Conecte-se conosco

header-top







 

07/12/2025
 

Geral

Faviero Veículos completa 30 anos de ativiadade em Canoas

Avatar

Publicado

em

Monique Mendes

Em agosto de 1987, a Faviero Veículos iniciou as atividades na cidade de Canoas. Com poucos veículos à venda, mas com os mesmos princípios éticos que mantém até hoje, a empresa superou a crise econômica que ocorria no país na época e se firmou no mercado pela excelência no atendimento e alto padrão de qualidade em veículos seminovos.

A Faviero Veículos carrega em seu DNA muitos dos valores do seu proprietário, Luiz Antônio Chemello Faviero, 55 anos. Foi impulsionado pelo amor à profissão e pelos quatro filhos, dos quais se orgulha. Faviero recebeu a equipe do jornal O Timoneiro em sua sala e compartilhou momentos desta história de 30 anos de trabalho, que se mescla com sua própria história pessoal.

Jornal O Timoneiro – Você foi vendedor de carros antes de abrir o próprio negócio. Como iniciou a Faviero Veículos?

Luiz Faviero: Depois de cinco anos de experiência na área passando por revendas autorizadas Wolksvagem, Chevrolet, Fiat, resolvi, em agosto de 1987, ter o meu próprio negócio. Estávamos em meio a uma crise muito grande no mercado brasileiro, onde não se conseguia vender carro e o setor foi para lama. Muitas lojas fecharam, entre elas estava uma que tinha sede em Porto Alegre e havia encerrado as operações aqui em Canoas. Falei com eles, deixei meus documentos e propus levar uns carros para lá e vender. Uma semana depois eu voltei e pude iniciar o meu negócio. Quando cheguei na loja já coloquei o nome Faviero Automóveis. Acredito que quando a pessoa põe o seu nome, isso dá uma credibilidade imensa. Aprendi sozinho, pela vida, que honestidade é a primeira coisa que se deve ter. Sem honestidade não se vai a lugar nenhum. Apenas em 1994, viemos para esse local, aqui na Getúlio Vargas, que é uma sede boa e própria. Estamos neste ponto há quase 24 anos.

Jornal O Timoneiro – Como foi manter um mesmo negócio no mercado por 30 anos?

Luiz Faviero – Foi muito difícil nestes anos todos. Tive momentos de ficar até dois anos seguidos perdendo dinheiro. No início do governo Lula, onde o crédito para carro zero sem entrada foi fomentado, ninguém queria saber de carro usado, apenas carro novo. Foi um momento bem difícil para nós que vivemos da venda de carros usados. Em 1994, fui algumas vezes para os Estados Unidos, que têm o mercado de automóveis que a gente se espelha mais, para saber o que estava acontecendo com o Brasil, já que ninguém queria mais carro usado. Quando comecei existiam umas 15 lojas de carros em Canoas, hoje devemos ter por volta de umas 250 lojas na cidade. Em 2013, por um acaso do destino, eu passei por outra perda grande, que foi o falecimento do meu segundo filho, Felipe Faviero, num acidente fatal de carro. Ele era o meu braço direito e já fazia tudo aqui. Gerenciava, resolvia todos os negócios e nada passava sem o aval dele. Eu só ficava na administração. Hoje tenho a sorte de ter meus outros dois filhos trabalhando e aprendendo comigo. O Ricieri, que veio para loja quando tinha 15 anos e pretende dar seguimento no negócio, e o Luca, que está com 16 anos e trabalha meio turno comigo faz dois anos.

Jornal O Timoneiro – Quais são os diferenciais da sua empresa e como vê o futuro das vendas com as novas tecnologias que o mercado oferece, como: redes sociais, sites e aplicativos?

Luiz Faviero- A gente cuida bem do nosso cliente. Prezamos pela confiança, credibilidade, fidelização. Trabalhamos muito com fidelização. Não vendemos mais automóveis há muito tempo, vendemos confiança. Damos garantia dos nossos carros e antes de vender eu tenho certeza que usaria esse veículo. Pode ser do ano mais baixo que for, se tiver aqui para vender é porque está bom. Vamos fidelizando e mantendo nossos clientes. Hoje 60% da nossa venda mensal é de clientes, os outros 40% são novos. Buscamos no mercado o melhor carro possível, revisamos antes de vender para as pessoas não se preocuparem, como se estivessem comprando um carro novo. Sobre as tecnologias, acho fundamental e nos mantemos atualizados. Temos face e um site para venda dos veículos é fundamental hoje em dia. Acredito que mais de 80% da nossa venda, seja cliente novo ou antigo, olha primeiro no site. Nada vai funcionar se a pessoa não puder olhar no celular, dentro do carro, onde estiver. Temos uma boa câmera fotográfica para dar qualidade perfeita nas fotos. Precisamos melhorar, tudo precisa melhorar, mas a gente está sempre buscando esse aprimoramento e novidades.

Jornal O Timoneiro – Como você se vê como profissional e quais são os projetos da empresa para o futuro?

Luiz Faviero – Hoje, eu estou maduro e acredito que cheguei no nível mais alto de uma profissão. Tenho conhecimento total do meu negócio e conheço todo o processo do início ao fim. Me sinto capaz de ensinar e formar discípulos para que no futuro eles toquem a loja e eu consiga descansar em paz. Vou trabalhar até morrer, porque eu gosto do que faço, gosto de vir para loja, gosto do meu pessoal. Todo mundo se sente bem, é bem tratado aqui. Não vamos parar nunca e estaremos sempre buscando crescer. No ano que vem vamos inaugurar uma nova sede, que fica aqui pertinho. Ela será bonita, aconchegante, tudo pensado no melhor para os nossos clientes.

Continuar a ler

Geral

Canoas recebe certificação do programa Desenvolve Município após apresentar Plano de Atração de Investimentos

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), recebeu a certificação do programa Desenvolve Município, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Sul (SEDEC), em parceria com a Agência InvestRS, Famurs e Unisinos. O programa tem como objetivo fortalecer a gestão pública e promover o desenvolvimento econômico local.

A certificação foi obtida após oito semanas de atividades, incluindo aulas, mentorias e trabalhos técnicos. Durante o processo, a equipe da SMDEI elaborou diagnósticos, análises e estratégias de longo prazo voltadas ao crescimento do município. O resultado foi o Plano Municipal de Atração de Investimentos, com mais de 80 páginas, entregue às instituições promotoras do programa.

O plano reúne indicadores econômicos, diretrizes estratégicas, mapeamento de vocações, propostas de políticas públicas e ações voltadas à competitividade de Canoas nos próximos anos. Segundo a SMDEI, o documento também contém informações que orientam a atuação do município baseada em dados, planejamento e cooperação com o setor produtivo.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, afirmou que a certificação representa um avanço para o município e destacou que o plano foi construído coletivamente com a participação de diferentes setores.

Com a certificação, Canoas passa a integrar os municípios do estado que participam do programa, que busca implementar planejamento estratégico e iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico.

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 6 de dezembro, no bairro São José

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas realiza, neste sábado, 22, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, das 9h às 12h, na Rua Ramiro Barcellos, 1450, em frente a EMEF Leonel Brizola, no bairro São José. A iniciativa, promovida em datas específicas, leva serviços públicos diretamente às comunidades, ampliando o acesso da população a atendimentos essenciais.

Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, saúde, vacinação, orientação de testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de assistência social. Também haverá suporte para compra assistida e orientações de diversas áreas da administração municipal.

A programação contará ainda com doações e recebimentos de roupas, Orientação e encaminhamento para confecção das carteiras CIPTEA e CIPFIBRO, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, confecção de currículos. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.

Continuar a ler

Geral

Canoas leva conscientização sobre violência contra a mulher para escolas municipais

Redação

Publicado

em

Foto: Vinícius Thormann/PMC

Dentro da programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, a cidade de Canoas tem investido em ações de prevenção dentro das escolas. O projeto Educar para Proteger: Uma Visão Escolar sobre a Violência contra Meninas e Mulheres, coordenado pela Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão, aborda tipos de violência, canais de denúncia e o trabalho da rede de apoio junto a estudantes do 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas municipais.

A primeira edição da iniciativa começou na segunda-feira, 1, e segue até a próxima terça-feira, 9, percorrendo quatro escolas da cidade. Em cada palestra, servidoras da secretaria e representantes da rede de apoio conversam por cerca de uma hora e meia com os estudantes, compartilhando informações e ouvindo relatos e experiências dos alunos. Na quarta-feira, 3, a ação ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Francisco Pinto Bandeira, no bairro Rio Branco, com a participação de soldados da Patrulha Maria da Penha do 15º Batalhão de Polícia Militar (15º BPM).

“Estamos aqui para trazermos e expormos esse tema da violência contra a mulher para as meninas, para que a conscientização aconteça desde cedo, na escola, para que elas saibam onde buscar apoio, para que conheçam a rede de apoio, a ampla extensão desta rede, e saibam que elas não estão sozinhas, que nós estamos aqui para ajudarmos no que elas precisarem”, comenta a soldado da Patrulha Maria da Penha do 15º BPM, Suzamara Müller Lages.

Diretora da Diretoria da Mulher, Sara Amaral Alves explica que a ideia é, no ano que vem, intensificar a ação, realizando as visitas durante todo o ano nas escolas e não apenas durante a campanha dos 21 Dias de Ativismo.

“Nossa avaliação tem sido muito positiva destas primeiras palestras. Percebemos que a maioria dos jovens não tem informação de onde procurar ajuda e é isto que estamos fazendo, disseminando a informação e a nossa rede de apoio”, diz.

Professora do 9º ano, Lisete Terezinha Pires Garcia aprovou a iniciativa.

“É algo importantíssimo de se tratar dentro da sala de aula, sobretudo diante da grande incidência de ocorrências de violência contra a mulher. Muitas vezes os alunos vivenciam isso dentro de casa e não sabem a quem recorrer, onde procurar ajuda”, conta.

O estudante Jackson Sousa Trindade, 15, também aprovou a discussão do tema com a turma.

“Acho importante porque muitos tipos de violência não são muito conhecidos e acabam sendo normalizados, como a violência psicológica. Também os motivos que acabam fazendo com que as mulheres continuem com os agressores, como medo e dependência emocional ou financeira”, destaca.

O projeto seguirá nesta sexta-feira, 5, na EMEF Rio Grande do Sul, no bairro Mato Grande, das 8h15 às 10h, e na terça-feira, 9, na EMEF Santos Dumont, no bairro Niterói, das 19h às 20h30. A campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher é um evento global que visa sensibilizar, mobilizar e engajar a sociedade na luta contra todas as formas de violência, acontecendo de 20 de novembro a 10 de dezembro.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques