Geral
Dia do Professor é marcado por contínua luta por melhorias

Simone Dutra
O Dia do Professor é comemorado anualmente em 15 de outubro. Neste ano, na última quarta-feira, nossa equipe visitou a sede do Sindicato dos Profissionais em Educação de Canoas (Sinprocan), que completa na próxima quarta-feira, 23, o aniversário de 26 anos de atividades. Na ocasião, conversamos com o presidente da entidade, Julio César dos Santos, que nos falou que esta data marca a consolidação do sindicato de classe, que é referência para outras cidades do Estado e até do país.
Questionado se o Dia do Professor é um momento para ser comemorado, Julio disse que a ocasião deve buscar valorização. “Aqui no município de Canoas estamos há 17 anos sem aumento real de salário. O Governo Federal cortou verbas substanciais na nossa área. Canoas continua investindo, mas o desmonte vem lá de cima. Nos assusta, também, nossa desvalorização dentro desta nova proposta da previdência, que aumentou o tempo de contribuição de homens e mulheres, acabando com a perspectiva de aposentadoria dos profissionais da educação”.
Reclamações
A principal insatisfação hoje, de acordo com o presidente do Sindicato, é o aumento real de salário, “sabemos que isso significaria um impacto muito grande para os cofres do município, pois o aumento deve ser para todos os servidores, mas não entendemos por que não dar a todos, se hoje o que consome a arrecadação em folha dos servidores não chega a 40% da arrecadação do município. Já levamos a proposta para o Prefeito e perguntamos: e a gratificação de resolutividade, que todos os outros servidores recebem, menos o Magistério?”.
A entidade aponta, também, para a falta de profissionais de 20hs; melhorias no auxílio-transporte e auxílio-rancho; a necessidade de maior aporte para atender os alunos especiais e a baixa qualidade de internet na maioria das escolas, o que dificultaria a aplicação das novas ferramentas tecnológicas adquiridas recentemente.
No ano passado, foi necessário fazer um financiamento às presas para pagamento do 13º salário, pois teriam sido investidos cerca de 30 milhões na saúde por falta de repasse do Governo do Estado.
Avanços
Para Julio, é louvável a retomada de duas escolas de Educação Infantil no Mato Grande, que, segundo ele, “eram apenas grandes esqueletos”. “Elogiamos a administração atual pela iniciativa. Mas, nos preocupa a quantidade de profissionais. Até agora não recebemos informações sobre como será feito, se serão nomeados ou indicados”, contou.
Sobre o plano de carreira, modificado na gestão anterior, que o presidente afirma ter trazido grandes prejuízos, relatou que a atual administração se mostrou sensível em estudar os planos, mas que, também, até agora não houve nenhum resultado concreto.
“Há mais diálogo atualmente, e, em reunião recente, com o chefe de gabinete da Prefeitura, nos foi dito que estão sendo juntados esforços para que o pagamento seja em dia, o que é lei, verba do Fundeb, exclusiva para a Educação”, pontuou Julio.
Outros pontos positivos, segundo o profissional, foram a mudança na eleição direta para diretores das escolas e a alteração do plano de carreira do estágio probatório.
Comemoração e resistência
“O nome do Sinprocan está fortalecido e respeitado no município de Canoas. Que possamos representar cada vez mais os anseios da população, o que não tem sido fácil, pois todos têm medo do julgamento, de ser chamado de rebelde por este novo Governo Federal, que tem alcunhado àqueles que têm se posicionado em busca de um maior conhecimento”, destacou o presidente.
Para finalizar, Julio César enfatizou ser preciso fazer valer os direitos conquistados. “A luta continua sempre, pois se nos acomodarmos, seremos para sempre massa de manobra”.
Comunidade
Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas aos bairros Mathias e Guajuviras

O Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas a mulheres dos bairros Mathias Velho e Guajuviras. A iniciativa visa capacitar e empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, social ou climática, promovendo o desenvolvimento econômico inclusivo através da potencialização de seus negócios.
O programa tem como pilares a qualificação profissional, a legalização de negócios informais e o fortalecimento da autonomia financeira das participantes. A formação abordará temas como boas práticas empreendedoras, desenvolvimento pessoal e de marca, análise de negócio e precificação, estratégias de venda, economia e finanças, e elaboração de plano de ação.
Além das aulas, as participantes contarão com 90 dias de mentoria individualizada. A conclusão do curso será marcada por uma feira de empreendedoras, onde poderão expor e vender seus produtos ou serviços.
A primeira reunião com lideranças locais está marcada para o dia 15 de julho. Após essa etapa, serão abertas as inscrições para as mulheres interessadas, e o início das aulas está previsto para o dia 11 de agosto. O cronograma completo, locais do curso e demais detalhes serão divulgados após a primeira reunião.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, afirma que o programa vai impulsionar o empreendedorismo feminino nos bairros contemplados.
“Entramos em contato com a Junta Comercial para trazer o Avança Mulher Empreendedora para Canoas porque entendemos a importância dessa iniciativa e como ela poderá impactar positivamente na vida das mulheres canoenses e de suas comunidades. Um dos eixos de trabalho da nossa secretaria é justamente a qualificação profissional e empreendedora. Por isso, estamos ativamente em busca de mais parcerias como essa, para contemplar cada vez mais a nossa população, gerando melhores oportunidades de emprego ou fortalecendo negócios com o objetivo principal de aumentar a renda e promover a autonomia econômica”, destaca.
O programa é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, por meio da Junta Comercial, Industrial e de Serviços (JucisRS), e pela Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape).
Em Canoas, a execução será coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com a Secretaria da Cidadania, Mulher e Inclusão.
Geral
MEIs e artesãos de Canoas podem se qualificar em Marketing Digital

