Conecte-se conosco

header-top







 

20/01/2026
 

Política

Vereadores se manifestam sobre fim do aeromóvel

Redação

Publicado

em

0Os vereadores Dario Francisco da Silveira e DJ Cabeção, ambos do PDT, votaram contra o Projeto de Lei (PL) que deu fim ao projeto do aeromóvel na cidade e que mudou o empréstimo destinado à iniciativa para um Plano de Mobilidade. Os legisladores concederam entrevista ao jornal Timoneiro, durante a última semana, para esclarecer os pontos de discordância com o PL e apontar suas dúvidas.

DJ Cabeção

“A proposta não teve divulgação. Pedimos que fosse adiada para entender melhor o projeto”, relata o vereador DJ Cabeção. Ele afirma que não ficou confortável para votar a favor por conta disso. Segundo ele, diante da importância do projeto, o mais indicado seria a realização de audiências públicas para ouvir a opinião da população. Ainda, o vereador afirma que o prefeito Luiz Carlos Busato (PTB), auxiliou na busca de recursos em Brasília para o Aeromóvel, durante o governo de Jairo Jorge. O Dj Cabeção também questionou declarações do prefeito publicadas na última edição do jornal Timoneiro: “Gostaria que ele explique por que disse que somos contra a cidade. Não sou oposição ao governo. Mas não concordo com o que está errado. Eu não sou contra a cidade e nem contra o plano de mobilidade, mas acho que não é o momento certo para isso”.

Dario

“Houve desrespeito ao tempo. Pedimos vistas, pois há uma série de questões que ainda temos dúvidas”, afirma o vereador Dario Francisco da Silveira (PDT). Ele também afirmou que o atual Prefeito era favorável ao projeto do Aeromóvel durante governo passado. Diferente do Dj Cabeção, Dario apoia a realização do plano de mobilidade, mas espera um parecer, que segundo ele está sendo elaborado pelo conselheiro do TCE, Cézar Miola, sobre a viabilidade do Aeromóvel: “Se ele disser que o aeromóvel não é viável, eu apoio o plano de mobilidade, que é muito importante para a cidade”. Ainda assim, Dario questiona os valores e pede o cronograma exato das obras e principais trechos da cidade que serão beneficiados. O vereador afirma que seu gabinete também estuda a possibilidade de inviabilizar o PL juridicamente.

O que diz o prefeito Luiz Carlos Busato

Em nota, o Prefeito afirma que o governo esclareceu todas as dúvidas dos vereadores antes da votação. Foram até a Câmara Municipal o secretário Municipal de Projetos Estratégicos, arquiteto e urbanista Odir Baccarin, o secretário adjunto de Projetos Estratégicos, engenheiro Francisco Horbe, o secretário Municipal de Projetos, Captação e Monitoramento, Darci Levis, o secretário adjunto de Governo, Guido Bamberg, e o procurador-geral do Município, Volnei Moreira dos Santos.

Os secretários apresentaram a proposta do Executivo, que alterou o objeto do financiamento contraído para o aeromóvel, para um projeto mais amplo de mobilidade para toda a cidade. Na ocasião, todas as perguntas dos vereadores foram respondidas, inclusive dos dois vereadores que votaram contra. Os demais vereadores entenderam que é mais vantajoso para a cidade um projeto que beneficie 130 km em todos os quadrantes, em vez de um que contemple apenas 4,6 km ligando dois bairros.

“Quanto à colocação de que eu teria buscado recursos em Brasília para o aeromóvel, participei de várias reuniões para a captação de recursos em diferentes áreas para a cidade. Em uma delas, o aeromóvel estava na pauta. No entanto, a mesma reunião também tratou de verbas para o túnel da Domingos Martins e acessos da cidade. Não busquei recursos para o aeromóvel. Inclusive há manifestações públicas minhas, de 2014, em que eu já expressava minhas dúvidas em relação à eficiência do aeromóvel como transporte de massa”, afirma Busato.

Continuar a ler

Política

Prefeitura de Canoas inicia entrega de vale-alimentação a servidores municipais

Redação

Publicado

em

Foto: Vinicius Medeiros

A Prefeitura de Canoas iniciou, na tarde da última segunda-feira, 12, a entrega dos cartões do vale-alimentação aos servidores municipais. A distribuição ocorreu nas secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social e marca o início da concessão do benefício ao funcionalismo público do município.

Durante o ato, o prefeito Airton Souza afirmou que a criação do vale-alimentação atende a uma demanda antiga dos servidores e que a proposta já era defendida por ele antes de assumir o Executivo municipal.

“Esse sempre foi um desejo meu. Quando eu era vereador, já defendia que os servidores precisavam desse reconhecimento. Hoje, como prefeito, poder tirar esse projeto do papel mostra que a palavra dada está sendo cumprida”, declarou.

O prefeito também comentou sobre a implantação gradual do benefício.

“Eu queria que o valor fosse maior já neste primeiro momento, mas estamos fazendo com responsabilidade fiscal. O mais importante é que o vale chegou, e já assumimos o compromisso de que no ano que vem haverá aumento”, afirmou.

O vice-prefeito Rodrigo Busato destacou que a concessão do vale-alimentação foi um compromisso assumido durante a campanha eleitoral.

“Esse foi um compromisso assumido por mim e pelo prefeito Airton com os servidores de Canoas. Sabíamos da importância desse benefício para o dia a dia de quem mantém a cidade funcionando, e hoje estamos aqui mostrando que promessas feitas com seriedade viram ações”, disse.

Segundo a administração municipal, a entrega dos cartões marca o início da implementação do benefício e integra as ações voltadas à política de valorização dos servidores públicos do município.

Continuar a ler

Política

Presidente Lula veta projeto que reduziria punição aos envolvidos no ato de 8 de janeiro

Redação

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou integralmente, nesta quinta-feira, 8, o Projeto de Lei nº 2.162/2023, conhecido como PL da Dosimetria. A proposta havia sido aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro e previa mudanças no cálculo das penas aplicadas a crimes contra o Estado Democrático de Direito, incluindo a tentativa de golpe de Estado.

O veto foi anunciado durante cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em referência aos três anos dos ataques de 8 de janeiro, quando apoiadores do então presidente Jair Bolsonaro invadiram as sedes do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF), em protesto contra o resultado das eleições de 2022.

Durante o evento, Lula afirmou que os condenados pelos atos antidemocráticos tiveram direito à ampla defesa e foram julgados com base em provas. Segundo o presidente, as decisões judiciais seguiram critérios legais e foram conduzidas com transparência.

Lula também destacou a atuação do Supremo Tribunal Federal no julgamento dos envolvidos. De acordo com ele, a Corte agiu dentro dos limites da lei e manteve sua independência diante de pressões externas.

Ao encerrar o discurso, o presidente citou o filósofo George Santayana, ressaltando a importância de preservar a memória histórica para evitar a repetição de episódios que atentem contra a democracia. Lula afirmou ainda que o país rejeita qualquer forma de ditadura, seja civil ou militar, e defendeu a democracia como expressão da vontade popular.

Com o veto presidencial, o projeto retorna ao Congresso Nacional, que poderá analisar a decisão e decidir pela manutenção ou derrubada do veto.

Entenda o projeto

O PL da Dosimetria propunha alterações na forma de cálculo das penas para os crimes de tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito e de golpe de Estado. Pelo texto, quando os dois crimes fossem cometidos no mesmo contexto, seria aplicada apenas a pena mais grave, em vez da soma das penalidades.

A proposta também previa a redução dos tempos mínimos para progressão de regime, do fechado para o semiaberto ou aberto. As mudanças poderiam beneficiar pessoas condenadas pelos atos de 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro e ex-integrantes do alto escalão do governo anterior, como Almir Garnier, Paulo Sérgio Nogueira, Walter Braga Netto e Augusto Heleno.

Continuar a ler

Política

Felipe Martini assume como secretário adjunto de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS

Redação

Publicado

em

O advogado e gestor público Luís Felipe Mahfuz Martini foi nomeado secretário de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos Adjunto do Rio Grande do Sul. Atual presidente municipal do Podemos em Canoas, ele passa a integrar a equipe do governo estadual em uma área considerada estratégica da administração pública.

A nomeação marca o retorno de Canoas à estrutura do governo estadual, com representação em uma secretaria de Estado, fato que não ocorria há décadas. Martini está entre os poucos canoenses a assumir um cargo de primeiro escalão no Executivo estadual.

Com trajetória ligada à gestão pública, Martini já atuou em diferentes áreas, tanto no âmbito municipal quanto estadual, com foco em políticas públicas, governança e atendimento direto à população.

Entre os cargos ocupados, foi secretário de Desenvolvimento Econômico de Canoas em 2017, diretor executivo do Procon RS em 2019, secretário municipal de Governança e Enfrentamento à Pandemia em 2021 e secretário municipal de Saúde em 2023.

“É uma honra assumir essa missão e integrar o governo do Estado em uma área tão relevante. Agradeço ao governador pela confiança e ao Podemos pela oportunidade de seguir contribuindo com politicas publicas que promovam justiça, cidadania e direitos humanos”, afirmou.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques