Comunidade
OT 50 anos – MUITO OBRIGADO
Por Antônio Canabarro Tróis filho
e Jorge Uequed
Chegamos ao cinquentenário, onde, talvez, nossos fundadores Otomar Ellvanger, Silvio Pierini e Antônio Canabarro Tróis filho não imaginavam que atingíssemos. Desde a fundação, muito turbilhão, dificuldades maiores, mas a cada empecilho aumentava a nossa vontade de chegar às sextas-feiras.
À medida que o tempo passava, vários nomes foram se agregando a esta caminhada: Mario Porto Inda, Cirilo Lacerda, Mario Telmo Guerreiro, Jorge Uequed, José Leandro, Adilson Brilhante, Lucia Mendes, Rosa Maria Ignacio, Felicia Baruja Tróis, Cassio Baruja Tróis, Marco Machado Leite, Odil Gonçalves Gomes, Antonio Di Domenico, Luis Carlos (da Farmácia), Capitão Arlindo (da BM), Arno Danenberg, Osmar Raimundo da Paz, Francisco Frias, Danilo Ucha, Elmar Bones da Costa, Kenny Braga, Osvil Lopes, Francisco Tróis, Osvaldo Moacir Alvarez, João Tróis, Francisco Antonio Pagot, Bruno Pagot, Claudio Rezende Vieira, Loreno Luis Zambonin, Alberto Martorelli, Leo Medina Martins, Darci Jose Amorim, Sezefredo Azambuja Vieira, Walter Galvani da Silveira. Muitos já não estão mais entre nós, mas todos colaboraram de uma maneira dedicada e saudável para a chegada desta data.
Durante este período, O Timoneiro permaneceu atuando sempre com independência e opinião, respeitando as autoridades, mas não submetendo-se a elas, não brigando com os fatos, mas expedindo opiniões e visões diferenciadas da oficial. Seu compromisso sempre foi apenas com a cidade e seus habitantes, não submetendo-se nunca a grupos financeiros, econômicos, políticos e pregando o fim de qualquer tipo de discriminação, seja de etnia, de gênero, racial, religiosa ou de preferência sexual.
Nossos espaços estiveram sempre abertos, sem nenhum tipo de censura à expressão assinada de qualquer homem ou mulher. Nosso departamento publicitário e financeiro nunca exerceu ascendência sobre o jornalismo e a opinião. Mesmo nos momentos mais difíceis, mantivemos inatingível e inatacável a liberdade da imprensa e o direito à informação, o respeito ao contraditório e a pregação de uma comunidade saudável e cumpridora da lei.
Muitos foram os colaboradores, em nosso quadro de funcionários administrativos, jornalístico, de distribuição, sempre pautamos a liberdade, o respeito e a tolerância. Muitos que labutaram no jornal saíram para desempenhar funções em outros organismos de comunicação. Os demais veículos de comunicação da cidade nunca foram nossos opositores nem concorrentes, mas parceiros no direito e obrigação de informar, e na convivência com os interesses da cidade.
Os colaboradores mais contemporâneos: Ageu Cardoso, Aline Santana, Ana Carolina Rodrigues, Bruno Lara, Caren Baldo, Carla Garcia, Celço Andreotti, Celso Uequed Pitol, Daiane Poitevin, Daltiva Uequed, Daniel Cheveste, Daniela Uequed, Daniele Farias, Dayane Mascitti de Oliveira, Deivid Duarte, Derek Alencastro, Djalma Júlio S. Junior, Elizabeth Uequed, Emerson Vasconcelos, Enildo Prestes, Fabiano Florez, Fernanda Beatriz da Silva Haas, Fernanda Burgel, Gabriel Soares, Gisele Uequed, João Luis Xavier, José Carlos Rodrigues, José Fontes, Júlia Titz, Júlio Fontes, Júlio Vitória, Katyane Mendes Marques, Laira Souza, Leandro Ferreira, Letícia Uequed, Luciane Uequed, Luciano Kayser, Magna Ayalla, Marcelo Grisa, Marcelo Mendes, Marco Leite, Margarete Beatriz, Marília Bissigo, Marli Ramos, Marta Moraes, Mauro Oliveira, Melissa Barbosa, Nara Job, Nasser, Odil Gomes, Olegar Lopes, Priscila Muzicant, Renata Jacomelli, Rosangela Perroco, Sara Silveira Santos, Simone Gomes, Sinara Dutra, Sony Souza, Taís Formiga, Tânia Barichello, Tatiane Flores, Vanderlei Jaques, Vanderlei Dutra, Vivian Santos de Oliveira, Wagner Luz, entre outros, continuam com eficiência e dedicação no caminho já traçado por alguns, que mantiveram atividades no semanário.
Todos sabem das dificuldades, algumas próprias da edição de jornais, outras criadas pela insensibilidade de alguns que, não vendo atendidas suas pretensões de submeter o tabloide aos seus interesses, preferem procurar meios financeiros de extingui-lo. Todas as dificuldades foram enfrentadas nestes 50 anos, com uma mesma visão: atender ao interesse dos canoenses ao direito de informação e à liberdade de imprensa.
Obrigado por todas as mensagens que recebemos, pelo jantar comemorativo que a comunidade nos oferece, pelo apoio que os anunciantes e coordenadores de publicidade, pessoais e de empresas, dedicaram à nossa data. Temos confiança, boa vontade e reta intenção, temos certeza que cometemos muitos erros, e talvez excessos, mas sabemos que a lei e a opinião pública haverão de nos criticar por isso, e nos aplaudir pelos acertos e mostrar que temos uma reta a seguir. Aos críticos, obrigado pela leitura e pelas expressões que nos fazem corrigir, aos que nos aplaudem, obrigado pelo estímulo e pela confiança, mas nesse cinquentenário estamos confiantes que a estrada que planejamos e trilhamos é a do bom combate.
Canoas, 29 de julho de 2016, ano do cinquentenário
LEIA MAIS
OT 50 anos – “A ética é a medida exata do uso da razão a serviço de uma causa justa e digna”
OT 50 anos – um jornal feito por muitas mãos
OT 50 anos – de engajamento em causas ambientais
OT 50 anos – Há cinco décadas acompanhando os problemas das vilas
OT 50 anos – de militância por melhorias na saúde
Clubes se reinventam para manter portas abertas
Comunidade
Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Durante a sessão ordinária de quinta-feira, 2, a Câmara Municipal de Canoas abriu espaço no Grande Expediente para celebrar os 30 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Guajuviras. A homenagem foi proposta pelo vereador Aloísio Bamberg (PSDB), que ressaltou a importância histórica e social da comunidade católica na região.
Ao justificar o requerimento, Bamberg lembrou que a paróquia nasceu em meio às dificuldades vividas por famílias que ocupavam áreas ainda em processo de regularização. “Passaram vários padres pela paróquia. E nós temos a satisfação de hoje estar aqui com o padre Cláudio Dami, que tem a oportunidade de ajudar a festejar esses anos de história da paróquia do Guajuviras”, afirmou.
Bamberg também destacou a atuação da paróquia nos momentos mais críticos do bairro: “A São Miguel era uma ocupação, a São João era uma ocupação. E com a criação das associações de moradores, nós tivemos a oportunidade de manter e evitar as reintegrações”. Para ele, a presença da Igreja foi decisiva na consolidação do Guajuviras como um dos maiores bairros da cidade. “Hoje a paróquia se mantém viva, com estrutura pequena, mas com uma comunidade cada vez maior”, completou.
Vivian Ferreira, coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), também fez uso da palavra para reforçar o caráter comunitário da paróquia.
“Hoje, nossa paróquia é composta por sete comunidades que, juntas, atendem toda a extensão do nosso bairro. Somos um espaço de acolhida e evangelização que se traduz em muitas frentes de serviço”, pontuou.
Ferreira elencou as diversas ações desenvolvidas pelas pastorais da Igreja, como a catequese com mais de 100 crianças e jovens, a Pastoral da Criança, que acompanha cerca de 70 famílias, e a Pastoral da Caridade, que assiste mensalmente mais de 110 famílias com apoio material e espiritual.
“Tudo isso mostra que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida não é apenas uma igreja, mas uma comunidade viva e missionária”, resumiu.
Encerrando a homenagem, o pároco Cláudio Dami, que está há oito meses à frente da paróquia, também se pronunciou.
“Posso dizer, vereador, que estou no céu. Pela acolhida do povo, pelo trabalho, pela cooperação de todos os envolvidos”, disse. Dami assumiu a paróquia após duas décadas atuando como capelão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O padre fez questão de lembrar a trajetória de fé que antecedeu a criação oficial da paróquia, em 12 de outubro de 1995, e nomeou os párocos que o antecederam. “A devoção à Nossa Senhora Aparecida já era forte antes mesmo da fundação da paróquia”, relembrou.
Durante seu discurso, Dami também fez um convite público aos vereadores para participarem da celebração dos 30 anos, marcada para o próximo dia 12, com missa, bolo e confraternização. “Que nós possamos caminhar juntos, melhorando a nossa cidade, nosso bairro, e também a nossa relação entre nós mesmos”, concluiu.
A sessão terminou com a entrega simbólica da homenagem à Paróquia Nossa Senhora Aparecida e com o reconhecimento, por parte dos vereadores presentes, do papel fundamental da Igreja no desenvolvimento social e espiritual do Guajuviras ao longo das últimas três décadas.
Comunidade
26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

A 26ª Semana da Pessoa Idosa segue com a sua programação na quinta-feira, 2, com a gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde, no Centro de Convivência do Idoso.
O quê: Gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde
Data: Quinta-feira (2)
Horário: 14h às 16h
Local: Centro de Convivência do Idoso – Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será no bairro Estância Velha no sábado

A oitava edição do Prefeitura na Tua Casa ocorrerá no bairro Estância Velha, no sábado, 27. A iniciativa será na Rua São Mateus, em frente à UBS Estância Velha, das 9h ao meio-dia. A novidade desta edição será a feira de adoção da Secretaria de Bem-Estar Animal.
Ao longo da programação, haverá diversos serviços e atendimentos ao cidadão, como CRAS Móvel, doação de livros e roupas, vacinação, distribuição de testes rápidos, medição de glicose e sinais vitais, atendimento veterinário, cadastro habitacional, espaço kids, doação de mudas, coleta de materiais recicláveis e eletrônicos e atendimentos no local das secretarias.
A ação visa oportunizar que canoenses levem suas demandas mais perto de suas casas, de modo que agilize o encaminhamento das solicitações.
- Saúde1 semana atrás
Sobe para quatro o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Rio Grande do Sul
- Opinião1 semana atrás
Artigo: “PRÊMIO NOBEL DO CESSAR-FOGO?” (por Carlos Marun – ex-Ministro de Estado)
- Trânsito1 semana atrás
Haverá bloqueio na rua lateral da BR-116 na próxima segunda-feira, 13
- Animais4 dias atrás
Aprovado por unanimidade projeto que cria o programa “TeleCio” em Canoas
- Geral1 semana atrás
Unilasalle concede título de Doutora Honoris Causa à jornalista Míriam Leitão
- Sem categoria3 dias atrás
Canoas realiza Dia D de vacinação neste sábado,18 de outubro
- Educação3 dias atrás
Estudante da Ulbra representará o Brasil em Congresso Internacional de Neurologia nos EUA
- Cultura1 semana atrás
BRDE participa de reunião com Ancine e RioFilme para fortalecer integração na gestão do Fundo Setorial do Audiovisual