Conecte-se conosco

header-top







 

29/04/2026
 

Política

Série ” O que seu vereador anda fazendo…”

Redação

Publicado

em

Vereador Alexandre Gonçalves (PPS)
Timoneiro: O que já realizou durante o seu mandato?

Vereador Alexandre Gonçalves: Com intuito de proporcionar melhor qualidade de vida aos moradores do bairro Niterói, o qual vivo, em 2013 criei o Espaço Social e Cultural, que mantenho até hoje. Lá são ofertados cursos de dança, ginastica, tricô, crochê, capoeira, ballet, pilates, jiu jitsu, alfabetização de adultos, curso profissionalizante de depilação e outros, e claro, todas as atividades são gratuitas. Desde o início mantenho o Vereador na Rua, onde visito bairros afim de conhecer a demanda de cada local e tornar o mais acessível possível a interação dos munícipes com o meu mandato. Primo pela inclusão e tenho concentrado esforços nessa área. Tenho protocolado 07 projetos que beneficiam autistas e nesse ano conquistamos o Ambulatório de Diagnóstico Precoce do Autismo, porém ainda há muito a avançar. Destaco ainda, a luta pela regularização dos exames, cirurgias e consultas através do Projeto Corujão da Saúde (em tramitação na câmara), que prevê a compra de vagas na rede privada em horários alternativos. Na área da segurança, trouxe em 2017 uma emenda de R$360 mil para investimento em armamento e viaturas. Fui Presidente da Câmara ano passado, onde promovi as audiências públicas nos bairros, criei a Escola do Legislativo, implementei o sistema de TI e a votação eletrônica. Com essas ações além de promover maior agilidade e transparência, ainda economizamos R$3.5milhões de reais. Nestes 07 anos de mandato participei de todas as comissões. Presidi as comissões de Finanças e Orçamento, Comissão Saúde, Educação, Cultura, Transportes e Comissão para Acompanhar o Aumento Repentino do Preço do Combustível.


Timoneiro: Quais as principais demandas dos populares que procuram seu gabinete?

Alexandre: Atendemos todos os tipos de demandas em nosso gabinete, em que pese, pedidos de empregos aumentaram consideravelmente. Ajudamos a fazer currículos, inscrição no Banco de Oportunidades e outros sites que ofertam vagas de emprego. Demandas de acesso a saúde pública também são frequentes e por isso pensei no Projeto do Corujão da Saúde. Referente as demandas de segurança e transporte público, disponibilizamos a interação entre os munícipes e os agentes responsáveis através das Audiências Públicas. Como atuo veementemente na inclusão, demandas sobre o tema também são constantes no gabinete. Criei a Comissão de Inclusão na Rede Regular de Ensino do Município, com participação do Legislativo, Executivo e familiares. As reuniões são mensais.

Timoneiro: Das promessas de campanha, o que ainda falta ser realizado?
Alexandre: Não fiz promessas, apenas me comprometi em ser porta voz dos que me elegeram, afinal, contrariando o que muitos acreditam, vereadores possuem funções específicas e tem limitações. Meu mandato foi construído no dia a dia, conversando com as pessoas, ouvindo demandas, sugestões, críticas e pensando soluções.

Timoneiro: Pretende se candidatar na eleição de 2020?
Alexandre: Sim. Meu nome está sempre à disposição do partido. Fui o2º vereador mais votado na eleição de 2016, sinal de que estamos no rumo certo. De que nosso trabalho vem sendo realizado com seriedade e isso percebido por nossos eleitores. Não quero parar, acredito que estou mais experiente e tenho muito a contribuir com o município. Quero continuar fazendo o que é certo.

Continuar a ler

Política

Cachoeirinha avança na implantação de nova delegacia, mas demanda por DPPA segue sem definição

Redação

Publicado

em

Foto: Divulgação

A deputada estadual Patrícia Alba (MDB) destacou a cessão de um terreno pela Prefeitura de Cachoeirinha para a construção da sede própria da 2ª Delegacia de Polícia, que será instalada no bairro Colinas.

Segundo ela, apesar do avanço, a principal demanda do município segue sendo a implantação de uma Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e de uma Delegacia da Mulher.

“É inconcebível que Cachoeirinha, com mais de 140 mil habitantes, ainda não tenha uma estrutura de segurança com operação 24 horas. Muitas mulheres deixam de registrar ocorrências, pois acabam desistindo de ir a Gravataí para denunciar agressores. Nós reiteramos essa demanda com o vice-governador do Estado, Gabriel Souza, que já encaminhou o assunto para análise junto aos órgãos competentes no governo”, afirmou.

Patrícia citou ainda um caso ocorrido no município envolvendo a família Aguiar. Segundo ela, um casal de idosos procurou atendimento em um fim de semana para registrar o desaparecimento da filha, mas não conseguiu formalizar a ocorrência porque a delegacia estava fechada.

