Comunidade
Agentes do Consultório na Rua se dizem vítimas de perseguição política
As fotos mostram salas minúsculas alagadas, com cadeiras velhas, armários vítimas da erosão da água que entra a cada chuva, medicamentos e suplementos expostos em caixas de papelão sobre os móveis e até no chão. Essa foi a forma com que os agentes do Consultório na Rua acharam para expor, através da rede social Facebook, a situação precária de trabalho.
Em 2014 o movimento Consultório na Rua foi tido como inovador pela imprensa por se tratar de uma parceria inédita entre a administração municipal, o Estado e a União, com equipe composta por uma psicóloga, uma assistente social, dois agentes sociais, uma enfermeira e uma técnica em enfermagem que, nas ruas de Canoas, atendiam as 86 pessoas em situação de rua até então cadastradas pela Prefeitura. Até abril de 2015, mais de 500 abordagens eram registradas.
Mas parece que o encanto com o projeto acabou. Agentes reclamam que foram vítimas de uma perseguição política por terem realizado uma manifestação, mesmo que previamente autorizada em convenção pela categoria, no início de julho deste ano. “O serviço de Consultório na Rua foi desmontado por perseguições políticas praticadas pelo prefeito Jairo Jorge, sua Fundação de Saúde (assediadora) e seus secretários”, acusou Veridiana Machado, uma das agentes ligadas ao Grupo Mãe de Deus, que foi desligada da iniciativa com o argumento de que haverá uma “reestruturação na equipe”.
Objetivo
Para os envolvidos, se trata de um serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) que tem como o principal objetivo estender àqueles que não possuem um local para morar. “Se ocupa do cuidado às pessoas que fazem uso problemático de álcool e de outras drogas, em liberdade, no território, a partir do respeito e do desenvolvimento de vínculo de confiança entre profissionais e pessoas atendidas, esta, a parte mais importante do processo de cuidado e de acompanhamento realizados”, aponta Machado.
Nas ruas, questões de saúde coletiva são tratadas de um modo geral, prevenindo a disseminação e facilitando o tratamento de tuberculose, acompanhando o tratamento e incidindo na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis como sífilis e HIV\AIDS, além de realizar diversos testes.
Sem viatura
Logo no início, relata, a equipe teve dificuldades para sair a campo e mapear o território. “Não conseguia obter os uniformes e nem o adesivo do carro, uma camioneta Doblô, recursos esses fundamentais para a identificação da equipe pelas pessoas atendidas e pela comunidade em geral, que, inclusive, é fator importante na relação até com a dinâmica do tráfico, inerente a todas as cidades atualmente”, revela. Mesmo assim, foram às ruas.
“Os trabalhadores só receberam uniformes e adesivos no carro, quando o prefeito Jairo Jorge resolveu inaugurar o serviço com mídia e propaganda. A camioneta Doblô, é um veículo pequeno, que sempre foi de tamanho insuficiente à equipe, que tinha que se dividir e deixar metade das pessoas quando era preciso transportar alguém para atendimento médico ou de outra ordem. Ao mesmo tempo, no estacionamento onde ficava a Doblô, existiam vários veículos como aqueles de SAMU, apodrecendo, abandonados na garagem. Um deles poderia ser adaptado para o Consultório na Rua, a fim de dar mais conforto às pessoas atendidas e qualificar o trabalho da equipe”, revela Veridiana.
Sem telefone
Segundo ela, a estrutura “nunca teve um telefone próprio. Os trabalhadores ou tinham que usar os seus próprios ou o da Unidade Básica de Saúde onde dividiam o espaço. Aliás, a única sala que o serviço de consultório na rua tem nessa UBS, é uma sala sem janelas, pequena, extremamente insalubre e que quando chove alaga”, denuncia.
Sem insumos
Conforme informaram os denunciantes, os insumos são precários. “Quando existem, pois, o serviço fica muito tempo sem o quite com bolachas, barras de cereais e água para oferecer às pessoas que, muitas vezes, ficam por diversas horas em jejum a fim de realizarem exames, ficam nessa sala úmida. Assim como, as medicações, os documentos, comprometendo os mesmos. Não existe uma continuidade no fornecimento desses itens pelo município”, revelam.
O que diz a Prefeitura
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que o projeto está de “acordo com a política federal. O que ocorreu, de forma gradual, foi a reestruturação da equipe, não sendo aceitável a alegação de perseguição política”. Segundo o órgão, atualmente, a secretaria da saúde “recebe R$ 27 mil ao mês da União, o que representa uma parte do custo do consultório. Os custos com essa equipe são superiores a R$ 40 mil mensais”.
Sobre o veículo, afirmou que as ambulâncias “não têm nada a ver com o Consultório de Rua, pois a equipe do Consultório nunca ficou sem veículo e as ambulâncias são usadas para outros propósitos”. Hoje, o município dispõe de oito ambulâncias.
Sobre a sede, respondeu que a “equipe utiliza a área física da UBS Santa Isabel, que oferece as condições necessárias para o exercício do trabalho. No entanto, em virtude da forte chuva forte do início do ano, ocorreram problemas no telhado e o computador foi danificado. Depois do conserto, não houve mais problemas”.
A secretaria diz que “não recebeu registro da falta de insumos para a equipe e cabe destacar que estes profissionais não coordenam a equipe e, portanto, não a representam”.
Comunidade
Canoas é um dos municípios selecionados para programa de implantação e custeio de cozinhas comunitárias

O governo do Estado publicou, nesta segunda-feira, 20, o resultado final dos municípios selecionados para o Programa Prato Gaúcho (PPG). A iniciativa é destinada à implantação de cozinhas comunitárias e apoio ao custeio de refeições para o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social em municípios afetados pelas enchentes de abril e maio de 2024.
Foram selecionados 52 municípios, sendo 35 para a modalidade de implantação de cozinha comunitária sem espaço de refeitório e 17 para a modalidade que conta com refeitório no local.
O edital do PPG foi publicado em 23 de setembro pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). As prefeituras tiveram até 9 de outubro para encaminhar manifestação de interesse. A divulgação do resultado preliminar ocorreu no dia 14 de outubro.
Comunidade
Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Durante a sessão ordinária de quinta-feira, 2, a Câmara Municipal de Canoas abriu espaço no Grande Expediente para celebrar os 30 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Guajuviras. A homenagem foi proposta pelo vereador Aloísio Bamberg (PSDB), que ressaltou a importância histórica e social da comunidade católica na região.
Ao justificar o requerimento, Bamberg lembrou que a paróquia nasceu em meio às dificuldades vividas por famílias que ocupavam áreas ainda em processo de regularização. “Passaram vários padres pela paróquia. E nós temos a satisfação de hoje estar aqui com o padre Cláudio Dami, que tem a oportunidade de ajudar a festejar esses anos de história da paróquia do Guajuviras”, afirmou.
Bamberg também destacou a atuação da paróquia nos momentos mais críticos do bairro: “A São Miguel era uma ocupação, a São João era uma ocupação. E com a criação das associações de moradores, nós tivemos a oportunidade de manter e evitar as reintegrações”. Para ele, a presença da Igreja foi decisiva na consolidação do Guajuviras como um dos maiores bairros da cidade. “Hoje a paróquia se mantém viva, com estrutura pequena, mas com uma comunidade cada vez maior”, completou.
Vivian Ferreira, coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), também fez uso da palavra para reforçar o caráter comunitário da paróquia.
“Hoje, nossa paróquia é composta por sete comunidades que, juntas, atendem toda a extensão do nosso bairro. Somos um espaço de acolhida e evangelização que se traduz em muitas frentes de serviço”, pontuou.
Ferreira elencou as diversas ações desenvolvidas pelas pastorais da Igreja, como a catequese com mais de 100 crianças e jovens, a Pastoral da Criança, que acompanha cerca de 70 famílias, e a Pastoral da Caridade, que assiste mensalmente mais de 110 famílias com apoio material e espiritual.
“Tudo isso mostra que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida não é apenas uma igreja, mas uma comunidade viva e missionária”, resumiu.
Encerrando a homenagem, o pároco Cláudio Dami, que está há oito meses à frente da paróquia, também se pronunciou.
“Posso dizer, vereador, que estou no céu. Pela acolhida do povo, pelo trabalho, pela cooperação de todos os envolvidos”, disse. Dami assumiu a paróquia após duas décadas atuando como capelão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O padre fez questão de lembrar a trajetória de fé que antecedeu a criação oficial da paróquia, em 12 de outubro de 1995, e nomeou os párocos que o antecederam. “A devoção à Nossa Senhora Aparecida já era forte antes mesmo da fundação da paróquia”, relembrou.
Durante seu discurso, Dami também fez um convite público aos vereadores para participarem da celebração dos 30 anos, marcada para o próximo dia 12, com missa, bolo e confraternização. “Que nós possamos caminhar juntos, melhorando a nossa cidade, nosso bairro, e também a nossa relação entre nós mesmos”, concluiu.
A sessão terminou com a entrega simbólica da homenagem à Paróquia Nossa Senhora Aparecida e com o reconhecimento, por parte dos vereadores presentes, do papel fundamental da Igreja no desenvolvimento social e espiritual do Guajuviras ao longo das últimas três décadas.
Comunidade
26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

A 26ª Semana da Pessoa Idosa segue com a sua programação na quinta-feira, 2, com a gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde, no Centro de Convivência do Idoso.
O quê: Gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde
Data: Quinta-feira (2)
Horário: 14h às 16h
Local: Centro de Convivência do Idoso – Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças

Serviços2 dias atrásAbastecimento de água no Bairro São José e Brigadeira será retomado no final da noite, após conserto em tubulação de grande porte rompida

Saúde6 dias atrásUnidade Caic passa a funcionar até às 22h sem fechar ao meio-dia

Educação5 dias atrásEscola Sesi de Canoas abre inscrições para o Ensino Médio com bolsas de até 100%

Segurança6 dias atrásEmpresários de Canoas buscam soluções contra arrombamentos noturnos

Geral6 dias atrásCâmara de Canoas realiza homenagem ao Dia do Aviador e à Força Aérea Brasileira

Geral4 dias atrásAbastecimento de água em Canoas será normalizado no inicio da tarde de hoje

Saúde6 dias atrásUPAs de Canoas registram mais de 3 mil atendimentos na primeira semana sob nova gestão, afirma IMAS

Policial5 dias atrásHomem é preso em Canoas pela GM após ser flagrado vendendo drogas no bairro Harmonia
























































