Conecte-se conosco

header-top







 

26/03/2026
 

Cultura

Com recital, Maria Bethânia encerra 32ª Feira do Livro

Avatar

Publicado

em

Salvador- BA, Brasil- Maria Bethânia faz show especial no Farol da Barra neste sábado (28/03/2015) na festa de comemoração dos 466 da cidade de Salvador. Foto:

Salvador- BA, Brasil- Maria Bethânia faz show especial no Farol da Barra neste sábado (28/03/2015) na festa de comemoração dos 466 da cidade de Salvador. Foto:

 

Por Émerson Vasconcelos
@emerson_rs

Em sua reta final, a Feira do Livro de Canoas ainda tem momentos fortes de sua programação cultural, como a apresentação de Maria Bethânia, no Teatro do Sesc Canoas no sábado, 9, às 20 horas. No entanto, se um grupo seleto de pessoas que conseguirá senha para ver a o show de poesias da artista terá motivos para comemorar, os livreiros, que deveriam ser a principal atração de um evento voltado aos livros, não estão comemorando nem um pouco.
Embora a mudança de local da feira seja o ponto mais criticado pelos expositores, alguns ainda acreditam que a situação pode se reverter em edições futuras. “Não dá para negar que, no geral, depois que a feira veio para a praça o movimento caiu, mas é uma questão de mudança de cultura. Eu acredito que com o tempo as pessoas vão se acostumar e vai dar certo aqui neste espaço. Não podemos esquecer que a Feira do Livro de Porto Alegre é a maior da América Latina e acontece em uma praça”, disse a expositora Rosângela Araújo Pereira.
João Farias, que expõe na feira canoense há 12 anos, assim como a maioria dos livreiros, não está otimista e contou que um abaixo-assinado está circulando entre os expositores, pedindo a volta para o Calçadão a partir de 2017. “Isso é uma coisa que precisa acontecer. No ano passado já foi ruim, mas neste ano está péssimo. Até os vales que a Prefeitura dava para que as crianças comprassem livros foram reduzidos. O dinheiro que gastaram no show da Bethania e com outros artistas caros de se trazer devia ter sido investido em divulgação da feira”.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Vitor Kley, Cachorro Grande e Ultramen comandam o St. Patrick’s Day em Canoas

Redação

Publicado

em

Vitor Kley

Neste sábado e domingo, dias 21 e 22, o ParkShopping Canoas promove a 2ª edição do Festival St. Patrick’s Day, com dois dias de música ao vivo, gastronomia e entrada gratuita. Promovido em parceria com o Capim Burguer, o evento acontece das 14h às 22h, no Multiplan Hall, em área interna do shopping, com acesso sujeito à lotação do espaço.

Entre os destaques da programação estão o cantor e compositor Vitor Kley, fenômeno do pop nacional conhecido por sucessos como “O Sol” e “Morena”, e a banda Cachorro Grande, referência do rock brasileiro dos anos 2000. Também sobem ao palco a Ultramen, com sua mistura de rock, rap e reggae, além de Carlinhos Carneiro, Dudu Cardoso, Kupinshas e os DJs Cabral e Roger.

Inspirado na tradicional celebração irlandesa do dia 17 de março, o St. Patrick’s Day se popularizou no Brasil nos últimos anos e passou a integrar o calendário cultural de grandes cidades, reunindo público em torno da música, do chope e do clima festivo marcado pela cor verde.

Programação:

Sábado (21/03)

14h – DJ Cabral

16h – Dudu Cardoso

19h – Carlinhos Carneiro

21h – Vitor Kley

 

Domingo (22/03)

14h – DJ Roger

16h – Kupinshas

18h – Ultramen

20h – Cachorro Grande

banda Cachorro Grande

banda Cachorro Grande

banda Ultramen

banda Ultramen

Continuar a ler

Cultura

Feira da Vivi de economia solidária feminina tem nova edição no sábado, 21, em Porto Alegre

Redação

Publicado

em

A Feira da Vivi realiza mais uma edição no próximo sábado, 21, das 10h às 18h, na Praça do Tambor, localizada na Rua dos Andradas, no Centro de Porto Alegre. Promovido pelo SindBancários, o evento integra a programação do Mês da Mulher.

A iniciativa busca incentivar a autonomia feminina por meio da economia solidária, reunindo exposição e comercialização de produtos artesanais produzidos por mulheres. Entre os itens disponíveis estarão peças em crochê, pinturas, cosméticos naturais, roupas e acessórios feitos à mão.

Além da feira, a programação contará com atividades culturais e de integração, como roda de conversa, apresentações de slam e dança. O evento também terá shows musicais com Roberta Moura, Trio Mandê e Preta Guedes, além de discotecagem com DJ convidada.

A estrutura inclui ainda venda de alimentos, bebidas e espaço voltado ao público infantil, com atividades para crianças. A entrada é gratuita.

Confira a programação:

10h – Abertura
11h – Roda de conversa
12h – Banco Vermelho
14h30 – Show com Roberta Moura e Trio Mandê
16h – Slam e Dança
17h – Show com Preta Guedes
10h às 18h – Exposição e venda de artigos da Economia Solidária

Homenagem e legado de Vivi

A Feira da Vivi é realizada anualmente desde 2023 e homenageia a ex-diretora Virginia Farias, a Vivi, que faleceu em decorrência da covid-19. Mais do que uma atividade cultural, o evento é um tributo ao seu legado de luta e compromisso com as mulheres.

Ao fortalecer redes, incentivar a geração de renda e criar espaços de escuta e expressão, o SindBancários mantém viva a memória de Vivi e reafirma que a organização coletiva é o caminho para transformar realidades.
Ao promover atividades como essa, o Sindicato também reafirma que cultura e economia não são neutras: são territórios de disputa. E as mulheres precisam estar no centro dessas construções.

Valorizar a produção das mulheres é fortalecer a luta por igualdade, dignidade e justiça social. Apoiar a economia solidária feminina é um ato político. Participe!

Acompanhe as atualizações da Feira da Vivi em www.instagram.com/feiradavivi.

Continuar a ler

Cultura

Esquenta Carnaval 2026 percorre bairros de Canoas e se prepara para desfile do dia 28 de março

Redação

Publicado

em

Vinícius Thormann/PMC

As ruas de Canoas receberam, na tarde deste sábado, 14, o primeiro Esquenta Carnaval 2026. A programação serviu como preparação para o desfile participativo marcado para o dia 28 de março, no Parque Eduardo Gomes. 

Por volta das 17h, um trio elétrico saiu da quadra da Escola de Samba Unidos do Guajuviras e percorreu diferentes bairros da cidade. O cortejo contou com integrantes da bateria da escola e também da Aquarela do Samba, passando ainda pelos bairros Mathias Velho e Niterói. 

Durante a atividade, representantes do evento destacaram a retomada das ações relacionadas ao Carnaval no município. 

“Juntos, unidos, sem soltar a mão de ninguém, vamos chegar no nosso objetivo que é colocar o Carnaval de Canoas no lugar que ele nunca deveria ter saído”, destaca o secretário-adjunto de Cultura, Jéferson Xavier, o Chico. 

Coordenador do Carnaval 2026 e presidente da Escola de Samba Unidos do Guajuviras, Márcio Rodrigues explicou que o esquenta teve como proposta apresentar ao público um pouco do que as escolas devem levar para o desfile. 

“Passamos por muitas dificuldades no nosso Município, mas agora estamos retomando com o Carnaval não competitivo, o nosso Carnaval da reconstrução. Hoje estamos aqui para fazer uma belíssima participação das nossas escolas na divulgação da nossa cultura popular e do nosso Carnaval”, diz. 

A primeira vice Miss Trans Diversidade RS, Luka Keller, também participou da programação e ressaltou o significado social do evento. 

“A gente sabe que o Carnaval é celebração, é festa, mas aqui em Canoas vai muito além disso. A gente fala sobre políticas públicas, sobre o combate à transfobia, ao feminicídio, ao racismo e à intolerância religiosa”, destaca. 

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques