Canoas ganha clínica especializada em saúde da mulher

A cidade de Canoas, a partir desta quinta-feira, 22, passou a contar com um avanço para a saúde, exclusivamente da mulher. Foi inaugurada, no 5º andar do Hospital Universitário (HU), localizado na Avenida Farroupilha, nº 8001, no bairro São José, a Clínica da Saúde da Mulher. O local irá fornecer pronto-atendimento ginecológico, além de salas para realização de partos e atendimento especializado para mulheres vítimas de violência.

No local, serão atendidas gestantes de alto risco ou que necessitem de avaliação especializada, referenciadas pela rede de saúde, além de mulheres com patologias relacionadas à ginecologia. Com 2.234 m², a Clínica irá oferecer cuidado multiprofissional e estruturado adequado às usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) de Canoas e cidades referenciadas. A clínica terá duas salas de cesárea, duas salas de parto normal, sala de curetagem, sala pós-parto e duas salas de pré-parto. Além disso, no ambulatório há dois consultórios, salas de observação e medicação. A Clínica também contará com a Sala Lilás, que atende mulheres vítimas de violência.

Para receber a Clínica de Saúde da Mulher, a Prefeitura de Canoas realizou investimento superior a R$ 4 milhões, em reforma e compra de equipamentos.
O espaço irá prestar acolhimento multidisciplinar por profissionais capacitados, realizará exames laboratoriais, testes rápidos para diagnóstico de sífilis, hepatite B, hepatite C e HIV, em casos de violência, também será ofertada a profilaxia das IST/HIV.