Sistema de Gerenciamento de Vagas para a Educação Infantil é implementado

Com o objetivo de otimizar as vagas da Educação Infantil, possibilitar mais segurança nos dados e mais transparência no processo de chamamento para a creche e para a pré-escola, a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), implementou um Sistema de Gerenciamento de Vagas.

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, acompanhado da vice-prefeita, Gisele Uequed, conheceu o novo sistema na tarde desta segunda-feira, 15. “Desde que assumimos a Prefeitura, um dos nossos focos tem sido a educação, principalmente, no que se refere ao acesso à educação infantil. Com um trabalho sério de regramento na contratação de vagas, de fiscalização junto às conveniadas e com melhorias na infraestrutura das escolas, conquistamos um fato inédito na história de Canoas: Zeramos a fila de espera na pré-escola”, destaca Busato.

Para Gisele, o novo sistema significa mais uma inovação para melhorar a gestão da educação infantil. “Com a iniciativa, teremos uma gestão mais moderna e mais ágil, o que vai facilitar o controle e a organização das vagas da educação infantil. A implementação do sistema também reforça uma premissa da atual gestão: a transparência em todos os nossos processos”, ressalta a vice-prefeita.

A diretora da Educação Infantil da SME, Angela Gomes, explica que, até então, o controle das vagas era realizado de forma manual, através da ferramenta Excel. “Além de todo o trabalho manual, como a baixa no sistema e o encaminhamento do telegrama para a família chamada, demorávamos muito para chamar outra criança quando havia vacância de vaga na escola, já com o sistema teremos a otimização desse processo”, comenta.

Na semana passada, a SME realizou oficinas e treinamento para operacionalização do sistema com todas as 40 EMEIs e com as 42 escolas credenciadas, das quais o município compra vagas.