Geral
Dia do Professor é marcado por contínua luta por melhorias

Simone Dutra
O Dia do Professor é comemorado anualmente em 15 de outubro. Neste ano, na última quarta-feira, nossa equipe visitou a sede do Sindicato dos Profissionais em Educação de Canoas (Sinprocan), que completa na próxima quarta-feira, 23, o aniversário de 26 anos de atividades. Na ocasião, conversamos com o presidente da entidade, Julio César dos Santos, que nos falou que esta data marca a consolidação do sindicato de classe, que é referência para outras cidades do Estado e até do país.
Questionado se o Dia do Professor é um momento para ser comemorado, Julio disse que a ocasião deve buscar valorização. “Aqui no município de Canoas estamos há 17 anos sem aumento real de salário. O Governo Federal cortou verbas substanciais na nossa área. Canoas continua investindo, mas o desmonte vem lá de cima. Nos assusta, também, nossa desvalorização dentro desta nova proposta da previdência, que aumentou o tempo de contribuição de homens e mulheres, acabando com a perspectiva de aposentadoria dos profissionais da educação”.
Reclamações
A principal insatisfação hoje, de acordo com o presidente do Sindicato, é o aumento real de salário, “sabemos que isso significaria um impacto muito grande para os cofres do município, pois o aumento deve ser para todos os servidores, mas não entendemos por que não dar a todos, se hoje o que consome a arrecadação em folha dos servidores não chega a 40% da arrecadação do município. Já levamos a proposta para o Prefeito e perguntamos: e a gratificação de resolutividade, que todos os outros servidores recebem, menos o Magistério?”.
A entidade aponta, também, para a falta de profissionais de 20hs; melhorias no auxílio-transporte e auxílio-rancho; a necessidade de maior aporte para atender os alunos especiais e a baixa qualidade de internet na maioria das escolas, o que dificultaria a aplicação das novas ferramentas tecnológicas adquiridas recentemente.
No ano passado, foi necessário fazer um financiamento às presas para pagamento do 13º salário, pois teriam sido investidos cerca de 30 milhões na saúde por falta de repasse do Governo do Estado.
Avanços
Para Julio, é louvável a retomada de duas escolas de Educação Infantil no Mato Grande, que, segundo ele, “eram apenas grandes esqueletos”. “Elogiamos a administração atual pela iniciativa. Mas, nos preocupa a quantidade de profissionais. Até agora não recebemos informações sobre como será feito, se serão nomeados ou indicados”, contou.
Sobre o plano de carreira, modificado na gestão anterior, que o presidente afirma ter trazido grandes prejuízos, relatou que a atual administração se mostrou sensível em estudar os planos, mas que, também, até agora não houve nenhum resultado concreto.
“Há mais diálogo atualmente, e, em reunião recente, com o chefe de gabinete da Prefeitura, nos foi dito que estão sendo juntados esforços para que o pagamento seja em dia, o que é lei, verba do Fundeb, exclusiva para a Educação”, pontuou Julio.
Outros pontos positivos, segundo o profissional, foram a mudança na eleição direta para diretores das escolas e a alteração do plano de carreira do estágio probatório.
Comemoração e resistência
“O nome do Sinprocan está fortalecido e respeitado no município de Canoas. Que possamos representar cada vez mais os anseios da população, o que não tem sido fácil, pois todos têm medo do julgamento, de ser chamado de rebelde por este novo Governo Federal, que tem alcunhado àqueles que têm se posicionado em busca de um maior conhecimento”, destacou o presidente.
Para finalizar, Julio César enfatizou ser preciso fazer valer os direitos conquistados. “A luta continua sempre, pois se nos acomodarmos, seremos para sempre massa de manobra”.

