Conecte-se conosco

header-top


 






 

03/04/2025
 

Geral

Educadores protestam contra reforma da Previdência

Redação

Publicado

em

Os profissionais da educação de Canoas protestaram, na quarta-feira, 24 de abril, contra a reforma da Previdência. A mobilização, que não se limitou apenas a Canoas, contou com aproximadamente mil pessoas, segundo o Sindicato dos Profissionais de Educação de Canoas (Sinprocan).

“Nós somos contra a reforma, porque não queremos que o governo coloque a mão no nosso fundo de aposentadoria. Queremos garantir o futuro das gerações que estão por vir, que estão ameaçadas por essa reforma”, afirma o presidente do Sinprocan, Júlio César Rodrigues.

Ainda, segundo ele, a mudança irá acabar com o direito de aposentadoria de todos os trabalhadores e trabalhadoras. Outra preocupação é com o Canoasprev: “Também querem botar a mão no fundo municipal de previdência. Essa reforma não pode ser aprovada. Por isso nós saímos à rua”, completa Júlio.

O protesto ocorreu desde as primeiras horas da manhã, com divulgação e panfletagem em diversos pontos da cidade. Pela tarde, os profissionais se concentraram em frente à Prefeitura, para partir em caminhada até o INSS, na Rua Inconfidência. Em meio ao trajeto, os manifestantes ocuparam a BR-116 por alguns minutos.

Reforma

O texto do relator, Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG), pela admissibilidade da reforma, aprovado na quarta-feira, 24, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, agora segue para a análise de comissão especial no parlamento. De acordo com o governo, a economia prevista com a reforma da Previdência pode chegar a R$ 1,236 trilhão, em 10 anos.

Segundo os sindicatos, com relação direta à categoria, a reforma eleva a idade mínima de aposentadoria de professores da rede pública para 60 anos (hoje em 50 anos para mulheres e 55 para homens) e o tempo de contribuição para 30 anos (hoje 25 para mulheres e já em 30 para homens).

Continuar a ler

Geral

Ações estratégicas são traçadas para eventual nova incidência de temporal em Canoas

Redação

Publicado

em

Ações estratégicas são traçadas para eventual nova incidência de temporal em Canoas

Equipes de diferentes secretárias municipais participaram, no final da manhã desta quarta-feira, 2, de uma reunião estratégica sobre ações a serem adotadas em caso de concretização da previsão de temporal no município. A tendência de instabilidade, segundo os prognósticos dos institutos de meteorologia, está prevista para a tarde desta quarta.

No encontro realizado no Gabinete de Gestão Integrada (GGI), na sede da Secretária Municipal de Segurança Pública (SMSP), os participantes traçaram ações de rápida resposta em caso de incidência de fortes rajadas de ventos e chuvas mais volumosas.

Além da participação de membros das principais pastas finalisticas e os subprefeitos, o planejamento ainda contou com a participação de representantes do Corpo de Bombeiros.

“Há novamente uma previsão de temporal na nossa cidade. Portanto, nós pedimos para a população que, nos horários que estiver ocorrendo o temporal, evite de circular na rua. Se vocês já estiverem na rua busquem um abrigo seguro. Estamos preparados para dar uma resposta rápida para proteger a população”, destacou o secretário municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática de Canoas, Vanderlei Marcos.

Casos de emergência

De acordo com a Defesa Civil, casos de emergência relacionados a chuva, ventos, quedas de árvores ou outras intempéres podem ser comunicados nos telefones 190, 193 ou no (51) 98255 0805.

Em razão do telefone operacional dos bombeiros – 193, ainda estar inoperante, a orientação da corporação é que a população acione o número (51) 51 98448 0679. A Guarda Municipal (GM) de Canoas também está de prontidão no telefone 153, enquanto que as demandas de sinalização devem ser comunicadas à Diretoria de Trânsito, no número 156.

Continuar a ler

Geral

Evento de conscientização sobre Autismo acontece no Parque Getúlio Vargas na sexta-feira, 4

Redação

Publicado

em

Evento de conscientização sobre Autismo acontece no Parque Getúlio Vargas na sexta-feira, 4

A cidade de Canoas recebe, no dia 4 de abril, o TEA Orienta Canoas – Todos pela Neurodiversidade. O evento será no Parque Getúlio Vargas, em frente ao Parkshopping Canoas, das 9 às 17 horas. A programação é promovida pela Prefeitura de Canoas.

A ação, com foco no Transtorno do Espectro Autista (TEA), contará com encaminhamento da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (CIPTEA), orientações jurídicas, aconselhamento com assistentes sociais, contos lúdicos com a Professora Maluquinha, palestras com especialistas sobre o TEA, além de acolhimento com profissionais do Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista (CERTEA), da Secretaria Municipal da Saúde e do Instituto Maranatha. Também está confirmada a presença de instituições da área, como Pestalozzi e Chimarrão da Amizade.

Ainda segundo os organizadores, os participantes terão água, frutas e mais algumas surpresas durante a programação.

Continuar a ler

Geral

CICS Canoas lança documentário inédito e promove baile Preto & Branco em celebração aos 85 anos de história

Redação

Publicado

em

CICS Canoas lança documentário inédito e promove baile Preto & Branco em celebração aos 85 anos de história
Na sexta-feira, 4 de abril, a CICS Canoas realizará o lançamento do documentário “1940 – CICS Canoas: A Origem”, uma produção inédita que resgata a trajetória da entidade desde sua fundação, seguido de Baile Preto & Branco (máscara opcional).

Com direção e roteiro de Andrei Fialho, o filme mergulha na história do desenvolvimento econômico e empresarial da cidade, destacando a importância da CICS Canoas ao longo das décadas. A produção é assinada por Andrei Fialho Assessoria de Comunicação, com coprodução da WL Produtora e realização da CICS Canoas.

A estreia será no Cinemark do Canoas Shopping, às 18h30. E após, para celebrar esse momento especial, a noite contará também com um elegante Baile Preto & Branco (e Máscara – opcional), no Salão Nobre da CICS, às 21h, reunindo empresários, autoridades e convidados em um evento que promete marcar a memória da cidade.  Para os participantes do Documentário e Baile, será disponibilizado ônibus da CICS para o Cinemark e retorno a entidade.

“Serão momentos especiais, em que poderemos vivenciar a história viva de Canoas e da CICS, bailando com muita alegria os 85 anos da Entidade” destaca a presidente da Cics Canoas Shirley Panizzi

O evento reafirma o compromisso da CICS Canoas com a valorização da sua história e o fortalecimento do cenário empresarial local.

Ingressos

Os ingressos para o documentário e para o baile estão disponíveis no Sympla ou através do site www.cicscanoas.com.br

 

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasallediadamulher

Destaques