Geral
Pedágio Solidário ajuda menina com Atrofia Muscular Espinhal
Vamos mostrar a história da Sofia Helena de nove meses, com Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1. A família humilde, que reside na zona rural de Saudades, município de 9 mil habitantes no interior da vizinha Santa Catarina, foi surpreendida há 1 mês com o diagnóstico dessa doença rara na pequena Sofia. O sonho do casal jovem de pais em ter uma filha e vê-la crescer saudável virou um grande desafio a partir deste dia.
Dificuldades
Com todas as limitações que a família já enfrentava por viver em uma região do interior, depois da doença, a dificuldade aumentou. A distância de sua casa a um hospital que possa atender uma criança com AME fica a 65 km, em Chapecó. Hoje o casal luta para salvá-la da doença que compromete principalmente o neurônio motor, dando fraqueza muscular e atrofia, afetando funções simples da vida como respirar, engolir e se movimentar, podendo levar à morte.
Situação da Sofia
Atualmente, Sofia está usando uma máscara para auxiliar sua respiração, apresenta fraqueza muscular, e está perdendo os movimentos de pernas e braços. E por ter a imunidade baixa, isso pode agravar ainda mais a doença.
A família se diz desesperada e luta contra o tempo por um tratamento milionário feito exclusivamente nos Estados Unidos, o Zolgensma de dose única e que custa 2,1 milhões de dólares, e que precisa ser feito até os dois anos de idade. Com ele, Sofia tem chances de viver o mais próximo de uma criança normal e garantir longos anos de vida.
Pedágio Solidário
Amigos e parentes se mobilizaram iniciando uma campanha nas redes sociais chamada @AmeSofiaHelena, correndo contra o tempo. Ainda, será realizado um Pedágio Solidário em Canoas, no dia 12 de setembro, na esquina da avenidas Boqueirão com a Farroupilha, nos dois sentidos, durante todo o dia.
Doe quanto puder. Participe!
Geral
ATENÇÃO: Secretaria de Educação de Canoas alerta para anúncio de falso curso de inglês
A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), informou na tarde desta terça-feira, 21, que o Município não possui nenhuma espécie de convênio, nem mesmo sequer algum vínculo, com suposto curso de inglês americano com oferta de 180 bolsas de estudo no município.
A nota diz que “Em anúncio de procedência duvidosa veiculado na internet, inclusive com uso indevido do brasão da cidade de Canoas e imagem do prédio da Prefeitura, está sendo oferecida a oportunidade dúbia de concorrer as vagas da atividade suspeita”.
O texto ainda destaca que “As características da publicação indicam que se trata de um golpe para enganar a população. A SME não reconhece tal curso e recomenda que não sejam fornecidos dados pessoais no preenchimento de formulário de participação em processo seletivo ou mesmo efetuado algum tipo de pagamento. Além disso, o uso dos símbolos oficiais da Prefeitura nas publicações da atividade não está autorizado e medidas cabíveis devem ser adotadas”.
Dúvidas
Em caso de dúvidas sobre qualificações e atividades da Educação, entre em contato com a SME pelo telefone: (51) 3425 7701. Denuncie a oferta de cursos e práticas suspeitas às autoridades competentes.
Comunidade
Abertas as inscrições para quatro turmas de cursos gratuitos em Canoas
Estão abertas as inscrições para a formação de quatro turmas dos cursos gratuitos – Administração de Materiais e Logística Integrada e de Eletricista Predial, oferecidos no município.
Os interessados devem confirmar presença, pessoalmente, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), munidos de xérox e originais dos seguintes documentos – Identidade (RG ou CNH), CPF, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e comprovante de residência atualizado. O prazo encerra na próxima terça-feira, 28, ou até o fechamento das turmas.
Local
Geral
Defesa Civil de Porto Alegre apresenta totens e Centro de Monitoramento e Alerta a subprefeituras
A Defesa Civil de Porto Alegre organizou, nesta segunda-feira, 20, uma reunião estratégica que contou com a participação de representantes de oito subprefeituras da Capital.
O encontro teve como objetivo apresentar o Centro de Monitoramento e Alerta (Cemadec) e os novos totens de proteção e monitoramento instalados em áreas vulneráveis da cidade.
As subprefeituras envolvidas foram as contempladas com os totens, que têm como função alertar e orientar a população em situações de risco, como enchentes e deslizamentos. Os gestores receberam instruções sobre a operação do equipamento e sua importância como ferramenta de conscientização e prevenção.
O diretor-geral da Defesa Civil, coronel Evaldo Rodrigues Junior, destacou o papel fundamental da integração entre as subprefeituras e a órgão na proteção dos cidadãos.
“O trabalho em conjunto fortalece nossa capacidade de resposta e amplia a segurança da população. É fundamental que todos compreendam a função dos totens e a importância de disseminar essas informações nas comunidades,” afirmou o coronel.
O secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, também participou do encontro e ressaltou a relevância do alinhamento entre os subprefeitos e as instituições de defesa.
“Muitas vezes, o subprefeito é o primeiro a chegar em uma ocorrência. Essa proximidade com a comunidade faz com que a subprefeitura seja uma ponte essencial entre a população e a Defesa Civil,” disse Trogildo.
Integração reforçada
O Cemadec foi apresentado como uma central estratégica para o monitoramento de riscos e emissão de alertas, atuando de forma integrada com as equipes de campo. Já os totens instalados nas comunidades foram apontados como ferramentas inovadoras, capazes de fornecer informações em tempo real e guiar ações preventivas.
A reunião encerrou com um alinhamento entre os participantes para fortalecer as ações educativas e de engajamento, garantindo que as comunidades estejam preparadas para agir em situações de emergência.
- Clima1 semana atrás
Sala de Situação e Defesa Civil do RS orientam para de temperaturas altas e baixa umidade relativa do ar
- Luto1 semana atrás
Diretor do Hospital Universitário de Canoas, Edemar da Costa morre em acidente de carro
- Emprego1 semana atrás
Câmara de Canoas abre seleção para estagiários com inscrições até 3 de fevereiro
- Comunidade1 semana atrás
Restaurante Popular de Canoas passa a funcionar aos sábados e feriados
- Saúde1 semana atrás
Prefeitura de Canoas e Governo do Estado discutem situação da Saúde no município
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Prefeitura publica lista de beneficiados do Aluguel Social Canoense Reconstrução
- Opinião1 semana atrás
“Oportunidades perdidas!” (Por Carlos Marun – ex-Ministro)
- Serviços1 semana atrás
Queda de energia elétrica interrompe abastecimento de água em Canoas