Conecte-se conosco

header-top







 

08/12/2025
 

Geral

Uniformes escolares e programa Google chegam às escolas de Canoas

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas, juntamente com secretários, vereadores, comunidades escolares, professores e diretores seguem um cronograma de entrega dos uniformes escolares e materiais da plataforma do Google. Nesta quinta-feira, 5, foram atendidas 13 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) – Jornalista Marione Leite; Anísio Spínola Teixeira; Cara Melada; Vó Nelsa; Carrossel; Vó Corina; Julieta Balestro; Bem-me-quer; Olga Ronchetti; Pé de Moleque; Laney Langaro; Tia Lourdes; e Ulisses M. Filho – e 13 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) – Governador Leonel de Moura Brizola; Profª. Nancy Ferreira Pansera; Paulo Freire; Carlos Drummond de Andrade; Sete de Setembro; Castelo Branco; Erna Würth; Guajuviras; General Neto; Arthur Oscar Jochims; Governador Walter Peracchi de Barcellos; Engenheiro Ildo Meneghetti; e Tancredo de Almeida Neves.

O ano de 2020 é o terceiro consecutivo em que a educação infantil recebe da Prefeitura uniformes novos. De acordo com a secretária da Educação, Neka Freitas, os modelos confeccionados foram previamente eleitos e modernizados pelas próprias crianças, gerando uma maior identificação para com as escolas.
Durante as cerimônias de entrega, diretores das EMEIs e EMEFs aproveitaram para agradecer o trabalho desempenhado pela Prefeitura no âmbito educacional. “Essa gestão mostra que se quisermos uma sociedade transformadora, o caminho mais viável é a educação. Obrigado por sempre nos acolher e por buscarem novos projetos”, relatou o diretor da EMEF Profª. Nancy Ferreira Pansera, Marcos José Krindges.

A vice-prefeita Gisele Uequed ressaltou que, desde 2017, investimentos não param de chegar no ensino da rede municipal. Somente no último ano, mais de R$ 40 milhões foram destinados às reformas em 14 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Canoas. Além disso, os jovens que estão na fase final dos estudos são capacitados profissionalmente por meio do programa Canoas 4.0. “Nossos jovens precisam sair das escolas prontos para competir e ingressar no mercado de trabalho com o maior conhecimento possível”, disse.

Entrega de Chromebooks

Coube ao prefeito Luiz Carlos Busato a responsabilidade de apresentar a novidade implementada na educação do município, jamais vista no Estado. Todos os alunos das 44 escolas de Ensino Fundamental, a partir deste mês, terão a oportunidade de aprender o conteúdo aplicado com o apoio da tecnologia no projeto Google For Education. Para isso, a Prefeitura capacitou 150 professores, que serão os multiplicadores das instruções aos demais profissionais. Cerca de 2 mil Chromebooks, computadores desenvolvidos pela Google, foram adquiridos para ter uso exclusivo nas salas de aula.

Outra inovação será colocada em prática em abril. Todas as escolas visitarão o Parque Industrial Jorge Lanner para conhecer a Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil (RCC), considerada a maior do país. O local sofria há mais de duas décadas com o acúmulo de descarte irregular, mas a atual administração fez do lixo uma solução ecológica, econômica e social.

Continuar a ler

Geral

Canoas recebe certificação do programa Desenvolve Município após apresentar Plano de Atração de Investimentos

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), recebeu a certificação do programa Desenvolve Município, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Sul (SEDEC), em parceria com a Agência InvestRS, Famurs e Unisinos. O programa tem como objetivo fortalecer a gestão pública e promover o desenvolvimento econômico local.

A certificação foi obtida após oito semanas de atividades, incluindo aulas, mentorias e trabalhos técnicos. Durante o processo, a equipe da SMDEI elaborou diagnósticos, análises e estratégias de longo prazo voltadas ao crescimento do município. O resultado foi o Plano Municipal de Atração de Investimentos, com mais de 80 páginas, entregue às instituições promotoras do programa.

