Geral
Canoense cria projeto que prepara jovens para a carreira militar

O projeto funciona em um formato bem parecido com os de escotismo, encontros aos sábados pela manhã, noções de sobrevivência, primeiros socorros, defesa pessoal, contra-incêndio, animais peçonhentos, nós e amarras, construções de abrigos e fogueiras, atividades físicas, uma gama de instruções, ao todo são mais de 18. Porém, de acordo com Nicholas Reis, coordenador do curso, o que o diferencia é que o projeto foi formado para adolescentes e jovens que pretendem seguir carreira militar ou querem conhecer mais sobre ela.
“O que vemos nos pré-militares é que além de atrair jovens e adolescentes que têm como objetivo ingressar na carreira militar, também conseguimos atingir aqueles que têm sede de aventura, que buscam por atividades físicas diferenciadas e que anseiam por novidades. Uma coisa é certa, um curso pré-militar tem a capacidade de tirar o adolescente do lugar e trabalhar questões de disciplina, socialização e principalmente desenvolvimento pessoal e de liderança”, explica Nicholas.
Parceria de casal
A iniciativa surgiu em conjunto com a esposa Gabriela Cruz, ele cuidando da parte operacional e ela da parte de mídias sociais. Gabriela é formada em publicidade e propaganda, enquanto Nicholas está se formando em Gestão de Segurança Privada, e serviu na FAB, em Canoas, por três anos.
“Nosso primeiro passo foi se filiar à Federação Nacional de Grupos Pré-Militares do Brasil, reconhecida e registrada, para que tenhamos segurança jurídica. Atualmente, além de mim e minha esposa, contamos com mais dois meninos na equipe de instrução e uma menina”, contou Nicholas.
Como participar
O aluno deve estar na faixa etária de 12 a 18 anos, ambos sexos, deve pagar uma taxa de R$ 50 reais de matrícula e uma mensalidade de 100 reais. Está inclusa a camisa do curso, boné, máscara (devido à pandemia), certificado a cada quatro meses de formação, apostila do curso e o local do acampamento exclusivo para as aulas, que serão realizadas na Amorji – Associação dos Moradores do bairro Jardim Igara. Contato através da página no Facebook Centro de Treinamento Pré-militar, ou pelo Whats (51) 9922.89204.
Geral
Governo do Estado assina portarias sobre mineração no Lago Guaíba e uso de areia de dragagens no RS

O governador Eduardo Leite assina na próxima segunda-feira, 25, duas portarias relacionadas à atividade minerária no Lago Guaíba e ao aproveitamento da areia retirada em dragagens de manutenção das hidrovias do Rio Grande do Sul.
A cerimônia está marcada para as 15h, no Salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
As portarias tratam da regulamentação ambiental da mineração no Lago Guaíba e do uso econômico da areia removida durante serviços de dragagem nas hidrovias gaúchas.
Também devem participar do ato a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, e o presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Renato Chagas.
Policial
Idosa de 72 anos é encontrada morta em casa em Porto Alegre e neto é preso após confessar o crime

Uma idosa de 72 anos foi encontrada morta dentro de casa na manhã desta sexta-feira, 22, na Rua Sete, no bairro Bom Jesus, zona leste de Porto Alegre. A vítima foi identificada como Cecilia Zonta de Castro.
De acordo com a Brigada Militar, o neto da vítima procurou o 11º Batalhão e confessou ter cometido o crime. Em seguida, ele levou os policiais até a residência da família, onde a idosa foi encontrada morta na cama. O homem, que não teve a identidade divulgada, foi preso em flagrante.
Ainda conforme o relato do suspeito aos policiais militares, ele seria responsável pelos cuidados da avó e afirmou que ela teria passado a madrugada agitada, o que teria impedido o seu descanso.
A suspeita inicial é de que a vítima tenha sido morta por asfixia. O Instituto-Geral de Perícias (IGP) foi acionado e irá determinar a causa da morte.
A Polícia Civil informou que o caso está sendo investigado como feminicídio, por se tratar de um contexto de conflito familiar.
Policial
Operação Mercato prende três suspeitos de integrar rede de tráfico em São Leopoldo

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 21, a Operação Mercato contra um grupo investigado por tráfico de drogas em São Leopoldo. A ação foi coordenada pela 1ª Delegacia de Polícia do município, com apoio de agentes da 3ª Região Metropolitana.
Cerca de 35 policiais civis cumpriram três mandados de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão nos bairros Campestre, Cohab, Duque e Rio Branco. As ordens judiciais foram expedidas pela 4ª Vara Criminal de São Leopoldo.
Segundo a investigação, os alvos integravam uma rede de tráfico de drogas com atuação concentrada no bairro Jardim América. Três pessoas foram presas durante a operação.
De acordo com a Polícia Civil, dois suspeitos atuavam na entrega de entorpecentes na região, enquanto um homem de 30 anos seria responsável por facilitar a movimentação financeira do esquema. As investigações apontam ainda que os entregadores abasteciam um ponto de venda de drogas em via pública próximo a um mercado, enquanto o proprietário do estabelecimento armazenava diariamente o dinheiro arrecadado com a comercialização dos entorpecentes.
Os presos possuem antecedentes policiais por crimes como tráfico de drogas, homicídio doloso, roubo, furto, porte ilegal de arma de fogo e lesão corporal.

Geral3 dias atrásGoverno do Estado assina portarias sobre mineração no Lago Guaíba e uso de areia de dragagens no RS
Obras4 dias atrásBR-116 terá alterações no trânsito na região do Viaduto da Metrovel na próxima segunda-feira, 25

Policial5 dias atrásOperação Mercato prende três suspeitos de integrar rede de tráfico em São Leopoldo

Policial6 dias atrásPolícia Civil deflagra Operação Judas para investigar esquema criminoso em empresa de Cachoeirinha

Esporte6 dias atrásCanoas abre inscrições para programa de auxílio esportivo 2026

Esporte4 dias atrásBiblioteca Pública de Canoas terá encontros para troca de figurinhas da Copa do Mundo de 2026

Eleições 20264 dias atrásCamila Nunes lança pré-candidatura a deputada estadual em Canoas

Política6 dias atrásDeputada Delegada Nadine protocola projeto sobre direitos de estudantes atletas no RS




















































