Conecte-se conosco

header-top







 

27/05/2026
 

Geral

Dia do Professor é marcado por contínua luta por melhorias

Redação

Publicado

em

Simone Dutra

O Dia do Professor é comemorado anualmente em 15 de outubro. Neste ano, na última quarta-feira, nossa equipe visitou a sede do Sindicato dos Profissionais em Educação de Canoas (Sinprocan), que completa na próxima quarta-feira, 23, o aniversário de 26 anos de atividades. Na ocasião, conversamos com o presidente da entidade, Julio César dos Santos, que nos falou que esta data marca a consolidação do sindicato de classe, que é referência para outras cidades do Estado e até do país.
Questionado se o Dia do Professor é um momento para ser comemorado, Julio disse que a ocasião deve buscar valorização. “Aqui no município de Canoas estamos há 17 anos sem aumento real de salário. O Governo Federal cortou verbas substanciais na nossa área. Canoas continua investindo, mas o desmonte vem lá de cima. Nos assusta, também, nossa desvalorização dentro desta nova proposta da previdência, que aumentou o tempo de contribuição de homens e mulheres, acabando com a perspectiva de aposentadoria dos profissionais da educação”.

Reclamações

A principal insatisfação hoje, de acordo com o presidente do Sindicato, é o aumento real de salário, “sabemos que isso significaria um impacto muito grande para os cofres do município, pois o aumento deve ser para todos os servidores, mas não entendemos por que não dar a todos, se hoje o que consome a arrecadação em folha dos servidores não chega a 40% da arrecadação do município. Já levamos a proposta para o Prefeito e perguntamos: e a gratificação de resolutividade, que todos os outros servidores recebem, menos o Magistério?”.
A entidade aponta, também, para a falta de profissionais de 20hs; melhorias no auxílio-transporte e auxílio-rancho; a necessidade de maior aporte para atender os alunos especiais e a baixa qualidade de internet na maioria das escolas, o que dificultaria a aplicação das novas ferramentas tecnológicas adquiridas recentemente.
No ano passado, foi necessário fazer um financiamento às presas para pagamento do 13º salário, pois teriam sido investidos cerca de 30 milhões na saúde por falta de repasse do Governo do Estado.

Avanços

Para Julio, é louvável a retomada de duas escolas de Educação Infantil no Mato Grande, que, segundo ele, “eram apenas grandes esqueletos”. “Elogiamos a administração atual pela iniciativa. Mas, nos preocupa a quantidade de profissionais. Até agora não recebemos informações sobre como será feito, se serão nomeados ou indicados”, contou.
Sobre o plano de carreira, modificado na gestão anterior, que o presidente afirma ter trazido grandes prejuízos, relatou que a atual administração se mostrou sensível em estudar os planos, mas que, também, até agora não houve nenhum resultado concreto.
“Há mais diálogo atualmente, e, em reunião recente, com o chefe de gabinete da Prefeitura, nos foi dito que estão sendo juntados esforços para que o pagamento seja em dia, o que é lei, verba do Fundeb, exclusiva para a Educação”, pontuou Julio.
Outros pontos positivos, segundo o profissional, foram a mudança na eleição direta para diretores das escolas e a alteração do plano de carreira do estágio probatório.
Comemoração e resistência
“O nome do Sinprocan está fortalecido e respeitado no município de Canoas. Que possamos representar cada vez mais os anseios da população, o que não tem sido fácil, pois todos têm medo do julgamento, de ser chamado de rebelde por este novo Governo Federal, que tem alcunhado àqueles que têm se posicionado em busca de um maior conhecimento”, destacou o presidente.
Para finalizar, Julio César enfatizou ser preciso fazer valer os direitos conquistados. “A luta continua sempre, pois se nos acomodarmos, seremos para sempre massa de manobra”.

Continuar a ler

Policial

Avô é preso após ser condenado por abusar da neta e transmitir HIV; saiba mais

Redação

Publicado

em

Redes Sociais: Delegado Maurício Barison

Um homem de 59 anos foi preso na manhã de terça-feira, 26, pelos policiais da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Canoas, coordenados pelo delegado Maurício Barison. O indivíduo foi condenado pelo crime de estupro de vulnerável praticado contra sua neta, no bairro Mathias Velho.

A investigação teve inicio em 2018, quando a mãe da vítima registrou ocorrência policial relatando que o investigado, avô da menina, havia praticado reiteradamente abusos sexuais contra a criança ao longo de aproximadamente dois anos, aproveitando-se dos momentos em que ficava sozinho com ela. Em decorrências dos abusos, a vítima foi contaminada com o vírus HIV, doença da qual o investigado era portador. A contaminação por transmissão vertical foi descartada por exames médicos, confirmando a origem dos abusos como única via possível de contágio.

“A prisão deste condenado representa a conclusão de um longo processo investigativo e judicial. Este resultado demostra a eficiência e o comprometimento da Polícia Civil e do Sistema da Justiça na proteção integral de crianças e adolescentes em nossa região”, diz o delegado.

Continuar a ler

Policial

Mulher é encontrada morta no Guaíba com sinais de violência em Porto Alegre

Redação

Publicado

em

Foto: Polícia Civil - Divulgação

Uma mulher foi encontrada morta na manhã de terça-feira, 26, no Guaíba, em Porto Alegre. A vítima não teve a identidade divulgada até o momento.

De acordo com as informações iniciais, o corpo foi localizado por pescadores nas proximidades da Colônia de Pescadores Z-5, na Ilha da Pintada, bairro Arquipélago, por volta das 10h50. A mulher estava boiando e foi retirada da água por uma embarcação do Corpo de Bombeiros, sendo encaminhada ao Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), no Cais do Porto.

A vítima apresentava ferimentos provocados por arma branca no rosto, na cabeça e nas costas. No momento em que foi encontrada, estava vestindo apenas calcinha e sutiã.

A ocorrência mobilizou equipes da Polícia Civil, da Brigada Militar e do Instituto-Geral de Perícias (IGP). O caso será investigado pela 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam).

Continuar a ler

Policial

Polícia Civil realiza operação contra facções suspeitas de controlar condomínio em Canoas

Redação

Publicado

em

Foto: Polícia Civil/Divulgação

Polícia Civil realiza, na manhã desta quarta-feira, 27, nove mandados de busca e apreensão contra integrantes de facções criminosas suspeitos de controlar um condomínio residencial em Canoas. Do total de ordens judiciais, seis são executadas dentro do próprio condomínio investigado.

Segundo a investigação, moradores do residencial estariam sendo coagidos por lideranças de dois grupos criminosos que atuam no local. A Polícia Civil apurou que um dos chefes da facção monitorava a movimentação do condomínio à distância, fora do Rio Grande do Sul, por meio de câmeras de segurança instaladas no empreendimento.

As investigações também apontam que os criminosos impunham regras internas aos moradores, expulsavam famílias de apartamentos para acomodar integrantes das facções e ofereciam benefícios como distribuição de cestas básicas e cursos à comunidade. Em conversas analisadas pela polícia em grupos de WhatsApp, um dos grupos chegou a consultar os moradores sobre o interesse em pagar a taxa condominial.

Além das buscas realizadas no condomínio, os agentes executam ainda dois mandados na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), na Região Carbonífera, contra detentos apontados como integrantes das facções. Outra ordem judicial é realizada em Porto Alegre.

A ofensiva integra a segunda fase da Operação Revoada, deflagrada inicialmente em março deste ano para investigar uma dupla tentativa de homicídio registrada em janeiro, no bairro Rio Branco, em Canoas.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques