Cultura
Biblioteca comunitária promove 4ª Feira do Livro do Harmonia
Entre os dias 4 a 6 de setembro, de segunda a quarta-feira, ocorre a 4ª Feira do Livro Comunitária do Bairro Harmonia. O evento trará uma intensa agenda de encontros com escritores e palestras mostrando diferentes histórias na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Paulo I (Rua São Pedro Pescador, 525). A promoção é da direção da escola em conjunto com a Biblioteca Comunitária Simões Lopes Neto e a Associação Canoense de Escritores (ACE).
De acordo com o idealizador da Biblioteca, escritor Jairo Luiz de Souza, a entrada da Feira em uma escola é um grande ganho para o público e para os demais envolvidos. “É um espaço com boa estrutura, e que permite à gente trazer bons escritores não só canoenses, mas também de fora”, argumenta.
Na programação, com foco na literatura infantil, estão Dilan Camargo, patrono da quarta edição; Gerson Colombo, Gláucia de Souza, Adriana Tavares, Kalunga, Alexandre Brito, Maristela Buongiorno, Julio Ribeiro, Ana Godoy, Antonio Canabarro Trois Filho (o popular Tonito), Monika Papescu, Olegar Lopes, Angélica Rizzi, Shanti Rocha Teixeira, Demétrio Leite, Jonatan Ortiz, Vera Nascimento, Henrique Martins de Freitas, Nestor José Mayer, Gislaine Oliveira, Mário Pirata, Nelsi Urnau, Denise Wedman, Gelson Weschenfelder, Fernando Almeida, Álvaro Renato Lopes e Adrian dos de Lima. Completam a programação shows musicais, oficinas e apresentações teatrais.
Espaço feito por canoenses
A Biblioteca Comunitária Simões Lopes Neto funciona há nove anos no número 252 da Rua José Veríssimo. Em um espaço até então alugado para comércios, o contador e escritor Jairo Luiz de Souza resolveu promover a leitura a partir de sua coleção pessoal. “Eu tinha uns 250, 300 livros à época, e queria isso circulando”, explicou Jairo.
Pagando do próprio bolso e contando com parcerias como as da ACE, o acervo está sempre sendo expandido. É possível retirar livros e revistas tornando-se sócio. O custo? É só doar uma publicação para o espaço e fazer o cadastro.
Além da Feira do Livro, a biblioteca ainda promove diversas outras atividades durante o ano. No próximo dia 30 de setembro, por exemplo, ocorre o 1º Sarau de Libras da instituição, promovido por grupos da UFRGS e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A intenção é sempre promover não só o hábito de leitura, mas o hábito da escrita, principalmente entre os jovens.
A estrutura da biblioteca inclusive trabalha no sentido de ajudar aspirantes a escritor a melhorarem seus dons, com o apoio da ACE. “Queremos sempre ajudar. Começaremos, por exemplo, uma oficina de Redação para o ENEM no próximo dia 11”, apontou Jairo.
Jairo Luiz de Souza se coloca a ajudar desta forma por ter sido incentivado por vários outros escritores canoenses anteriormente. Segundo ele, o nome que mais lhe vêm à mente é o de Cícero Galeno Lopes. O escritor nascido em Uruguaiana e falecido no último mês de abril era padrinho da biblioteca. O Doutor em Letras pela UFRGS foi inclusive patrono da primeira edição da Feira do Livro Comunitária do Bairro Harmonia. “Foi alguém que me inspirou demais para seguir buscando a escrita enquanto atividade”, afirmou, em meio às lembranças.
Cultura
Ex-Miss Brasil Deise Nunes debate racismo e inclusão em palestra do Mês da Consciência Negra

A Secretaria de Cultura e Turismo realizou, na tarde desta quarta-feira, 26, a palestra “Racismo e Inclusão”, ministrada pela ex-Miss Brasil Deise Nunes, no auditório Sady Schivitz. A atividade integrou a programação do Mês da Consciência Negra e reuniu participantes interessados em discutir identidade, representatividade e inclusão.
Ao longo do encontro, Deise apresentou aspectos de sua trajetória pessoal e profissional. Ela iniciou a carreira de modelo aos 14 anos e, aos 18, tornou-se a primeira mulher negra a conquistar o título de Miss Brasil, em 1986, após vencer o Miss Rio Grande do Sul. No mesmo ano, representou o país em concursos internacionais, obtendo o terceiro lugar no Miss Sudamerica (Venezuela) e a sexta colocação no Miss Universo (Panamá). Também relembrou sua atuação na televisão em programas como Papos e Pratos, Terceiro Setor e participações em atrações como Os Trapalhões e Cassino do Chacrinha.
Durante a palestra, Deise destacou a necessidade de manter ativo o debate sobre identidade racial e os desafios enfrentados pela população negra. Segundo ela, apesar das conquistas, ainda há avanços a serem consolidados.
O secretário de Cultura e Turismo, Caio Flávio Quadros, destacou a importância de promover encontros como este, que fortalecem o debate sobre representatividade e ampliam o acesso a referências positivas.
” A atividades do Mês da Consciência Negra contribuem para inspirar jovens, valorizar trajetórias e reforçar a construção de uma sociedade mais igualitária”.
Cultura
13ª Parada Livre reúne cerca de 3 mil pessoas no Parque Eduardo Gomes, em Canoas

A 13ª Parada Livre de Canoas reuniu cerca de3 mil pessoas no Parque Eduardo Gomes, na quinta-feira, 20. O evento contou com atividades ao longo de toda a tarde e início da noite, fortalecendo o espaço de visibilidade e expressão da comunidade LGBTQIA+.
Entre as ações disponíveis ao público, estiveram o feirão de emprego, impressão de currículos, serviços de saúde com testagem rápida e distribuição de preservativos, praça de alimentação, discotecagem com DJ Cabeção, além de performances, artistas e shows que animaram o público presente.
A Parada contou com presenças de destaque, como Fabulo Rosa, Nicole Balls, a coordenadora de Políticas Públicas do Governo do Estado, Pitty Barbosa, a presidente do Conselho Estadual LGBT, Bianca Hilgr, presidente da OAB/RS, Luka Keller, que também é coordenadora da Parada Livre de Canoas e Miss Trans Diversidade do RS, além do secretário municipal de Cultura e Turismo, Caio Flávio Quadros.
Luka Keller reforçou a importância do encontro para a comunidade LGBTQIA+: “A Parada Livre é um espaço de resistência, acolhimento e celebração das nossas identidades. Cada pessoa que participa fortalece essa luta.”
O secretário Caio Flávio Quadros ressaltou o impacto social positivo do evento. Em sua fala, destacou, ” A relevância de iniciativas que promovam respeito, diversidade e inclusão, fortalecendo a construção de uma cidade mais aberta e acolhedora.”
Cultura
Canoas inaugura Galeria a Céu Aberto no bairro Guajuviras com foco em arte e cultura

Canoas inaugura nesta quinta-feira, 20, ás 14h, a Galeria a Céu Aberto no Hangar Cultural Oli Borges, localizado na Estrada do Nazário, 3150, no bairro Guajuviras, o evento será aberto ao público. O espaço foi estruturado para receber intervenções artísticas e ações culturais vinculadas ao território.
A iniciativa integra atividades promovidas pela Secretaria de Cultura e Turismo, com financiamento do Governo do Estado. A proposta é ampliar as áreas destinadas à produção cultural, disponibilizando um local para circulação de trabalhos visuais e atividades relacionadas à arte urbana.

Esporte1 semana atrásGrupo de atletas amadores mobilizam corrida noturna em Canoas

Fazenda1 semana atrásIPTU passa a ser emitido apenas em formato digital a partir de 2026 em Canoas

Saúde1 semana atrásSimers apresenta proposta de federalização do HU de Canoas à Secretaria Estadual de Saúde

Geral1 semana atrásPraça no bairro Harmonia afetada pela enchente é revitalizada e entregue à comunidade

Comunidade7 dias atrásSubprefeitura realiza reparos em erosões na Rua Nicolau Seibel, em Canoas

Animais3 dias atrásSenador Paulo Paim participa de audiência pública em Canoas sobre causa animal

Canoas7 dias atrásObras do dique Mathias Velho avançam após início da demolição de residências

Cultura1 semana atrásCanoas inaugura Galeria a Céu Aberto no bairro Guajuviras com foco em arte e cultura























































