Conecte-se conosco

header-top

enchentes rio grande do sul






 

07/09/2024
 

Geral

Prefeitura encerra contratos com associações alvos de denúncias

Avatar

Publicado

em

Em 2 de abril de 2015, O Timoneiro denunciava que pessoas sem experiência nem qualificação eram contratadas para atender os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Irma Chies Stefani, no Pitangueiras, em Canoas. Esta era apenas uma das irregularidades que foram apontadas em uma série de reportagens sobre a gestão compartilhada entre Prefeitura Municipal de Canoas e duas associações, a Assocepim e o Instituto Anjos e Marmanjos, em um total de 10 escolas.

Passados pouco mais de dois anos das denúncias deste jornal, a Prefeitura rompeu com as associações após realizar uma sindicância interna e comprovar que tudo o que foi denunciado era verdade. Os riscos de descontinuidade das aulas dos alunos e da perda do emprego dos profissionais contratados pelas entidades deixou comunidades escolares em pânico e a Prefeitura finaliza contratações de emergência para manter o serviço até o final do ano. Relembre, agora, as denúncias de O Timoneiro comprovadas pela sindicância.

Sindicância

O Timoneiro teve acesso à informações da Comissão Especial Permanente de Sindicância n4, aberta em 27 de março de 2017, por determinação do prefeito Luiz Carlos Busato, após o governo receber, no dia 11 de janeiro, uma comissão de pais de alunos e ex-funcionários das associações, quando diversas denúncias foram feitas. A Sindicância concluiu que “houve irregularidades no processo licitatório quanto às planilhas de custos do Instituto Anjos e Marmanjos (…) o que poderia ser motivo de impugnação do processo…”. Além disso, encontrou irregularidades nos atestados de capacidade técnica das associações e, outro item grave também denunciado por O Timoneiro, um possível favorecimento, pois um servidor da Educação envolvido no processo era vice-presidente da Assocepim, o que explicaria as denúncias feitas de que as associações eram avisadas antes das fiscalizações da Secretaria de Educação.

Profissionais sem qualificação

A primeira denúncia foi de que os profissionais que cuidariam dos alunos eram contratados de qualquer jeito, sem a mínima exigência de experiência e preparo. O Timoneiro trouxe relatos sobre como eram contratados, com chamamentos em paradas de ônibus e entrevistas que se limitavam a “Você gosta de criança?”. A sindicância ouviu diversos profissionais contratados pelas associações e comprovou que boa parte pelo menos não atendia nem ao que fora contratado com o município nem com que a legislação exige, encontrando erros tanto por parte das instituições quanto por parte da Prefeitura, recomendando a atual administração que tomasse medidas a fim de assegurar a qualidade no atendimento escolar.

No documento da apuração oficial consta ainda que as “auxiliares de creche contratadas só tinham o Ensino Médio e com nenhuma formação na área da educação”. Os casos de maus tratos, segundo a sindicância, se deram na maioria das vezes com estas auxiliares que, como conclui o texto, “pode representar a falta de conhecimento na área educacional”.

Maus tratos

Em 11 de dezembro de 2015, O Timoneiro publicou denúncias de pais de alunos da EMEI Julieta Villamil Balestro, no bairro Igara, de que crianças estariam sendo agredidas física e psicologicamente por uma educadora. Após as denúncias, a profissional foi apenas deslocada para outra escola, não sendo demitida. A sindicância ouviu testemunhas e analisou atas internas da Secretaria de Educação e concluiu que os fatos eram até maiores do que o inicialmente suposto: “Ainda que sejam fatos relatados por mães e até por profissionais, estas tais práticas não podem ser desconsideradas, pois não se tratam de ocorrências isoladas, mas de fatos recorrentes em todas as escolas de acordo com as cópias das atas que estão adensadas neste processo”.

Problemas administrativos e estruturais

As pessoas ouvidas relataram e comprovaram diversas irregularidades já denunciadas há dois anos por O Timoneiro, como a falta de profissionais – serventes trabalhando na cozinha, por exemplo – atraso nos pagamentos de salários, crianças sentadas no chão sem tapete durante atividades, dentre outros problemas de gestão.

As construções inacabadas das escolas – situação também denunciada na primeira matéria de O Timoneiro – e a falta de reparos e conservação por parte das associações também foi apontado pela sindicância como um grave problema encontrado. Problemas nas redes de água e elétrica foram abundantemente encontrados. Também havia “menor número de mesas, cadeirinhas e caminhas do que o número de crianças matriculadas”.

