Comunidade
Reconhecimento: Câmara realiza entrega do Prêmio Líder Comunitário 2017
A Câmara Municipal de Canoas realizou, nesta quinta-feira, 4, a entrega do Prêmio Líder Comunitário 2017. A solenidade homenageou 11 personalidades da cidade que se destacam pelo relevante trabalho realizado nas comunidades.
A trajetória pessoal e profissional dos homenageados foi comentada pelos vereadores em seus pronunciamentos. Os parlamentares exaltaram a dedicação dos líderes comunitários às causas sociais e o papel de porta-voz que cumprem nas comunidades carentes. Falaram em nome de suas bancadas, os vereadores: Cris Moraes (PV), Marcus Vinícius Machado – Quinho (PDT), Gilson Oliveira (PP), Alexandre Gonçalves (PPS), Paulinho de Odé (PT), César Augusto (PRB), José Carlos Patricio (PSD), Linck (PMDB), Aloisio Bamberg (PCdoB), Betinho (PTB) e Canhoto (SD).
Participaram do Grande Expediente, o assessor de Governo do Gabinete do Prefeito, Guido Bamberg, representando o Executivo, e o vereador de Porto Alegre, Moisés Barboza.
Os homenageados de 2017
Ademar de Lima Meyer – indicação da bancada do PP: Iniciou seus trabalhos na Igreja auxiliando nos bastidores dos eventos da Assembleia de Deus de Canoas, em 2007. No ano de 2011, foi nomeado Pastor da Assembleia de Deus de Canoas e superintendente da União da Mocidade e do Grupo de Adolescentes da Assembleia de Deus de Canoas (UMADC/GAADC), onde desenvolve seu trabalho até hoje.
Ana Claudia de Assis – indicação da bancada do PCdoB: Atua no movimento comunitário desde 1999. Primeira presidente da Associação de Moradores do Residencial Porto Belo, onde atua, juntamente com os demais moradores, para atender as necessidades do local e das comunidades vizinhas.
Anápio Goulart de Oliveira – indicação da bancada do PDT: Natural de Cachoeira do Sul, teve inúmeras experiências profissionais como engraxate, jornaleiro, quitandeiro, comerciário e metalúrgico, função em que se aposentou. Veio para Canoas aos 19 anos, morando no bairro Mato Grande, onde começou a desempenhar o papel de líder comunitário. Envolveu-se na ocupação do Guajuviras, bairro em que vive até hoje.
Bruna Freitas dos Santos – indicação da bancada do PV: Fundadora do Projeto Adote um vira-lata RS, criado em 2014, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre assuntos relacionados aos animais, como castração, abandono, maus tratos e bem-estar animal. A entidade também promove ações para arrecadar verba para castração de animais de rua, entre eles o Troco Solidário e brechós.
Cesin Cafruni – indicação da bancada do PSD: Nascido em 14/06/1946 na Volta do João Grande, atual bairro Rio Branco, foi presidente por duas vezes do Grêmio Estudantil da Escola Rondon, onde participou da campanha para angariar tijolos em prol da construção da ala nova da instituição. Como presidente do Grêmio e junto à direção, acolheu dentro da escola os desabrigados do bairro Mathias Velho.
Claudeci José Silva dos Santos – indicação da bancada do PPS: Morador de Canoas desde a infância, fez parte da Diretoria do Clube Estância Velha. Realiza há mais de cinco anos comemoração no Dia das Crianças no Loteamento São João, onde preside a associação do bairro, denominada Associação Beneficente Cultural Morada das Corujas.
José Mauro dos Santos – indicação da bancada do PTB: Participou da organização da Vila Santo Operário e das reivindicações de melhorias de infraestrutura do local. Em 2000, como presidente da Associação de Moradores, deu início à legalização dos terrenos, em parceria com o Serviço de Assistência Jurídica Gratuita da Ulbra (Sajulbra). Foi um dos fundadores da Creche Vó Maria, em 1981, tendo assumido a presidência da instituição no ano de 1991.
Leocádia Clara Gluszczak Arnecke – indicação da bancada do SD: Moradora do bairro Rio Branco, funcionária pública federal aposentada. Desenvolve atividades voltadas ao trabalho comunitário e social na Paróquia Santo Antônio e no CONSECOM. Com atuação voltada ao desenvolvimento humano e social e à inclusão de crianças e adolescentes, é conselheira fiscal e voluntária na Mãos Dadas.
Marcia Marlene Domingos de Freitas – indicação da bancada do PMDB: Nascida e criada na cidade de Candelária, mudou-se aos 18 anos para Porto Alegre. Já morando em Canoas, começou a frequentar a comunidade evangélica Assembleia de Deus, quando sua filha completou um ano de idade. A partir daí, iniciou sua própria produção de salgados caseiros para converter a renda e auxiliar famílias necessitadas, juntamente com a arrecadação e distribuição de roupas e calçados.
Rosângela Cavalheiro Nascimento de Camargo – indicação da bancada do PT: Nascida em Cruz Alta, em 11/12/1964, mora em Canoas desde 1982. Líder e responsável pelo Centro Espírita de Umbanda Pai Xangô das Pedreiras, em atividade desde 23/10/1990. Ocupa o cargo de coordenadora geral da Uniaxés e realiza há 17 anos um trabalho com crianças e famílias da comunidade.
Solange Oliveira Fagundes – indicação da bancada do PRB: Desenvolve trabalho na comunidade do bairro Guajuviras. Atuante em projetos comunitários, presta auxílio a pessoas por meio de ações sociais voltadas à qualidade de vida.
Comunidade
Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Durante a sessão ordinária de quinta-feira, 2, a Câmara Municipal de Canoas abriu espaço no Grande Expediente para celebrar os 30 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Guajuviras. A homenagem foi proposta pelo vereador Aloísio Bamberg (PSDB), que ressaltou a importância histórica e social da comunidade católica na região.
Ao justificar o requerimento, Bamberg lembrou que a paróquia nasceu em meio às dificuldades vividas por famílias que ocupavam áreas ainda em processo de regularização. “Passaram vários padres pela paróquia. E nós temos a satisfação de hoje estar aqui com o padre Cláudio Dami, que tem a oportunidade de ajudar a festejar esses anos de história da paróquia do Guajuviras”, afirmou.
Bamberg também destacou a atuação da paróquia nos momentos mais críticos do bairro: “A São Miguel era uma ocupação, a São João era uma ocupação. E com a criação das associações de moradores, nós tivemos a oportunidade de manter e evitar as reintegrações”. Para ele, a presença da Igreja foi decisiva na consolidação do Guajuviras como um dos maiores bairros da cidade. “Hoje a paróquia se mantém viva, com estrutura pequena, mas com uma comunidade cada vez maior”, completou.
Vivian Ferreira, coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), também fez uso da palavra para reforçar o caráter comunitário da paróquia.
“Hoje, nossa paróquia é composta por sete comunidades que, juntas, atendem toda a extensão do nosso bairro. Somos um espaço de acolhida e evangelização que se traduz em muitas frentes de serviço”, pontuou.
Ferreira elencou as diversas ações desenvolvidas pelas pastorais da Igreja, como a catequese com mais de 100 crianças e jovens, a Pastoral da Criança, que acompanha cerca de 70 famílias, e a Pastoral da Caridade, que assiste mensalmente mais de 110 famílias com apoio material e espiritual.
“Tudo isso mostra que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida não é apenas uma igreja, mas uma comunidade viva e missionária”, resumiu.
Encerrando a homenagem, o pároco Cláudio Dami, que está há oito meses à frente da paróquia, também se pronunciou.
“Posso dizer, vereador, que estou no céu. Pela acolhida do povo, pelo trabalho, pela cooperação de todos os envolvidos”, disse. Dami assumiu a paróquia após duas décadas atuando como capelão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O padre fez questão de lembrar a trajetória de fé que antecedeu a criação oficial da paróquia, em 12 de outubro de 1995, e nomeou os párocos que o antecederam. “A devoção à Nossa Senhora Aparecida já era forte antes mesmo da fundação da paróquia”, relembrou.
Durante seu discurso, Dami também fez um convite público aos vereadores para participarem da celebração dos 30 anos, marcada para o próximo dia 12, com missa, bolo e confraternização. “Que nós possamos caminhar juntos, melhorando a nossa cidade, nosso bairro, e também a nossa relação entre nós mesmos”, concluiu.
A sessão terminou com a entrega simbólica da homenagem à Paróquia Nossa Senhora Aparecida e com o reconhecimento, por parte dos vereadores presentes, do papel fundamental da Igreja no desenvolvimento social e espiritual do Guajuviras ao longo das últimas três décadas.
Comunidade
26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

A 26ª Semana da Pessoa Idosa segue com a sua programação na quinta-feira, 2, com a gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde, no Centro de Convivência do Idoso.
O quê: Gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde
Data: Quinta-feira (2)
Horário: 14h às 16h
Local: Centro de Convivência do Idoso – Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será no bairro Estância Velha no sábado

A oitava edição do Prefeitura na Tua Casa ocorrerá no bairro Estância Velha, no sábado, 27. A iniciativa será na Rua São Mateus, em frente à UBS Estância Velha, das 9h ao meio-dia. A novidade desta edição será a feira de adoção da Secretaria de Bem-Estar Animal.
Ao longo da programação, haverá diversos serviços e atendimentos ao cidadão, como CRAS Móvel, doação de livros e roupas, vacinação, distribuição de testes rápidos, medição de glicose e sinais vitais, atendimento veterinário, cadastro habitacional, espaço kids, doação de mudas, coleta de materiais recicláveis e eletrônicos e atendimentos no local das secretarias.
A ação visa oportunizar que canoenses levem suas demandas mais perto de suas casas, de modo que agilize o encaminhamento das solicitações.
- Saúde7 dias atrás
Médicos das UPAs de Canoas decidem manter as restrições nos atendimentos
- Saúde5 dias atrás
Sobe para quatro o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Rio Grande do Sul
- Opinião5 dias atrás
Artigo: “PRÊMIO NOBEL DO CESSAR-FOGO?” (por Carlos Marun – ex-Ministro de Estado)
- Canoas1 semana atrás
Acidentes causam bloqueios e congestionamentos na BR-448 e BR-116 em Canoas
- Transporte1 semana atrás
Justiça garante vitória à Prefeitura de Nova Santa Rita e ônibus voltam a parar na Estação Canoas da Trensurb
- Trânsito5 dias atrás
Haverá bloqueio na rua lateral da BR-116 na próxima segunda-feira, 13
- Política1 semana atrás
Comissão Externa para acompanhar feminicídios no RS realiza visitas técnicas em Porto Alegre e Canoas nesta terça-feira
- Cultura1 semana atrás
3º Festival de Cinema de Canoas promove quarto encontro do Curta FECIC e workshop esta semana