Geral
Programa Apoio Domiciliar entrega 70 mil fraldas por mês a pacientes crônicos
O Prefeito Luiz Carlos Busato solicitou, no ano passado, ao Diretor Jurandir Maciel, responsável pelo programa de Apoio Domiciliar, para que desse uma atenção especial ao programa que atendia os pacientes crônicos sequelados de AVC, câncer, síndromes e outras doenças degenerativas.
De acordo com Jurandir, os responsáveis por estes pacientes iam até a Secretaria, a partir das 6 horas da manhã, para pegar estes insumos e a maioria voltava para casa sem os mesmos, eram filas enormes na Secretaria, poucos recebiam os insumos e eram informados para retornarem no mês seguinte. Era entregue fraldas e demais insumos para poucos pacientes, em média 100 pacientes ou 12.000 mil fraldas mês.
Melhorias no atendimento
Hoje, depois de reorganizado o programa, faz-se a entrega destes insumos com vans nas casas, para mais de 600 pacientes, em média entrega 70.000 fraldas mês e nunca mais faltou, tem estoque e compras que permite três meses de consumo, ou seja, 210.000 mil fraldas.
“A Prefeitura Municipal está licitando a compra de camas hospitalares, aparelho de nebulização e aspiração, pedestal para soro e elevador de pacientes acamados e de difícil movimentação, estamos também estudando a possibilidade de termos fisioterapia domiciliar. Isto só foi possível porque a Prefeitura por meio do Prefeito Busato assumiu o programa e o Estado”, conta Jurandir Maciel.
Paciente Arthur
O jornal o Timoneiro visitou alguns destes pacientes para ouvi-los sobre a diferença no programa e se havia melhorado, assim como se existe alguma reclamação ou sugestão.
Dona Marli, avó do paciente Arthur fez um abaixo assinado, pedindo um protocolo de acesso facilitado a consultas e exames especializados para pacientes crônicos.
“Graças a Deus hoje não falta fraldas, nos entregam em casa, e a minha sugestão que também é um pedido do abaixo assinado é melhorar o acesso aos exames e atendimentos especializados”, relata.
Geral
Prefeitura anuncia reposição salarial de 4,83% a servidores públicos em parcela única ainda em janeiro
Os servidores públicos municipais de Canoas receberão 4,83% de reposição integral da inflação via Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) a partir de 1º de janeiro. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, 15, pelo prefeito Airton Souza.
“Nossa gestão tem um compromisso firmado com a valorização dos nossos colaboradores, que são quem faz Canoas funcionar. Começamos este processo por quem trabalha na administração direta, garantindo que, ao contrário do que ocorreu no passado, a reposição não seja parcelada”, disse o prefeito.
“A reposição de inflação é uma obrigação nossa para manter o poder de compra dos nossos servidores” complementou o prefeito Airton Souza, ressaltando a decisão de conceder a reposição integralmente a partir do primeiro mês do ano em benefício dos funcionários do município.
O secretário da Fazenda, João Portella, destacou o esforço da administração municipal em garantir a reposição integral mesmo com as dificuldades financeiras.
“É uma questão de justiça com os servidores municipais”, declarou Portella.
IPCA
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o índice oficial da inflação no Brasil e mede a variação de preços de produtos e serviços ao longo do ano. Entre janeiro e dezembro de 2024, a inflação acumulada foi de 4,83%.
Comunidade
Restaurante Popular de Canoas passa a funcionar aos sábados e feriados
O Restaurante Popular de Canoas, que serve cerca de 230 refeições por dia de segunda a sexta-feira, agora também irá atender aos sábados. Essa é a primeira vez que o serviço irá funcionar desta forma no município, que também atenderá nos feriados.
A novidade teve início neste dia 11/01, e atraiu mais de 250 pessoas no horário do almoço. “Para muitos esta é a única refeição do dia. Com o restaurante funcionando até sexta-feira, eles só voltarão a se alimentar bem na segunda”, reflete o secretário de Assistência Social de Canoas, Márcio Freitas.
Segundo o secretário, a comida quentinha, saborosa e reforçada atraiu canoenses até do outro lado da cidade, que ainda contarão com outras mudanças.
“A partir desta segunda-feira, 13, o restaurante vai distribuir fichas para que as pessoas fiquem melhor acomodadas enquanto esperam, protegidas do calor e do frio. Em breve também teremos um espaço para higiene, com pia e o que mais for necessário.”
“O pessoal estava com medo, dizendo que ia fechar em janeiro. E, pelo contrário, estamos vendo modificações para ficar cada vez melhor. A distribuição de fichas vai terminar com a fila e nos livrar do sol, que não é fácil”, conta o seu Nelson de Campos Carvalho, mais conhecido como “Nazareno”, que almoça no restaurante desde quando funcionava em outro endereço.
Geral
Defesa Civil de Canoas prepara instalação de novo sistema de medição de cheias
O secretário municipal da Defesa Civil e Resiliência Climática, Herbert Poersch (DJ Cabeção), e o CEO da empresa TideSat, Douglas Bueno Leipelt, efetuaram na tarde de quinta-feira, 9, uma vistoria técnica em diferentes pontos da Praia do Paquetá, no bairro Mato Grande, para preparar a instalação de um novo sistema de monitoramento do nível da água no local, banhado pelos rios Jacuí e dos Sinos.
O novo equipamento fará a medição do nível da água de hora em hora por meio da técnica de refletometria por GPS e será instalado nos próximos dias.
Como funciona
O sensor mede o sinal GPS de satélites e também o mesmo sinal refletido na água, determinando o nível a partir da diferença entre os dois sinais.
Com isso, o equipamento não precisará ser instalado diretamente dentro do rio: ele será posicionado no alto de um poste próximo à margem, ficando seguro em caso de cheias. Os dados serão enviados diretamente para a Defesa Civil, que poderá fazer o monitoramento à distância.
De acordo com o secretário, a instalação do equipamento faz parte do contrato que a prefeitura já tem firmado com a MetSul Meteorologia, empresa que fornece previsões climáticas para o município.
“Paquetá é um dos símbolos da nossa cidade e também um dos símbolos do que aconteceu no ano passado. Este novo sistema é uma ferramenta importante para o nosso trabalho, antes alguém tinha que vir aqui verificar pessoalmente o nível da água e agora a gente vai poder ver online.”
Poersch destaca ainda que há planos do município de ampliar o sistema para efetuar uma medição mais precisa em diferentes pontos dos rios. Segundo Douglas Leipelt, os trabalhos para a instalação deste primeiro equipamento devem começar a ocorrer já a partir da semana que vem.
“Em torno de 20 dias vamos entregar o sistema operacional para a prefeitura”, adiantou o CEO da TideSat.
- Economia1 semana atrás
Canoenses tem prazo do pagamento do IPTU em cota única ampliado até 10 de fevereiro
- Canoas1 semana atrás
Rodrigo Busato assume como Prefeito em Exercício de Canoas
- Emprego1 semana atrás
Canoas oferece 270 vagas de emprego em diversos setores
- Política1 semana atrás
Prioridades para 100 dias são apresentadas na primeira reunião de secretariado de 2025 em Canoas
- Emprego1 semana atrás
São Leopoldo recebe feirão de empregos dias 9 e 10 para 180 vagas de atacado em Novo Hamburgo
- Política1 semana atrás
DJ Cabeção é nomeado para a Secretaria Municipal da Defesa Civil e Resiliência Climática de Canoas
- Cultura1 semana atrás
Inscrições para o Programa Microcrédito Cultural em Canoas encerram no domingo, 12
- Cultura1 semana atrás
26º Porto Verão Alegre reúne 16 atrações, de quinta a domingo, em sua primeira semana de programação