A deputada informou que as demandas são tratadas em conjunto com a presidente da Subseção Cachoeirinha da OAB, Flávia Casotti, o promotor Michael Flach, o conselheiro seccional da OAB André Lima de Moraes e outras lideranças locais. Segundo as entidades, a estrutura da 1ª Delegacia de Polícia poderia ser utilizada para viabilizar uma DPPA em caráter emergencial.

A pauta já foi discutida em reunião com o vice-governador Gabriel Souza em novembro de 2025, com a participação do ex-prefeito Cristian Wasen e do ex-vice-prefeito delegado João Paulo.

Em setembro de 2025, durante audiência pública na Câmara de Cachoeirinha sobre a elevação de entrância, a deputada também tratou do tema junto ao vice-governador. O encontro contou com a presença do promotor Bill Jerônimo Scherer e dos delegados André Lobo Anicet, da 1ª DP, e Ernesto Prestes, da 2ª DP.

Patrícia afirmou que o trabalho busca melhorias na estrutura de segurança do município.

“Seguimos trabalhando para que Cachoeirinha tenha uma estrutura completa, capaz de atender os cidadãos com rapidez e dignidade”, disse.

Continuar a ler

Política

Vereador Alexandre Gonçalves mobiliza população por dragagem do Guaíba e petição passa de 3 mil assinaturas

Redação

Publicado

em

O vereador Alexandre Gonçalves (PDT) lançou uma petição online em defesa da dragagem do Rio Guaíba. Segundo o parlamentar, o objetivo é mobilizar a população e pressionar o poder público para a realização da obra. De acordo com o vereador, a petição já ultrapassou 3 mil assinaturas e a meta é alcançar 10 mil apoios.

A mobilização ocorreu após a divulgação de vídeos nas redes sociais mostrando pontos de assoreamento no leito do rio. Nas imagens publicadas pelo vereador, aparecem trechos com baixo nível de água em áreas que, segundo ele, antes apresentavam maior profundidade.

Segundo Alexandre Gonçalves, a dragagem é necessária para melhorar o escoamento da água e reduzir riscos de enchentes na região. O parlamentar afirmou que a medida faz parte de uma ação preventiva diante de possíveis eventos climáticos.

“O Guaíba precisa de atenção agora, antes que a população enfrente tudo de novo”, declarou o vereador.

Alexandre Gonçalves também informou que participou de reuniões com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, onde, segundo ele, foram apresentados possíveis cronogramas para a dragagem. O vereador afirmou que a intenção é ampliar o número de assinaturas para cobrar uma ação do Governo do Estado.

“A ideia é reunir o maior número de assinaturas e pressionar o Governo do Estado a agir. Tivemos reuniões importantes, mas acreditamos que isso não pode mais esperar”, disse.

Além da mobilização online, o vereador informou que tem realizado visitas em áreas afetadas e conversas com moradores para ampliar a discussão sobre o tema.

Continuar a ler

Política

Prefeita de Estrela é alvo de operação da PF por suspeita de crimes eleitorais

Redação

Publicado

em

Foto: Redes Sociais

A prefeita de Estrela, Carine Schwingel (União Brasil), é alvo de uma operação deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira, 24, que investiga suspeitas de corrupção eleitoral e falsidade ideológica eleitoral, conhecida como caixa 2, relacionadas às eleições municipais de 2024 no Vale do Taquari.

Segundo a investigação, a então candidata teria utilizado aliados para nomear eleitores em cargos de confiança no município de Cruzeiro do Sul, cidade vizinha a Estrela, em troca da transferência de domicílio eleitoral e apoio político.

Além disso, a apuração aponta indícios de concessão de favores e vantagens financeiras em troca de apoio político no período que antecedeu o pleito. Entre as supostas irregularidades estão favorecimento de pacientes em filas de exames, fornecimento de material de construção, concessão de benefícios sociais, transferência de valores e possível uso de recursos não declarados na prestação de contas de campanha, configurando suspeita de caixa 2.

Ao todo, estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, inclusive em endereços ligados à prefeita e a outros servidores públicos investigados.

Batizada de Operação Ambitus Sidum, expressão em latim que significa “ao redor da estrela”, a ação foi autorizada pela Justiça Eleitoral de Novo Hamburgo e ocorre nos municípios de Estrela e Cruzeiro do Sul.

O inquérito policial foi instaurado após autorização do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), devido ao envolvimento da prefeita. As provas utilizadas foram compartilhadas a partir da Operação Rêmora, deflagrada em dezembro de 2024 pela Delegacia de Repressão à Corrupção e Crimes Financeiros da Polícia Federal.

Durante a operação desta sexta-feira, foram apreendidos documentos e aparelhos eletrônicos. Até o momento, a defesa de Carine Schwingel não havia se manifestado sobre o caso.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques