Conecte-se conosco

header-top








 

19/03/2024
 

Comunidade

Grupo de mães contesta redução na carga horária da pré-escola

Segundo as mães, turno integral deve passar a ser de apenas quatro horas

Avatar

Publicado

em

Abaixo-assinado anda com mães no Niterói. Foto: Bruno Lara/OT

Abaixo-assinado anda com mães no Niterói. Foto: Bruno Lara/OT

Um grupo de mães vem se reunindo contra uma alteração na carga horária da educação infantil na rede municipal de ensino. Uma das mães, Abgail Brasil, relata que viu, na quinta-feira, 20, na sala da direção da Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Tia Maria Lucia, no bairro Niterói, uma recomendação da Secretaria Municipal de Educação (SME) sobre a alteração no ano letivo de 2017.

Mãe de dois filhos na escola, de 2 e 3 anos, que estudam no maternal 1 e no maternal 2, Abgail se preocupa com o trabalho se a alteração ocorrer de fato. “Ficariam, nesta escola, 20 vagas no turno da manhã e mais 20 no turno da tarde. Porém, foi dito que não era para divulgar”, aponta.

O presidente do Sindicato dos Profissionais em Educação de Canoas (Sinprocan), Jari Oliveira, confirma que a Prefeitura pretende mudar o sistema. “A secretaria estava querendo fazer 20 horas no ano que vem. Essa é uma das escolas que está se mobilizando, que não quer essa mudança”, disse preocupado que aumentem o número de crianças, mas não de docentes.

A mãe Daiana Andreat afirma que um abaixo-assinado foi realizado e entregue com, segundo ela, cerca de 3 mil assinaturas para evitar a redução dos turno. Outra reivindicação é que os pais possam escolher a diretora e não mais seja indicada. “Queremos o direito de eleger as diretoras. São cargos de confiança e não pelas crianças. Ficamos sabendo das coisas, perguntamos e elas abafam”, criticou.

O que diz a Prefeitura

A Secretaria de Educação disse que enviou um documento para todas as escolas “visando fazer a projeção das vagas para o próximo ano” e estudo sobre o cenário atual a fim de permitir a adequação à lei federal que tornou obrigatória a oferta de vagas para todas as crianças na pré-escola. Funcionários estarão na EMEI Tia Maria Lúcia na sexta-feira.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Canoas se despede da ilustre Branca, adotada pela Casa dos Rosa, aos 17 anos

Redação

Publicado

em

Canoas se despede da Branca, adotada pela Casa dos Rosa, aos 17 anos

Na quarta-feira, 13, os canoenses se despediram da cachorrinha Branca, que viveu em Canoas por 17 anos. Conhecida e amada por muitos, Branca morou nas ruas da cidade, incluindo o Paradão, até chegar à Casa dos Rosa, onde acabou sendo adotada pelos responsáveis pelo local.

Branca conquistou o coração de muitos canoenses, como o pintor Adriano Pereira; o Carlinhos, fiscal da Sogal; gestores que passaram pela Casa; o Raul, da equipe de segurança, e, em especial, a Dona Niza, que a visitava e alimentava diariamente por 15 anos.

Os tutores da já saudosa Branca contam que ela também recebeu suporte do Bem-Estar Animal de Canoas, através da funcionária Simone.

Digna de exposição

Uma exposição está sendo montada com pinturas e fotos da cachorrinha na própria Casa dos Rosa, ainda sem data definida.

Continuar a ler

Comunidade

Saque Calamidade do FGTS devido ao temporal em janeiro tem mais de 4,3 mil solicitações

Redação

Publicado

em

Saque Calamidade do FGTS devido temporal em janeiro tem mais de 4,3 mil solicitações - Foto: Thiago Guimarães/Divulgação

A Defesa Civil encaminhou à Caixa Econômica Federal (CEF) 4.302 cadastros de moradores afetados pela tempestade do dia 16 de janeiro e interessados no Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Desse total, 3.599 pessoas preencheram o formulário online e outras 703 já estavam com dados atualizados após recebimento de telhas. O prazo dado pelo órgão municipal para a inscrição encerrou no fim da noite da última sexta-feira, 8.

Agora, a Caixa fará a avaliação dos cadastros. O benefício poderá ser sacado pelos trabalhadores atingidos que possuem saldo de FGTS à disposição em conta.

Com a liberação aprovada, o saque poderá ser feito mediante solicitação via aplicativo ou na agência da CEF mais próxima.

“Quem fez o cadastro das telhas automaticamente foi inserido no sistema da Caixa e está apto para a solicitação do saque. As pessoas do primeiro lote já conseguem preencher seus dados no site do banco e, quem é do segundo lote, pode iniciar as tentativas de solicitação do saque a partir de 14 de março”, explica o secretário adjunto do Escritório de Resiliência Climática (Eclima) e Defesa Civil, Igor Sousa.

Tempestade

Descrita como tempestade severa, a instabilidade que atingiu o município na noite de 16 de janeiro, resultou em diferentes danos em pontos específicos da cidade.

Foram registrados volumes de chuva superiores a 80 milímetros e rajadas de vento de mais de 100 km/h. O pico do fenômeno ocorreu entre 22 e 23 horas.

Segundo balanço da Defesa Civil de Canoas, o evento climático afetou 8.800 pessoas e atingiu 2.200 residências. O número foi comunicado pelo órgão junto ao Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD) do Sistema Nacional e Proteção e Defesa Civil do Governo Federal.

Saque Calamidade

Conforme a Caixa Econômica Federal, o Saque Calamidade é possível em situações urgentes e graves a partir de um desastre natural na cidade.

A retirada do dinheiro pertencente ao trabalhador neste momento apenas é possível caso o município esteja sob decreto de situação de emergência ou estado de calamidade pública, de fato reconhecido pelo governo federal.

Continuar a ler

Comunidade

Canoenses que possuem familiar sepultado nos cemitérios municipais devem ficar atentos à quitação

Redação

Publicado

em

Canoenses que possuem familiar sepultado nos cemitérios municipais devem ficar atentos à quitação - Vinicius Thormann

A Secretaria de Serviços Urbanos oferece a opção de pagamento online para as taxas de renovação de sepulturas e nichos.

Para solicitar os boletos, é necessário ter em mãos o RG, CPF e comprovante de residência do responsável e acessar o link https://www.canoas.rs.gov.br/servicos/pagamentosdetaxasdeservicos/.

Como funciona

Após o sepultamento, a cedência do jazigo dura três anos, sem ônus. Depois, é necessário que o corpo seja removido para o nicho (gaveta menor).

Caso haja inadimplência por um ano, a notificação é enviada ao endereço do responsável. Passados 10 dias da entrega, o nome é publicado no Diário Oficial. Se ninguém verificar a situação após 30 dias, o corpo é exumado e enviado para o ossário.

“Não há dor maior do que ter de dizer adeus aos que amamos, mas estamos aqui para auxiliar neste momento com as documentações necessárias para o sepultamento e todo o suporte que nos for possível”, ressalta a chefe de Unidade de Cemitério Municipal, Patricia Medalla.

O setor é responsável por mais de 10 mil jazigos e nichos nos cemitérios Santo Antônio e Chácara Barreto.

Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3425-7611 ou vá pessoalmente a Rua Dona Aurora, 411, no bairro Marechal Rondon, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

 

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm