Conecte-se conosco

header-top


 






 

02/11/2024
 

Cultura

7º Festia ocorre de 1º a 10 de setembro em Canoas

Avatar

Publicado

em

A 7ª edição do Festia – Festival Internacional de Teatro em Canoas ocorre de 1º a 10 de setembro, com uma intensa programação gratuita. Serão 15 espetáculos em diversos espaços da cidade, de grupos locais e companhias do México, Rio de Janeiro, Alagoas e São Paulo, além de diversas atividades formativas.

Em 2017 o homenageado do Festia é João Silva Máximo, artista plástico e também fundador e diretor do grupo Podem Ter Inço no Jardim, de Canoas, companhia em atividade há mais de 30 anos através do teatro popular como oficinas gratuitas, cursos, montagem de espetáculos e intervenções urbanas.

Durante todo o festival, o público poderá conferir a exposição “Mãe Preta, Mãe África”, de Máximo, que estará em cartaz na Casa das Artes Villa Mimosa. Além de seu trabalho no grupo, o artista também produz esculturas em madeira, com inspiração na temática africana, projeto que desenvolve desde 2007. A forma arredondada da matéria prima (madeira bruta) é transformada em carrancas, rostos e corpos que remetem ao povo africano e seus descendentes.

A programação inicia às 15 horas do dia 1º de setembro, com o espetáculo “Nocturnos”, de Daniel Toledo, do México, inédito no Brasil. O espetáculo de bonecos conta a história de um homem que tenta lembrar uma melodia enquanto evoca histórias da noite. Morte, aventura e sonhos estão envoltas em mistério e magia de objetos e bonecos. A apresentação ocorre no Auditório da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

No mesmo dia, às 21 horas, no Estúdio Black Bird, a banda Mondo Calado, de Canoas, apresenta um som que mescla o peso, groove e poesia de formas bem particulares. O evento também contará com a performance de intervenção urbana “Sonorização Poética” de Arthur Côrtes. O artista e seus instrumentos sonoros com muita descontração e curiosidades propõem um minuto de interação cultural com poesia. Para conferir todas as atrações e programação, acesse: festivalfestia.wordpress.com | facebook.com/festivalfestia.

Continuar a ler

Cultura

Festival de música em Canoas visa fomentar a economia criativa e ajudar a comunidade após enchente

Redação

Publicado

em

Festival de música em Canoas visa fomentar a economia criativa e ajudar a comunidade após enchente
Vem aí o Monofest, um festival de música organizado pela banda Monocromática, que chega com tudo para dar um gás à cultura e à economia criativa em Canoas.
De acordo com os organizadores, o Monofest é mais do que um festival de música, “o evento no Gremave Facefeest, será um ponto de encontro para quem curte arte”.
Monofest

Ingressos aqui.

Continuar a ler

Cultura

Sarau cultural com feira de variedades reúne população canoense e artistas

Redação

Publicado

em

Sarau cultural com feira de variedades reúne população canoense e artistas

Todo 2º sábado de cada mês, o LAB (Laboratório-Escola de Arte Popular) realiza um sarau cultural com uma feira de variedades que reúne a população canoense, artistas e muita gente para um dia recheado de arte, cultura, lazer e bem-estar.

O Sarau do LAB é um espaço livre, cultural e social onde qualquer pessoa pode participar com apresentações, exposições ou com vendas de produtos autorais e serviços personalizados, gerando economia solidária, sustentável e criativa.

E a 14ª Edição do Sarau do LAB, que acontece dia 9/11, das 14h às 22h, na Casa das Artes Villa Mimosa, está repleta de agentes criativos expondo, comercializando e compartilhando produtos e serviços personalizados, atrações culturais, atividades formativas e muita arte!

Confira os stands criativas para essa edição:

  • Artesanato, bijuterias e produtos autorais;
  • Crochês e acessórios para a casa;
  • Brechó e roupas personalizadas;
  • Moda étnica e sustentável;
  • Flash Tattoo com preços populares;
  • Produtos de temática medieval;
  • Velas aromáticas, essências, perfumes, sabonetes e loções;
  • Cosméticos para cabelos e peles afro;
  • Brinquedos artesanais;
  • Quadros, pinturas, adesivos, stamps e muito mais;
  • Praça de alimentação com doces, salgados, crepes, licores, drinks e sucos naturais.

Confira a programação cultural e formativa:

  • Jogos e brincadeiras medievais como swordplay, arqueirismo e caça ao tesouro;
  • Encontro de board games, card games e RPG;
  • Clube de desenho com materiais livre para uso;
  • Karaokê e palco aberto;
  • Workshop de pole dance;
  • Apresentações artísticas;
  • Exposição de arte;
  • Música ao vivo;
  • Live Painting com prêmio em dinheiro;
  • Concurso de melhor performance e maquiagem com prêmio em dinheiro;

Serviço

O que: Sarau do LAB – 14ª Edição
Onde: Casa das Artes Villa Mimosa | Rua Guilherme Schell 6270, Centro – Canoas/RS
Quando: 09/11 – Das 14h às 22h
Quanto: Entrada Franca
Público: Livre
Informações: Whats: (51) 9 9625.9773 (com Bruno) I Instagram: @laboratorioescola

Inscrições

Estão abertas as inscrições para o Sarau do LAB, evento que ocorre em Canoas todo 2º sábado de cada mês, promovido pelo o LAB (Laboratório-Escola de Arte Popular).

O evento consiste num sarau cultural com uma feira de variedades que reúne a população canoense, artistas e muita gente para um dia recheado de arte, cultura, lazer e bem-estar.

O Sarau do LAB é um espaço livre, cultural e social onde qualquer pessoa pode participar com apresentações, exposições ou com vendas de produtos autorais e serviços personalizados, gerando economia solidária, sustentável e criativa.

Estrutura

O evento fornece toda a estrutura para feirantes com mesas, cadeiras, gazebos, liberação para vendas, isenção de taxas, além do espaço.

Para artistas, é possível fazer apresentações de rua ou sala contando com uma estrutura compacta de palco, som e luz. Já para as oficinas, serão disponibilizadas salas adequadas ou espaços alternativos, dependendo do local do sarau.

Inscrições: https://forms.gle/EWmSJCJwf8AaNKfb8

Continuar a ler

Cultura

2º Festival de Cinema de Canoas anuncia filmes selecionados para mostras competitivas

Redação

Publicado

em

2º Festival de Cinema de Canoas anuncia filmes selecionados para mostra competitiva

Os 35 filmes que irão concorrer nas mostras competitivas do 2º Festival de Cinema de Canoas (FECIC) foram anunciados no lançamento oficial do evento.

A atividade ocorreu na manhã desta quarta-feira, 16, no Parque dos Rosa, em Canoas, com a participação de um grande grupo de artistas e promotores culturais da cidade.

Em clima de emoção, foram apresentados os detalhes da segunda edição, que acontecerá de 15 a 17 de novembro, no SESC Canoas. Foram apresentados, também, os homenageados do 2º FECIC.

Homenagens

As homenagens de 2024 enaltecem o trabalho do grupo De Pernas pro Ar, por sua criatividade e arte nos palcos e no cinema; de Wilton Soares Martins, gerente da Loccal Cinema e televisão, grande e inestimável parceira de toda a comunidade cinematográfica gaúcha; a produtora Gisele Hiltl, responsável por grandes filmes do cinema gaúcho, entre eles o premiado Anahy de Las Misiones; e o ator gaúcho Werner Schunemann, também cineasta, diretor e roteirista, intérprete, entre outros personagens, do general Bento Gonçalves na minissérie A Casa das Sete Mulheres (Globo, 2003).

Comissão de Avaliação

Foram cerca de 20 dias de trabalho da Comissão de Avaliação, formada pelo jornalista e crítico de cinema Jorge Ghiorzi (Porto Alegre/RS), pelo realizador audiovisual Alexandre Estevanato (São José do Rio Preto/SP) e pelo youtuber, podcaster e colunista do jornal Timoneiro, Dion Cosentin (Canoas/RS).

Filmes selecionados

Ao todo, são 35 selecionados para as três categorias: 11 na Estudantil, nove na Municipal e 17 na Estadual. Dois filmes da categoria Municipal foram classificados também para a Estadual, o que leva ao total de 35 curtas-metragens nas mostras competitivas de 2024.

Entre as presenças no evento de lançamento, estavam o secretário de Cultura de Canoas, Eliezer Pacheco, o diretor do SESC Canoas, Cleberli Arruda, os diretores Rogério Rodrigues (entre outros filmes, do longa  Além de Nós), Gilberto Perin (criador da série Curtas Gaúchos), e o coordenador geral do Metropolitano RS – Ecossistema Audiovisual, Rafa Ferretti.

Sobre o evento

O FECIC ocorrerá de 15 a 17 de novembro, com entrada franca, no SESC Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro). A participação dos concorrentes também é gratuita. O Festival estava inicialmente programado para junho, mas teve sua data adiada em razão da tragédia climática.

O 2º Festival de Cinema de Canoas é uma realização da Prosa Filmes, Secretaria Municipal da Cultura de Canoas e Ministério da Cultura, financiado com recursos federais da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022).

Conta com apoio do SESC Canoas e parceria especial da Locall – Cinema e Televisão, além de gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora.

Mais informações em festivaldecinemadecanoas.com.br.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm