Saúde
Desassistência em hospitais será pauta de assembleia dos médicos nesta quinta-feira, 17


Foto: Juliane Soska
O futuro da assistência nas unidades antes administradas pelo Grupo de Apoio à Medicina Preventiva à Saúde Pública (Gamp) – dois hospitais (Pronto Socorro de Canoas e Hospital Universitário), duas UPAS e 4 CAPS – será pauta de assembleia extraordinária nesta quinta-feira, 17, dos médicos.
A plenária está marcada para as 18h30min, no auditório do HPSC (Rua Caçapava, 100, em Canoas). O Sindicato Médico do RS (Simers) destaca que, mesmo após a intervenção do município, segue o receio sobre as condições de atendimento da população.
Um dos motivos é a insegurança sobre o futuro da saúde no município, após o fim do processo, que teve início em 6 de dezembro de 2018 e tem prazo de 180 dias. Os médicos exigem um planejamento claro antes da conclusão da intervenção. A preocupação é evitar “qualquer chance de descontinuidade dos serviços”.
Na pauta da assembleia, estão ainda problemas que se tornaram rotina dos médicos, como o atraso no pagamento das férias, as distorções nos contracheques e a supressão de gratificações. Os salários de dezembro foram pagos. O Simers ressalta que os profissionais pretendem mapear todas as irregularidades e definir formas de mobilização.
Saúde
Simers diz que Centro Obstétrico do HU de Canoas suspendeu atendimentos por falta de médicos até 19h desta terça-feira, 11
Saúde
Rede Básica de Saúde de Canoas passa a oferecer implante contraceptivo hormonal gratuito

A partir do dia 23 de fevereiro, a rede de atenção básica à saúde de Canoas começará a disponibilizar gratuitamente o implante contraceptivo subdérmico Implanon. O método é considerado um dos mais confiáveis, com índice de falha de apenas 0,05%, superando até procedimentos como laqueadura e vasectomia.
O implante poderá ser usado por meninas e mulheres entre 14 e 49 anos. Para receber o serviço, é necessário agendar a colocação na Unidade Básica de Saúde de referência, após avaliação médica.
Além de prevenir a gravidez, o Implanon auxilia no tratamento de endometriose, adenomiose, miomas e sangramentos uterinos irregulares. Também contribui para reduzir cólicas e sintomas de TPM. O dispositivo pode ser removido a qualquer momento, e a fertilidade retorna rapidamente após a retirada.
Saúde
HU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS

Saúde1 semana atrásHU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS

Policial3 dias atrásPolicial militar que atuava em Canoas é preso por suspeita em envolvimento no desaparecimento de três pessoas da mesma família em Cachoeirinha

Geral1 semana atrásPrazo é de 90 dias para tirar título, regularizar situação ou transferir domicílio eleitoral

Cultura1 semana atrásSemana do Cinema começa nesta quinta-feira, 5, em Canoas com ingressos a R$ 10 e R$ 12
Geral1 semana atrásCorsan diz que abastecimento de água aos bairros Igara, São José e Brigadeira deve ser restabelecido até o final da manhã

Saúde1 semana atrásMinistério da Saúde passa a adotar o CPF como identificador único do Cartão SUS

Habitação1 semana atrásCanoas inicia fase de pós-mutirão para regularização de imóveis da Cohab em fevereiro

Política1 semana atrásVice-Prefeito Rodrigo Busato se reúne com Associação Comunidade 5 Colônias, criada pós-enchente























