Policial
STF decreta prisão preventiva de Jair Bolsonaro após violação de tornozeleira e risco de fuga, diz decisão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou neste sábado, 22, a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro. A ordem foi expedida após comunicação do Centro de Monitoração Integrada do Distrito Federal, que registrou a violação da tornozeleira eletrônica utilizada pelo ex-presidente por volta de 0h08.
Segundo a decisão, a medida também foi motivada pela convocação de uma vigília em frente ao condomínio onde Bolsonaro cumpria prisão domiciliar. O ato foi organizado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) na noite de sexta-feira, 21. Moraes afirmou que a aglomeração poderia comprometer a fiscalização das medidas cautelares e facilitar uma eventual fuga.
Justificativas da decisão
No despacho, Moraes afirmou que a violação do monitoramento eletrônico, aliada ao ato convocado pelo senador, representava “altíssimo risco para a efetividade da prisão domiciliar” e para a ordem pública. O ministro apontou que manifestações dessa natureza já teriam sido utilizadas anteriormente para tumultuar fiscalizações e obter vantagens políticas.
Moraes também ressaltou que Bolsonaro já teria planejado uma fuga para a Embaixada da Argentina em momento anterior das investigações, o que aumentaria o risco atual. Ele lembrou ainda que o condomínio onde o ex-presidente cumpria a prisão domiciliar fica a cerca de 13 km do Setor de Embaixadas Sul, distância que poderia ser percorrida rapidamente de carro.
Além disso, o ministro mencionou que parlamentares aliados de Bolsonaro, Alexandre Ramagem, Carla Zambelli e Eduardo Bolsonaro, deixaram o país recentemente, o que, segundo ele, reforça o risco de evasão.
Prisão preventiva
A prisão preventiva foi cumprida por volta das 6 horas deste sábado. De acordo com informações iniciais, Bolsonaro reagiu com tranquilidade. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava no local no momento da detenção.
O ex-presidente foi levado à sede da Polícia Federal às 6h35, onde passou pelos trâmites legais antes de ser transferido para a Superintendência da PF no Distrito Federal. Ele permanecerá em uma “Sala de Estado”, espaço reservado a autoridades que já exerceram funções de chefia no Executivo.
A prisão preventiva não tem prazo determinado e deve ser reavaliada periodicamente pela Justiça.
Contexto anterior
Bolsonaro estava em prisão domiciliar desde 4 de agosto, por determinação de Alexandre de Moraes. Na época, o ministro apontou descumprimento de medidas cautelares, incluindo o uso de redes sociais de aliados — entre eles seus três filhos parlamentares — para divulgar conteúdos considerados ofensivos ao STF e de apoio à intervenção estrangeira no Judiciário.
Comunidade
Subprefeitura realiza reparos em erosões na Rua Nicolau Seibel, em Canoas

Prefeitura de Canoas junto com a equipe da Subprefeitura do bairro Rio Branco realizaram, nesta sexta-feira, 21, o conserto de duas erosões em calçadas na Rua Nicolau Seibel, em Canoas. As intervenções incluíram a substituição da tubulação pluvial e a recuperação do passeio público nos dois pontos afetados, que, segundo o subprefeito Geovane do Amaral, foram danificados após episódios de alagamento.
“Vamos consertar e deixar o passeio em condições de uso”, afirmou Amaral.
Ele informou ainda que uma terceira erosão existente na mesma via deve ser recuperada na próxima semana.
O subprefeito também mencionou que outras equipes atuam simultaneamente em demandas do bairro.
“Temos 10 situações crônicas no bairro, que vamos resolvê-las até o final do ano”, disse.
Amaral destacou que, às quartas-feiras, um caminhão hidrojato realizará limpeza e desobstrução das galerias pluviais na região.
“Estamos avançando, atendendo à nossa população, resolvendo problemas antigos do bairro”, declarou.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 22 de novembro, no bairro Guajuviras

A Prefeitura de Canoas realiza, neste sábado, 22, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, das 9h às 12h, na Estrada do Nazário, 3150, em frente ao Hangar Cultural, no bairro Guajuviras. A iniciativa, promovida em datas específicas, leva serviços públicos diretamente às comunidades, ampliando o acesso da população a atendimentos essenciais.
Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, regularização fundiária, orientações sobre laudos da enchente, vacinação, testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de saúde. Também haverá suporte para compra assistida e orientações de diversas áreas da administração municipal.
A programação contará ainda com atendimento veterinário, assistência social, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, confecção de currículos, além de doação e recebimento de roupas. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.

Esporte1 semana atrásGrupo de atletas amadores mobilizam corrida noturna em Canoas

Esporte1 semana atrásCanoas promove corrida para reforçar prevenção ao câncer nas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

Fazenda1 semana atrásIPTU passa a ser emitido apenas em formato digital a partir de 2026 em Canoas

Saúde1 semana atrásSimers apresenta proposta de federalização do HU de Canoas à Secretaria Estadual de Saúde

Animais1 semana atrásAbrigo criado na enchente de 2024 é encerrado após acolher mais de 2,5 mil cães

Geral1 semana atrásPraça no bairro Harmonia afetada pela enchente é revitalizada e entregue à comunidade

Comunidade6 dias atrásSubprefeitura realiza reparos em erosões na Rua Nicolau Seibel, em Canoas

Canoas6 dias atrásObras do dique Mathias Velho avançam após início da demolição de residências























