O plano reúne indicadores econômicos, diretrizes estratégicas, mapeamento de vocações, propostas de políticas públicas e ações voltadas à competitividade de Canoas nos próximos anos. Segundo a SMDEI, o documento também contém informações que orientam a atuação do município baseada em dados, planejamento e cooperação com o setor produtivo.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, afirmou que a certificação representa um avanço para o município e destacou que o plano foi construído coletivamente com a participação de diferentes setores.

Com a certificação, Canoas passa a integrar os municípios do estado que participam do programa, que busca implementar planejamento estratégico e iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico.

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 6 de dezembro, no bairro São José

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas realiza, neste sábado, 22, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, das 9h às 12h, na Rua Ramiro Barcellos, 1450, em frente a EMEF Leonel Brizola, no bairro São José. A iniciativa, promovida em datas específicas, leva serviços públicos diretamente às comunidades, ampliando o acesso da população a atendimentos essenciais.

Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, saúde, vacinação, orientação de testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de assistência social. Também haverá suporte para compra assistida e orientações de diversas áreas da administração municipal.

A programação contará ainda com doações e recebimentos de roupas, Orientação e encaminhamento para confecção das carteiras CIPTEA e CIPFIBRO, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, confecção de currículos. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.

Continuar a ler

Geral

Canoas leva conscientização sobre violência contra a mulher para escolas municipais

Redação

Publicado

em

Foto: Vinícius Thormann/PMC

Dentro da programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, a cidade de Canoas tem investido em ações de prevenção dentro das escolas. O projeto Educar para Proteger: Uma Visão Escolar sobre a Violência contra Meninas e Mulheres, coordenado pela Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão, aborda tipos de violência, canais de denúncia e o trabalho da rede de apoio junto a estudantes do 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas municipais.

A primeira edição da iniciativa começou na segunda-feira, 1, e segue até a próxima terça-feira, 9, percorrendo quatro escolas da cidade. Em cada palestra, servidoras da secretaria e representantes da rede de apoio conversam por cerca de uma hora e meia com os estudantes, compartilhando informações e ouvindo relatos e experiências dos alunos. Na quarta-feira, 3, a ação ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Francisco Pinto Bandeira, no bairro Rio Branco, com a participação de soldados da Patrulha Maria da Penha do 15º Batalhão de Polícia Militar (15º BPM).

“Estamos aqui para trazermos e expormos esse tema da violência contra a mulher para as meninas, para que a conscientização aconteça desde cedo, na escola, para que elas saibam onde buscar apoio, para que conheçam a rede de apoio, a ampla extensão desta rede, e saibam que elas não estão sozinhas, que nós estamos aqui para ajudarmos no que elas precisarem”, comenta a soldado da Patrulha Maria da Penha do 15º BPM, Suzamara Müller Lages.

Diretora da Diretoria da Mulher, Sara Amaral Alves explica que a ideia é, no ano que vem, intensificar a ação, realizando as visitas durante todo o ano nas escolas e não apenas durante a campanha dos 21 Dias de Ativismo.

“Nossa avaliação tem sido muito positiva destas primeiras palestras. Percebemos que a maioria dos jovens não tem informação de onde procurar ajuda e é isto que estamos fazendo, disseminando a informação e a nossa rede de apoio”, diz.

Professora do 9º ano, Lisete Terezinha Pires Garcia aprovou a iniciativa.

“É algo importantíssimo de se tratar dentro da sala de aula, sobretudo diante da grande incidência de ocorrências de violência contra a mulher. Muitas vezes os alunos vivenciam isso dentro de casa e não sabem a quem recorrer, onde procurar ajuda”, conta.

O estudante Jackson Sousa Trindade, 15, também aprovou a discussão do tema com a turma.

“Acho importante porque muitos tipos de violência não são muito conhecidos e acabam sendo normalizados, como a violência psicológica. Também os motivos que acabam fazendo com que as mulheres continuem com os agressores, como medo e dependência emocional ou financeira”, destaca.

O projeto seguirá nesta sexta-feira, 5, na EMEF Rio Grande do Sul, no bairro Mato Grande, das 8h15 às 10h, e na terça-feira, 9, na EMEF Santos Dumont, no bairro Niterói, das 19h às 20h30. A campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher é um evento global que visa sensibilizar, mobilizar e engajar a sociedade na luta contra todas as formas de violência, acontecendo de 20 de novembro a 10 de dezembro.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques