Política
Eleito presidente do PDT municipal, vereador Dario vai concorrer ao executivo

No dia 27 de janeiro, o vereador Dario Silveira foi eleito, por aclamação, presidente municipal do PDT. O parlamentar mais votado na última eleição, com 3.555 votos, está confirmado para concorrer ao executivo nas eleições de outubro.
Timoneiro: O senhor foi eleito presidente do PDT neste ano de eleição, como você vê a importância desse cargo?
Dario: Sinto-me honrado por estar à frente deste grande partido que tem a educação como prioridade das prioridades, que procura manter vivo o trabalhismo de Jango, Getúlio, Pasqualini e Brizola, defendendo o direito daqueles que mais precisam. É uma responsabilidade muito grande representar uma aguerrida equipe: executiva, diretório e candidatos que estão unidos em torno de um objetivo comum. Será um ano de muitas costuras, desafios, composições e discussões.
Timoneiro: Como o partido está se preparando para o pleito?
Dario: Recebi o convite do partido para colocar o nome à majoritária. Aceitei o desafio e tive o nome aprovado por todas as instâncias partidárias. Temos duas prioridades que é a construção de uma nominata atrativa e uma composição majoritária que venha ao encontro com a expectativa dos canoenses. Para isso, estamos montando diversas ações como conclusão do plano de governo, preparação de candidatos, agendas, entre outros.
Timoneiro: O partido perdeu alguns integrantes com a saída do Jairo Jorge, alguns seriam candidatos a vereador. Isso afetou o partido? Como está o andamento da nominata de vereadores?
Dario: Sentimos a saída do ex-prefeito, respeitamos sua decisão e entendemos fazer parte do jogo político, bem como tivemos baixas que o acompanharam e outras atraídos por espaços no atual governo que não fizemos parte. Porém, por melhor que seja o atleta, ele nunca será maior que o clube que terá sua continuidade. O PDT é forte, com apoio estadual e de nosso grande número de filiados, tenho certeza que continuaremos entre as maiores representações, e se Deus permitir, à frente do executivo. Temos hoje entorno de 30 candidatos, entre eles 11 mulheres, o que é muito importante. Estamos praticamente completos, porém ainda há espaço para alguns nomes.
Timoneiro: Com a sua pré-candidatura à Prefeitura confirmada, como está a busca de um vice para compor a sua chapa?
Dario: A nossa ideia é compor com partidos que estejam imbuídos a enfrentar os problemas da nossa cidade. Estamos conversando com diversas legendas e no momento temos boas expectativas.
Política
Prefeito Airton Souza é convidado por embaixada dos Emirados Árabes para participar de cúpula internacional

O prefeito de Canoas, Airton Souza, participará da Cúpula das Cidades da Ásia-Pacífico 2025 (2025 APCS) & Fórum de Prefeitos, evento que será realizado de 27 a 29 de outubro, na Expo City Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O encontro reunirá líderes municipais e autoridades de diversos países para debater temas como cidades inteligentes, sustentabilidade, inovação e cooperação internacional.
Airton embarca no dia 25 de outubro e representar Canoas no encontro, sendo o único prefeito gaúcho e um dos 15 prefeitos brasileiros selecionados para o fórum global. As passagens foram custeadas pela Embaixada dos Emirados Árabes Unidos, reforçando o caráter institucional do convite.
A carta de convite oficial foi assinada pela ministra de Estado para Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidos e CEO da Expo City, Reem Al Hashimy, que destacou o papel de Canoas como uma cidade com potencial de crescimento e com políticas públicas voltadas à inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico.
Para o prefeito Airton Souza, o convite é um reconhecimento internacional ao trabalho que vem sendo feito na reconstrução e modernização de Canoas:
“Ser convidado para representar a cidade em um evento desse porte é motivo de orgulho. Estar em Dubai é uma oportunidade de buscar parcerias, trocar experiências e atrair investimentos para acelerar o crescimento da nossa cidade.”
Política
Comissão Externa para acompanhar feminicídios no RS realiza visitas técnicas em Porto Alegre e Canoas nesta terça-feira

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados criada para acompanhar os feminicídios no Rio Grande do Sul, coordenada pela deputada federal Fernanda Melchiona (PSOL-RS), realiza, nesta terça-feira, 7, visitas técnicas às Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam) de Canoas e de Porto Alegre. As atividades ocorrem às 11h e às 14h, respectivamente. Em Canoas, a equipe ainda vai visitar a Sala das Margaridas do município.
A Comissão tem realizado visitas técnicas e audiências públicas em inúmeros municípios gaúchos desde o início do mês de agosto. A incursão tem o objetivo de conhecer os órgãos públicos da rede de proteção à mulher em todo o RS para realizar um diagnóstico de gargalos e necessidades estruturais específicas de cada região.
“A Comissão já está na metade dos seus trabalhos. Visitamos inúmeros municípios e teremos um relatório final sobre as atividades em novembro. Cada visita, audiência pública ou reunião nos ajuda a conhecer a realidade de cada localidade e a propor políticas públicas mais assertivas. Como por exemplo, o projeto que prevê uso de tornozeleiras eletrônicas por agressores, que protocolei em agosto na Câmara dos Deputados”, afirma Fernanda Melchionna.
Além de Porto Alegre, a Comissão já esteve nos municípios de Rio Grande, Pelotas, Alvorada, Montenegro, São Francisco de Paula, Tramandaí, São Leopoldo, Canoas, Passo Fundo, Erechim, Gravataí, Esteio, Viamão, Bagé, Lajeado e Santa Cruz.
Sobre a Comissão
A Comissão Externa para acompanhar os feminicídios no Rio Grande do Sul foi criada após o feriado prolongado de Páscoa de 2025, quando foram contabilizados 10 feminicídios no estado. O número alarmante de assassinatos de mulheres motivou a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) a criar a Comissão, que se propõe a fazer um raio-x da rede pública de proteção à mulher em todo o estado, a fim de detectar debilidades e propor políticas públicas de proteção às mulheres. A proposta de criação da comissão foi aderida por todas as deputadas federais gaúchas: Maria do Rosário (PT), Daiana Santos (PCdoB), Denise Pêssoa (PT), Any Ortiz (Cidadania) e Franciane Bayer (Republicanos).
Serviço
O quê: visita técnica à Deam e Sala das Margaridas de Canoas
Quando: terça-feira (07/10/09), às 11h
Onde: Av. Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 2730, 1º andar – Canoas
O quê: Visita técnica à Deam de Porto Alegre
Quando: terça-feira (07/10), às 14h
Onde: R. Prof. Freitas e Castro, 701-739, Azenha – Porto Alegre
Política
Projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias é aprovado na Câmara de Vereadores de Canoas

A LDO contém as diretrizes gerais, metas e prioridades da área pública, que orientam a elaboração e a execução da Lei Orçamentária Anual (LOA). O intuito é promover maior integração entre a LOA e o planejamento de longo prazo. Ela também dispõe sobre alterações na legislação tributária; fixa limites para os orçamentos dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal, em especial sobre os gastos com pessoal, dívida pública, entre outras aplicações.
A próxima discussão que a prefeitura fará na Câmara será sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA)
- Animais5 dias atrás
Aprovado por unanimidade projeto que cria o programa “TeleCio” em Canoas
- Sem categoria4 dias atrás
Canoas realiza Dia D de vacinação neste sábado,18 de outubro
- Geral1 semana atrás
Unilasalle concede título de Doutora Honoris Causa à jornalista Míriam Leitão
- Educação3 dias atrás
Estudante da Ulbra representará o Brasil em Congresso Internacional de Neurologia nos EUA
- Gastronomia6 dias atrás
Inscrições abertas food trucks que irão participar da Corrida Outubro Rosa 2025
- Cultura1 semana atrás
BRDE participa de reunião com Ancine e RioFilme para fortalecer integração na gestão do Fundo Setorial do Audiovisual
- Saúde5 dias atrás
Nova lei garante reconstrução mamária pelo SUS e Planos de Saúde
- Geral5 dias atrás
Após caso suspeito de intoxicação por metanol, fiscalização integrada apreende bebidas irregulares em Canoas