Conecte-se conosco

header-top







 

15/07/2025
 

Cultura

Biblioteca comunitária promove 4ª Feira do Livro do Harmonia

Avatar

Publicado

em

Entre os dias 4 a 6 de setembro, de segunda a quarta-feira, ocorre a 4ª Feira do Livro Comunitária do Bairro Harmonia. O evento trará uma intensa agenda de encontros com escritores e palestras mostrando diferentes histórias na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Paulo I (Rua São Pedro Pescador, 525). A promoção é da direção da escola em conjunto com a Biblioteca Comunitária Simões Lopes Neto e a Associação Canoense de Escritores (ACE).

De acordo com o idealizador da Biblioteca, escritor Jairo Luiz de Souza, a entrada da Feira em uma escola é um grande ganho para o público e para os demais envolvidos. “É um espaço com boa estrutura, e que permite à gente trazer bons escritores não só canoenses, mas também de fora”, argumenta.

Na programação, com foco na literatura infantil, estão Dilan Camargo, patrono da quarta edição; Gerson Colombo, Gláucia de Souza, Adriana Tavares, Kalunga, Alexandre Brito, Maristela Buongiorno, Julio Ribeiro, Ana Godoy, Antonio Canabarro Trois Filho (o popular Tonito), Monika Papescu, Olegar Lopes, Angélica Rizzi, Shanti Rocha Teixeira, Demétrio Leite, Jonatan Ortiz, Vera Nascimento, Henrique Martins de Freitas, Nestor José Mayer, Gislaine Oliveira, Mário Pirata, Nelsi Urnau, Denise Wedman, Gelson Weschenfelder, Fernando Almeida, Álvaro Renato Lopes e Adrian dos de Lima. Completam a programação shows musicais, oficinas e apresentações teatrais.

Espaço feito por canoenses

A Biblioteca Comunitária Simões Lopes Neto funciona há nove anos no número 252 da Rua José Veríssimo. Em um espaço até então alugado para comércios, o contador e escritor Jairo Luiz de Souza resolveu promover a leitura a partir de sua coleção pessoal. “Eu tinha uns 250, 300 livros à época, e queria isso circulando”, explicou Jairo.
Pagando do próprio bolso e contando com parcerias como as da ACE, o acervo está sempre sendo expandido. É possível retirar livros e revistas tornando-se sócio. O custo? É só doar uma publicação para o espaço e fazer o cadastro.

Além da Feira do Livro, a biblioteca ainda promove diversas outras atividades durante o ano. No próximo dia 30 de setembro, por exemplo, ocorre o 1º Sarau de Libras da instituição, promovido por grupos da UFRGS e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A intenção é sempre promover não só o hábito de leitura, mas o hábito da escrita, principalmente entre os jovens.
A estrutura da biblioteca inclusive trabalha no sentido de ajudar aspirantes a escritor a melhorarem seus dons, com o apoio da ACE. “Queremos sempre ajudar. Começaremos, por exemplo, uma oficina de Redação para o ENEM no próximo dia 11”, apontou Jairo.

Jairo Luiz de Souza se coloca a ajudar desta forma por ter sido incentivado por vários outros escritores canoenses anteriormente. Segundo ele, o nome que mais lhe vêm à mente é o de Cícero Galeno Lopes. O escritor nascido em Uruguaiana e falecido no último mês de abril era padrinho da biblioteca. O Doutor em Letras pela UFRGS foi inclusive patrono da primeira edição da Feira do Livro Comunitária do Bairro Harmonia. “Foi alguém que me inspirou demais para seguir buscando a escrita enquanto atividade”, afirmou, em meio às lembranças.

Continuar a ler

Cultura

Espetáculo de Marionetes faz circuito em Canoas e Porto Alegre nesta semana

Redação

Publicado

em

Espetáculo de Marionetes faz circuito em Canoas e Porto Alegre nesta semana

Entre quinta, 17, e domingo, 20, o espetáculo ‘Trabalhadores’, criação do Ponto de Cultura Varanda Cultural fará um total de dez apresentações entre Canoas e Porto Alegre. O projeto é fomentado pelo Programa ‘Retomada Cultural RS – Bolsa Funarte de Apoio a Ações Artísticas Continuadas 2024.

Programação:

  • 17 de Julho, Quinta-feira
  • Local: Associação Pestalozzi \ Canoas – Rua Guilherme Schell 6206\ Centro
  • Apresentações as 11h e 13h30, com intérprete de Libras
  • 20 de Julho, Domingo
  • Local: Parque da Redenção (em frente ao Colégio Militar) \ Porto Alegre

Serão realizadas 8 apresentações a partir das 10h

Sinopse:

‘Trabalhadores’ é uma homenagem aos brasileiros presentes em nosso dia a dia, narrando poeticamente o cotidiano destes profissionais que são muitas vezes invisíveis para a população: varrendo a rua, entregando carta, carregando peso, vendendo doce, ou na lida da casa.

Os bonecos de fio criam um universo do qual é possível abraçá-los a partir do chão, convidando as crianças ao encantamento que a marionete proporciona.

Ficha Técnica

  • Direção, atuação e manipulação da trilha sonora: Cristiane de Freitas
  • Construtor das marionetes e Marionetista: César Augusto Camargo
  • Costureira e Figurinista das Marionetes: Lu Costuraria

Serviço

  • O QUE? Espetáculo de Marionetes ‘Trabalhadores’, com Varanda Cultural
  • QUANDO/ONDE? 17 de Julho, Quinta-feira – às 11h e às 13h30
  • Associação Pestalozzi (Rua Guilherme Schell 6206) -CANOAS
  • 20 de Julho, Domingo – a partir das 10h
  • Parque da Redenção (em frente ao Colégio Militar) Porto Alegre
  • ENTRADA FRANCA!
  • CONTATO: 5199105 6820– Varanda Cultural
Continuar a ler

Cultura

14º Festival Internacional Sesc de Música tem inscrições abertas para 2026

Redação

Publicado

em

14º Festival Internacional Sesc de Música tem inscrições abertas para 2026

A partir de 10 de julho estarão abertas as inscrições para a 14ª edição do Festival Internacional Sesc de Música, que acontecerá entre os dias 19 e 30 de janeiro de 2026, na cidade de Pelotas.

Realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Faculdade Senac, Bibliotheca Pelotense, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Unisinos e Expresso Embaixador, o evento é um dos mais relevantes encontros dedicados à formação e à difusão da música de concerto na América Latina, reunindo talentos do Brasil e do exterior em uma intensa programação de cursos e concertos.

“Para o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e IFEP, investir na cultura é fortalecer vínculos, ampliar repertórios e contribuir de maneira efetiva para uma sociedade mais sensível, criativa e coesa. O Festival sintetiza essa visão: um espaço de formação e de transformação social pela arte”, comenta o presidente, Luiz Carlos Bohn.

Em seu eixo formativo, o evento reúne professores renomados de 13 países como Alemanha, Argentina, Bulgária e Rússia que conduzem cursos especializados em instrumentos de orquestra, prática de banda sinfônica, música de câmara e choro, além de oferecer experiências coletivas em apresentações.

Voltado a músicos a partir de 14 anos com nível avançado de formação, o Festival oferece bolsas integrais e parciais para aulas de qualificação em violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor e baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição e choro (violão, sopros, acordeon, bandolim, percussão e cavaquinho).

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site www.sesc-rs.com.br/festival, até o dia 6 de agosto. O processo seletivo exige o envio de currículo artístico e vídeo de apresentação, e a divulgação dos aprovados ocorrerá em duas etapas: uma primeira chamada em 17 de setembro e, no dia 07 de outubro, uma segunda chamada.

Além da formação, o Festival também se destaca pela programação cultural gratuita, que descentraliza o acesso à música de concerto em diferentes espaços públicos e comunitários da cidade, como teatros, escolas, hospitais, comércios locais e na Praia do Laranjal. Na última edição, em 2025, o evento promoveu 63 apresentações que mobilizaram cerca de 45 mil pessoas, consolidando-se como um dos grandes momentos do calendário cultural gaúcho.

“O Festival Internacional Sesc de Música é uma afirmação de identidade cultural e uma oportunidade concreta de formação e transformação. A cada edição, a cidade se torna ponto de convergência para jovens músicos e grandes mestres vindos de todo o Brasil e de diversos países, consolidando-se como um verdadeiro polo da música erudita”, comenta o coordenador de Música do Sesc/RS, Anderson Mueller.

Para ele, essa convivência entre gerações, repertórios e escolas musicais “transforma Pelotas em um espaço privilegiado de intercâmbio entre tradição e renovação”.

Inscrições – 14º Festival Internacional Sesc de Música

  • Público-alvo: Maiores de 14 anos que já possuam nível avançado
  • Cursos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor e baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição e choro (violão, sopros, acordeon, bandolim, percussão e cavaquinho)
  • Período de Inscrições: 10/07 a 06/08
  • Canal para inscrição: www.sesc-rs.com.br/festival
  • Divulgação dos Selecionados e Matrícula 1ª Chamada: 17/09 a 30/09
  • Divulgação dos Selecionados e Matrícula 2ª Chamada: 07/10 a 21/10
  • Data do Festival: 19 a 30/01/2026
Continuar a ler

Cultura

Bruno Diegues se apresenta em Canoas com show de lançamento do DVD “Mais Uma Noite”

Redação

Publicado

em

Bruno Diegues se apresenta em Canoas com show de lançamento do DVD “Mais Uma Noite”
No sábado, 12 de julho, Canoas recebe Bruno Diegues, ex-vocalista do grupo Jeito Moleque, que desembarca pela primeira vez no Clube Tradição para o show de lançamento do seu novo DVD “Mais Uma Noite”. A noite promete emoção, nostalgia e muita música boa, reunindo sucessos que marcaram gerações e faixas inéditas que já conquistam o público.
Gravado em São Paulo, o audiovisual “Mais Uma Noite” traz 13 músicas inéditas e participações especiais de grandes nomes do gênero como Thiaguinho, Dilsinho, Ferrugem e Menos É Mais. O projeto, além de musical, tem uma proposta maior: é um evento de circulação nacional com foco em sustentabilidade, cultura e música, reforçando o compromisso de Bruno com a transformação social por meio da arte.
No repertório, o público pode esperar clássicos como “Eu Nunca Amei Assim” e “Amizade é Tudo”, além de faixas recentes como “É Louca a Volta que o Mundo Dá”, que mostram a versatilidade e a identidade musical do artista.
A noite começa às 21 horas, com abertura da casa. Os shows de aquecimento ficam por conta dos grupos CDP (22h30) e Balançai (00h). O show principal com Bruno Diegues está previsto para às 2h30 da manhã.

12 de julho (sábado)

Local: Clube Tradição (Av. Boqueirão, 801)
Horário: abertura da casa 21h
Shows de abertura: grupos CDP (22h30) e Balançai (00h)
Show principal com Turma do Pagode: 2h30
Ingressos: a partir de R$ 40,00
Pontos de venda:

Horários de atendimento na bilheteria:

  • Terça-feira: das 20h à 1h
  • Sextas e sábados: das 17h às 4h
Informações: WhatsApp: (51) 98403-1952
Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques