Saúde
Intervenção na Saúde completa primeiro mês de desafios


O sistema de Saúde de Canoas passa por uma intervenção administrativa após uma decisão judicial emitida em dezembro de 2018. O fato ocorreu após o escândalo, amplamente divulgado pelo jornal Timoneiro, envolvendo o Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (Gamp). No comando dos hospitais Universitário e de Pronto Socorro, de duas Upas e de quatro Caps, Francisco de Paula Figueiredo concedeu entrevista ao jornal Timoneiro. Na ocasião, ele explicou o andamento da intervenção e o planejamento para conter a grave crise pela qual passa a Saúde da cidade.
Início
Segundo Francisco, o maior desafio no começo de seu trabalho, no dia 12 de dezembro, foi acertar a folha de pagamento. “Conseguimos resolver a questão de salários e décimo terceiro. Isso tomou toda nossa atenção no início. Passamos muitas dificuldades para cumprir essas questões”, afirma. Ele comenta que também foi difícil negociar com os credores, administrando um orçamento já limitado. “Nós estamos cumprindo um cronograma que foi prometido. Passamos os momentos mais tensos, mas conseguimos estabelecer uma relação de confiança com funcionários e sindicatos”, diz o interventor.
Contrato
Diante de críticas sobre como a atual gestão manteve o contrato com o Gamp mesmo após problemas, Francisco defende que a administração recebeu um contrato já em andamento. Além disso, ele lembra que em 2017 a administração municipal havia notificado o Gamp sobre problemas na prestação de serviço. “Naquele momento alguma coisa melhorou, mas na sua essência, nós não queríamos isso [a manutenção do contrato com o Gamp], mas tínhamos que administrar, tanto que levamos até onde foi possível”, relata. Ele ainda pondera que, administrativamente, os caminhos de rompimentos são mais difíceis: “Olhando todo o conjunto é difícil alguém que venha e assuma a prestação de serviço. Tínhamos que pensar nisso”.
Ajuda
Na segunda-feira, 7 de janeiro, a Prefeitura anunciou o lançamento do programa “Todos pela Saúde”, com uma consultoria e apoio dos hospitais Sírio-Libanês, Moinhos de Vento e do Grupo Hospitalar Conceição. “Essas instituições estão fazendo um rastreamento da situação e vão nos auxiliar a criar as ferramentas para uma nova licitação. Temos que aguardar esse trabalho todo para termos uma definição clara. Queremos eliminar qualquer margem de erro para o futuro”, explica Francisco. Através do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), os Hospitais Sírio-Libanês e Moinhos de Vento, irão realizar consultorias em pontos-chave na gestão dos contratos executados até pouco tempo atrás pelo Gamp. Sem custos ao município, o trabalho será coordenado pelo médico gaúcho Paulo Malabarba, consultor sênior do Sírio-Libanês, e contará com uma equipe de cinco profissionais, de diversas áreas.
Prazo
Segundo o interventor, a ideia é realizar todos os processos administrativos até o final do prazo de 180 dias: “Até o final dela, se tudo ocorrer sem incidentes, é possível que uma nova gestora assuma. Assim teremos um novo prestador de serviço, com qualidade e excelência na área da saúde”.
Ainda há problemas
“Desde que chegamos, já verificamos a falta de medicamentos e insumos. Já fizemos compras e conversamos com fornecedores, muita coisa está ajustada e sanada. Mas ainda há muita coisa por fazer. Temos esperança de que em março já tenhamos uma normalidade de atendimento”, avalia Francisco.
Mais dinheiro
A Prefeitura de Canoas decidiu cancelar o Carnaval 2019 e outros quatro eventos da cidade para garantir mais recursos para a saúde. Também foram suspensos a Parada Livre e as semanas da Música, da Capoeira e do Hip Hop. Com isso, a Prefeitura afirma que irá economizar mais de R$ 1 milhão. Esse recurso vai contribuir para a reforma da UPA Caçapava e para as obras do novo prédio da UBS Santa Isabel.
Perfil
Francisco de Paula Figueiredo é advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), especialista em Direito Público e servidor público concursado de Canoas há 29 anos. Foi professor na Ulbra Canoas e São Jerônimo de 1995 a 2013. Exerceu o cargo de procurador-geral do município em dois períodos: de 1998 até 2000 e na gestão do prefeito Luiz Carlos Busato, de janeiro de 2017 a fevereiro de 2018. Atuou como procurador adjunto de Canoas de 2009 a 2010. Foi também procurador-geral do município de Triunfo, em 2011, e técnico jurídico nas Delegações de Prefeituras Municipais (DPM). Foi assessor jurídico da autarquia Canoas XXI. Atualmente, é presidente do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Canoas (Canoasprev).
Saúde
Hospital Universitário de Canoas realiza mutirão com 200 cirurgias de laqueaduras

O Hospital Universitário de Canoas realizará, entre os dias 27 e 31 de maio, um mutirão de cirurgias de laqueadura. A ação prevê a realização de 200 procedimentos em cinco dias, com atendimentos em quatro salas cirúrgicas simultaneamente.
Segundo o hospital, a iniciativa deve zerar a fila interna do procedimento na instituição. Além das pacientes cadastradas no HU, também serão abertas vagas para a regulação estadual.
De acordo com dados divulgados pela instituição, em março deste ano 253 mulheres aguardavam pela cirurgia de laqueadura na fila interna do hospital. Atualmente, esse número é de 75 pacientes.
O mutirão será realizado pela Associação Saúde em Movimento (ASM), responsável pela gestão do Hospital Universitário, com apoio da Prefeitura de Canoas, do Grupo Hospitalar Conceição e do programa Agora Tem Especialistas, do Governo Federal.
A superintendente hospitalar da ASM e responsável pelo HU, Tatiani Pacheco, afirmou que muitas pacientes aguardam pelo procedimento há anos.
“Muitas pacientes aguardam anos por esse procedimento e, durante esse período, algumas acabam enfrentando uma nova gestação sem planejamento. Quando ampliamos esse acesso, garantimos mais agilidade no atendimento e reforçamos o direito da mulher de decidir sobre o próprio planejamento familiar e sua saúde”, disse.
Durante o mutirão, serão realizadas 40 cirurgias por dia. As pacientes começarão a ser contatadas ainda nesta semana pelos canais oficiais do hospital para consultas e exames pré-operatórios.
Saúde
Canoas terá Dia D de atendimentos oftalmológicos para reduzir fila de espera

A rede municipal de saúde de Canoas ampliou os atendimentos em oftalmologia para reduzir a fila de espera por consultas, exames e cirurgias. Desde abril, a Clínica São Pietro retomou os atendimentos no município e passou a realizar mutirões voltados a pacientes encaminhados pela rede pública.
Neste mês, a oferta foi ampliada para cerca de 2,5 mil consultas oftalmológicas, mais de 5 mil exames e procedimentos cirúrgicos necessários aos pacientes atendidos pelo SUS.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a medida busca atender à demanda acumulada nos últimos anos.
O primeiro mutirão em maior escala está marcado para 30 de maio, a partir das 7h, na Clínica São Pietro. A previsão é de mais de 300 atendimentos ao longo do dia.
Os agendamentos já estão sendo realizados. A orientação da Secretaria é para que os moradores mantenham os dados atualizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e acompanhem contatos feitos por telefone e mensagens. Agentes comunitários também fazem busca ativa de pacientes não localizados.
Saúde
RS recebe 81 mil doses de vacina contra covid-19 e amplia distribuição contra gripe

O Rio Grande do Sul recebeu na terça-feira, 19, um novo lote de vacinas contra a covid-19 enviado pelo Ministério da Saúde (MS). A remessa inclui 81 mil doses, sendo 24 mil destinadas a crianças e 57 mil para jovens e adultos. Os imunizantes serão armazenados na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi-RS), ligada à Secretaria Estadual da Saúde (SES), e repassados aos municípios conforme a necessidade de recomposição de estoques.
Também nesta semana começou a distribuição de mais 340 mil doses da vacina contra a influenza. Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES), o Estado já recebeu cerca de 2,2 milhões de doses contra a gripe em 2026. A previsão é de que o total alcance 5,2 milhões até o fim de maio, volume destinado aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS).
Os vírus respiratórios costumam ter maior circulação durante o outono e o inverno no Rio Grande do Sul. Entre eles estão o vírus influenza, o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador de bronquiolite em bebês, e o Sars-CoV-2, responsável pela covid-19.
Dados do painel de hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) apontam que o Estado registrou 3.808 internações em 2026 relacionadas a vírus respiratórios. Desse total, 656 ocorreram por influenza e 313 por covid-19. Crianças de até quatro anos representam 32,8% das internações, enquanto pessoas com 60 anos ou mais correspondem a 42,1% dos casos.
No mesmo período, foram contabilizados 254 óbitos por SRAG. Entre eles, 56 foram atribuídos à covid-19 e 47 à influenza. Segundo os dados da SES, 78% das mortes ocorreram entre idosos com mais de 60 anos.
A vacinação contra a gripe segue abaixo da meta estabelecida pelas autoridades de saúde. Até segunda-feira (18), haviam sido aplicadas 1.866.283 doses no Estado, o que representa cobertura média de 38,6% entre os grupos prioritários.
Entre os públicos com maior adesão estão:
idosos: 1.030.038 doses aplicadas, com cobertura de 43,3%;
gestantes: 34.088 doses, com cobertura de 40,6%;
crianças de seis meses a menores de seis anos: 144.001 doses, com cobertura de 21,7%.
Também fazem parte do público prioritário pessoas com doenças crônicas, profissionais da saúde, professores, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade e profissionais das forças de segurança.
A vacinação contra a covid-19 permanece indicada para idosos, gestantes, crianças pequenas, pessoas imunocomprometidas e grupos considerados mais vulneráveis. A orientação da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e do Ministério da Saúde (MS) é para que a população procure as unidades básicas de saúde (UBSs) para verificar a situação vacinal.

Oportunidade1 semana atrásRS Qualificação Recomeçar divulga datas e locais de cursos gratuitos em Canoas

Economia1 semana atrásPIS/Pasep 2026 começa a ser pago para nascidos em maio e junho nesta sexta-feira, 15
Assistência Social1 semana atrásCanoas promove sessão gratuita com exibição do último capítulo de “Três Graças” nesta sexta-feira

Sem categoria1 semana atrásCanoas realiza próxima mesa temática da revisão do Plano Diretor na próxima terça-feira, 19

Saúde1 semana atrásYpê pede chave PIX para reembolsar consumidores após suspensão de produtos pela Anvisa

Policial3 dias atrásOperação Mercato prende três suspeitos de integrar rede de tráfico em São Leopoldo

Policial5 dias atrásPolícia Civil deflagra Operação Judas para investigar esquema criminoso em empresa de Cachoeirinha

Esporte5 dias atrásCanoas abre inscrições para programa de auxílio esportivo 2026




















































