Geral
São Cristóvão reúne motoristas devotos há 60 anos no bairro Igara
Marcelo Grisa
Na manhã do último domingo, 30 de julho, ocorreu a 60ª edição da Festa de São Cristóvão, no bairro Igara. Reunindo, de acordo com a organização, mais de quatro mil pessoas e dois mil veículos, os fiéis seguiram uma rota que passou pela BR-116. Além disso, o cortejo com a imagem do santo padroeiro dos motoristas passou pelas Avenidas Boqueirão e Guilherme Schell, além da Rua Tupi, onde fica a sede da paróquia que leva seu nome.
Carregando Jesus consigo
A lenda de São Cristóvão, assim chamado por ser “aquele que carrega a Cristo”, fala do filho de um rei, dotado de grande força e altura, chamado Reprobus. Convertido à fé cristã, ele não se ajoelhava para rezar, mas fazia a travessia de pessoas por um perigoso rio. Um dia, uma criança que ele carregava tornava-se cada vez mais pesada: ela se revelou como o próprio Jesus. Depois disso, Reprobus realizou milagres que despertaram a fúria do governador romano local. Cristóvão tornou-se mártir, comemorado no dia 25 de julho.
Missa
Às 8 horas, ocorreu a missa em honra a São Cristóvão, celebrada por Dom Aparecido Donizeti, bispo auxiliar de Porto Alegre. Para ele, quando se coloca a devoção a um santo, é necessário lembrar de suas qualidades. “Um motorista devoto precisa cultivar essas virtudes, tais como a mansidão, a paciência e a prudência, para levar Jesus em segurança no seu coração”.
Participando pelo primeiro ano como pároco no bairro Igara, o Padre Egon Binsfeld abençoou os carros e motoristas ao final da carreata. “Por meses, esta é a preparação de uma grande equipe. Esta é a maior expressão da nossa comunidade, formando e chamando a esta família de fé”, aponta.
Além de São Cristóvão, a missa, que foi atendida também por vereadores e secretários municipais, lembrou dos 300 anos do descobrimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida, que começou a devoção à padroeira do Brasil.
Preparação e celebração
Antes disso, a festa já começava a ser preparada por uma equipe de cerca de 130 pessoas da comunidade, entre festeiros, assadores e demais organizadores. A segurança foi feita com o auxílio de seis agentes da Brigada Militar, mais seis equipes da Guarda Municipal e 20 agentes de trânsito, além do apoio da Polícia Rodoviária Federal.
O único problema aconteceu por uma questão de organização na saída da procissão. De acordo com fiéis presentes, em anos anteriores era feita fila única a partir da Rua Itu. Entretanto, para a edição deste ano, foi feita também uma fila na própria BR-116, para onde a rua desemboca, de forma que devotos vindos de Porto Alegre pudessem se juntar ao cortejo. O ajuste fez com que vários motoristas e caminhoneiros ficassem parados na saída da Rua Itu por, pelo menos, meia hora. Ao fim da carreata, que começou perto das 9h30min, foram servidos cerca de mil almoços para os presentes. “O resultado pleno do trabalho da comunidade é visto hoje, no ápice da festa. A gente procura atender bem a todos, com o carinho, o amor que Jesus nos mostrou”, afirma o voluntário Valmor Bienert.
A professora Emileine Karwinski levou toda a família para ajudar na festa de São Cristóvão. “É bom estar aqui e passar essa vivência também para os filhos. A gente se envolve junto, é algo bom inclusive para a educação deles”, explica.
O motorista César Silveira, morador do bairro Igara, vem de uma família que tem no volante seu ganha-pão. “Eu venho desde a minha infância. Acima de tudo, hoje eu busco na fé uma forma de trabalhar mais tranquilo, com mais segurança”, argumenta.
Geral
Comissão da Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa do RS promovem seminário sobre impacto do assoreamento dos rios nas enchentes do RS

“É preciso enfrentar de forma objetiva o problema do assoreamento dos nossos rios. Vamos reunir especialistas e representantes de diferentes instituições para construir caminhos viáveis e seguros para para que os efeitos de futuras chuvas possam ser minimizados. O povo gaúcho não pode continuar vivendo sob a ameaça constante das enchentes”, afirma o deputado Marcel van Hattem.
“Afinal, quanto custa a dragagem total? E parcial? Mais importante: quanto custa não dragar? Eu acredito que o investimento na prevenção é o que pode proteger as nossas cidades. Por isso abrimos este espaço. Para ouvir os gestores municipais e autoridades no tema, analisar os dados e entender cada realidade. Só assim poderemos tomar as melhores decisões para o nosso estado”, destaca Camozzato.
Geral
Mulheres são 79% dos inscritos para programa CNH Social; sorteio é dia 17 de julho

Encerrado o prazo para as inscrições para a CNH Social, DetranRS e Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) divulgam os primeiros números do programa, que oferecerá 3 mil serviços de habilitação gratuitos para pessoas em situação de vulnerabilidade inscritas no CadÚnico ou Devolve ICMS. O grande destaque foram as mulheres, que representaram 79% do total de 281.543 inscritos. Mais de 221 mil candidatas se inscreveram.
A habilitação para as categorias A e B (carro e moto) representou 86% das inscrições do programa (mais de 241 mil), considerando ambos os gêneros. Os demais serviços tiveram quase 40 mil inscritos (23,3 mil para adição e 16,5 mil para mudança de categoria).
Inscritos pelo Estado
Os municípios com o maior número de inscritos são:
- Porto Alegre (64.507)
- Pelotas (13.910)
- Canoas (9.928)
- Santa Maria (7.331)
- Bagé (6.821)
- Uruguaiana (5.599)
- São Leopoldo (5.465)
- Gravataí (4.034)
- Novo Hamburgo (3.840)
- Caxias do Sul (3.693)
- Passo Fundo (2.955)
Sorteio
A seleção dos candidatos será realizada por sorteio, com coordenação técnica da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs), no dia 17 de julho. Será utilizado o aplicativo de sorteio da Nota Fiscal Gaúcha, seguindo as mesmas regras de aleatoriedade, segurança e auditoria daquele programa. A aleatoriedade será garantida pelos números da loteria federal, que serão utilizados como chave para a geração dos bilhetes.
Após o sorteio no dia 17 de julho, o DetranRS fará a verificação dos requisitos de acesso ao programa por meio de consulta a Base Nacional de Condutores. Serão eliminados candidatos que não cumprirem todas as exigências do edital: pessoas que já possuem serviço de habilitação aberto ou estão com processo de suspensão ou cassação em aberto ou, ainda, que cometeram crime de trânsito.
A divulgação dos contemplados será na segunda-feira (21/7), no site do DetranRS. A lista também será posteriormente publicada no Diário Oficial do Estado. Os inscritos poderão consultar sua situação no sorteio pela Central de Serviços e os contemplados serão informados pelo e-mail cadastrado no momento da inscrição.
Abertura do processo de habilitação
Os candidatos selecionados no sorteio deverão realizar a abertura do processo de habilitação no Centro de Formação de Condutores de sua preferência em até 45 dias (até o dia 05 de setembro).
Além das condições e documentos necessários para a abertura do procedimento de habilitação (RENACH), o candidato deverá apresentar comprovação de que mora no Estado por no mínimo dois anos. Também deve declarar responsabilidade sobre as informações prestadas e de que conhece e aceita todas as condições de participação no Programa CNH Social.
Comunidade
Quarta edição do Prefeitura na Tua Casa será no bairro Harmonia no sábado, 12

A Prefeitura de Canoas informou que a quarta edição do Prefeitura na Tua Casa será no sábado, 12, no bairro Harmonia. O evento será realizado na Rua José Veríssimo, ao lado do Campo Marcílio, das 9h às 12 horas.
A ação contará com diversos serviços e atendimentos aos canoenses, além da presença das secretarias no local. Haverá vacinação, distribuição de testes rápidos, CRAS Móvel, doação de livros, entre outros.
De acordo com a gestão municipal, o evento tem como objetivo aproximar a prefeitura dos cidadãos de Canoas. As demais edições se mostraram um espaço aberto à ouvir as demandas dos canoenses e encaminhar às pastas responsáveis, o que possibilita uma solução mais eficaz e ágil.
Prefeitura na Tua Casa
- Data: Sábado (12)
- Horário: 9h às 12h
- Local: Rua José Veríssimo, ao lado do Campo Marcílio – Harmonia, Canoas
- Executivo4 dias atrás
Novo Centro Administrativo de Canoas vai integrar secretarias e prevê economia de R$ 8 milhões por ano
- Canoas5 dias atrás
Estado libera R$ 179,6 milhões para recuperação do sistema de proteção contra cheias em Canoas
- Saúde5 dias atrás
Unidade de saúde Mathias Velho passa a atuar como retaguarda da UPA Liberty com hotário estendido até 22 horas
- Literatura6 dias atrás
Seguem abertas as inscrições para o Edital de Credenciamento de Escritores Canoenses
- Esporte5 dias atrás
Gabriela Paz surge como mais nova promessa no skate em Canoas
- Sem categoria3 dias atrás
Estão abertas as inscrições para mais de 400 cursos online gratuitos oferecidos pelo IFRS
- Política1 semana atrás
Iniciam depoimentos de testemunhas de defesa e acusação do processo de impeachment do vereador Ezequiel (PL)
- Educação5 dias atrás
ESTEIO: Aprimora oferece qualificação inicial para servidores públicos