Conecte-se conosco

header-top

enchentes rio grande do sul






 

07/09/2024
 

Comunidade

OT 50 anos – Há cinco décadas acompanhando os problemas das vilas

Avatar

Publicado

em

Vila de Passagem está mais esquecida ainda. Foto: Bruno Lara/OT

Vila de Passagem está mais esquecida ainda. Foto: Bruno Lara/OT

 

Por Émerson Vasconcelos

Atualmente, cerca de 70 mil pessoas ainda estão irregulares em Canoas, segundo dados do Instituto Trata Brasil. O Timoneiro sempre acompanhou o problema de perto e nos últimos anos vem cobrando sistemática do poder público o cumprimento de suas promessas aos moradores das dezenas de vilas que ainda existem na cidade. No entanto, apesar de alguns movimentos positivos, quando foi do interesse da gestão municipal, os avanços foram poucos nestes últimos 50 anos.

Décadas de promessas

Um caso que ilustra muito bem esta longevidade do problema, é a situação da Vila Araçá, localizada entre o Centro e o Mato Grande. Chegamos ao segundo semestre de 2016 e não há sequer uma data prometida para que os moradores sejam transferidos para outro local ou mesmo para que a vila possa ser regularizada. Só que basta olhar o arquivo histórico de O Timoneiro para ver que estas pessoas ouvem promessas e têm prazos prometidos, assim como descumpridos, há pelo menos 30 anos. A máxima de que canos enterrados não trazem votos é dolorosa de se admitir, mas como não evocá-la quando a cidade tem tantas pessoas vivendo no meio do esgoto a céu aberto e se empenha mais em captar milionárias verbas federais para a construção de um aeromóvel?

E a Vila Araçá é só um exemplo. Vários locais do bairro Guajuviras, por exemplo, continuam abandonados à própria sorte. Não é raro encontrar áreas em que existem canos enterrados em gestões passadas da Prefeitura, mas que não se ligam uns aos outros, e serviram apenas para que algum candidato a vereador ganhasse votos. Registros físicos de promessas que não se concretizaram e provas de que o saneamento básico nunca foi uma real prioridade dos governos canoenses.

Falsas esperanças

Embora não se trate apenas do esgoto a céu aberto, mas de uma total falta estrutura básica, que passa por saúde, segurança e educação, o saneamento é o ponto que mais castiga os moradores das chamadas vilas e até mesmo de áreas não consideradas de risco. Durante mais de quinze anos O Timoneiro noticiou prazos divulgados pelas prefeituras para a canalização completa das valas da cidade. Atualmente focamos em noticiar os problemas que estas valas ainda abertas causam à população. As datas prometidas pela Prefeitura são divulgadas nestas reportagens, mas sempre tratadas com desconfiança, dado o histórico de descumprimentos por parte do poder público. Tratar promessa como verdade, levando em consideração este retrospecto, seria gerar falsas expectativas nos leitores, especialmente naqueles que vivem o problema.

Quando o governo precisa

A transferência de famílias das vilas para moradias definitivas só foi feita, durante este 50 anos que OT pode acompanhar, em momentos nos quais era importante, para o interesse do governo, fosse ele municipal ou federal, que isso ocorresse. Com a recente necessidade de construção da BR-448, foi necessário tirar famílias do caminho, para que a estrada fosse aberta. A evacuação precisava ser feita em caráter urgente e as famílias das Vilas Dique foram levadas para um local chamado Vila de Passagem. No momento em que saíram do caminho, deixaram de ser prioridade. Algumas levaram mais de três anos para serem levadas a moradias definitivas e outras ainda estão na Vila de Passagem, que já se deteriorou tanto que pouco difere das casas que estas famílias ocupavam sobre os diques.

Luta que segue

Na semana anterior à publicação deste especial de 50 anos, a Prefeitura confirmou que 140 famílias ainda aguardam por casas definitivas na Vila de Passagem. Considerando que esta vila não entra nos dados do Insituto Trata Brasil, já que a área não é considerada de risco, podemos afirmar, com certeza, que apesar da luta constante de OT, durante 50 anos, pelo respeito às famílias que vivem em condições indignas na cidade, o número de pessoas sem uma moradia digna supera 70 mil. Nosso compromisso é seguir fiscalizando o poder público e cobrando soluções enquanto famílias continuarem sem receber atenção básica dos governos. Estamos preparados para resistir nesta luta por mais 50 anos se for necessário, mas nos comprometemos a trabalhar com força para que o problema se resolva muito antes disso.

 

LEIA MAIS

OT 50 anos – “A ética é a medida exata do uso da razão a serviço de uma causa justa e digna”

OT 50 anos – MUITO OBRIGADO

OT 50 anos – um jornal feito por muitas mãos

OT 50 anos – de engajamento em causas ambientais

OT 50 anos – de militância por melhorias na saúde

Clubes se reinventam para manter portas abertas

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

Redação

Publicado

em

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

 

A Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, realiza, na próxima segunda, 29, e na terça-feira, 30, o Mutirão de Documentação para Imigrantes Atingidos pela Enchente.

A atividade ocorrerá no prédio anexo da Prefeitura (Rua 15 de Janeiro, 15 – térreo), das 8h às 17h.

O que precisa levar

Para entrar com o pedido dos documentos é necessário fazer o boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia e levar o comprovante de residência atualizado.

Se a pessoa tiver o Registro Nacional Migratório (RNM) ou cédula do país, também pode apresentá-los. Além disso, imigrantes que estão há pouco tempo no Brasil, sem documentação ou com documento vencido também serão atendidos.

 

 

Continuar a ler

Comunidade

Atenção, canoenses: serviços do CRAS são oferecidos em único local

Redação

Publicado

em

Atenção, canoenses serviços do CRAS são oferecidos em único local - Foto: Guilherme Pereira

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Mathias Velho, Rio Branco e Harmonia atendem, de forma temporária, na Rua Siqueira Campos, 38, no Centro. Os atendimentos são feitos a partir de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Às quartas-feiras, as atividades vão até as 16h. Após, o expediente é interno.

São realizados serviços como atualização e novos cadastramentos no Cadastro Único (CadÚnico) , emissão da Carteira do Idoso e do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência, por exemplo, atendimento com assistentes sociais, encaminhamento para certidões (nascimento, casamento e óbito).

Para se inscrever ou atualizar o CadÚnico é necessário levar documento do responsável familiar com CPF, comprovante de residência, documento de cada integrante da família (RG, certidão de nascimento, CNH, carteira de trabalho ou certidão de casamento, etc), comprovante de renda (se tiver), atestado de frequência escolar das crianças e adolescentes e atestado de vinculação do Posto de Saúde (se tiver).

Nesse mesmo local, uma equipe faz o cadastro dos usuários que buscam o Auxílio Reconstrução do Governo Federal. São cem atendimentos por dia.

As inscrições vão até a próxima sexta-feira, 26. Os interessados também podem se inscrever pelo site da Prefeitura, acessando este link

Continuar a ler

Comunidade

Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

Redação

Publicado

em

Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

A Prefeitura de Canoas está promovendo o cadastramento de currículos no Banco de Oportunidades em todos os centros de distribuição de doações ao longo desta semana, entre 9h e 14h. Nesta quarta-feira, 3, a EMEF Rio Grande do Sul, localizada no bairro Mato Grande, sediou a ação.

De acordo com a gestão municipal, mais de 1.300 empresas já se cadastraram na plataforma, que atualmente oferece 327 vagas de trabalho disponíveis neste site.

Os interessados podem realizar o cadastro pessoalmente nos seguintes locais e datas:

Quinta-feira, 4: EMEF Paulo VI – Avenida Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima

Sexta-feira, 5: EMEF Nelson Paim Terra – Rua Primavera, 1676, Rio Branco

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm