estando há 58 anos com suas portas abertas, prestando serviços sem medir esforços, via SUS, sendo referência não só para Canoas e Região, mas para um elevado número de municípios do Estado.

“Com isto, a Associação Beneficente Canoas terá, com esta comissão multidisciplinar, um trabalho hercúleo com fins de efetivar a transição elaborando diagnósticos. O Gracinha, como carinhosamente é hoje reconhecido por todos, tem papel fundamental junto à Comunidade Canoense, tendo, ainda, no Gestor Municipal, através do Plano Operativo (PO), a regulação de toda a demanda de serviços, provendo a assistência de saúde no Município a todos Munícipes registram esmero em resolução com qualidade”, destaca Pavlak.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Farmácia Básica do CAIC estará fechada até a próxima quarta-feira, 18, para reformas

Redação

Publicado

em

Foto: Bruno Ourique/PMC

A Farmácia Básica do CAIC, no bairro Guajuviras, estará fechada ao público entre sábado, 14, e quarta-feira, 18, para a realização de reformas no prédio. O atendimento será retomado na quinta-feira, 19, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h.

Durante o período de fechamento, serão feitas melhorias na estrutura do espaço, como a troca do piso da recepção e do depósito, reparos em infiltrações nas paredes e pintura interna.

A Farmácia Básica é um serviço público municipal responsável pela distribuição gratuita de medicamentos essenciais, incluindo remédios de uso contínuo. O município conta com unidades em diferentes bairros. A unidade do CAIC fica na Avenida 17 de Abril, s/nº, no bairro Guajuviras.

Continuar a ler

Saúde

Simers diz que Centro Obstétrico do HU de Canoas suspendeu atendimentos por falta de médicos até 19h desta terça-feira, 11

Redação

Publicado

em

Simers diz que Centro Obstétrico do HU de Canoas suspendeu atendimentos por falta de médicos até 19h desta terça-feira, 11

Segundo informações do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), o Centro Obstétrico do Hospital Universitário de Canoas teve os atendimentos temporariamente suspensos até as 19 horas desta quarta-feira, 11, devido à insuficiência de médicos nas escalas de plantão. A interrupção, de acordo com a nota, ocorreu após a ausência de profissionais para a troca de turno, o que levou os médicos que já estavam em serviço a permanecerem além do horário previsto.

Ainda de acordo com informações enviadas pelo Simers, a decisão foi tomada com orientação da entidade, que ofereceu respaldo ético e jurídico aos profissionais envolvidos. Diante da situação, a administração hospitalar optou por suspender temporariamente os atendimentos no setor, mantendo os médicos em regime de sobreaviso para casos de emergência.

De acordo com o sindicato, os profissionais vinham relatando de forma recorrente falhas na cobertura dos plantões e encaminharam alertas formais à gestão hospitalar sobre possíveis riscos assistenciais. Conforme a entidade, não teriam sido adotadas medidas efetivas para solucionar o problema.

Com orientação do Simers, os médicos registraram boletim de ocorrência e acionaram a Comissão Técnica da instituição. A diretora do sindicato, Denise Afonso, afirmou que os profissionais não podem ser responsabilizados por falhas estruturais da gestão. “Nossa atuação é para proteger o profissional e, ao mesmo tempo, preservar a segurança do paciente”, declarou.

A crise ocorre em meio a uma transição na gestão das escalas médicas. A empresa MedIntegra deixou de atuar no hospital em 1º de fevereiro, e a nova prestadora de serviços, Promed, ainda em fase de negociação, tem previsão de assumir o atendimento em 1º de março. O intervalo entre as contratações teria contribuído para a redução progressiva do número de médicos nas escalas.

Continuar a ler

Saúde

Rede Básica de Saúde de Canoas passa a oferecer implante contraceptivo hormonal gratuito

Redação

Publicado

em

A partir do dia 23 de fevereiro, a rede de atenção básica à saúde de Canoas começará a disponibilizar gratuitamente o implante contraceptivo subdérmico Implanon. O método é considerado um dos mais confiáveis, com índice de falha de apenas 0,05%, superando até procedimentos como laqueadura e vasectomia.

O implante poderá ser usado por meninas e mulheres entre 14 e 49 anos. Para receber o serviço, é necessário agendar a colocação na Unidade Básica de Saúde de referência, após avaliação médica.

Além de prevenir a gravidez, o Implanon auxilia no tratamento de endometriose, adenomiose, miomas e sangramentos uterinos irregulares. Também contribui para reduzir cólicas e sintomas de TPM. O dispositivo pode ser removido a qualquer momento, e a fertilidade retorna rapidamente após a retirada.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques