Conecte-se conosco

header-top







 

04/06/2026
 

Geral

Canoense cria projeto que prepara jovens para a carreira militar

Redação

Publicado

em

O projeto funciona em um formato bem parecido com os de escotismo, encontros aos sábados pela manhã, noções de sobrevivência, primeiros socorros, defesa pessoal, contra-incêndio, animais peçonhentos, nós e amarras, construções de abrigos e fogueiras, atividades físicas, uma gama de instruções, ao todo são mais de 18. Porém, de acordo com Nicholas Reis, coordenador do curso, o que o diferencia é que o projeto foi formado para adolescentes e jovens que pretendem seguir carreira militar ou querem conhecer mais sobre ela.

“O que vemos nos pré-militares é que além de atrair jovens e adolescentes que têm como objetivo ingressar na carreira militar, também conseguimos atingir aqueles que têm sede de aventura, que buscam por atividades físicas diferenciadas e que anseiam por novidades. Uma coisa é certa, um curso pré-militar tem a capacidade de tirar o adolescente do lugar e trabalhar questões de disciplina, socialização e principalmente desenvolvimento pessoal e de liderança”, explica Nicholas.

Parceria de casal

A iniciativa surgiu em conjunto com a esposa Gabriela Cruz, ele cuidando da parte operacional e ela da parte de mídias sociais. Gabriela é formada em publicidade e propaganda, enquanto Nicholas está se formando em Gestão de Segurança Privada, e serviu na FAB, em Canoas, por três anos.

“Nosso primeiro passo foi se filiar à Federação Nacional de Grupos Pré-Militares do Brasil, reconhecida e registrada, para que tenhamos segurança jurídica. Atualmente, além de mim e minha esposa, contamos com mais dois meninos na equipe de instrução e uma menina”, contou Nicholas.

Como participar

O aluno deve estar na faixa etária de 12 a 18 anos, ambos sexos, deve pagar uma taxa de R$ 50 reais de matrícula e uma mensalidade de 100 reais. Está inclusa a camisa do curso, boné, máscara (devido à pandemia), certificado a cada quatro meses de formação, apostila do curso e o local do acampamento exclusivo para as aulas, que serão realizadas na Amorji – Associação dos Moradores do bairro Jardim Igara. Contato através da página no Facebook Centro de Treinamento Pré-militar, ou pelo Whats (51) 9922.89204.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Assembleia Legislativa aprova fim da taxa de licenciamento de veículos no RS

Redação

Publicado

em

Foto: Divulgação/Detran RS

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, na terça-feira, 2, o Projeto de Lei 599/2023, que extingue a cobrança da taxa de expedição do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). A proposta recebeu 47 votos favoráveis e agora segue para sanção do governador Eduardo Leite.

De autoria do deputado Rodrigo Lorenzoni, o projeto altera a Lei nº 8.109, de 19 de dezembro de 1985. Caso seja sancionada, a mudança passará a valer a partir de 2027.

Segundo o parlamentar, a taxa foi criada em um período em que o documento de licenciamento era emitido em papel e exigia custos de impressão e envio aos proprietários dos veículos. Com a implantação da versão digital do documento em 2019, esses procedimentos deixaram de existir.

“Esta taxa foi criada quando o Detran tinha a necessidade de adquirir o papel-moeda, imprimir o documento e depois tinha o custo de envio do documento físico, que tínhamos que portar enquanto nós trafegávamos com os veículos”, afirmou o deputado.

Atualmente, a taxa de licenciamento anual é cobrada inclusive de veículos isentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). De acordo com o DetranRS, o valor da emissão do documento digital, o CRLV-e, é de R$ 114,09 em 2026. Neste ano, o pagamento deve ser realizado até 31 de julho.

Continuar a ler

Geral

Vereadores acompanham andamento das obras do Dique Mathias Velho em Canoas

Redação

Publicado

em

Foto: Vinicius Medeiros

Vereadores de Canoas realizaram, na manhã desta quarta-feira, 3, uma visita técnica às obras de reconstrução do Dique Mathias Velho. A atividade teve como objetivo acompanhar o andamento dos trabalhos, conhecer as etapas em execução e receber informações sobre o cronograma das intervenções que integram o sistema de proteção contra cheias do município.

A comitiva foi acompanhada por secretários municipais, técnicos da Prefeitura e representantes da empresa responsável pela obra. Durante a visita, foram apresentados os avanços registrados até o momento e as próximas etapas previstas para a reconstrução dos diques e demais estruturas de contenção.

De acordo com o secretário municipal de Obras e Reconstrução, Guido Bamberg, a obra do Dique Mathias Velho alcançou 55% de execução. Ele também detalhou o andamento de outras intervenções, como o trecho 3 do Dique Rio Branco, que atingiu a cota definitiva, o início das obras no trecho 2, a conclusão do Muro da Cassol, os trabalhos no Dique Mato Grande e a retomada das obras em Niterói.

“Todas as estruturas de proteção da cidade estão em obras. Já avançamos significativamente em diversos pontos e Canoas é a única cidade da Região Metropolitana que já entregou obras de proteção e mantém frentes de trabalho em andamento. Estamos construindo uma cidade mais preparada para enfrentar eventos climáticos extremos e oferecendo mais segurança para a população”, afirmou Bamberg.

O secretário municipal de Relações Institucionais, Rossano Gonçalves, informou que a visita foi organizada a partir de uma solicitação da Câmara Municipal para ampliar o acesso dos parlamentares às informações técnicas sobre as intervenções.

“Os vereadores recebem diariamente as preocupações da população e é fundamental que tenham acesso às informações técnicas sobre cada etapa das obras. Por isso promovemos esta visita, permitindo que os parlamentares acompanhem de perto os trabalhos, conversem com os engenheiros e compreendam os motivos de cada fase da execução. Isso contribui para uma comunicação mais clara com a comunidade e reforça a segurança de que as obras estão avançando dentro dos critérios técnicos necessários”, destacou.

Além do Dique Mathias Velho, o roteiro incluiu visitas ao Dique Mato Grande e às casas de bombas. A atividade permitiu aos vereadores acompanhar diferentes frentes de trabalho relacionadas à reconstrução e à recuperação do sistema de proteção contra cheias em Canoas.

Continuar a ler

Policial

Mulher de 27 anos é morta a tiros em frente de casa em Santo Ângelo

Redação

Publicado

em

Uma mulher de 27 anos foi morta a tiros na noite de terça-feira, 2, em Santo Ângelo, na Região das Missões. O crime ocorreu por volta das 19h40, na Rua do Retiro, no bairro Santa Fé.

Segundo informações da Brigada Militar, a vítima estava em frente à residência quando dois homens chegaram ao local em uma motocicleta. De acordo com o relato policial, o passageiro do veículo efetuou diversos disparos contra a mulher.

Após o ataque, os suspeitos fugiram e não foram localizados. A vítima morreu no local.

A área foi isolada para o trabalho da perícia, e o caso passou a ser investigado pela Polícia Civil. A identidade da vítima não foi divulgada pelas autoridades. Conforme informações da polícia, ela não possuía antecedentes criminais.

Até o momento, não há informações sobre a identidade dos suspeitos nem sobre a motivação do homicídio. A Polícia Civil realiza diligências para esclarecer as circunstâncias do crime e identificar os responsáveis pelo ataque.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques