Programa Apoio Domiciliar entrega 70 mil fraldas por mês a pacientes crônicos

O Prefeito Luiz Carlos Busato solicitou, no ano passado, ao Diretor Jurandir Maciel, responsável pelo programa de Apoio Domiciliar, para que desse uma atenção especial ao programa que atendia os pacientes crônicos sequelados de AVC, câncer, síndromes e outras doenças degenerativas.

De acordo com Jurandir, os responsáveis por estes pacientes iam até a Secretaria, a partir das 6 horas da manhã, para pegar estes insumos e a maioria voltava para casa sem os mesmos, eram filas enormes na Secretaria, poucos recebiam os insumos e eram informados para retornarem no mês seguinte. Era entregue fraldas e demais insumos para poucos pacientes, em média 100 pacientes ou 12.000 mil fraldas mês.

Melhorias no atendimento

Hoje, depois de reorganizado o programa, faz-se a entrega destes insumos com vans nas casas, para mais de 600 pacientes, em média entrega 70.000 fraldas mês e nunca mais faltou, tem estoque e compras que permite três meses de consumo, ou seja, 210.000 mil fraldas.

“A Prefeitura Municipal está licitando a compra de camas hospitalares, aparelho de nebulização e aspiração, pedestal para soro e elevador de pacientes acamados e de difícil movimentação, estamos também estudando a possibilidade de termos fisioterapia domiciliar. Isto só foi possível porque a Prefeitura por meio do Prefeito Busato assumiu o programa e o Estado”, conta Jurandir Maciel.

Paciente Arthur

O jornal o Timoneiro visitou alguns destes pacientes para ouvi-los sobre a diferença no programa e se havia melhorado, assim como se existe alguma reclamação ou sugestão.

Dona Marli, avó do paciente Arthur fez um abaixo assinado, pedindo um protocolo de acesso facilitado a consultas e exames especializados para pacientes crônicos.

“Graças a Deus hoje não falta fraldas, nos entregam em casa, e a minha sugestão que também é um pedido do abaixo assinado é melhorar o acesso aos exames e atendimentos especializados”, relata.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here