Conecte-se conosco

header-top

enchentes rio grande do sul






 

07/09/2024
 

Comunidade

Paróquia comemora última novena com padre Flávio Steffen

Comunidade se mobilizou para pedir que o padre, há 20 anos na igreja, não seja transferido

Avatar

Publicado

em

Padre Flávio Steffen no altar de Paróquia Nossa Senhora das Graças. Foto: Bruno Lara-arquivo/OT

Padre Flávio Steffen no altar de Paróquia Nossa Senhora das Graças. Foto: Bruno Lara-arquivo/OT

 

Por Bruno Lara

A comunidade do bairro Nossa Senhora das Graças está mobilizada com a notícia que os chegou na semana passada. O padre que atende o bairro, Flávio Canisio Steffen, deve ser transferido em janeiro do ano que vem para Porto Alegre a mando do Arcebispo Dom Jaime Spengler, líder da arquidiocese da capital. Após 20 anos de serviços prestados à igreja, os moradores reclamam de sua saída.

Para Fabiano Brisola, organizador do evento “Fica Padre Flávio” no Facebook, que já conta com mais de mil presenças confirmadas para o domingo, 27, é um momento de reflexão. “O movimento já está com mais de 1800 pessoas participando”, comenta. “A notícia da possibilidade de saída do padre Flávio já vinha há alguns dias, então ela se confirmou no dia 9. Eu e minha família ficamos muito tristes, meus filhos participam de movimentos como Onda e Girassol, eu e minha esposa ministramos cursos, e tudo começou quando conhecemos o padre Flavio”, conclui.

Fabiano teve o seu casamento com Priscila celebrado pelo pároco há 13 anos. Do matrimônio nasceram Sarah Gabriela, de 7 anos, e Marcos Gabriel, de 13. Além destes, o terceiro está a caminho, o pequeno Benjamin. “A sua saída é uma perda muito grande para a comunidade. Daí quase que automaticamente criei o evento #ficaPeFlavio. A adesão tem sido grande desde o primeiro momento”, comenta o morador do Centro, no auge de seus 36 anos, e que frequenta a Nossa Senhora das Graças desde 2011.

 

Após 20 anos na igreja Nossa Senhora das Graças, padre deve ser transferido. Foto: Bruno Lara-arquivo/OT

Após 20 anos na igreja Nossa Senhora das Graças, padre deve ser transferido. Foto: Bruno Lara-arquivo/OT

Votos de obediência

Os padres fazem votos de obediência e precisam seguir o que ordenam seus superiores sem questionar. Ao menos é o que explica o ministro da comunhão e membro da comissão organizadora da próxima novena, José Guilard Filho. “Essa saída é uma saída natural. A igreja periodicamente transfere os padres. Não tem um prazo limite. A gente, de uma hora para outra, estava esperando. Só achamos que poderia ser uma coisa mais leve. A comunidade, por si só, tem que rezar que ele se dê bem e ajudar o padre Juliano, que foi nomeado pároco no lugar dele”, comenta. Em função dos votos, Flávio não deve se manifestar sobre a decisão.

 

Última novena

A comunidade aproveita para se despedir do padre no maior evento da paróquia. A novena, que terá o tema “Com Maria, viver e testemunhar a misericórdia”, começa na sexta-feira, 18, e tem o encerramento no domingo, 27, com a tradicional romaria que sai da igreja Matriz São Luis Gonzaga e vai até a Nossa Senhora das Graças.

Segundo José, a tradição é grande e a romaria desta edição completa 67 anos. “É a única romaria a pé na cidade. Estamos com uma grande expectativa. A novena cresce a cada ano. A gente trabalha dois, três meses para realizá-la. Esse ano teremos três bispos em três noites diferentes. No pátio os toldos estão prontos. A gente põe de 600 a 700 cadeiras na rua para assistir ao telão. A expectativa é de 1700 a 1800 por noite.Talvez por causa da comoção aumente em função da saída do padre Flávio”, avisa.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

Redação

Publicado

em

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

 

A Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, realiza, na próxima segunda, 29, e na terça-feira, 30, o Mutirão de Documentação para Imigrantes Atingidos pela Enchente.

A atividade ocorrerá no prédio anexo da Prefeitura (Rua 15 de Janeiro, 15 – térreo), das 8h às 17h.

O que precisa levar

Para entrar com o pedido dos documentos é necessário fazer o boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia e levar o comprovante de residência atualizado.

Se a pessoa tiver o Registro Nacional Migratório (RNM) ou cédula do país, também pode apresentá-los. Além disso, imigrantes que estão há pouco tempo no Brasil, sem documentação ou com documento vencido também serão atendidos.

 

 

Continuar a ler

Comunidade

Atenção, canoenses: serviços do CRAS são oferecidos em único local

Redação

Publicado

em

Atenção, canoenses serviços do CRAS são oferecidos em único local - Foto: Guilherme Pereira

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Mathias Velho, Rio Branco e Harmonia atendem, de forma temporária, na Rua Siqueira Campos, 38, no Centro. Os atendimentos são feitos a partir de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Às quartas-feiras, as atividades vão até as 16h. Após, o expediente é interno.

São realizados serviços como atualização e novos cadastramentos no Cadastro Único (CadÚnico) , emissão da Carteira do Idoso e do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência, por exemplo, atendimento com assistentes sociais, encaminhamento para certidões (nascimento, casamento e óbito).

Para se inscrever ou atualizar o CadÚnico é necessário levar documento do responsável familiar com CPF, comprovante de residência, documento de cada integrante da família (RG, certidão de nascimento, CNH, carteira de trabalho ou certidão de casamento, etc), comprovante de renda (se tiver), atestado de frequência escolar das crianças e adolescentes e atestado de vinculação do Posto de Saúde (se tiver).

Nesse mesmo local, uma equipe faz o cadastro dos usuários que buscam o Auxílio Reconstrução do Governo Federal. São cem atendimentos por dia.

As inscrições vão até a próxima sexta-feira, 26. Os interessados também podem se inscrever pelo site da Prefeitura, acessando este link

Continuar a ler

Comunidade

Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

Redação

Publicado

em

Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

A Prefeitura de Canoas está promovendo o cadastramento de currículos no Banco de Oportunidades em todos os centros de distribuição de doações ao longo desta semana, entre 9h e 14h. Nesta quarta-feira, 3, a EMEF Rio Grande do Sul, localizada no bairro Mato Grande, sediou a ação.

De acordo com a gestão municipal, mais de 1.300 empresas já se cadastraram na plataforma, que atualmente oferece 327 vagas de trabalho disponíveis neste site.

Os interessados podem realizar o cadastro pessoalmente nos seguintes locais e datas:

Quinta-feira, 4: EMEF Paulo VI – Avenida Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima

Sexta-feira, 5: EMEF Nelson Paim Terra – Rua Primavera, 1676, Rio Branco

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm