Comunidade
Após assalto, comunidade relata que promessas não foram cumpridas
Botão de pânico prometido para evitar casos semelhantes não foi instalado no Mathias Velho
Em julho deste ano, a Unidade Básica de Saúde (UBS) União, no bairro Mathias Velho, foi vítima de um arrastão. Criminosos armados atacaram a unidade durante o final da tarde, por volta das 18 horas. Dominaram os seguranças, que não usam armas, e fizeram funcionários e clientes de reféns. No dia seguinte, os funcionários ameaçaram paralisar o atendimento por falta de segurança. Um médico e uma enfermeira, assim como os pacientes, foram dominados e deixados em uma sala. Os pertences do posto e de alguns pacientes foram roubados, além do Chevrolet Cruze vermelho do médico. Dois meses antes, segundo relataram os pacientes, até troca de tiros foram registradas.
Durante o dia posterior ao assalto, um posto móvel da Brigada Militar e uma guarnição da Guarda Municipal permaneceram em frente à unidade. No meio da tarde, uma reunião dos responsáveis pelo posto com os secretários municipais de Saúde e de Segurança. Alberto Kopittke, titular da pasta de segurança, prometeu que em 60 dias um botão de pânico seria instalado não só na UBS União, mas nos postos de saúde, diretamente conectado ao Centro Integrado de Comando e Controle de Canoas (CICC).
Funcionários que não quiserem ser identificados na certeza de que, se o fossem, sofreriam represálias, procuraram a redação de O Timoneiro para relatar que nada passou de uma promessa não cumprida. “Não instalaram o botão de pânico e nem tem reforço policial na unidade”, pontua. As guarnições da Brigada Militar e da Guarda Municipal também não ficam mais em frente a unidade, relata o funcionário.
Outro morador, que também não quis se identificar, afirmou que o posto é a única opção para os moradores do bairro. Isso porque, segundo ele, é o único que possui farmácia integrada na localidade, além de ser muito maior que a UBS Natal, que fica a cerca de sete quadras.
O que diz a Prefeitura
Segundo a Prefeitura, “o edital para aquisição, instalação e manutenção de 70 botões de pânico que serão instalados em todas as UBS está em fase final e deverá ser lançado nos próximos dias”.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa leva serviços públicos ao bairro Rio Branco neste sábado

A Prefeitura de Canoas promove neste sábado, 7, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, com oferta de diversos serviços públicos para moradores do bairro Rio Branco.
A atividade ocorre das 9h às 12h, na EMEF Nelson Paim Terra, localizada na Rua Primavera, 1676.
Durante a ação, a população poderá acessar atendimentos em áreas como saúde, assistência social, emprego e habitação. Também estarão disponíveis serviços relacionados ao bem-estar animal, orientações do Procon e emissão de documentos de identidade. Além disso, a programação inclui a doação de mudas de plantas e atividades voltadas para crianças.
A iniciativa busca aproximar os serviços da administração municipal da comunidade e facilitar o acesso da população a atendimentos públicos. De acordo com a prefeitura, o evento será cancelado em caso de chuva.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 21 de fevereiro, no bairro Mathias Velho

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 21, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Mathias Velho. A ação acontece das 9h às 12h, na EMEF Prof. Thiago Würth, localizada na Avenida Rio Grande do Sul, 4240.
Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, saúde, vacinação, orientação de testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de assistência social. Também haverá suporte para regularização fundiária e orientações de diversas áreas da administração municipal.
A programação contará ainda com doações e recebimentos de roupas, Orientação e encaminhamento para confecção das carteiras CIPTEA e CIPFIBRO, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, banco de oportunidades. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 24 de janeiro, no bairro Niterói

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 24, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Niterói. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Itamar Mattos de Maia, em frente ao número 323.
O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.
O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.

Emprego6 dias atrásCanoas recebe ação com oportunidades de emprego no bairro Rio Branco nesta quarta-feira

Defesa Civil5 dias atrásGoverno do RS cria força-tarefa para atender regiões das Missões, Noroeste e Norte com previsão de temporais

Geral3 dias atrásEleições do Sistema Confea/Crea e Mútua definem novos dirigentes nesta sexta-feira, 3

Educação1 semana atrásEscolas municipais de Canoas mantêm aulas durante jogo do Brasil na próxima segunda-feira
Defesa Civil3 dias atrásDefesa Civil de Porto Alegre emite alerta preventivo para risco de elevação do nível do Guaíba até domingo

Geral1 semana atrásPrazo final para alistamento militar obrigatório encerra em 30 de junho para jovens de 18 anos em 2026

Geral4 dias atrásMostra Curta FECIC exibe 17 curtas de estudantes de Canoas em programação gratuita no Sesc

Saúde1 semana atrásHospital Universitário de Canoas realiza mutirão de vasectomias neste fim de semana






















































