Conecte-se conosco

header-top







 

02/12/2025
 

Comunidade

Lixo continua tomando conta da Rua da Barca, no bairro Harmonia

Assunto foi tema de representação na Justiça da Promotoria Especializada de Canoas

Avatar

Publicado

em

Cruzamento da rua da Barca com o trem cargueiro da ALL. Foto: Bruno Lara/OT.

Cruzamento da rua da Barca com o trem cargueiro da ALL. Foto: Bruno Lara/OT.

 

A equipe de O Timoneiro segue visitando os pontos mais extremos de abandono de Canoas. Na última semana, uma equipe visitou a rua da Barca, no bairro Harmonia, que liga a rua Operário Jesus até a BR-448.

A situação é normal até onde tem asfalto. Assim o trecho é descrito para os que não residem no bairro. A rua asfaltada, porém, segue até o limite dos trilhos onde circula o trem da América Latina Logística (ALL), transportador de cargas. No restante do trecho, até a BR-448, o caminho é seguido por chão batido, embora poucos se arrisquem a circular pelo local.

São incontáveis as sacolas de lixo que o local recebe. Além disso, é o destino final para galhos, móveis descartados, roupas, animais mortos e até um tronco de árvore arrancado. Mas a cena não é rara. Pontos de maior movimento como a rua República e a avenida Rio dos Sinos também estão cobertos de lixo.

Trem na ativa

Todos os locais acima citados têm um ponto em comum: avizinham os trilhos do trem. Na rua da Barca, em setembro de 2014, um dos trens da ALL com destino a Passo Fundo, carregado com 60 mil litros de gasolina e diesel, tombou no final da tarde. No episódio ninguém se feriu, mas o susto foi grande levando em consideração que os trilhos passam a poucos metros das residências.

Ministério Público

O advogado Nelson Machado Fagundes protocolou na Promotoria de Justiça do Ministério Público de Canoas uma representação pedindo soluções para o local. Citando a arrecadação municipal de aproximadamente R$ 1,6 bilhão, ele cobrou um retorno deste dinheiro em serviços. “Não poderá o Município ter uma arrecadação européia e prestar serviços à população de nível africano”, afirmou no texto.

“A comunidade do final da Rua da Barca, final da Vila Natal, bairro Mathias Velho, composta em sua maioria por famílias humildes, convive com um quadro tétrico e totalmente incompatível com a vida, sem segurança para os que lá moram, de modo especial as crianças, senhoras grávidas e pessoas doentes”, sustenta. “Junto às casas dos moradores, existe um valão a céu aberto, em que um manancial de água parada e podre, capaz de acomodar um criadouro adequado para mosquitos que infestam a área e trazem perigo continuado a todos que residem no local”, vai além.

O que diz a Prefeitura

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU) informou que “realiza o Choque de Limpeza em todos os quadrantes da cidade. O que significa que, a cada 30 dias, a equipe retorna ao local para a manutenção. Todas as vezes são retirados, em média, 50 caminhões-caçamba de lixo. A SMSU promove, ainda, o trabalho de conscientização com a comunidade quanto ao destino correto do lixo, além de fiscalizar a área para evitar o descarte irregular. A Prefeitura oferece cinco ecopontos instalados na cidade para que, gratuitamente, o cidadão possa destinar seu resíduo seco”, justificou.

 

Terreno foi desocupado em 2015, com resistência dos moradores. Foto: Bruno Lara/OT.

Terreno foi desocupado em 2015, com resistência dos moradores. Foto: Bruno Lara/OT.

 

“Não há necessidade de ocupações irregulares”, garante Prefeitura

Em setembro de 2015 cerca de 200 famílias ocupavam uma área da Prefeitura no loteamento Porto Belo. No dia 14 do mesmo mês, uma reintegração foi feita, deixando ao menos um ônibus queimado no local onde houve forte confronto dos moradores com a Brigada Militar.

O Timoneiro visitou a mesma área nesta semana que, cercada, serve agora apenas para o crescer da grama que já se faz alta no local. Em novo questionamento, a Prefeitura informou desta vez que em 2014 “a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação reassentou as famílias” dentro do programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal.

Em 2015, salienta, houve nova ocupação irregular na mesma área, “que é considerada de risco por estar sob a rede de alta tensão. Na ocasião, antes e mesmo depois da reintegração, a Prefeitura tentou realizar o cadastro social destas famílias, mas elas não aceitaram”.

Como a área é considerada de risco e imprópria para morar, a Prefeitura garante que irá fazer “um projeto paisagístico para embelezamento da área”, pontua sem dar maiores detalhes.

Mas uma atitude da Prefeitura chamou a atenção. Após responder os questionamentos de OT sobre a área, afirmou: “Vale ressaltar que em Canoas não há necessidade de ocupações irregulares, pois a Prefeitura promove políticas habitacionais proporcionando ao cidadão o acesso à moradia própria, por meio de sorteio público e de reassentando de famílias que vivem em áreas de risco, contribuindo para o resgate da dignidade destas pessoas”. A série Abandonados, veiculada por O Timoneiro, porém, tem encontrado lugar que o próprio órgão desconhece.

 

Ônibus da empresa Vicasa foi incendiado por manifestantes no Porto Belo. Foto: Bruno Lara/OT.

Ônibus da empresa Vicasa foi incendiado por manifestantes no Porto Belo. Foto: Bruno Lara/OT.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 29 de novembro, no bairro São Luís

Redação

Publicado

em

Quarta edição do Prefeitura na Tua Casa será no bairro Harmonia recebe, no sábado, 12

A Prefeitura de Canoas promove no sábado, 29, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro São Luís. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Engenheiro Rebouças, 333, em frente à EMEI Vó Inezinha.

O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.

O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.

Continuar a ler

Comunidade

Subprefeitura realiza reparos em erosões na Rua Nicolau Seibel, em Canoas

Redação

Publicado

em

Foto: Vinícius Thormann/PMC

Prefeitura de Canoas junto com a equipe da Subprefeitura do bairro Rio Branco realizaram, nesta sexta-feira, 21, o conserto de duas erosões em calçadas na Rua Nicolau Seibel, em Canoas. As intervenções incluíram a substituição da tubulação pluvial e a recuperação do passeio público nos dois pontos afetados, que, segundo o subprefeito Geovane do Amaral, foram danificados após episódios de alagamento.

“Vamos consertar e deixar o passeio em condições de uso”, afirmou Amaral.

Ele informou ainda que uma terceira erosão existente na mesma via deve ser recuperada na próxima semana.

O subprefeito também mencionou que outras equipes atuam simultaneamente em demandas do bairro.

“Temos 10 situações crônicas no bairro, que vamos resolvê-las até o final do ano”, disse.

Amaral destacou que, às quartas-feiras, um caminhão hidrojato realizará limpeza e desobstrução das galerias pluviais na região.

“Estamos avançando, atendendo à nossa população, resolvendo problemas antigos do bairro”, declarou.

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 22 de novembro, no bairro Guajuviras

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas realiza, neste sábado, 22, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, das 9h às 12h, na Estrada do Nazário, 3150, em frente ao Hangar Cultural, no bairro Guajuviras. A iniciativa, promovida em datas específicas, leva serviços públicos diretamente às comunidades, ampliando o acesso da população a atendimentos essenciais.

Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, regularização fundiária, orientações sobre laudos da enchente, vacinação, testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de saúde. Também haverá suporte para compra assistida e orientações de diversas áreas da administração municipal.

A programação contará ainda com atendimento veterinário, assistência social, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, confecção de currículos, além de doação e recebimento de roupas. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques