Comunidade
ComicCON RS traz o ilustrador inglês David Lloyd a Canoas
O britânico é um conhecido pela criação da máscara que virou símbolo dos movimentos sociais

Máscara foi baseada nas feições do soldado conspirador inglês Guy Fawkes. Foto: Divulgação/ComicCON.
SIMONE DUTRA*
O ilustrador David Lloyd, responsável pela história em quadrinhos que deu origem ao filme V de Vingança, estará em Canoas nos dias 20 e 21 de agosto. O desenhista é o convidado internacional da ComicCON RS, que o trará pela primeira vez ao Rio Grande do Sul. Presença constante em eventos internacionais do gênero – e certamente o nome mais relevante dos quadrinhos a passar pelo estado –, o artista participará de painéis, entrevistas e sessões de autógrafos durante o evento, que ocorrerá no campus da Ulbra.
Lloyd é responsável pela criação da icônica máscara de Guy Fawkes que se popularizou com a adaptação de V para o cinema em 2005, transformando-se em símbolo moderno de contestação em movimentos e manifestações globais e sendo o ícone máximo do movimento Anonymous. Autor da graphic novel Kickback e conhecido ainda por parcerias com autores de peso como Garth Ennis, Warren Ellis e Grant Morrison, desde 2012 o quadrinista se dedica à revista Aces Weekly, sua inovadora iniciativa voltada às HQs digitais.
Reconhecimento
Na mesma semana em que a ComicCON RS anuncia a vinda de Lloyd, a convenção alcança mais uma prova de reconhecimento nacional. O evento GeekCon 2.0, de Vitória-ES, divulgou que contará, no próximo dia 21, com a presença do jornalista e mestre em Comunicação Émerson Vasconcelos, organizador do festival que ocorre em Canoas. Vale pontuar que Émerson é colaborador frequente do jornal O Timoneiro e foi redator deste veículo entre 2010 e 2015.
A ComicCON RS
Três vezes indicada ao Troféu HQMix, a ComicCON RS prepara neste ano a sua maior edição, contando com a ampla estrutura da Ulbra para oferecer dois palcos com programação simultânea, espaço para estandes e Artists Alley expandido, assim como áreas de lazer, alimentação, exposições e sessões de autógrafos. Além disso, a convenção será sede da Maratona Conselho Jedi – antiga Jedicon RS – tradicional encontro gaúcho de fãs de Star Wars realizado pelo CJRS.
Entre as primeiras atrações anunciadas está Danilo Beyruth, forte expoente do quadrinho nacional por obras como Necronauta e Bando de Dois, além de recentes trabalhos para a Marvel nos títulos Gwenpool e Deadpool vs. Gambit. Primeiro artista escolhido para atuar no selo Graphic MSP, Danilo se consagrou com a trilogia Astronauta, que rendeu prêmios e conquistou o mercado europeu. Acompanham o veterano quadrinista outros dois recentes reforços desse seleto grupo: o premiado ilustrador Rogério Coelho, que reinterpretou um dos mais carismáticos personagens da Turma da Mônica com a elogiada Louco – Fuga, e a jovem revelação Bianca Pinheiro, escolhida para assinar a HQ solo da Mônica. Até agosto a CCRS promete anunciar muitas outras atrações e novidades que podem ser acompanhadas pela página http://www.facebook.com/comicconrs.
O evento
Com o primeiro lote já esgotado, os ingressos antecipados a preços promocionais podem ser adquiridos pelo site http://www.comicconrs.com/ingressos-2016, com opções de pagamento por cartão de crédito, débito em conta e boleto bancário. A ComicCON RS 2016 acontece nos dias 20 e 21 de agosto, no campus da Ulbra, em Canoas, e é uma realização da Produtora Multiverso.
Comunidade
Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Durante a sessão ordinária de quinta-feira, 2, a Câmara Municipal de Canoas abriu espaço no Grande Expediente para celebrar os 30 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Guajuviras. A homenagem foi proposta pelo vereador Aloísio Bamberg (PSDB), que ressaltou a importância histórica e social da comunidade católica na região.
Ao justificar o requerimento, Bamberg lembrou que a paróquia nasceu em meio às dificuldades vividas por famílias que ocupavam áreas ainda em processo de regularização. “Passaram vários padres pela paróquia. E nós temos a satisfação de hoje estar aqui com o padre Cláudio Dami, que tem a oportunidade de ajudar a festejar esses anos de história da paróquia do Guajuviras”, afirmou.
Bamberg também destacou a atuação da paróquia nos momentos mais críticos do bairro: “A São Miguel era uma ocupação, a São João era uma ocupação. E com a criação das associações de moradores, nós tivemos a oportunidade de manter e evitar as reintegrações”. Para ele, a presença da Igreja foi decisiva na consolidação do Guajuviras como um dos maiores bairros da cidade. “Hoje a paróquia se mantém viva, com estrutura pequena, mas com uma comunidade cada vez maior”, completou.
Vivian Ferreira, coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), também fez uso da palavra para reforçar o caráter comunitário da paróquia.
“Hoje, nossa paróquia é composta por sete comunidades que, juntas, atendem toda a extensão do nosso bairro. Somos um espaço de acolhida e evangelização que se traduz em muitas frentes de serviço”, pontuou.
Ferreira elencou as diversas ações desenvolvidas pelas pastorais da Igreja, como a catequese com mais de 100 crianças e jovens, a Pastoral da Criança, que acompanha cerca de 70 famílias, e a Pastoral da Caridade, que assiste mensalmente mais de 110 famílias com apoio material e espiritual.
“Tudo isso mostra que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida não é apenas uma igreja, mas uma comunidade viva e missionária”, resumiu.
Encerrando a homenagem, o pároco Cláudio Dami, que está há oito meses à frente da paróquia, também se pronunciou.
“Posso dizer, vereador, que estou no céu. Pela acolhida do povo, pelo trabalho, pela cooperação de todos os envolvidos”, disse. Dami assumiu a paróquia após duas décadas atuando como capelão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O padre fez questão de lembrar a trajetória de fé que antecedeu a criação oficial da paróquia, em 12 de outubro de 1995, e nomeou os párocos que o antecederam. “A devoção à Nossa Senhora Aparecida já era forte antes mesmo da fundação da paróquia”, relembrou.
Durante seu discurso, Dami também fez um convite público aos vereadores para participarem da celebração dos 30 anos, marcada para o próximo dia 12, com missa, bolo e confraternização. “Que nós possamos caminhar juntos, melhorando a nossa cidade, nosso bairro, e também a nossa relação entre nós mesmos”, concluiu.
A sessão terminou com a entrega simbólica da homenagem à Paróquia Nossa Senhora Aparecida e com o reconhecimento, por parte dos vereadores presentes, do papel fundamental da Igreja no desenvolvimento social e espiritual do Guajuviras ao longo das últimas três décadas.
Comunidade
26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

A 26ª Semana da Pessoa Idosa segue com a sua programação na quinta-feira, 2, com a gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde, no Centro de Convivência do Idoso.
O quê: Gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde
Data: Quinta-feira (2)
Horário: 14h às 16h
Local: Centro de Convivência do Idoso – Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será no bairro Estância Velha no sábado

A oitava edição do Prefeitura na Tua Casa ocorrerá no bairro Estância Velha, no sábado, 27. A iniciativa será na Rua São Mateus, em frente à UBS Estância Velha, das 9h ao meio-dia. A novidade desta edição será a feira de adoção da Secretaria de Bem-Estar Animal.
Ao longo da programação, haverá diversos serviços e atendimentos ao cidadão, como CRAS Móvel, doação de livros e roupas, vacinação, distribuição de testes rápidos, medição de glicose e sinais vitais, atendimento veterinário, cadastro habitacional, espaço kids, doação de mudas, coleta de materiais recicláveis e eletrônicos e atendimentos no local das secretarias.
A ação visa oportunizar que canoenses levem suas demandas mais perto de suas casas, de modo que agilize o encaminhamento das solicitações.
- Saúde1 semana atrás
Médicos das UPAs de Canoas decidem manter as restrições nos atendimentos
- Saúde5 dias atrás
Sobe para quatro o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Rio Grande do Sul
- Opinião5 dias atrás
Artigo: “PRÊMIO NOBEL DO CESSAR-FOGO?” (por Carlos Marun – ex-Ministro de Estado)
- Canoas1 semana atrás
Acidentes causam bloqueios e congestionamentos na BR-448 e BR-116 em Canoas
- Transporte1 semana atrás
Justiça garante vitória à Prefeitura de Nova Santa Rita e ônibus voltam a parar na Estação Canoas da Trensurb
- Trânsito5 dias atrás
Haverá bloqueio na rua lateral da BR-116 na próxima segunda-feira, 13
- Política1 semana atrás
Comissão Externa para acompanhar feminicídios no RS realiza visitas técnicas em Porto Alegre e Canoas nesta terça-feira
- Cultura1 semana atrás
3º Festival de Cinema de Canoas promove quarto encontro do Curta FECIC e workshop esta semana