Conecte-se conosco

header-top


 






 

09/05/2025
 

Geral

Começou a 35ª edição da Feira do Livro de Canoas

Redação

Publicado

em

Está chegando mais uma Feira do Livro de Canoas, que inicia sua programação no sábado, 8, e vai até o dia 16 de junho. A programação completa da Feira e mais detalhes através do site www.sistemas.canoas.rs.gov.br/feiradolivro/. A patrona da feira este ano é a escritora canoense Maria Luci Cardoso Leite e a cidade homenageada foi Esteio. Ainda, o evento terá como Xerife Lílian Monteiro, atriz e produtora da Trupe das Gracinhas, um grupo de teatro, e mediação de leitura com brincadeiras clássicas infantis, que busca, através da arte, alternativas para o desenvolvimento social e também faz parte do Núcleo de Pesquisas Beckett-We como atriz, pesquisadora e produtora.

Sábado | 08/6

10:00
Abertura das Bancas com o Xerife

14:00
Programa PETI – SMDS

14:30
Yoga para crianças

16:30
Abertura Oficial

17:00
Pocket Show: Vini Lacerda

Domingo | 09/6

14:00
Abertura das Bancas

14:00
Programa PETI – SMDS

15:00
1, 2, 3! Era uma vez…Contação e Cantação de Histórias para BEBÊS com Boneca Rosa

16:30
Palestra e Pocket show com Leo Chaves

Segunda | 10/6

09:00
Abertura das Bancas

09:00
Oficina: Cela Braille: Logotipo Humanográfico – ADEVIC

09:00
Programa PETI – SMDS

09:00
Apresentação Projeto Café com Letras Sustentável

09:30
1, 2, 3! Era uma vez…Contação e Cantação de Histórias para BEBÊS com Boneca Rosa

10:00
Encontro com o ilustrador Maurício Negro

10:00
Teatro: Um descobrimento do Brasil diferente

10:30
1, 2, 3! Era uma vez… Contação e Cantação de Histórias para BEBÊS com Boneca Rosa

11:00
Sessão de autógrafos: Mauricio Negro

13:00
Programa PETI – SMDS

14:00
Encontro com o ilustrador Maurício Negro

14:00
Contação de Histórias SESI

14:00
Palestra Musicada Livro: Penso, Logo ?

14:00
Oficina: Cela Braille: Logotipo Humanográfico – ADEVIC

14:30
1, 2, 3! Era uma vez…Contação e Cantação de Histórias para BEBÊS com Boneca Rosa

15:00
Sessão de autógrafos: Mauricio Negro

15:00
Palestra Musicada Livro: Penso, Logo ?

15:00
Cafezinho Poético Infanto Juvenil

15:30
1, 2, 3! Era uma vez…Contação e Cantação de Histórias para BEBÊS com Boneca Rosa

16:00
Sessão de autógrafos: Diego Cettolin

17:00
Sessão de autógrafos: Eva de Souza Rodrigues – A Missioneira

18:00
Coral Colégio Maria Auxiliadora

19:30
Atividades Igreja São Luís Gonzaga

 

Continuar a ler

Geral

Começa nesta quarta-feira, 7, a Feira de Dia das Mães da Economia Solidária na Antiga Estação de Trem

Redação

Publicado

em

Começa nesta quarta-feira, 7, a Feira de Dia das Mães da Economia Solidária na Antiga Estação de Trem

A partir desta quarta-feira, 7, até sábado, 10, das 9 às 19 horas, acontece a tradicional Feira de Dia das Mães da Economia Solidária (Ecosol), na Antiga Estação de Trem de Canoas, na Avenida Victor Barreto, 2301, em frente ao Colégio La Salle.

Segundo o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Odavir de Melo Júnior, Juninho, “Além da feira teremos também parceria com diversas atividades de outras secretarias, como a Educação, com atividades infantis, a Saúde, com vacinação e testes rápidos e também participação da Cultura, com várias atrações para os visitantes.”

Já para Dauto Pacheco, expositor da Ecosol, “Conseguimos um espaço muito bom aqui na Antiga Estação de Trem de Canoas e estamos fazendo o possível para que a Feira aconteça, por isso convidamos todos os canoenses a nos visitar e prestigiar o nosso evento”.

Continuar a ler

Geral

Canoas conclui reforma elétrica das casas de bombas e reforça proteção contra cheias

Redação

Publicado

em

Canoas conclui reforma elétrica das casas de bombas e reforça proteção contra cheias

A Prefeitura de Canoas entregou, na manhã desta terça-feira, 6, a reforma elétrica das oito casas de bombas do município, essenciais para o sistema de drenagem da cidade. Todas foram atingidas pela enchente de 2024 e passaram por um processo completo de recuperação elétrica. A cerimônia simbólica ocorreu na Casa de Bombas 6, no bairro Mathias Velho.

As obras incluíram o envio dos equipamentos a uma oficina especializada, onde passaram por testes, substituição de componentes danificados e atualização dos sistemas de segurança. Também foi restabelecida a dupla alimentação elétrica em parte das casas de bombas, aumentando a confiabilidade do sistema. Com os reparos, todas voltaram a operar conectadas à rede elétrica da concessionária, o que reduz os custos operacionais — os geradores seguem disponíveis apenas como backup.

O prefeito em exercício, Airton Souza, destacou o empenho da gestão desde o primeiro dia.

“As obras não pararam um segundo desde que assumimos o governo. Quem passar pela região vai ver: são dezenas de caminhões e máquinas trabalhando diariamente para elevar os diques e garantir a segurança da população”, afirmou.

Para o vice-prefeito Rodrigo Busato, a obra representa mais que infraestrutura: é um avanço na reconstrução da cidade.

“A prioridade sempre foi a proteção de Canoas. Agora, para que possamos continuar avançando nas obras dos diques, tão importantes para nossa cidade, precisamos que o governo estadual libere com celeridade os recursos necessários. Temos lutado diariamente para que o repasse ocorra o mais rápido possível”, declarou.

Moradora da região, Maria Madalena Renner, de 67 anos, que vive em frente à Casa de Bombas 6, reconheceu o trabalho. “Eu moro aqui e vejo que está sendo bem feito. Eles socaram, reforçaram tudo com camadas e mantas. A gente sente mais segurança”, disse.

Segundo o secretário de Obras e Reconstrução, engenheiro Victor Hampel, o restabelecimento da energia elétrica representa um marco na operação do sistema.

“Tivemos que operar com geradores, o que tem custo alto e é arriscado. Agora, com a rede restabelecida, ganhamos em eficiência, segurança e capacidade de resposta. As casas de bombas estão em pleno funcionamento”, garantiu.

Continuar a ler

Comunidade

Entidades canoenses recebem certificado de inscrição no Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Idosas

Redação

Publicado

em

Entidades canoenses recebem certificado de inscrição no Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Idosas

Na quarta-feira, 30, o cadastro das entidades inscritas no Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Idosas (COMDI-CANOAS) foi atualizado. As organizações que receberam o certificado de inscrição são: Grupo Chimarrão da Amizade, Associação Vanilda Faviero, Conselho Municipal do Bairro Rio Branco (CONSECOM), Lar da Solidariedade, Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas, Lar Vicentino Décio Rosa, Lar Nossa Casa, ACADEF, Lar Vó Picurrucha.

O COMDI-CANOAS é um órgão permanente coletivo, paritário, articulador, consultivo, deliberativo, fiscalizador e avaliador da Política Social dos Direitos do Idoso, além de gestor do Fundo Municipal da Pessoa Idosa.

O certificado é renovado a cada dois anos, um critério para que as Instituições de Longa Permanência para Idosos obtenham o alvará sanitário de funcionamento, já para as entidades, o certificado é uma obrigatoriedade para que possam participar de editais de financiamento de projetos.

O processo para obter o certificado inclui visita dos conselheiros para verificação das atividades desenvolvidas em prol da longevidade dos idosos.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques