Saúde
Estudantes de Medicina de todo país visitam Ambulatório LGBT


O Ambulatório LGBT de Canoas recebeu a visita de 24 estudantes de medicina de todo o Brasil. Eles vieram conhecer o trabalho que é executado no município no tratamento à comunidade LGBT, programa que é reconhecido no Estado pelo pioneirismo. O intuito do encontro foi sensibilizar os alunos sobre a importância do atendimento qualificado à população LGBT.
A visita foi organizada pela ONG International Federation of Medical Students’ Association, que reúne mais de 1,3 milhão de acadêmicos de medicina em mais de 130 países. A instituição é referência na formação de estudantes de medicina mais humanizados, com o objetivo de promover saúde e melhoria social. “Conscientizamos os estudantes sobre a importância de ter um olhar mais atento às demandas particulares da comunidade LGBT, que é uma carência na formação das universidades”, destacou o médico Bebeto Azevedo.
Inaugurado em 2017, o Ambulatório faz parte da política municipal de Atenção Integral à Saúde da População LGBT, que busca o respeito aos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais enfrentando o estigma, o preconceito e a discriminação. Com o programa, Canoas ampliou o acesso deste público aos serviços de saúde, ao mesmo tempo em que capacitou os profissionais para o atendimento humanizado. “Nosso intuito não foi criar um serviço segregado, mas um braço das políticas de saúde pública que atua em rede”, destaca Jaqueline Batista, responsável para política de Atenção Integral à Saúde da População LGBT.
O ambulatório LGBT de Canoas atende junto ao Centro de Especialidades Médicas (Rua Brasil, 438 – Centro) e oferece atendimentos individuais e coletivos e grupos de família.
Saúde
Simers diz que Centro Obstétrico do HU de Canoas suspendeu atendimentos por falta de médicos até 19h desta terça-feira, 11
Saúde
Rede Básica de Saúde de Canoas passa a oferecer implante contraceptivo hormonal gratuito

A partir do dia 23 de fevereiro, a rede de atenção básica à saúde de Canoas começará a disponibilizar gratuitamente o implante contraceptivo subdérmico Implanon. O método é considerado um dos mais confiáveis, com índice de falha de apenas 0,05%, superando até procedimentos como laqueadura e vasectomia.
O implante poderá ser usado por meninas e mulheres entre 14 e 49 anos. Para receber o serviço, é necessário agendar a colocação na Unidade Básica de Saúde de referência, após avaliação médica.
Além de prevenir a gravidez, o Implanon auxilia no tratamento de endometriose, adenomiose, miomas e sangramentos uterinos irregulares. Também contribui para reduzir cólicas e sintomas de TPM. O dispositivo pode ser removido a qualquer momento, e a fertilidade retorna rapidamente após a retirada.
Saúde
HU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS

Policial5 dias atrásPolicial militar que atuava em Canoas é preso por suspeita em envolvimento no desaparecimento de três pessoas da mesma família em Cachoeirinha

Saúde1 semana atrásHU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS
Geral1 semana atrásCorsan diz que abastecimento de água aos bairros Igara, São José e Brigadeira deve ser restabelecido até o final da manhã

Segurança Pública2 dias atrásRio Grande do Sul libera sistema online para emissão da nova Carteira de Identidade

Educação1 semana atrásCEIA Dirneide Goulart é invadido e depredado pela segunda vez durante as férias em Canoas

Serviços2 dias atrásSaiba quais serviços estarão disponíveis em Canoas durante o feriado de Carnaval
Emprego1 semana atrásSuplentes do Programa Partiu Futuro têm até segunda-feira, 9, para entregar documentos em Canoas, onde 160 jovens foram selecionados

Saúde1 semana atrásAto marcará início de 1,6 mil cirurgias do programa Mais Especialistas no HU




















































