Política
Abmael Oliveira (MDB) fala se seus planos para o pleito de 2020

Com desejo de “moralizar a política”, mudar as práticas antigas, libertar as pessoas das amarras dos políticos tradicionais, e com desejo de acabar com a polarização dentro do debate político, em 2020, o jovem político Abmael Oliveira irá se candidatar novamente à Câmara Municipal de Canoas.
O canoense visitou a nossa redação e falou sobre os seus planos para o próximo pleito. O jovem de 33 anos está atualmente no partido MDB (Movimento Democrático Brasileiro).
Abmael ingressou na política em 2012, quando foi candidato a vereador pelo PSDB, e fez 353 votos na eleição. Com mais preparo, vontade de mudar e transformar a vida das pessoas, ele concorreu novamente pelo PSD e multipicou quatro vezes os seus votos.
Sobre a falta de jovens dentro da Câmara de Vereadores, Abmael diz haver um apelo das pessoas pelos antigos políticos da cidade que conseguiriam passar o cajado naturamente. Para ele, o que falta é oportunidade dentro dos próprios partidos políticos para que os mesmos se inserirem no processo, e se destacarem nos lugares de destaque.
Com vários ideais e ideias futuras para Canoas, Abmael concluiu: “A política precisa ser vista de maneira diferente, hoje as pessoas não querem mais saber dela. Está desgastada. É preciso mudança, mudar o jeito de fazer política”.
Política
Câmara de Cachoeirinha aprova impeachment do prefeito e do vice após sessão de 12 horas
Política
Rodrigo Busato reforça apoio do União Brasil à pré-candidatura de Gabriel Souza ao Governo do Estado

O vice-prefeito de Canoas, Rodrigo Busato, esteve no Palácio Piratini nesta segunda-feira, 29, para uma reunião com o governador em exercício e pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB). O encontro deu continuidade às tratativas entre o MDB e o União Brasil voltadas à construção de um projeto político conjunto para as eleições de 2026.
Durante a agenda, Rodrigo defendeu a necessidade de Canoas ter participação ativa nas definições estratégicas do próximo ciclo político estadual. Segundo ele, o município, que é o segundo maior da Região Metropolitana, deve estar inserido nos debates sobre desenvolvimento, governabilidade e políticas públicas que impactam a região.
O vice-prefeito afirmou que a cidade precisa estar contemplada no planejamento estadual e nas decisões que impactam a região metropolitana.
“Canoas não pode ficar à margem das decisões que moldam o futuro do Rio Grande do Sul, especialmente agora que estamos nos reconstruindo após a enchente de 2024. Sigo trabalhando para garantir espaço, respeito e protagonismo para a nossa cidade”, disse Rodrigo Busato ao deixar o Palácio Piratini.
A reunião ocorre após o anúncio de apoio do União Brasil à pré-candidatura de Gabriel Souza. O deputado federal e presidente estadual do partido, Luiz Carlos Busato, destacou que o alinhamento entre as siglas busca ampliar o diálogo e a construção conjunta de propostas para o Estado.
“Esse alinhamento fortalece o diálogo e a construção conjunta. A aproximação entre MDB e União Brasil amplia nossa capacidade de trabalhar por soluções e entregas ao Rio Grande do Sul”, afirmou.
Também participaram do encontro o presidente estadual do MDB, Vilmar Zanchin, e o secretário-geral do partido e prefeito de Campo Bom, Giovani Feltes.
De acordo com os participantes, a reunião integra o processo de articulação política para 2026 e sinaliza a intenção de ampliar a presença de Canoas nas discussões e decisões de âmbito estadual.
Política
União Brasil RS declara apoio à candidatura de Gabriel Souza ao governo do Estado

O União Brasil no Rio Grande do Sul anunciou alinhamento à posição do presidente estadual da sigla e deputado federal Luiz Carlos Busato, que declarou apoio à candidatura de Gabriel Souza ao Governo do Estado. Segundo o partido, a decisão é resultado de diálogo político e está em consonância com o projeto defendido para o futuro do Rio Grande do Sul.
Em nota, a legenda destacou que sua atuação no Estado é historicamente pautada pela construção coletiva, pelo diálogo e pelo respeito às instâncias partidárias. O União Brasil afirmou ainda que todas as decisões seguem as orientações da Executiva Nacional e ocorrem em sintonia com a bancada estadual, afastando a existência de divergências internas.
O partido ressaltou que permanece unido e comprometido com um projeto político considerado sólido e alinhado aos interesses do Rio Grande do Sul e do país.
O União Brasil RS também reafirmou seu protagonismo no cenário político estadual. A sigla está presente em mais de 300 municípios gaúchos e conta atualmente com três deputados estaduais e um deputado federal, o que, segundo a direção partidária, demonstra sua representatividade e compromisso com o desenvolvimento do Estado.

Economia5 dias atrásCanoas lidera em primeiro lugar o ranking do IPM 2026 e terá o maior repasse de ICMS do Estado

Transporte6 dias atrásSogal anuncia programação especial do transporte coletivo neste fim de ano
Fazenda6 dias atrásIPTU 2026: prazo para pagamento em cota única com desconto de até 15% termina em 5 de janeiro

Geral5 dias atrásGoverno do Estado divulga lista definitiva da 2ª edição do Programa Partiu Futuro Reconstrução

Clima1 semana atrásDefesa Civil emite novo alerta para instabilidade em todo o RS com chance de temporais no Interior

Geral3 dias atrásPrimeiro bebê de 2026 em Canoas nasce em casa e recebe atendimento no HU

Serviços5 dias atrásGoverno federal divulga calendário oficial de feriados e pontos facultativos de 2026

Serviços6 dias atrásFique atento: serviços bancários não funcionam dias 31/12 e 1º/1


















































