Conecte-se conosco

header-top







 

22/10/2025
 

Geral

Impasse em escolas de Educação Infantil gera preocupação

Avatar

Publicado

em

Quando existe ao menos uma mínima possibilidade de problema envolvendo crianças, a preocupação dos pais é alta. Um impasse nas escolas administradas pela Associação Primeira Infância Melhor (Assocepim), que teve seu contrato encerrado com a Prefeitura na última quarta-feira, 19, motivou um movimento de pais que pedem a manutenção dos funcionários que já atuam nas instituições desde o início do ano letivo. Para eles, a mudança completa de profissionais irá gerar estranhamento por parte das crianças.

Questionamentos

“O secretario de Educação diz que nada pode fazer. Ninguém sabe nada. Tenho uma bebê de 10 meses que só agora se adaptou com esses professores. Agora vai trocar tudo?”, questiona Daiana da Silva Quadros, que tem filha matriculada na EMEI Julieta Balestro, no bairro Igara. Ela relata que as professoras não sabem se vão ser demitidas ou não. A maior preocupação dos pais, de acordo com Daiana, é que a nova empresa não mantenha o atual quadro de funcionários. “Pelo menos um percentual deles que sejam mantidos. Está todo mundo sem saber o que vai acontecer”, conclui. Vanessa Carbonera, outra mãe preocupada, conta que tem duas crianças na escola Julieta, uma de um ano e dois meses, e outra com cinco anos. “Me preocupa a troca de todos os funcionários. As crianças não estão acostumadas. Adaptação no inicio do ano é uma coisa, agora trocar tudo depois das férias é muito complicado”, afirma Vanessa. Ela ainda informa que foi organizado um abaixo assinado para tentar manter o quadro de funcionários.

O que diz a Prefeitura

Em nota, a Prefeitura informa que “A Controladoria-Geral do Município concluiu a sindicância aberta pela atual administração municipal para apurar denúncias de irregularidades na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Julieta Balestro, no bairro Igara. Neste momento, a Prefeitura de Canoas está analisando a defesa apresentada pela Assocepim. Não foi realizada nenhuma mudança na administração da escola. A Secretaria Municipal da Educação (SME) confirma que a data de vencimento do contrato com a Assocepim foi em 19/07/2017. A SME ainda está estudando a melhor providência, se o contrato será renovado ou não. Neste momento, as escolas estão em período de férias.”

O que diz a Assocepim

De acordo com Ângela da Cruz Pereira, membro da diretoria da Assocepim, a empresa já apresentou sua defesa na sindicância instaurada pela Prefeitura. “Estão questionando, dizendo que nosso trabalho é ruim, mas querem colocar uma nova empresa com os mesmos funcionários”, questiona Ângela . Ela informa que a Assocepim conta com 259 funcionários que atendem 1330 crianças, em 7 escolas.

Sem concordar com a ação da Prefeitura, a associação ainda divulgou nota, em seu Facebook, na sexta-feira, 14 de julho: “A Diretoria da ASSOCEPIM comunica aos colaboradores, pais e comunidade, a título de esclarecimento, que devido assunção de nova Gestão Municipal o Contrato de gestão foi prorrogado por 6 meses a partir de janeiro de 2017. Neste espaço de tempo, a atual administração efetuou processo administrativo, em relação à prestação de serviço desta associação, denominando de sindicância.

Esclarecemos que a Assocepim não foi citada para acompanhamento do dito processo, onde em suas conclusões a Prefeitura resolveu cessar a prestação de serviço, em decorrência de prova unilateral. A fim de restabelecer a ordem jurídica, e por não concordar com a decisão até então procedida, a Assocepim interpôs medida judicial na Comarca de Canoas. Por fim, reiteramos que esta Associação deseja continuar a prestar o bom serviço de Gestão que vem empreendendo na Sociedade Canoense.”

Continuar a ler

Geral

Jovens do Partiu Futuro Reconstrução desembarcam na Espanha para missão internacional

Redação

Publicado

em

Jovens do Partiu Futuro Reconstrução desembarcam na Espanha para missão internacional

Cinco jovens aprendizes de Porto Alegre e Canoas, do Partiu Futuro Reconstrução, chegaram nesta segunda-feira, 20, a Barcelona, na Espanha, para participar de uma missão Internacional para compartilhar experiências de reconstrução climática e social. O grupo representa os demais integrantes do programa, que foram diretamente impactados pelas enchentes de 2024 e, hoje, são protagonistas no processo de reconstrução das suas casas, comunidades e cidades.

Foram selecionados três de Porto Alegre e dois de Canoas, com base em critérios como desempenho escolar e participação no programa, considerando assiduidade, presença nas aulas teóricas e comportamento. Eles permanecerão em Barcelona até quinta-feira, 23, onde participarão de workshops, encontros e roteiros com foco em trocas culturais e de experiências de reconstrução social e climática.

Na sequência, entre os dias 24 e 28 de outubro, o grupo visitará Valência, onde conhecerá áreas afetadas pelo DANA (fenômeno climático extremo que atingiu a região em 2024) e o Plano Valenciano de Recuperação e Resiliência, voltado a políticas públicas e medidas de reconstrução. A agenda inclui encontros com lideranças políticas, conselharias (órgãos públicos locais) e ONGs envolvidas na recuperação social e ambiental da região.

O objetivo é fortalecer o processo de desenvolvimento de novas lideranças e conhecer a experiência espanhola de reconstrução social e climática. O intercâmbio é parte do projeto pedagógico do projeto, consolidando os conhecimentos construídos em sala de aula e nas experiências práticas.

Segundo o diretor da Demà, Vinícius Ribeiro, o intercâmbio representa um passo importante na formação integral dessa juventude.

“Essa missão internacional é uma oportunidade de aprendizado transformador. Ao conhecerem experiências de reconstrução em outros países, esses jovens fortalecem sua visão de mundo e se tornam protagonistas na reconstrução do Rio Grande do Sul. A educação, quando conectada à prática e ao diálogo global, gera impacto real nas comunidades”, destaca Ribeiro.

“A política pública tem um papel fundamental na formação dos nossos jovens, porque é por meio dela que conseguimos abrir caminhos concretos para o desenvolvimento pessoal e profissional. O Partiu Futuro é um exemplo disso: ao proporcionar experiências como o intercâmbio para a Espanha, mostramos que investir na juventude é investir na reconstrução do futuro do nosso Estado, com mais oportunidades, conhecimento e perspectivas reais de transformação”, ressalta o titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), Beto Fantinel.

Primeiras impressões

Chegando a Barcelona, os participantes demonstraram entusiasmo e gratidão pela oportunidade.

Evelin Staczak de Oliveira, de 18 anos, de Porto Alegre: “Essa missão internacional representa a oportunidade de representarmos todos os jovens gaúchos afetados pelas enchentes e de compartilharmos experiências com os espanhóis”.

Lukas Scheibler Kalkmann, de 15 anos, da capital: “Essa viagem representa um marco em minha vida porque estamos representando todos os jovens gaúchos nesta missão”.

Monica Letícia da Rosa Schmidt, de 19 anos, de Canoas: “Essa viagem representa pra mim uma oportunidade de viver uma nova experiência”.

Nyara Victória Prudêncio Romero, de 17 anos, de Porto Alegre: “Eu sempre quis fazer intercâmbio, então o que estou vivendo é a realização de um sonho”.

Vitor Eduardo Moraes dos Santos, de 16 anos, de Canoas: “Minha expectativa é compartilhar conhecimentos com os jovens espanhóis e trazer aprendizados para o Rio Grande do Sul”.

Roteiro

  • 20/10 – Chegada e acolhimento em Barcelona, com os primeiros contatos com europeus

  • 21/10 – Imersão em workshops e diálogos com instituições da Catalunha, com temas de clima, juventude e políticas públicas

  • 22/10 – Contato com a arte, a arquitetura e a cultura da Catalunha.

  • 23/10 – Visita à Sagrada Família, ao Hospital de Sant Pau e a espaços urbanos inovadores

  • 24/10 – Chegada a Valência e visita a um território que também sofreu uma tragédia climática

  • 25/10 – Experiência no Bioparc e reflexões sobre biodiversidade e consciência ambiental

  • 26/10 – Imersão na Cidade das Artes e das Ciências, com foco em inovação científica e tecnológica, além das mudanças climáticas

  • 27/10 – Encontro com organizações comunitárias para compartilhar experiências de superação e reconstrução, entre eles, a Fundació Horta Sud (https://fundaciohortasud.org/).

  • 28/10 – Viagem de retorno ao Brasil

Sobre o Partiu Futuro Reconstrução

O programa Partiu Futuro Reconstrução é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). A promoção do intercâmbio é uma ação da entidade qualificadora Renapsi, por meio da tecnologia social Demá Aprendiz.

Todas as despesas de viagem, hospedagem, alimentação, traslados e atividades são custeadas pela instituição. A Renapsi conduz a capacitação de 750 estudantes em Porto Alegre e Canoas. Além das aulas teóricas, desenvolvem atividades práticas atuando como aprendizes, com carteira assinada, em órgãos públicos municipais e estaduais.

Destinado a jovens de 14 a 22 anos em situação de vulnerabilidade social,  especialmente os afetados pelas enchentes de 2024, matriculados ou egressos da rede pública de ensino e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), o projeto oferece formação profissional e inserção no mercado de trabalho.

Continuar a ler

Comunidade

Canoas é um dos municípios selecionados para programa de implantação e custeio de cozinhas comunitárias

Redação

Publicado

em

Canoas é um dos municípios selecionados para programa de implantação e custeio de cozinhas comunitárias

O governo do Estado publicou, nesta segunda-feira, 20, o resultado final dos municípios selecionados para o Programa Prato Gaúcho (PPG). A iniciativa é destinada à implantação de cozinhas comunitárias e apoio ao custeio de refeições para o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social em municípios afetados pelas enchentes de abril e maio de 2024.

Foram selecionados 52 municípios, sendo 35 para a modalidade de implantação de cozinha comunitária sem espaço de refeitório e 17 para a modalidade que conta com refeitório no local.

edital do PPG foi publicado em 23 de setembro pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). As prefeituras tiveram até 9 de outubro para encaminhar manifestação de interesse. A divulgação do resultado preliminar ocorreu no dia 14 de outubro.

Continuar a ler

Geral

Corsan destina R$ 162 mil para reconstrução de ONG atingida pela enchente

Redação

Publicado

em

Corsan destina R$ 162 mil para reconstrução de ONG atingida pela enchente

A Corsan destinou R$ 162 mil, por meio do Fundo Municipal da Pessoa Idosa, para reconstruir a sede da Associação Comunitária Beneficente e Cultural Mãos Dadas, destruída pela enchente de 2024. O investimento foi para compra do mobiliário do espaço restaurado e de equipamentos eletrônicos, como computadores.

A reinauguração do prédio, em seu endereço original, ocorreu na sexta-feira, 17, garantindo a retomada das atividades sociais para a população no local.

O analista de responsabilidade social da Corsan Jaison Belíssimo participou da cerimônia e ressaltou a importância da iniciativa para a comunidade.

“Essas ações sociais que a Corsan realiza são uma forma de gerar impacto positivo nas comunidades que a gente atende, para além do serviço de saneamento, que já é essencial”, destacou.

Esta é a quarta e última entrega realizada com aporte da Companhia ao Fundo Municipal do Idoso de Canoas, que recebeu o total de R$ 1 milhão em recursos para recuperação de ONGs atingidas pela enchente.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques