Geral
Projeto Elas + Belas é lançado nesta quinta-feira, 5, na Villa Mimosa


A Prefeitura de Canoas irá lançar o projeto Elas + Belas, desenvolvido pela Diretoria de Políticas para as Mulheres da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Social (SMDHPS).
O evento ocorre nesta quinta-feira, 5, às 14h, na Casa de Artes Villa Mimosa, situada na Avenida Guilherme Schell, número 6270. Na abertura oficial, serão distribuídos kits às mulheres presentes, que poderão acompanhar palestras sobre os temas: mercado de trabalho e autoestima.
De acordo com a diretora de políticas para as mulheres, Ana Moraes, o projeto visa à reinserção das mulheres vítimas de violência. “O encontro será um momento de descontração. Vamos contar com a presença de psicólogas, dicas de maquiagem e sorteio de brindes”, explica.
Veja a programação completa do evento:
14h – abertura do cerimonial com empresas parceiras, entrega de kits às mulheres e fala das autoridades;
15h – palestra com Tanise Sabino. Tema: ambiente de trabalho;
15h30 – roda de conversa com Keli Lautert. Tema: autoestima;
16h – Oficina de vestimenta para o trabalho com Clara Medeiros;
16h30 – Coquetel;
17h – Encerramento.
Geral
Assembleia Legislativa aprova fim da taxa de licenciamento de veículos no RS

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, na terça-feira, 2, o Projeto de Lei 599/2023, que extingue a cobrança da taxa de expedição do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). A proposta recebeu 47 votos favoráveis e agora segue para sanção do governador Eduardo Leite.
De autoria do deputado Rodrigo Lorenzoni, o projeto altera a Lei nº 8.109, de 19 de dezembro de 1985. Caso seja sancionada, a mudança passará a valer a partir de 2027.
Segundo o parlamentar, a taxa foi criada em um período em que o documento de licenciamento era emitido em papel e exigia custos de impressão e envio aos proprietários dos veículos. Com a implantação da versão digital do documento em 2019, esses procedimentos deixaram de existir.
“Esta taxa foi criada quando o Detran tinha a necessidade de adquirir o papel-moeda, imprimir o documento e depois tinha o custo de envio do documento físico, que tínhamos que portar enquanto nós trafegávamos com os veículos”, afirmou o deputado.
Atualmente, a taxa de licenciamento anual é cobrada inclusive de veículos isentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). De acordo com o DetranRS, o valor da emissão do documento digital, o CRLV-e, é de R$ 114,09 em 2026. Neste ano, o pagamento deve ser realizado até 31 de julho.
Geral
Vereadores acompanham andamento das obras do Dique Mathias Velho em Canoas

Vereadores de Canoas realizaram, na manhã desta quarta-feira, 3, uma visita técnica às obras de reconstrução do Dique Mathias Velho. A atividade teve como objetivo acompanhar o andamento dos trabalhos, conhecer as etapas em execução e receber informações sobre o cronograma das intervenções que integram o sistema de proteção contra cheias do município.
A comitiva foi acompanhada por secretários municipais, técnicos da Prefeitura e representantes da empresa responsável pela obra. Durante a visita, foram apresentados os avanços registrados até o momento e as próximas etapas previstas para a reconstrução dos diques e demais estruturas de contenção.
De acordo com o secretário municipal de Obras e Reconstrução, Guido Bamberg, a obra do Dique Mathias Velho alcançou 55% de execução. Ele também detalhou o andamento de outras intervenções, como o trecho 3 do Dique Rio Branco, que atingiu a cota definitiva, o início das obras no trecho 2, a conclusão do Muro da Cassol, os trabalhos no Dique Mato Grande e a retomada das obras em Niterói.
“Todas as estruturas de proteção da cidade estão em obras. Já avançamos significativamente em diversos pontos e Canoas é a única cidade da Região Metropolitana que já entregou obras de proteção e mantém frentes de trabalho em andamento. Estamos construindo uma cidade mais preparada para enfrentar eventos climáticos extremos e oferecendo mais segurança para a população”, afirmou Bamberg.
O secretário municipal de Relações Institucionais, Rossano Gonçalves, informou que a visita foi organizada a partir de uma solicitação da Câmara Municipal para ampliar o acesso dos parlamentares às informações técnicas sobre as intervenções.
“Os vereadores recebem diariamente as preocupações da população e é fundamental que tenham acesso às informações técnicas sobre cada etapa das obras. Por isso promovemos esta visita, permitindo que os parlamentares acompanhem de perto os trabalhos, conversem com os engenheiros e compreendam os motivos de cada fase da execução. Isso contribui para uma comunicação mais clara com a comunidade e reforça a segurança de que as obras estão avançando dentro dos critérios técnicos necessários”, destacou.
Além do Dique Mathias Velho, o roteiro incluiu visitas ao Dique Mato Grande e às casas de bombas. A atividade permitiu aos vereadores acompanhar diferentes frentes de trabalho relacionadas à reconstrução e à recuperação do sistema de proteção contra cheias em Canoas.
Policial
Mulher de 27 anos é morta a tiros em frente de casa em Santo Ângelo

Uma mulher de 27 anos foi morta a tiros na noite de terça-feira, 2, em Santo Ângelo, na Região das Missões. O crime ocorreu por volta das 19h40, na Rua do Retiro, no bairro Santa Fé.
Segundo informações da Brigada Militar, a vítima estava em frente à residência quando dois homens chegaram ao local em uma motocicleta. De acordo com o relato policial, o passageiro do veículo efetuou diversos disparos contra a mulher.
Após o ataque, os suspeitos fugiram e não foram localizados. A vítima morreu no local.
A área foi isolada para o trabalho da perícia, e o caso passou a ser investigado pela Polícia Civil. A identidade da vítima não foi divulgada pelas autoridades. Conforme informações da polícia, ela não possuía antecedentes criminais.
Até o momento, não há informações sobre a identidade dos suspeitos nem sobre a motivação do homicídio. A Polícia Civil realiza diligências para esclarecer as circunstâncias do crime e identificar os responsáveis pelo ataque.

Geral1 semana atrásCorsan repassa R$ 140 mil para projeto de hidroginástica voltado a idosos em Canoas

Policial6 dias atrásSuspeito de homicídio em atacado em Canoas é preso em operação entre Polícia Civil e Brigada Militar

Policial1 semana atrásMulher é encontrada morta no Guaíba com sinais de violência em Porto Alegre
Policial1 semana atrásHomem é preso em flagrante por armazenamento de material de abuso sexual infantojuvenil em Porto Alegre
Economia1 semana atrásPrazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2026 termina nesta sexta-feira

Saúde6 dias atrásCanoas amplia vacinação contra a gripe para toda a população a partir de 1º de junho

Política3 dias atrásProjeto na Câmara de Canoas propõe isenção da tarifa de esgoto para imóveis sem ligação à rede pública

Policial6 dias atrásLíder de facção é executado a tiros em estacionamento de supermercado em Canoas



















































