Projeto sustentável mobiliza alunos da EMEF Dr. Rui Cirne Lima

Divulgação
Simone Dutra*

A EMEF Profº Dr. Rui Cirne Lima (R. Dona Maria Isabel, 745 – Harmonia) possui na sua história a tradição no cultivo da terra desde a sua fundação, pois localiza-se numa área que antes era considerada rural, recebendo, em sua maioria, filhos de trabalhadores das granjas próximas. Hoje, o espaço, que atende mais 200 crianças, realiza um trabalho de conscientização através do plantio e reciclagem de materiais que antes eram simplesmente descartados.

A reportagem do Timoneiro visitou a escola na tarde da última quarta-feira, 5, e conversou com as professoras Sandra Lima Silva, Paula Andreia Meurer e a diretora Simone Marinho, a respeito das atividades realizadas pelos alunos, que apareciam a todo instante, curiosos e entusiasmados para narrar melhor esta história que fomos conhecer.

O projeto

Através da iniciativa da Professora Sandra, chegada à escola em junho de 2018, uma nova horta foi idealizada, após largo período parada pela inatividade de uma antiga professora, afastada por problemas de saúde. Sandra contou à nossa equipe que a ideia de recomeçar o projeto surgiu através da intenção de unir seus alunos aos demais: “Eu trabalho com crianças especiais e queria integrá-los com as outras turmas, para saberem que são todos iguais”, relatou. A professora propôs que as crianças colocassem a mão na terra, sem luvas, para poder senti-la e conhecer ela.

A surpresa veio com o total engajamento de todos, que, ao resignificar garrafas de plástico para o plantio de pequenas mudas de flor, entenderam a importância do que hoje é colocado fora, e também com a ação do aluno Luis Felipe, que criou o projeto de Sustentabilidade e organizou a venda de papeis usados. De acordo com Sandra, “além do plantio, juntos eles construíram floreiras, quem têm até nome, os alunos cuidam, regam, e estão ansiosos para plantar mais”.

Para a professora Paula, é importante que elas utilizem e conheçam a tecnologia, “mas, estamos tentando fazer umas contraconstruções para que ela não esteja desassociada da natureza”, destacou.

Durante nossa visita, flagramos a funcionária responsável pela cozinha indo colher temperos verde da horta para preparo do almoço.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Durante o final de semana que antecedeu o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, a escola convidou os pais e responsáveis dos alunos para um mutirão, que mobilizou toda a comunidade escolar.

Doação de mudas

Para que o projeto de plantio continue crescendo, a escola pede a ajuda da comunidade em geral para a doação de mudas de qualquer tipo. O telefone para contato é (51) 3236.2561.