Projetos Bikeco e Gerações vencem Prêmio Gestor Público 2019

Foto: Vinícius Thormman

Foram entregues, na noite desta terça-feira, 5, pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Rio Grande do Sul (Sindifisco-RS) e pela Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual (Afisvec), no teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Estado, o Prêmio Gestor Público 2019.

Na ocasião, os projetos Bikeco e Gerações, da Prefeitura de Canoas, foram vencedores. Concorrendo com outros 145 projetos de todo o Estado, o Bikeco – que faz parte do programa Canoas Sem Carroças – e o Gerações foram dois destaques na premiação,
O objetivo do prêmio é reconhecer ações, desenvolvidas pela administração pública municipal, que atinjam resultados positivos para as comunidades onde se efetivam. Neste ano, o tema escolhido pela organização foi “Meio Ambiente: gestão consciente, município sustentável”.

Bikeco

O Bikeco faz parte do programa Canoas Sem Carroças. Implementado em abril de 2018, o programa coíbe os maus-tratos aos animais, e é planejado para proibir a circulação de carroças conduzidas por cavalos na cidade. No Centro, a alternativa já oferecida aos carroceiros é o Bikeco, bicicletas com gaiolas acopladas para armazenar os resíduos coletados. Os cidadãos recebem uniformes e orientação, além de terem local para as refeições.

Programa Gerações

Já o Programa Gerações, que é inédito no país, está fechando a segunda turma. A iniciativa busca dar qualidade de vida, fazendo com que os idosos voltem completamente ao convívio social. Mais de 60 idosos participam das aulas gratuitas, recebendo uniformes e bolsa-auxílio de R$ 727 por mês. O Programa Gerações oferece aulas teóricas e práticas de capacitação para idosos, buscando uma melhor qualidade de vida. Entre as aulas oferecidas, estão de informática, uso do celular e técnicas de recepção ao público. As aulas práticas ocorrem em órgãos da prefeitura, como escolas. Estão abertas as inscrições para uma terceira turma, que terá aulas em 2020.