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está com inscrições abertas para o curso de Marketing Digital 100% online, gratuito e com certificado. A capacitação é voltada para microempreendedores individuais (MEI), microempresas, empresas de pequeno porte e aqueles que desejam aprender mais sobre marketing digital.
O objetivo do curso é ensinar como usar ferramentas digitais para melhorar os resultados do negócio, com foco em atrair e se comunicar com clientes, aumentar a visibilidade da marca e vender mais no ambiente online.
O Sebrae possui uma parceria com a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDEI). Para quem precisar, a secretaria disponibiliza a Sala MEI e um co-working com computadores e internet, além de suporte técnico para tirar dúvidas e orientar os participantes.
Inscreva-se gratuitamente no link: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/marketing-digital-para-sua-empresa-primeiros-passos,5497125576a4e710VgnVCM100000d701210aRCRD
Geral
Governo prorroga inscrições para segunda edição do programa MEI RS Calamidades

Estão prorrogadas as inscrições para o MEI RS Calamidades 2, programa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), destinado a auxiliar microempreendedores individuais afetados pelas enchentes de 2024. O novo prazo para habilitação se estende até o dia 31 de agosto. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta segunda-feira, 30.
Até R$ 127 milhões estão sendo investidos nesta iniciativa, oriundos do Pix SOS Rio Grande do Sul e do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs). A ação integra o Plano Rio Grande, liderado pelo governador Eduardo Leite para reconstruir o Estado e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.
De acordo com o titular da STDP, Gilmar Sossella, o programa MEI RS Calamidades é mais que um repasse de auxílio financeiro, já que oferece uma qualificação para que os microempreendedores se mantenham ativos.
“A consultoria é fundamental para fortalecer os negócios e evitar o fechamento das portas. Com esse suporte e os recursos investidos, estamos garantindo condições reais de retomada e crescimento para quem foi atingido pelas enchentes de 2024”, afirma.
Para participar, os interessados devem cumprir alguns critérios, como ter o endereço cadastrado em município com estado de calamidade decretado e na mancha de inundação; estar com o CNPJ ativo e o CPF regular; ter faturamento nos anos de 2023 ou de 2024; e não ter sido beneficiado previamente por outro programa do Estado para atingidos pelos eventos meteorológicos.
Mais de 23 mil empreendedores que preenchem os requisitos já receberam uma correspondência dos Correios, assinada pelo titular da pasta, explicando sobre o programa e informando sobre a disponibilidade da inscrição. A ação visa intensificar a divulgação do MEI RS Calamidades.
“A prorrogação do prazo até 31 de agosto é uma medida necessária para garantir que mais microempreendedores tenham acesso ao benefício. A resposta após o envio das cartas foi imediata e positiva, com aumento expressivo nas inscrições e na taxa de aptidão. No início, 16% das inscrições eram aptas, agora, houve um aumento para 73%. Isso mostra que estamos no caminho certo, ampliando o alcance e reforçando a justiça na distribuição dos recursos”, explica Sossella.
A lista dos candidatos selecionados após a prorrogação será divulgada em 22 de setembro. Quem não for habilitado poderá apresentar recurso entre 23 e 29 do mesmo mês. O pagamento da primeira parcela está previsto para o dia 6 de outubro. Já no caso de MEIs contemplados em fase recursal, o depósito será até o dia 3 de novembro.
Como funciona o MEI RS Calamidades
O programa está dividido em três etapas: após o período de inscrições e a divulgação dos resultados, um auxílio de R$ 1,5 mil será depositado na conta da Caixa Tem, da Caixa Econômica Federal, de todos os contemplados.
Em seguida, uma consultoria de nove horas, será disponibilizada pela PUCRS e trabalhados temas como plano de negócios, marketing e vendas, gestão de custos e formação de preços. Por último, uma segunda parcela de R$ 1,5 mil será oferecida para aqueles que concluírem a consultoria, mediante abertura de conta empresarial sem custos no Banrisul.
Serviço
O quê: prorrogação das inscrições do programa MEI RS Calamidades 2
Quando: até 30 de junho de 2025
Onde: formulário online
Podem participar microempreendedores individuais que atendam aos critérios e que não foram beneficiados na primeira fase do programa.
- Canoas1 semana atrás
Medalha Pinto Bandeira é entregue a 15 cidadãos nesta segunda-feira, 23; confira quem são
- Enchente 2024 Canoas6 dias atrás
Canoas vai receber mais de R$ 300 milhões para obras de prevenção e reconstrução, garante Busato
- Cultura7 dias atrás
Turma do Pagode retorna a Canoas com novo show no Clube Tradição, dia 27 de junho
- Política7 dias atrás
Na CICS, deputado federal Busato se posiciona contra aumento de impostos em Canoas
- Destaques7 dias atrás
CHUVAS: Mais de 7 mil pessoas desalojadas, quatro mortos e 146 municípios afetados no RS
- Clima4 dias atrás
Defesa Civil Estadual emite alerta para ciclone extratropical e grande volume de chuva no final de semana
- Política1 semana atrás
Câmara de Canoas realiza audiência pública para debater proposta de aumento do ISSQN
- Canoas 86 anos6 dias atrás
Câmara de Vereadores realiza sessão solene pelos 86 anos de Canoas