Conecte-se conosco

header-top

enchentes rio grande do sul






 

07/09/2024
 

Comunidade

OT 50 anos – MUITO OBRIGADO

Avatar

Publicado

em

Por Antônio Canabarro Tróis filho

e Jorge Uequed

 

Chegamos ao cinquentenário, onde, talvez, nossos fundadores Otomar Ellvanger, Silvio Pierini e Antônio Canabarro Tróis filho não imaginavam que atingíssemos. Desde a fundação, muito turbilhão, dificuldades maiores, mas a cada empecilho aumentava a nossa vontade de chegar às sextas-feiras.

À medida que o tempo passava, vários nomes foram se agregando a esta caminhada: Mario Porto Inda, Cirilo Lacerda, Mario Telmo Guerreiro, Jorge Uequed, José Leandro, Adilson Brilhante, Lucia Mendes, Rosa Maria Ignacio, Felicia Baruja Tróis, Cassio Baruja Tróis, Marco Machado Leite, Odil Gonçalves Gomes, Antonio Di Domenico, Luis Carlos (da Farmácia), Capitão Arlindo (da BM), Arno Danenberg, Osmar Raimundo da Paz, Francisco Frias, Danilo Ucha, Elmar Bones da Costa, Kenny Braga, Osvil Lopes, Francisco Tróis, Osvaldo Moacir Alvarez, João Tróis, Francisco Antonio Pagot, Bruno Pagot, Claudio Rezende Vieira, Loreno Luis Zambonin, Alberto Martorelli, Leo Medina Martins, Darci Jose Amorim, Sezefredo Azambuja Vieira, Walter Galvani da Silveira. Muitos já não estão mais entre nós, mas todos colaboraram de uma maneira dedicada e saudável para a chegada desta data.

Durante este período, O Timoneiro permaneceu atuando sempre com independência e opinião, respeitando as autoridades, mas não submetendo-se a elas, não brigando com os fatos, mas expedindo opiniões e visões diferenciadas da oficial. Seu compromisso sempre foi apenas com a cidade e seus habitantes, não submetendo-se nunca a grupos financeiros, econômicos, políticos e pregando o fim de qualquer tipo de discriminação, seja de etnia, de gênero, racial, religiosa ou de preferência sexual.

Nossos espaços estiveram sempre abertos, sem nenhum tipo de censura à expressão assinada de qualquer homem ou mulher. Nosso departamento publicitário e financeiro nunca exerceu ascendência sobre o jornalismo e a opinião. Mesmo nos momentos mais difíceis, mantivemos inatingível e inatacável a liberdade da imprensa e o direito à informação, o respeito ao contraditório e a pregação de uma comunidade saudável e cumpridora da lei.

Muitos foram os colaboradores, em nosso quadro de funcionários administrativos, jornalístico, de distribuição, sempre pautamos a liberdade, o respeito e a tolerância. Muitos que labutaram no jornal saíram para desempenhar funções em outros organismos de comunicação. Os demais veículos de comunicação da cidade nunca foram nossos opositores nem concorrentes, mas parceiros no direito e obrigação de informar, e na convivência com os interesses da cidade.

Os colaboradores mais contemporâneos: Ageu Cardoso, Aline Santana, Ana Carolina Rodrigues, Bruno Lara, Caren Baldo, Carla Garcia, Celço Andreotti, Celso Uequed Pitol, Daiane Poitevin, Daltiva Uequed, Daniel Cheveste, Daniela Uequed, Daniele Farias, Dayane Mascitti de Oliveira, Deivid Duarte, Derek Alencastro, Djalma Júlio S. Junior, Elizabeth Uequed, Emerson Vasconcelos, Enildo Prestes, Fabiano Florez, Fernanda Beatriz da Silva Haas, Fernanda Burgel, Gabriel Soares, Gisele Uequed, João Luis Xavier, José Carlos Rodrigues, José Fontes, Júlia Titz, Júlio Fontes, Júlio Vitória, Katyane Mendes Marques, Laira Souza, Leandro Ferreira, Letícia Uequed, Luciane Uequed, Luciano Kayser, Magna Ayalla, Marcelo Grisa, Marcelo Mendes, Marco Leite, Margarete Beatriz, Marília Bissigo, Marli Ramos, Marta Moraes, Mauro Oliveira, Melissa Barbosa, Nara Job, Nasser, Odil Gomes, Olegar Lopes, Priscila Muzicant, Renata Jacomelli, Rosangela Perroco, Sara Silveira Santos, Simone Gomes, Sinara Dutra, Sony Souza, Taís Formiga, Tânia Barichello, Tatiane Flores, Vanderlei Jaques, Vanderlei Dutra, Vivian Santos de Oliveira, Wagner Luz, entre outros, continuam com eficiência e dedicação no caminho já traçado por alguns, que mantiveram atividades no semanário.

Todos sabem das dificuldades, algumas próprias da edição de jornais, outras criadas pela insensibilidade de alguns que, não vendo atendidas suas pretensões de submeter o tabloide aos seus interesses, preferem procurar meios financeiros de extingui-lo. Todas as dificuldades foram enfrentadas nestes 50 anos, com uma mesma visão: atender ao interesse dos canoenses ao direito de informação e à liberdade de imprensa.

Obrigado por todas as mensagens que recebemos, pelo jantar comemorativo que a comunidade nos oferece, pelo apoio que os anunciantes e coordenadores de publicidade, pessoais e de empresas, dedicaram à nossa data. Temos confiança, boa vontade e reta intenção, temos certeza que cometemos muitos erros, e talvez excessos, mas sabemos que a lei e a opinião pública haverão de nos criticar por isso, e nos aplaudir pelos acertos e mostrar que temos uma reta a seguir. Aos críticos, obrigado pela leitura e pelas expressões que nos fazem corrigir, aos que nos aplaudem, obrigado pelo estímulo e pela confiança, mas nesse cinquentenário estamos confiantes que a estrada que planejamos e trilhamos é a do bom combate.

Canoas, 29 de julho de 2016, ano do cinquentenário

 

LEIA MAIS

OT 50 anos – “A ética é a medida exata do uso da razão a serviço de uma causa justa e digna”

OT 50 anos – um jornal feito por muitas mãos

OT 50 anos – de engajamento em causas ambientais

OT 50 anos – Há cinco décadas acompanhando os problemas das vilas

OT 50 anos – de militância por melhorias na saúde

Clubes se reinventam para manter portas abertas

 

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

Redação

Publicado

em

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

 

A Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, realiza, na próxima segunda, 29, e na terça-feira, 30, o Mutirão de Documentação para Imigrantes Atingidos pela Enchente.

A atividade ocorrerá no prédio anexo da Prefeitura (Rua 15 de Janeiro, 15 – térreo), das 8h às 17h.

O que precisa levar

Para entrar com o pedido dos documentos é necessário fazer o boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia e levar o comprovante de residência atualizado.

Se a pessoa tiver o Registro Nacional Migratório (RNM) ou cédula do país, também pode apresentá-los. Além disso, imigrantes que estão há pouco tempo no Brasil, sem documentação ou com documento vencido também serão atendidos.

 

 

Continuar a ler

Comunidade

Atenção, canoenses: serviços do CRAS são oferecidos em único local

Redação

Publicado

em

Atenção, canoenses serviços do CRAS são oferecidos em único local - Foto: Guilherme Pereira

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Mathias Velho, Rio Branco e Harmonia atendem, de forma temporária, na Rua Siqueira Campos, 38, no Centro. Os atendimentos são feitos a partir de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Às quartas-feiras, as atividades vão até as 16h. Após, o expediente é interno.

São realizados serviços como atualização e novos cadastramentos no Cadastro Único (CadÚnico) , emissão da Carteira do Idoso e do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência, por exemplo, atendimento com assistentes sociais, encaminhamento para certidões (nascimento, casamento e óbito).

Para se inscrever ou atualizar o CadÚnico é necessário levar documento do responsável familiar com CPF, comprovante de residência, documento de cada integrante da família (RG, certidão de nascimento, CNH, carteira de trabalho ou certidão de casamento, etc), comprovante de renda (se tiver), atestado de frequência escolar das crianças e adolescentes e atestado de vinculação do Posto de Saúde (se tiver).

Nesse mesmo local, uma equipe faz o cadastro dos usuários que buscam o Auxílio Reconstrução do Governo Federal. São cem atendimentos por dia.

As inscrições vão até a próxima sexta-feira, 26. Os interessados também podem se inscrever pelo site da Prefeitura, acessando este link

Continuar a ler

Comunidade

Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

Redação

Publicado

em

Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

A Prefeitura de Canoas está promovendo o cadastramento de currículos no Banco de Oportunidades em todos os centros de distribuição de doações ao longo desta semana, entre 9h e 14h. Nesta quarta-feira, 3, a EMEF Rio Grande do Sul, localizada no bairro Mato Grande, sediou a ação.

De acordo com a gestão municipal, mais de 1.300 empresas já se cadastraram na plataforma, que atualmente oferece 327 vagas de trabalho disponíveis neste site.

Os interessados podem realizar o cadastro pessoalmente nos seguintes locais e datas:

Quinta-feira, 4: EMEF Paulo VI – Avenida Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima

Sexta-feira, 5: EMEF Nelson Paim Terra – Rua Primavera, 1676, Rio Branco

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm