Saúde
Diretor técnico do Gamp fala sobre atuação da empresa em Canoas
Desde que se instalou em Canoas, o Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (Gamp) tem passado por diversos momentos instáveis. Denúncias de sindicatos, reivindicações trabalhistas e problemas estruturais ganharam manchetes durante 2017. Em antagonismo a esses momentos, o diretor técnico do Gamp, Dr. Fernando Farias, aposta na positividade conquistada pela entidade que, segundo ele, passa agora por estabilidade. Em visita ao O Timoneiro, Fernando falou sobre as atividades desempenhadas pela empresa, destacou os atendimentos realizados no HU e ainda anunciou melhorias na estrutura de atendimento.
Transição
“Passamos por uma transição dupla, onde saiu uma entidade (Grupo Mãe de Deus) para a entrada do Gamp, e saiu um governo municipal para entrada de outro”, comenta Farias. Para ele, tal momento dificultou o processo de gestão. Mesmo assim, o diretor técnico afirma que hoje a entidade já atingiu uma estabilidade satisfatória: “Temos conseguido dar um equilíbrio , um ajuste muito satisfatório no funcionamento do hospital. ”
Entrosamento
De acordo com Fernando, a relação entre Gamp e Prefeitura “não pode ser melhor”. Ele afirma que tanto a Prefeitura como a Secretaria de Saúde têm pleno entendimento de que esse entrosamento deve ocorrer. “É necessário para que o ganho da população seja efetivo. Isso faz toda a diferença e é sem dúvidas um dos principais alicerces que está fazendo com que exista esse momento de estabilidade”, diz Farias.
Cirurgia bariátrica
O diretor destaca o HU como um dos cinco pólos no Rio Grande do Sul a disponibilizar a cirurgia bariátrica pelo SUS. Porto Alegre conta com 3 instituições e Santo Ângelo com outra. Fernando comenta o fato com orgulho: “Isso tem feito uma diferença enorme para a população. O serviço está funcionando a pleno. Vejo que quem ganha é o povo”
Problemas estruturais
Segundo Farias, desde que assumiu a gestão do HU, HPSC e Upas, o Gamp “foi incansável em ver essas situações e imediatamente colocar em prática planos de recuperação daquilo que poderia ser recuperado e reaproveitado”. Ainda, de acordo com o diretor técnico, os dois andares que estavam sem funcionar no HU estão em processo de recuperação. “Isso já está em andamento. No máximo em outubro ou novembro já esteja funcionando. Isso vai dar uma ampliação enorme para o atendimento.”
Melhorias nos setores de ginecologia, obstetrícia e neonatalogia do HU
Na visita, o diretor técnico do Gamp aproveitou para anunciar uma série de melhorias e reformulações no Hospital Universitário.”Será um remanejo de áreas. Haverá um novo planejamento no atendimento”, conta Fernando Farias. De acordo com ele, o projeto visa a melhoria do serviço que o Gamp presta aos pacientes.
A reorganização contempla: Implantação do hospital DIA, implantação do Banco de Leite Humano, pronto atendimento, Ambulatório de Alto Risco Gestacional, aumento de 10 leitos no setor de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional, aumento de cinco leitos no cuidado Intermediário Neonatal Canguru, reforma do Centro Obstétrico, implantação do Centro de Parto Normal, reforma do Alojamento Conjunto, reforma de uma unidade para convênios, aumento de leitos para Alojamento Conjunto, Unidade de Internação Obstétrica, Unidade de Ginecologia Clínica e Cirúrgica e serviço de Ginecologia. Também faz parte do projeto o aluguel de um imóvel, próximo ao Hospital, para implantar a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera.
Saúde
Hospital Nossa Senhora das Graças promove mutirão de colonoscopias a partir do dia 26

O mutirão será realizado sempre aos sábados e domingos. De acordo com a diretora geral do hospital, Daniela Oliveira, serão 30 procedimentos por fim de semana. O objetivo é chegar a 500 exames realizados dentro do mutirão.
“Temos em fila, hoje, mais de 2 mil pacientes. Alguns aguardando há mais de cinco anos”, relata Daniela. “Nosso compromisso é entregar aos pacientes o atendimento que eles merecem.” Pacientes já estão sendo contatados para a marcação dos seus exames.
Saúde
A partir desta segunda-feira, 14, UPA do Idoso em Canoas tem novo horário de atendimento

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Idoso está funcionando com novo horário a partir desta segunda-feira, 14. A unidade, que fica na Rua Brasil, 438, no Centro, realiza atendimentos de urgência e emergência das 8 às 17 horas, de segunda a sábado.
A UPA do Idoso é referência em atendimento humanizado de urgência e emergência para pessoas com 60 anos ou mais em Canoas. O local também oferece a realização de testes rápidos de hepatite B e C, covid, HIV, sífilis e dengue conforme critérios de disponibilização.
“Nesta unidade nós conseguimos fazer testes rápidos com os protocolos assistenciais e alguns tipos de procedimentos, como curativos, sonda vesical de demora, sonda vesical de alívio”, relata o secretário adjunto de Gestão Hospitalar da Secretaria Municipal da Saúde, Gustavo Corrêa. “A unidade fica aberta de segunda a sábado com toda a equipe pronta para receber os nossos pacientes.”
Centro de Referência do Idoso
No mesmo endereço, na Rua Brasil, 438, no Centro, também funciona o Centro de Referência do Idoso. Os atendimentos do centro de referência ocorrem a partir de encaminhamentos de pacientes idosos de outras unidades de saúde do Município para consultas com os profissionais no local.
“As unidades de saúde dos bairros realizam o primeiro atendimento do paciente e marcam a consulta no Centro de Referência do Idoso conforme os critérios de encaminhamento”, explica o o secretário adjunto de Gestão Hospitalar da Secretaria Municipal da Saúde, Gustavo Corrêa. O Centro de Referência do Idoso funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Saúde
Unidade de saúde Mathias Velho passa a atuar como retaguarda da UPA Liberty com hotário estendido até 22 horas

Horário estendido
“Essa ampliação de horário visa atender os munícipes de Canoas e fortalecer a assistência à saúde durante o período de baixas temperaturas, com foco em síndromes respiratórias e outras doenças típicas do inverno”, explica a secretária adjunta da Atenção Primária e Especializada da Secretaria Municipal da Saúde, Fernanda Varnier Seminoti.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a equipe da unidade Mathias Velho, para o período de atuação como retaguarda da UPA, é composta por dois médicos, duas enfermeiras, três técnicos de enfermagem, um profissional de higienização e um recepcionista.
Medida integra ações do Município recomendadas pelo Programa Inverno Gaúcho
- Executivo1 semana atrás
Novo Centro Administrativo de Canoas vai integrar secretarias e prevê economia de R$ 8 milhões por ano
- Saúde1 semana atrás
Unidade de saúde Mathias Velho passa a atuar como retaguarda da UPA Liberty com hotário estendido até 22 horas
- Sem categoria1 semana atrás
Estão abertas as inscrições para mais de 400 cursos online gratuitos oferecidos pelo IFRS
- Esporte1 semana atrás
Gabriela Paz surge como mais nova promessa no skate em Canoas
- Educação1 semana atrás
ESTEIO: Aprimora oferece qualificação inicial para servidores públicos
- Geral1 semana atrás
Comissão da Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa do RS promovem seminário sobre impacto do assoreamento dos rios nas enchentes do RS
- Comunidade1 semana atrás
Quarta edição do Prefeitura na Tua Casa será no bairro Harmonia no sábado, 12
- Habitação1 semana atrás
Canoas anuncia construção de 1,5 mil moradias populares para afetados pela enchente