Comunidade
Reconhecimento: Câmara realiza entrega do Prêmio Líder Comunitário 2017
A Câmara Municipal de Canoas realizou, nesta quinta-feira, 4, a entrega do Prêmio Líder Comunitário 2017. A solenidade homenageou 11 personalidades da cidade que se destacam pelo relevante trabalho realizado nas comunidades.
A trajetória pessoal e profissional dos homenageados foi comentada pelos vereadores em seus pronunciamentos. Os parlamentares exaltaram a dedicação dos líderes comunitários às causas sociais e o papel de porta-voz que cumprem nas comunidades carentes. Falaram em nome de suas bancadas, os vereadores: Cris Moraes (PV), Marcus Vinícius Machado – Quinho (PDT), Gilson Oliveira (PP), Alexandre Gonçalves (PPS), Paulinho de Odé (PT), César Augusto (PRB), José Carlos Patricio (PSD), Linck (PMDB), Aloisio Bamberg (PCdoB), Betinho (PTB) e Canhoto (SD).
Participaram do Grande Expediente, o assessor de Governo do Gabinete do Prefeito, Guido Bamberg, representando o Executivo, e o vereador de Porto Alegre, Moisés Barboza.
Os homenageados de 2017
Ademar de Lima Meyer – indicação da bancada do PP: Iniciou seus trabalhos na Igreja auxiliando nos bastidores dos eventos da Assembleia de Deus de Canoas, em 2007. No ano de 2011, foi nomeado Pastor da Assembleia de Deus de Canoas e superintendente da União da Mocidade e do Grupo de Adolescentes da Assembleia de Deus de Canoas (UMADC/GAADC), onde desenvolve seu trabalho até hoje.
Ana Claudia de Assis – indicação da bancada do PCdoB: Atua no movimento comunitário desde 1999. Primeira presidente da Associação de Moradores do Residencial Porto Belo, onde atua, juntamente com os demais moradores, para atender as necessidades do local e das comunidades vizinhas.
Anápio Goulart de Oliveira – indicação da bancada do PDT: Natural de Cachoeira do Sul, teve inúmeras experiências profissionais como engraxate, jornaleiro, quitandeiro, comerciário e metalúrgico, função em que se aposentou. Veio para Canoas aos 19 anos, morando no bairro Mato Grande, onde começou a desempenhar o papel de líder comunitário. Envolveu-se na ocupação do Guajuviras, bairro em que vive até hoje.
Bruna Freitas dos Santos – indicação da bancada do PV: Fundadora do Projeto Adote um vira-lata RS, criado em 2014, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre assuntos relacionados aos animais, como castração, abandono, maus tratos e bem-estar animal. A entidade também promove ações para arrecadar verba para castração de animais de rua, entre eles o Troco Solidário e brechós.
Cesin Cafruni – indicação da bancada do PSD: Nascido em 14/06/1946 na Volta do João Grande, atual bairro Rio Branco, foi presidente por duas vezes do Grêmio Estudantil da Escola Rondon, onde participou da campanha para angariar tijolos em prol da construção da ala nova da instituição. Como presidente do Grêmio e junto à direção, acolheu dentro da escola os desabrigados do bairro Mathias Velho.
Claudeci José Silva dos Santos – indicação da bancada do PPS: Morador de Canoas desde a infância, fez parte da Diretoria do Clube Estância Velha. Realiza há mais de cinco anos comemoração no Dia das Crianças no Loteamento São João, onde preside a associação do bairro, denominada Associação Beneficente Cultural Morada das Corujas.
José Mauro dos Santos – indicação da bancada do PTB: Participou da organização da Vila Santo Operário e das reivindicações de melhorias de infraestrutura do local. Em 2000, como presidente da Associação de Moradores, deu início à legalização dos terrenos, em parceria com o Serviço de Assistência Jurídica Gratuita da Ulbra (Sajulbra). Foi um dos fundadores da Creche Vó Maria, em 1981, tendo assumido a presidência da instituição no ano de 1991.
Leocádia Clara Gluszczak Arnecke – indicação da bancada do SD: Moradora do bairro Rio Branco, funcionária pública federal aposentada. Desenvolve atividades voltadas ao trabalho comunitário e social na Paróquia Santo Antônio e no CONSECOM. Com atuação voltada ao desenvolvimento humano e social e à inclusão de crianças e adolescentes, é conselheira fiscal e voluntária na Mãos Dadas.
Marcia Marlene Domingos de Freitas – indicação da bancada do PMDB: Nascida e criada na cidade de Candelária, mudou-se aos 18 anos para Porto Alegre. Já morando em Canoas, começou a frequentar a comunidade evangélica Assembleia de Deus, quando sua filha completou um ano de idade. A partir daí, iniciou sua própria produção de salgados caseiros para converter a renda e auxiliar famílias necessitadas, juntamente com a arrecadação e distribuição de roupas e calçados.
Rosângela Cavalheiro Nascimento de Camargo – indicação da bancada do PT: Nascida em Cruz Alta, em 11/12/1964, mora em Canoas desde 1982. Líder e responsável pelo Centro Espírita de Umbanda Pai Xangô das Pedreiras, em atividade desde 23/10/1990. Ocupa o cargo de coordenadora geral da Uniaxés e realiza há 17 anos um trabalho com crianças e famílias da comunidade.
Solange Oliveira Fagundes – indicação da bancada do PRB: Desenvolve trabalho na comunidade do bairro Guajuviras. Atuante em projetos comunitários, presta auxílio a pessoas por meio de ações sociais voltadas à qualidade de vida.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa leva serviços públicos ao bairro Rio Branco neste sábado

A Prefeitura de Canoas promove neste sábado, 7, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, com oferta de diversos serviços públicos para moradores do bairro Rio Branco.
A atividade ocorre das 9h às 12h, na EMEF Nelson Paim Terra, localizada na Rua Primavera, 1676.
Durante a ação, a população poderá acessar atendimentos em áreas como saúde, assistência social, emprego e habitação. Também estarão disponíveis serviços relacionados ao bem-estar animal, orientações do Procon e emissão de documentos de identidade. Além disso, a programação inclui a doação de mudas de plantas e atividades voltadas para crianças.
A iniciativa busca aproximar os serviços da administração municipal da comunidade e facilitar o acesso da população a atendimentos públicos. De acordo com a prefeitura, o evento será cancelado em caso de chuva.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 21 de fevereiro, no bairro Mathias Velho

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 21, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Mathias Velho. A ação acontece das 9h às 12h, na EMEF Prof. Thiago Würth, localizada na Avenida Rio Grande do Sul, 4240.
Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, saúde, vacinação, orientação de testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de assistência social. Também haverá suporte para regularização fundiária e orientações de diversas áreas da administração municipal.
A programação contará ainda com doações e recebimentos de roupas, Orientação e encaminhamento para confecção das carteiras CIPTEA e CIPFIBRO, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, banco de oportunidades. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 24 de janeiro, no bairro Niterói

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 24, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Niterói. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Itamar Mattos de Maia, em frente ao número 323.
O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.
O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.

Educação5 dias atrásCanoas assina homologação para contratação de 500 monitores de inclusão na rede municipal

Defesa Civil5 dias atrásCanoas inaugura loja solidária Veste Amor para doação de roupas a famílias em situação de vulnerabilidade

Defesa Civil1 semana atrásDefesa Civil promove drive-thru de arrecadação para vítimas das chuvas em Ubá (MG)

Sem categoria1 semana atrásBrasil cria Parque Nacional Marinho do Albardão: uma vitória que levou décadas

Geral1 semana atrásPrêmio Picucha Milanez será entregue nesta terça-feira, dia 10; saiba quem são as homenageadas

Política1 semana atrásDeputada Federal Franciane Bayer destina R$ 2 milhões em emendas para instituições de Canoas

Saúde1 semana atrásUnidades de saúde de Canoas promovem atendimentos voltados às mulheres neste sábado, 7

Social2 dias atrásCanoas inicia programação “Cuidar de Quem Cuida” para mulheres atendidas pelos CRAS no mês da mulher






















































