Simone Dutra: “Momento histórico pode ensinar jovens sobre sociedade”

Simone Dutra

Comércio

Quem defende o fechamento do comércio não necessariamente foge à empatia que deve ser justamente aplicada aos comerciantes neste momento impiedoso de pandemia global. Focando aqui no Brasil, onde a economia ainda é deficitária, com impostos altíssimos aos empreendedores, desde que a pandemia começou e nos recolhemos aos nossos apartamentos, o foco de quem praticou o isolamento social tinha um único viés, que era priorizar a vida. E isso foi amplamente defendido. E continua corretíssimo. Mas, mesmo por um instante, será que não esquecemos que mesmo em casa, acessamos diversos produtos durante todo esse tempo, pedindo comida, remédios, carros por aplicativo, serviços de internet etc, enquanto os discursos denunciavam certo egoísmo daqueles que estavam preocupados com suas lojas, empregos… acarretando numa desvalorização hipócrita a estes profissionais que mesmo na dificuldade têm mantido nosso bem estar?! Hoje, conversando com alguns comerciantes locais, eu me deparei com um sofrimento que vai além do financeiro. Somos todos feitos de sonhos e esperança, e quem consegue abrir e manter um negócio nos tempos atuais deve ter muita coragem e certamente enfrentou muitos desafios. Sei que temos que continuar praticando o distanciamento social, pois não há saída, mas o respeito aos profissionais do comércio como um todo deve estar presente assim como aos profissionais da saúde.

Adoção

A campanha de adoção de cães que o Centro de Bem Estar Animal mantém, e está relatada na pág. 12 desta edição, além de bastante humanizada, é tentadora demais. Que momento oportuno para esta troca que a adoção de um cão pode trazer! Por mais que as condições de alojamento estejam dentro do adequado, estes animais que se encontram em abrigos estão presos em gaiolas frias. São dóceis e podem trazer afeto e companhia neste momento de isolamento. Confira a matéria (clique em Versão Impressa no site).

Educação

Muitos estão preocupados com a paralisação da educação no país. E a dinâmica de aulas à distância com matérias do currículo escolar descortinou ainda mais a desigualdade social dos estudantes, aumentando o debate sobre o retorno das aulas no formato oferecido pelo Estado. Mas é importante pensar no fato de que os episódios diários nas tomadas de decisões na política pública, bem como os demais assuntos sociais, são ótimas oportunidades de fazer os jovens refletirem sobre a sociedade e seus mecanismos, e aprenderem mais a respeito do poder dos povos e como agem suas líderes.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here