Fim dos contratos

A Sindicância recomendou ao prefeito a não continuidade dos contratos com as entidades Assocepim e Instituto Anjos e Marmanjos por constatar diversas irregularidades na gestão compartilhada entre elas e a Prefeitura. Para não ter descontinuidade dos serviços, a Prefeitura abriu licitação para contratação emergencial até o final do ano.

Prefeito garante pagamento aos funcionários

A semana foi de muito protesto, reclamação e denúncias com a decisão da Prefeitura de trocar as gerências das dez escolas com o modelo de gestão compartilhada. Por parte dos profissionais das associações, o medo de perder o emprego e, por parte de alguns pais, o medo de que seus filhos fiquem sem aula ou sofram com as mudanças.

Questionado por O Timoneiro, o prefeito Luiz Carlos Busato foi taxativo em relação aos dois temas. “Eu garanto que os profissionais receberão seus salários e a orientação da administração às novas gestoras é de que mantenham os profissionais que são qualificados e que tenham a aprovação dos pais. Evidentemente, os maus profissionais e não qualificados precisam ser trocados pelo bem dos alunos e da educação. Além disso, não temos ingerência, pois é uma atribuição das associações, mas recomendamos a manutenção dos bons profissionais pelo vínculo que já têm com as crianças”, salienta.

A Prefeitura salientou, em nota, que os profissionais e os alunos deverão ir às escolas normalmente na segunda-feira, dia 31, garantindo o reinício das aulas em toda a rede municipal de Educação Infantil.

Três entidades farão a gestão de dez escolas

Até o fim do ano letivo, três entidades farão a gestão compartilhada de modo emergencial de dez escolas de Educação Infantil do município. Das onze que se candidataram no chamamento público 429/2017, oito foram desclassificadas, uma desistiu e saíram vencedoras as associações Pinóquio e Vó Maria.

Continuar a ler

Geral

Programa abre mais de cem vagas de cursos gratuitos e com bolsa-auxílio

Redação

Publicado

em

Programa abre mais de cem vagas de cursos gratuitos e com bolsa-auxílio

Estão abertas as inscrições para 105 vagas em cursos gratuitos do Programa Autonomia e Renda Petrobras na Região Metropolitana de Porto Alegre.

São duas turmas de “Auxiliar de Serviços Diversos”, uma na capital e outra em São Leopoldo; e uma de “Pintor Industrial”, em Alvorada. Há 35 vagas para cada turma.

O programa é uma iniciativa da Petrobras em parceria com os Instituto Federais de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) e do Rio Grande do Sul (IFRS).

Bolsas-auxílio

As aulas ocorrerão de forma presencial e os participantes contemplados receberão bolsas-auxílio no valor de R$ 660 mensais durante o período do curso. Para as mulheres com filho(s) de até 11 anos, a bolsa-auxílio será de R$ 858 mensais.

Cursos

Os cursos são de Formação Inicial e Continuada (FIC), voltados para quem completou o Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano).

Terão prioridade pessoas em condição de vulnerabilidade socioeconômica, de baixa renda e sem vínculo formal de emprego, preferencialmente de grupos minorizados, como mulheres; pessoas com deficiência; pretos; pardos; pessoas transgênero; travestis; indígenas; quilombolas; e refugiados.

Seleção de inscritos

A seleção será por sorteio público entre os inscritos. As inscrições ocorrem por formulário eletrônico. Vão até 12 de setembro para a turma de São Leopoldo e até 16 de setembro para os cursos de Porto Alegre e Alvorada (saiba mais abaixo).

Todos os detalhes estão informados nos editais nº 94/2024 (IFSul-São Leopoldo) e nº 103 (IFRS – Porto Alegre e Alvorada), publicados pela Fundação de Apoio ao IFSul (FAIFSul). Os documentos podem ser acessados no site autonomiaerenda.com.br/editais/estudantes.

Sobre os cursos e as inscrições:

– AUXILIAR DE SERVIÇOS DIVERSOS

O estudante vai adquirir conhecimentos sobre segurança do trabalho e meio ambiente; noções de 5S e boas práticas de limpeza; procedimentos operacionais – padrão de limpeza; higienização de instalações, equipamentos e móveis; noções básicas de almoxarifado, logística e habilidade para pequenos reparos de manutenção.

Na conclusão do curso, deve estar apto a executar trabalhos de limpeza e conservação em geral; serviços de entrega, recebimento, confecção e atendimento; entre outros.

Turma de São Leopoldo: O curso Auxiliar de Serviços Diversos em São Leopoldo terá aulas à noite de segunda a sexta-feira; e pela manhã ou à tarde nos sábados. A duração aproximada é de dois meses, totalizando 174 horas.

O início está previsto para 10 de outubro de 2024 e as atividades ocorrerão no IFSul São Leopoldo (Avenida São Borja, 1860, bairro Fazenda São Borja – São Leopoldo).

Inscrições

As inscrições podem ser feitas até 12 de setembro, gratuitamente, no site do Programa Autonomia e Renda Petrobras (autonomiaerenda.com.br).

As vagas são destinadas prioritariamente a moradores de São Leopoldo, Canoas e Esteio em situação de vulnerabilidade socioeconômica (detalhadas no início do texto).

Mais informações no Edital nº 94/2024 – IFSul (acesse o edital em autonomiaerenda.com.br/editais/estudantes). É importante que os interessados leiam o documento com atenção.

Turma de Porto Alegre: O curso Auxiliar de Serviços Diversos em Porto Alegre terá aulas à tarde de segunda a sexta-feira. A duração aproximada é de quatro meses, totalizando 174 horas.

O início está previsto para 07 de outubro e as atividades ocorrerão no IFRS – Campus Porto Alegre (Rua Coronel Vicente, 281, Centro Histórico – Porto Alegre).

Inscrições

As inscrições podem ser feitas até 16 de setembro, gratuitamente, no site do Programa Autonomia e Renda Petrobras (autonomiaerenda.com.br).

As vagas são destinadas prioritariamente a moradores de Porto Alegre, Alvorada, Canoas e Esteio em situação de vulnerabilidade socioeconômica (detalhadas no início do texto).

Mais informações no Edital nº 103/2024 – IFSul (acesse o edital em autonomiaerenda.com.br/editais/estudantes). É importante que os interessados leiam o documento com atenção.

– PINTOR INDUSTRIAL

O aluno poderá adquirir conhecimentos sobre saúde, segurança e meio ambiente; preparação de superfícies, pintura industrial, dentre outros.

Ao finalizar o curso, deve estar apto a executar trabalho de pintura industrial em tubulações e equipamentos com o uso de ferramentas manuais e máquinas com tinta, podendo atuar na indústria de óleo e gás, naval e de transformação.

Turma de Alvorada: O curso Pintor Industrial em Alvorada terá aulas à tarde de segunda a quinta-feira. A duração aproximada é de quatro meses, totalizando 252 horas.

O início está previsto para 07 de outubro e as atividades ocorrerão no IFRS – Campus Alvorada (Rua Professor Darcy Ribeiro, 121, bairro Campos Verdes – Alvorada).

Inscrições

As inscrições podem ser feitas até 16 de setembro, gratuitamente, no formulário eletrônico disponível no site do Programa Autonomia e Renda Petrobras (autonomiaerenda.com.br).

As vagas são destinadas prioritariamente a moradores de Porto Alegre, Alvorada, Canoas e Esteio em situação de vulnerabilidade socioeconômica (detalhadas no início do texto).

Mais informações no Edital nº 103/2024 – IFSul (acesse o edital em autonomiaerenda.com.br/editais/estudantes). É importante que os interessados leiam o documento com atenção.

 

Continuar a ler

Meio Ambiente

Canoas Recicla com a Gente contribuiu para o recolhimento de mais de 7 mil toneladas de resíduos

Redação

Publicado

em

Canoas Recicla com a Gente contribuiu para o recolhimento de mais de 7 mil toneladas de resíduos

O projeto Canoas Recicla com a Gente, criado em 2022 pelas oito cooperativas da cidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), com a empresa Apoena Socioambiental e a Unilasalle, tem o intuito de sensibilizar a população canoense para o descarte correto dos resíduos.

Dois anos depois, a iniciativa já apresenta indicadores importantes que foram divulgados durante seminário nesta quarta-feira, 4, na Universidade La Salle de Canoas (Avenida Victor Barreto, 2288).

Entre os dados a serem destacados estão as 235 horas contabilizadas de formação em Educação Ambiental, o impacto direto em mais de 55 mil pessoas e as mais de 7 mil toneladas de resíduos recolhidos na cidade.

Além disso, também houve uma economia estimada de 139 milhões de litro de água, 54,4 mil árvores não cortadas, mais de 13 mil metros cúbicos de espaço em aterros economizados e mais de 33 milhões de kilowatts de energia elétrica economizada.

Sobre o Canoas Recicla com a Gente

O projeto visa sensibilizar a população sobre a separação e o descarte correto dos resíduos sólidos urbanos. Cada cooperativa designou educadores ambientais para participar.

Eles recebem formação socioambiental e realizam palestras, eventos, visitas em escolas, condomínios e empresas, além de pesquisas.

As cooperativas participantes são: Renascer, Cooarlas, Mãos Dadas, Mato Grande Canoense, Coopcamate, Coopermag, Coopertec e Coopersol.

Continuar a ler

Geral

Desfile de 7 de Setembro espera participação de mais 1,9 mil estudantes e 500 militares em Nova Santa Rita

Redação

Publicado

em

Desfile de 7 de Setembro espera participação de mais 1,9 mil estudantes e 500 militares em Nova Santa Rita - Foto Jesiel SaldanhaPMNSR

Em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, a Prefeitura de Nova Santa Rita promove o desfile de 7 de Setembro.

A celebração terá início com a cerimônia de hasteamento das bandeiras em frente à Praça da Bíblia, seguida pelo desfile cívico, que começará em torno das 9 horas, na rua Doutor Lourênço Záccaro, no Centro.

Uma reunião, no auditório da Prefeitura Municipal, definiu os ajustes do evento, na tarde de segunda-feira, 2. O encontro reuniu representantes das escolas, Brigada Militar, Polícia Civil, Exército, Defesa Civil e Departamento de Trânsito.

Números

Conforme a o titular da Secretaria de Educação, Eduardo Fagundes, que junto com a Secretaria de Esporte e Cultura organiza o desfile, participarão do evento 28 escolas entre municipais, estaduais e privadas.

Serão em torno de 1.900 estudantes.

“Também teremos a Brigada Militar, Bombeiros e o 3º Batalhão de Suprimentos do Exército Brasileiro, cuja sede é aqui na cidade, e participará no desfile com cerca de 500 militares além de veículos próprios”.

Neste ano, o tema do desfile municipal será “Nova Santa Rita, terra de solidariedade e superação”. Já o nacional aborda a “Democracia e Independência! É o Brasil no Rumo Certo”.

Alterações no trânsito

As mudanças no trânsito já começam na sexta-feira, dia 6 de setembro, com a montagem das estruturas de arquibancadas e palanque oficial.

Acompanhe:

Dia 6, 9 horas:

  • Avenida Santa Rita: a partir da Rua Waldemar Vicente da Costa, sentido Centro, será permitido apenas o fluxo de veículos leves.
  • Desvio para caminhões:
  1. Entrar na Rua Waldemar Vicente da Costa;
  2. ⁠Seguir até a Rua Doutor Lourenço Záccaro;
  3. ⁠Acessar a Rua Marinho Peixoto;
  4. ⁠Rua Passo do Caí;
  5. ⁠Rua Paulo Fernando Bohrer Brandão;
  6. ⁠Retornar ao Centro.

Desvio para veículos leves:

  1. Seguir na Avenida Santa Rita até a Rua Juvenal Machado;
  2. ⁠Entrar na Rua Padre Nicolau Flach;
  3. ⁠Acessar a Avenida Santa Rita através do terminal de ônibus com acesso permitido (sentido bairro Califórnia);
  4. ⁠Rua 7 de Setembro, intersecção com a Lourenço Záccaro estará bloqueada.

 Desvio no dia do Desfile Cívico:

  1. Rua Marinho Peixoto até a Passo do Caí;
  2. ⁠Acessar a Rua Paulo Fernando Bohrer Brandão;
  3. ⁠Chegar novamente na Avenida Santa Rita;
  4. ⁠Intersecção da Deoclécio Rodrigues com Av. Santa Rita estará bloqueada.

Informações Adicionais:

  • O ponto de parada dos ônibus do terminal serão relocados para rua Padre Nicolau Flach;
  • As modificações no trânsito estarão em vigor desde o dia 6, para a montagem do palco, até o dia 7, para desfile e desmontagem do palco;
  • No dia 7 de setembro, todos os veículos deverão seguir as rotas alternativas mencionadas em ambos os sentidos BR-386/Centro e Bairro/Centro.
Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm