Conecte-se conosco

header-top







 

21/12/2025
 

Comunidade

Vila de Passagem está com os dias contados

Avatar

Publicado

em

 

_DSC0208 2Para quem quer que chegue até a Vila de Passagem, a primeira impressão é de que nenhuma pessoa teria condições de morar ali. O cheiro forte, proveniente do esgoto a céu aberto, é uma espécie de boas vindas às avessas. A realidade, difícil de acreditar, é de que 45 famílias suportam essas condições, convivendo com doenças, insetos e intempéries. A redação de O Timoneiro foi até o local para saber como está a situação destas famílias e suas expectativas com relação à mudança para o conjunto habitacional do Macroquarteirão 4 (MQ4), que ocorre a partir da segunda-feira, 13.

Regina Silva mora no local há três anos. Com marido e três filhos, ela afirma que a situação na vila é precária. “Limpo meu armário e duas horas depois está cheio de baratas. A casa fica inundada de esgoto, não temos condições de viver nesse lugar”, relata. Ela ainda conta que, até então, ninguém da atual administração foi até o local para verificar a situação, mas que prefere que o problema seja resolvido, mesmo à distância: “prefiro que não venham aqui e me consigam um lugar melhor pra morar”. Ela afirma isso devido à expectativa da mudança para o MQ4, conjunto habitacional que foi invadido nos primeiros dias do ano.

Maria Aparecida é outra moradora que conta os minutos para sair da Vila.”Estou preparando tudo para me mudar. Estou vendo o que vou levar e o que não vou.”, diz Maria. Ela também relata uma convivência diária com ratos e baratas: “coloco algodão nos ouvidos das crianças todas as noites, com medo de que entrem insetos enquanto elas dormem”.

Em outra casa, a reportagem conversou com Paulo Gilberto Lima, que, no momento, cuidava de gêmeas recém-nascidas, com quase 1 mês de vida. No local, onde moram 8 pessoas, um bueiro estourou, impregnando o ambiente com um forte cheiro.”Quando chove, o esgoto se espalha por todo a casa”, conta Paulo.

Doenças

Os moradores relataram uma série de doenças contraídas no local. As crianças são as mais afetadas, com feridas pelo corpo e diagnosticadas, segundo eles, com infestação da bactéria estafilococos.

Desconfiança

Dona Albertina Fernandes, 59 anos, prefere não comemorar por enquanto. “Pra acreditar mesmo, só depois de estar lá.” Segundo ela, a administração passada já havia prometido retirar as famílias dali. “É triste, é revoltante”, relata Albertina, que cuida do filho de 31 anos, que sofre de esquizofrenia.

Relembre

Segundo informações da Prefeitura, a Vila de Passagem foi criada para acomodar, de forma provisória, as famílias retiradas da área destinada às obras da BR-448 e os ocupantes irregulares da área da empresa Kaeffe, os quais deveriam ser reassentados pelos programas sociais de habitação. Após o reassentamentos dessas famílias para as unidades habitacionais Morada Cidadã, CMT1, CMT2, Arlindo Krentz, Ilha das Garças e João de Barro, por meio de políticas públicas de habitação, a Vila de Passagem, originalmente destinada a acolher 65 famílias, passou a ser ocupada irregularmente por outras famílias não oriundas do seu destino inicial, gerando novas demandas por moradia.

Novo destino

Em nota, a Prefeitura, por meio da Diretoria de Políticas Sociais de Habitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH), informa que incluiu essas novas famílias nos cadastros dos programas de habitação: “No momento restam 45 famílias cadastradas, inscritas e contempladas pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Os imóveis destinados a esses beneficiários fazem parte do conjunto habitacional do MQ4 (Macroquarteirão 4), localizado no bairro Guajuviras, que atualmente encontra-se ocupado irregularmente.”

A SMDUH também informa que, assim que o MQ4 for liberado, a partir da semana que vem, irá providenciar as mudanças dessas famílias e a extinção da Vila de Passagem. “Conforme acordo firmado na audiência conciliatória entre o Município, a Caixa Econômica Federal e os ocupantes, as 146 casas que já estavam prontas para entrega aos contemplados serão desocupadas no período de 13 a 17 de março de 2017, com liberação de 30 residências por dia. Já estão programadas as mudanças de 30 famílias na próxima segunda-feira, 13, e de mais 15 famílias na terça-feira, 14”.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 13 de dezembro, no Loteamento Prata

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas promove no sábado, 13, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no loteamento Prata. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Hugo Jorge Stallbaum, Lot. Prata (Praça em frente a Igreja Pentecostal Resgate).

O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.

O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 6 de dezembro, no bairro São José

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas realiza, neste sábado, 22, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, das 9h às 12h, na Rua Ramiro Barcellos, 1450, em frente a EMEF Leonel Brizola, no bairro São José. A iniciativa, promovida em datas específicas, leva serviços públicos diretamente às comunidades, ampliando o acesso da população a atendimentos essenciais.

Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, saúde, vacinação, orientação de testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de assistência social. Também haverá suporte para compra assistida e orientações de diversas áreas da administração municipal.

A programação contará ainda com doações e recebimentos de roupas, Orientação e encaminhamento para confecção das carteiras CIPTEA e CIPFIBRO, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, confecção de currículos. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 29 de novembro, no bairro São Luís

Redação

Publicado

em

Quarta edição do Prefeitura na Tua Casa será no bairro Harmonia recebe, no sábado, 12

A Prefeitura de Canoas promove no sábado, 29, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro São Luís. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Engenheiro Rebouças, 333, em frente à EMEI Vó Inezinha.

O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.

O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques