Conecte-se conosco

header-top

enchentes rio grande do sul






 

07/09/2024
 

Comunidade

Moradores do Centro reclamam de criminalidade

Avatar

Publicado

em

Rua Guilherme Morsch, no Centro. Foto: Bruno Lara/OT.

Rua Guilherme Morsch, no Centro. Foto: Bruno Lara/OT.

 

A onda de insegurança que assola todo o Estado é cada vez mais sentida em Canoas. Moradores do Centro da cidade afirmam que o número de assaltos cresce a cada mês e que em muitas ruas antes consideradas tranquilas não é mais possível andar a pé durante a noite.

Preocupados com esta situação alarmante, alguns grupos de canoenses têm se mobilizado para buscar junto às autoridades formas de reduzir a sensação de insegurança na qual estão imersos. Um grupo de moradores e comerciantes da rua Guilherme Morsch solicitou uma reunião, na última semana, com a Secretaria Municipal de Segurança Pública.

O comerciante Adilson Delazeri, que há 30 anos é proprietário de um mercado no local, contou que a reunião realizada no dia 26 de julho, reservou algumas surpresas para a comissão que solicitou o encontro: “Foi marcada para às 13h30min, mas atrasou muito o início, eu mesmo não pude ficar, porque tinha que trabalhar e a secretaria não estava preocupada em cumprir o horário marcado conosco. Nosso grupo foi surpreendido também com a informação de que a câmera de segurança que solicitamos em uma reunião anterior não estava sequer com pedido registrado. A Prefeitura afirma que deveríamos ter protocolado formalmente o pedido, mas tínhamos entendido que isso estava acordado e seria cumprido”.

Adilson relata que de um ano para cá o número de assaltos disparou na Guilherme Morsch. “Muitos assaltos acontecendo por aqui ultimamente, vários alunos do Colégio Canoas foram assaltados na saída da aula. O meu mercado foi assaltado nos meses de abril, junho e julho. Meu filho foi assaltado na rua também, no mesmo período. Roubos e arrombamentos de veículos e de residências também se tornaram frequentes. Em 30 anos nunca vi algo assim”.

Moradores se reuniram com o secretário de segurança do município. Foto: divulgação

Moradores se reuniram com o secretário de segurança do município. Foto: divulgação

O que diz a Prefeitura

Consultada, a Prefeitura disse: “A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC) se disponibilizou em assumir o monitoramento e a manutenção de uma câmera que, de acordo com um pacto firmado com a comunidade, seria adquirida pelos moradores. Esta decisão foi tomada em razão de todas as câmeras instaladas pela Prefeitura serem demandas do Orçamento Participativo, que exige um processo mais complexo e que depende de votação. Portanto, a SMSPC aguarda o retorno da aquisição do equipamento. Para coibir os delitos nesta rua e em outras regiões da cidade, são realizadas diversas ações. Uma delas, igualmente pactuda com a comunidade, é a criação de um grupo um grupo de WhatsApp dos moradores da Guilherme Morsch, para agilizar a troca de informações e de atendimento às demandas de segurança pública, integrado por pessoas da comunidade e agentes da Guarda Municipal e das Polícias Civil e Militar. A Guarda Municipal participa deste processo de interlocução”.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

Redação

Publicado

em

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

 

A Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, realiza, na próxima segunda, 29, e na terça-feira, 30, o Mutirão de Documentação para Imigrantes Atingidos pela Enchente.

A atividade ocorrerá no prédio anexo da Prefeitura (Rua 15 de Janeiro, 15 – térreo), das 8h às 17h.

O que precisa levar

Para entrar com o pedido dos documentos é necessário fazer o boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia e levar o comprovante de residência atualizado.

Se a pessoa tiver o Registro Nacional Migratório (RNM) ou cédula do país, também pode apresentá-los. Além disso, imigrantes que estão há pouco tempo no Brasil, sem documentação ou com documento vencido também serão atendidos.

 

 

Continuar a ler

Comunidade

Atenção, canoenses: serviços do CRAS são oferecidos em único local

Redação

Publicado

em

Atenção, canoenses serviços do CRAS são oferecidos em único local - Foto: Guilherme Pereira

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Mathias Velho, Rio Branco e Harmonia atendem, de forma temporária, na Rua Siqueira Campos, 38, no Centro. Os atendimentos são feitos a partir de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Às quartas-feiras, as atividades vão até as 16h. Após, o expediente é interno.

São realizados serviços como atualização e novos cadastramentos no Cadastro Único (CadÚnico) , emissão da Carteira do Idoso e do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência, por exemplo, atendimento com assistentes sociais, encaminhamento para certidões (nascimento, casamento e óbito).

Para se inscrever ou atualizar o CadÚnico é necessário levar documento do responsável familiar com CPF, comprovante de residência, documento de cada integrante da família (RG, certidão de nascimento, CNH, carteira de trabalho ou certidão de casamento, etc), comprovante de renda (se tiver), atestado de frequência escolar das crianças e adolescentes e atestado de vinculação do Posto de Saúde (se tiver).

Nesse mesmo local, uma equipe faz o cadastro dos usuários que buscam o Auxílio Reconstrução do Governo Federal. São cem atendimentos por dia.

As inscrições vão até a próxima sexta-feira, 26. Os interessados também podem se inscrever pelo site da Prefeitura, acessando este link

Continuar a ler

Comunidade

Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

Redação

Publicado

em

Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

A Prefeitura de Canoas está promovendo o cadastramento de currículos no Banco de Oportunidades em todos os centros de distribuição de doações ao longo desta semana, entre 9h e 14h. Nesta quarta-feira, 3, a EMEF Rio Grande do Sul, localizada no bairro Mato Grande, sediou a ação.

De acordo com a gestão municipal, mais de 1.300 empresas já se cadastraram na plataforma, que atualmente oferece 327 vagas de trabalho disponíveis neste site.

Os interessados podem realizar o cadastro pessoalmente nos seguintes locais e datas:

Quinta-feira, 4: EMEF Paulo VI – Avenida Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima

Sexta-feira, 5: EMEF Nelson Paim Terra – Rua Primavera, 1676, Rio Branco

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm