Saúde
Mais 20 leitos estão previstos assim que situação de anestésicos se resolva

Na semana passada, a Prefeitura de Canoas anunciou o bloqueio temporário das UTIs que atendiam pacientes da Covid-19 por conta da falta de anestésicos essenciais no tratamento. Nesta quinta-feira, 9, nossa equipe de reportagem conversou com administração municipal para saber como está a situação no momento. Em nota, a Secretaria de Comunicação respondeu que:
“A respeito dos sedativos, o consumo é muito variável, importante destacar que o consumo desses primeiros 6 meses do ano se equivalem ao quantitativo usado no ano passado todo. Até porque aumentamos 23 novos leitos de UTI, 10 no Hospital de Pronto Socorro de Canoas e 13 no Hospital Universitário, e agora vamos colocar mais 10 no Hospital Nossa Senhora das Graças e mais 10 no HU. Conseguimos uma excelente arrecadação com os hospitais veterinários da UFRGS e da ULBRA. Quanto às clínicas veterinárias, não finalizamos as visitas e coleta, conforme acordado com o Conselho Regional de Veterinária”.
Ainda, de acordo com a resposta, a estratégia para estabilizar o fornecimento é a busca nos mercados internacionais, ampliar o número de fornecedores em outros estados e aguardar a regulação desse mercado por parte do Ministério da Saúde.
“Temos mais 20 leitos de UTI para abrir assim que a situação dos anestésicos for regularizada. Serão mais 10 no HNSG e 10 no HPSC. Esperamos que com o trabalho forte da fiscalização, o aumento dos leitos de UTI e o apoio da população possamos evitar a bandeira preta. A prioridade é salvar vidas, então novas restrições poderão ser adotadas se os números continuarem subindo e uma parcela considerável da população não passar a aderir aos cuidados necessários”, conclui a nota.
Estudo sobre tratamento precoce
A Associação Médica de Canoas (Somédica) iniciará um estudo para avaliar a eficácia do tratamento precoce na fase inicial de pessoas com sintomas da Covid-19. A pesquisa tem o apoio da Prefeitura Municipal e do Conselho do Hospital Nossa Senhora das Graças – onde um grupo de pacientes participará da iniciativa.
Diante das discussões sobre os resultados desse tipo de tratamento, a Prefeitura deixa claro que quem tem capacitação para avaliar sintomas e decidir sobre determinados tratamentos é o médico. “Há algumas semanas, começamos a avaliar esse assunto. Estamos abertos para discutir possibilidades e, assim, oferecer o respaldo necessário. Tudo com absoluto respeito à prerrogativa do profissional na prescrição e indicação dos remédios”, aponta o prefeito Luiz Carlos Busato.
Também nesse sentido, a Prefeitura de Canoas está reforçando os estoques das farmácias municipais com esse tipo de remédio. “Toda e qualquer ação que possa melhorar o bem-estar e proteger os canoenses será tomada. Defender a vida significa investir em prevenção, atuar com rigor no enfrentamento ao vírus, mas, também, abrir espaço para a busca da cura”, enfatiza o prefeito.
Mais três óbitos em 48hs
A Prefeitura de Canoas comunica que, nas últimas 48 horas, mais três canoenses perderam suas vidas em decorrência de infecção pelo novo coronavírus. As recentes perdas registradas foram de um homem de 76 anos de idade, e de duas mulheres, que tinham 63 e 66 anos.
Nota de pesar
Aos familiares e amigos das vítimas, a Prefeitura expressa seu pesar. “Reforçamos, como sempre, a toda a população o pedido para que só saia de casa quem precisar e que, caso exista essa necessidade, saia usando máscara. Familiares e pessoas que tiveram contato com as vítimas estão sendo monitorados pela equipe de vigilância epidemiológica do município”.
Números gerais da Covid-19 em Canoas
– Negativados: 2.075
– Recuperados: 632
– Confirmados: 949
– Óbitos: 34
– Total de leitos em UTI (SUS e privado): 92
– Leitos em UTI ocupados: 88%
– Total de leitos Covid-19: 28
– Leitos de UTI Covid-19 ocupados: 92%
Saúde
IPE Saúde isenta coparticipação em consultas com urologista para segurados ativos

Segurados do IPE Saúde com 50 anos ou mais terão isenção da coparticipação em consultas com urologista durante os meses de novembro e dezembro de 2026. O benefício é válido para uma consulta por usuário e integra as ações da campanha Novembro Azul.
Para ter direito à isenção, é necessário estar com o plano ativo, ter 50 anos ou mais e agendar uma consulta com um profissional de Urologia credenciado à rede do instituto. A aplicação do benefício será automática.
A iniciativa, realizada pelo sexto ano consecutivo, teve o período ampliado em 2026, passando a contemplar também o mês de dezembro.
Segundo o presidente do IPE Saúde, Paulo Rogério Silva dos Santos, a ampliação busca oferecer mais tempo para que os segurados consigam realizar o agendamento e tenham acesso às consultas preventivas.
A campanha busca incentivar o acompanhamento médico regular e a prevenção de doenças que afetam a saúde masculina, especialmente o câncer de próstata.
Como garantir a isenção
Para ter acesso ao benefício, o segurado precisa:
Estar com o IPE Saúde ativo;
Ter 50 anos ou mais;
Agendar uma consulta com urologista para novembro ou dezembro de 2026;
Escolher um profissional credenciado à rede do instituto.
A lista de médicos e estabelecimentos credenciados está disponível no Guia Médico Hospitalar do IPE Saúde.
Novembro Azul
O Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre a saúde masculina, com destaque para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
A orientação é manter consultas regulares e buscar avaliação médica para identificar possíveis fatores de risco. O diagnóstico precoce pode ampliar as possibilidades de tratamento da doença.
Saúde
Canoas reforça atendimento do SAMU com a entrega de três novas motolâncias

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Canoas passou a contar com três novas motolâncias. Os veículos, do modelo Honda NX 500, foram entregues pela Prefeitura nesta sexta-feira, 30, e adquiridos com recursos próprios do município.
As motocicletas serão utilizadas principalmente em ocorrências que exigem atendimento rápido, como paradas cardiorrespiratórias e acidentes de trânsito. Por terem maior facilidade de deslocamento em meio ao tráfego, as motolâncias podem chegar ao local da ocorrência antes das ambulâncias e iniciar os primeiros procedimentos de socorro.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os novos veículos ampliam a estrutura de atendimento do serviço e oferecem melhores condições de trabalho às equipes responsáveis pelas operações.
Durante a entrega, o prefeito Airton Souza destacou a importância da rapidez no atendimento às situações de emergência e afirmou que o investimento busca fortalecer a rede municipal de saúde.
A secretária municipal de Saúde, Ana Boll, também ressaltou que as motocicletas podem facilitar o acesso a locais de difícil deslocamento e contribuir para uma resposta mais rápida das equipes.
Equipamentos permitem primeiros socorros
As motolâncias são conduzidas por técnicos de enfermagem capacitados e contam com equipamentos utilizados nos primeiros atendimentos, como desfibrilador externo automático, materiais para aferição de sinais vitais, imobilização, controle de hemorragias e realização de acesso venoso.
A estrutura permite que os profissionais iniciem os procedimentos necessários enquanto aguardam a chegada da ambulância, que poderá dar continuidade ao atendimento e realizar o transporte do paciente, quando necessário.
O técnico de enfermagem e condutor de motolância Everton Pereira Anelo, que atua no SAMU desde 2008, destacou a importância da renovação dos veículos e dos equipamentos para a rotina dos profissionais. Com experiência tanto no atendimento em ambulâncias quanto em motocicletas, ele considera que melhores condições de trabalho contribuem para a prestação do serviço à comunidade.
Serviço funciona desde 2010 em Canoas
O sistema de motolâncias está presente em Canoas desde 2010. Com a incorporação das três novas motocicletas, o município renova parte da estrutura utilizada pelas equipes de atendimento pré-hospitalar.
A iniciativa busca ampliar a capacidade de resposta do SAMU, especialmente em situações nas quais o tempo de chegada dos socorristas pode ser decisivo para o atendimento e a preservação da vida.
Saúde
Dia Mundial do AVC: saiba identificar os sinais de alerta e quando buscar ajuda imediata

Nesta quinta-feira, 29, é celebrado o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), data que chama a atenção para a importância de reconhecer os sintomas e buscar atendimento médico imediato. A rapidez no diagnóstico e no tratamento é fundamental para reduzir o risco de sequelas permanentes e mortes.
Entre os principais sinais de AVC estão alterações na fala, perda de força ou dormência em um dos lados do corpo e assimetria no rosto. Tontura súbita, perda de equilíbrio, alterações visuais e dificuldade para caminhar também podem indicar a ocorrência da doença.
No Rio Grande do Sul, foram registradas 7.306 mortes por AVC em 2024, segundo dados preliminares do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, divulgados em outubro de 2025.
Para a neurologista Tiemi Thais Tomonaga, o diagnóstico tardio pode comprometer as possibilidades de tratamento. “O diagnóstico tardio pode reduzir as possibilidades de tratamento adequado e aumentar o risco de sequelas permanentes, como alterações motoras, visuais e de equilíbrio, incapacidade funcional e até morte”, afirma.
Em Santa Catarina, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou 2.404 atendimentos por AVC entre janeiro e setembro de 2025, conforme balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde. Nas Unidades de Suporte Avançado, a doença representou 24,5% dos atendimentos por causas neurológicas no período.
Já no Paraná, um levantamento com dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), do Ministério da Saúde, contabilizou 15.478 internações por AVC em 2024.
Sintomas exigem atenção imediata
Segundo Tiemi, os sintomas mais comuns incluem perda de força ou dormência de um lado do corpo, assimetria no rosto e alterações na fala, como dificuldade para pronunciar palavras ou nomear objetos. Mesmo quando os sinais são discretos ou desaparecem espontaneamente, é necessário procurar avaliação médica.
A neurologista alerta que nem todos os casos apresentam os sintomas mais conhecidos. Tontura súbita, perda de equilíbrio, alterações visuais e dificuldade para caminhar também podem indicar um AVC.
“Esses sintomas podem ser confundidos com labirintite, cansaço ou problemas musculares, atrasando o diagnóstico. O principal sinal de alerta é o início súbito de um sintoma neurológico novo, mesmo que seja discreto ou desapareça espontaneamente”, destaca.
Frio pode aumentar os riscos
As baixas temperaturas também são um ponto de atenção, especialmente na Região Sul. De acordo com a especialista, estudos internacionais sugerem uma associação entre temperaturas extremas e o aumento da ocorrência e da mortalidade por AVC, principalmente em pessoas acima de 65 anos.
No AVC isquêmico, causado pela obstrução de um vaso sanguíneo, a associação com o frio aparece de forma mais consistente. A relação ainda não está totalmente esclarecida, mas pode envolver a contração dos vasos e a elevação da pressão arterial.
“Este risco é, portanto, mais relevante em pessoas com hipertensão, diabetes, arritmia cardíaca, tabagismo ou doença vascular prévia”, explica.
Prevenção começa antes da terceira idade
A prevenção deve fazer parte da rotina em todas as estações do ano. Entre os principais fatores de risco estão hipertensão, diabetes, tabagismo, sobrepeso, obesidade e sedentarismo.
A prática de atividades físicas, evitar o cigarro e o consumo de álcool e manter acompanhamento médico para identificar e tratar doenças crônicas estão entre as medidas recomendadas pela neurologista, inclusive para pessoas mais jovens.
O que fazer diante de uma suspeita de AVC
Ao identificar possíveis sinais de AVC, a orientação é ligar imediatamente para o Samu, pelo telefone 192, e informar os sintomas observados.
A neurologista recomenda anotar o horário em que as manifestações começaram. Caso a pessoa acorde com alterações, é importante registrar quando foi vista bem pela última vez. Enquanto aguarda a equipe de emergência, não se deve oferecer alimentos, líquidos ou medicamentos por conta própria.
“Na neurologia, existe uma premissa fundamental: ‘tempo é cérebro’”, ressalta a médica.
No AVC isquêmico, a interrupção da circulação compromete o fornecimento de oxigênio e nutrientes ao tecido cerebral.
“Quanto mais tempo o cérebro permanece sem circulação adequada, maior pode ser a área em sofrimento e maiores as chances de sequelas permanentes”, conclui.

Geral1 semana atrásRS abre pedidos de reembolso de multas do free flow; veja como receber o dinheiro de volta

Feira do Livro1 semana atrás72ª Feira do Livro de Porto Alegre começa nesta sexta-feira com 17 dias de programação gratuita

Saúde1 semana atrásDia Mundial do AVC: saiba identificar os sinais de alerta e quando buscar ajuda imediata

Saúde1 semana atrásCanoas reforça atendimento do SAMU com a entrega de três novas motolâncias

Esporte1 semana atrásAbertas as inscrições em Canoas para três modalidades dos Jogos Paradesportivos

Defesa Civil3 dias atrásDefesa Civil do RS alerta para risco de temporais, granizo e ventos acima de 100 km/h

Educação1 semana atrásPrefeitura de Canoas nomeia 14 novos professores da Educação Básica

Cultura1 semana atrásBiblioteca Pública de Canoas completa 60 anos e celebra seis décadas de história, cultura e memórias






















































