Conecte-se conosco

header-top







 

25/01/2026
 

Geral

Dia do Professor é marcado por contínua luta por melhorias

Redação

Publicado

em

Simone Dutra

O Dia do Professor é comemorado anualmente em 15 de outubro. Neste ano, na última quarta-feira, nossa equipe visitou a sede do Sindicato dos Profissionais em Educação de Canoas (Sinprocan), que completa na próxima quarta-feira, 23, o aniversário de 26 anos de atividades. Na ocasião, conversamos com o presidente da entidade, Julio César dos Santos, que nos falou que esta data marca a consolidação do sindicato de classe, que é referência para outras cidades do Estado e até do país.
Questionado se o Dia do Professor é um momento para ser comemorado, Julio disse que a ocasião deve buscar valorização. “Aqui no município de Canoas estamos há 17 anos sem aumento real de salário. O Governo Federal cortou verbas substanciais na nossa área. Canoas continua investindo, mas o desmonte vem lá de cima. Nos assusta, também, nossa desvalorização dentro desta nova proposta da previdência, que aumentou o tempo de contribuição de homens e mulheres, acabando com a perspectiva de aposentadoria dos profissionais da educação”.

Reclamações

A principal insatisfação hoje, de acordo com o presidente do Sindicato, é o aumento real de salário, “sabemos que isso significaria um impacto muito grande para os cofres do município, pois o aumento deve ser para todos os servidores, mas não entendemos por que não dar a todos, se hoje o que consome a arrecadação em folha dos servidores não chega a 40% da arrecadação do município. Já levamos a proposta para o Prefeito e perguntamos: e a gratificação de resolutividade, que todos os outros servidores recebem, menos o Magistério?”.
A entidade aponta, também, para a falta de profissionais de 20hs; melhorias no auxílio-transporte e auxílio-rancho; a necessidade de maior aporte para atender os alunos especiais e a baixa qualidade de internet na maioria das escolas, o que dificultaria a aplicação das novas ferramentas tecnológicas adquiridas recentemente.
No ano passado, foi necessário fazer um financiamento às presas para pagamento do 13º salário, pois teriam sido investidos cerca de 30 milhões na saúde por falta de repasse do Governo do Estado.

Avanços

Para Julio, é louvável a retomada de duas escolas de Educação Infantil no Mato Grande, que, segundo ele, “eram apenas grandes esqueletos”. “Elogiamos a administração atual pela iniciativa. Mas, nos preocupa a quantidade de profissionais. Até agora não recebemos informações sobre como será feito, se serão nomeados ou indicados”, contou.
Sobre o plano de carreira, modificado na gestão anterior, que o presidente afirma ter trazido grandes prejuízos, relatou que a atual administração se mostrou sensível em estudar os planos, mas que, também, até agora não houve nenhum resultado concreto.
“Há mais diálogo atualmente, e, em reunião recente, com o chefe de gabinete da Prefeitura, nos foi dito que estão sendo juntados esforços para que o pagamento seja em dia, o que é lei, verba do Fundeb, exclusiva para a Educação”, pontuou Julio.
Outros pontos positivos, segundo o profissional, foram a mudança na eleição direta para diretores das escolas e a alteração do plano de carreira do estágio probatório.
Comemoração e resistência
“O nome do Sinprocan está fortalecido e respeitado no município de Canoas. Que possamos representar cada vez mais os anseios da população, o que não tem sido fácil, pois todos têm medo do julgamento, de ser chamado de rebelde por este novo Governo Federal, que tem alcunhado àqueles que têm se posicionado em busca de um maior conhecimento”, destacou o presidente.
Para finalizar, Julio César enfatizou ser preciso fazer valer os direitos conquistados. “A luta continua sempre, pois se nos acomodarmos, seremos para sempre massa de manobra”.

Continuar a ler

Policial

Estado oficializa nomeação de 1.012 novos servidores para a Polícia Penal do RS

Redação

Publicado

em

Foto: Jonathan Silva/Polícia Penal

Foi publicada no Diário Oficial do Estado de sexta-feira, 23, a nomeação de 1.012 novos servidores para a Polícia Penal do Rio Grande do Sul. O chamamento, anunciado pelo governador Eduardo Leite no dia 6 de janeiro, inclui 953 policiais penais e 59 técnicos administrativos.

As nomeações decorrem da Lei Complementar nº 16.449/2025, que institui o Estatuto da Polícia Penal. A proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa em 16 de dezembro e sancionada pelo Executivo estadual no dia 24 do mesmo mês.

Ao comentar as nomeações, o governador afirmou que a ampliação do quadro está inserida no planejamento do governo para o sistema prisional.

“Este é o maior chamamento já realizado pela Polícia Penal e faz parte de um planejamento responsável com as contas públicas. Estamos reforçando o capital humano do sistema prisional porque tudo o que fazemos no enfrentamento ao crime nas ruas se reflete também dentro dos presídios”, declarou. Leite também informou que um novo concurso público está previsto para atender a futuras unidades e ampliações. “Além dessas nomeações, em breve vamos lançar um novo concurso para assegurar que todas as novas unidades e ampliações em andamento operem nas condições adequadas”, disse.

O chamamento ocorre enquanto avançam as obras de cinco novas unidades prisionais no Estado, localizadas em Caxias do Sul, Rio Grande, São Borja, Passo Fundo e Alegrete. A previsão é de que as estruturas criem 5.348 novas vagas no sistema prisional gaúcho.

Com a regulamentação da Polícia Penal, o número de cargos foi ampliado para 6.938 vagas de policiais penais e 50 de técnicos administrativos. Somados aos cargos de analistas, o quadro total da instituição chega a 14.455 posições, a serem preenchidas gradualmente por meio de concursos públicos. Segundo o governo estadual, desde 2019 já foram nomeados 5.364 servidores para a área.

O secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Jorge Pozzobom, afirmou que o reforço no quadro de servidores impacta diretamente o funcionamento do sistema prisional.

“Investimos em estrutura, tecnologia e ampliamos vagas, mas os servidores são determinantes. O chamamento permite reorganizar o sistema e possibilita que policiais militares retornem às ruas”, afirmou.

Entre as atribuições da Polícia Penal estão atividades de vigilância, custódia, escolta, assistência e orientação de pessoas privadas de liberdade, além da manutenção da ordem nas unidades prisionais, da fiscalização de presos em regime domiciliar e do acompanhamento de pessoas monitoradas eletronicamente.

O superintendente da Polícia Penal, Sergio Dalcol, destacou a responsabilidade da instituição frente à população carcerária.

“Temos a missão de exercer o papel do Estado frente a 53 mil pessoas em cumprimento de pena e à sociedade, que espera eficiência na segurança. Esse chamamento terá reflexo na qualificação do serviço com mais profissionais atuando”, afirmou.

De acordo com dados do governo do Estado, os investimentos no sistema penitenciário entre 2019 e 2026 superam R$ 1,4 bilhão, incluindo a construção de novas unidades, ampliações e aquisição de equipamentos.

Continuar a ler

Policial

RS registra mais dois feminicídios em janeiro marcado pela violência contra a mulher

Redação

Publicado

em

Foto: Polícia Civil / Divulgação

Até a última quinta-feira, 22, o Rio Grande do Sul já contabilizava sete feminicídios registrados somente no mês de janeiro. A sequência de crimes foi ampliada no fim de semana, com dois novos casos ocorridos em Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e em Tramandaí, no Litoral Norte do Estado.

Na madrugada de sábado, 24, uma mulher de 30 anos foi morta a facadas dentro de casa, em Novo Hamburgo. Segundo a Brigada Militar, a vítima estava na residência com as duas filhas, uma adolescente de 12 anos e um bebê de 8 meses. O principal suspeito é o companheiro da mulher, de 31 anos, que fugiu antes da chegada da guarnição.

A faca supostamente utilizada no crime foi localizada no interior do imóvel. O Serviço de Atendimento Médico de Urgência foi acionado e constatou a morte no local. A área foi isolada para os trabalhos do Instituto-Geral de Perícias, e a Polícia Civil investiga o caso como feminicídio. Conforme a polícia, o suspeito já havia sido investigado por uma suposta agressão contra a vítima em 2024.

O segundo caso foi registrado na manhã deste domingo, 25, em Tramandaí. Uma mulher de 25 anos foi morta a facadas na Rua Rebouças, no bairro São Francisco. A Brigada Militar foi acionada por volta das 6h30, após vizinhos relatarem gritos vindos da residência do casal, que morava no local havia cerca de três meses.

Ao chegarem ao endereço, os policiais encontraram a vítima já sem vida, com ferimentos causados por arma branca. O companheiro da mulher, também de 25 anos, tentou fugir pelo telhado e por pátios de casas vizinhas ao perceber a presença policial, causando danos à estrutura de imóveis. Durante a fuga, ele sofreu cortes e escoriações, mas foi cercado e preso com o apoio de outras viaturas.

Duas crianças, de 2 e 5 anos, filhas da vítima, estavam dentro da casa no momento do crime. O Conselho Tutelar foi acionado e adotou as medidas necessárias para garantir a proteção e o encaminhamento das meninas.

O suspeito foi levado para atendimento médico e, depois, apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento. O caso é tratado como feminicídio. A área foi isolada para o trabalho da perícia, e a Polícia Civil segue responsável pela investigação.

Em ambos os casos, nomes das vítimas e dos suspeitos não foram divulgados.

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 24 de janeiro, no bairro Niterói

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 24, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Niterói. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Itamar Mattos de Maia, em frente ao número 323.

O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.

O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques