Conecte-se conosco

header-top







 

14/10/2025
 

Comunidade

Acadêmicos de Niterói é a campeã do Carnaval de Canoas quebrando jejum de 11 anos

Nossas Raízes ficou com o segundo lugar, seguida de Rosa Dourada, do Harmonia, e por Os Tártaros, do bairro Nossa Senhora das Graças

Avatar

Publicado

em

Acadêmicos de Niterói vence o Carnaval de Canoas após 11 anos.

Acadêmicos de Niterói vence o Carnaval de Canoas após 11 anos. Foto: PMC

 

A Acadêmicos de Niterói conquistou o Carnaval na Paz 2016 com 178,9 pontos. O segundo lugar, com pouca diferença na contagem dos pontos, foi a escola Nossas Raízes que falou sobre “Uma história de 13 anos de glórias”. O terceiro lugar ficou com a campeã de 2014, Rosa Dourada, que somou 176,9 pontos falou sobre “Olorum, a Criação do Universo e a força dos Orixás”. Em quarto, a escola mais antiga da cidade, Os Tártaros, fez 163,7 pontos falando sobre “Quicumbis e Moçambique, a resistência de um povo, salve a mãe África”.

Unidos do Guajuviras, com o enredo “Nas ondas do Mar um Sonho Me Leva”, fez 161,1 pontos ficou em quinto e, em 2017, irá desfilar pelo Grupo de Acesso. A apuração ocorreu no Parque Eduardo Gomes, no domingo, 20, por volta das 15 horas.

A Unidos do Guajuviras foi punida pelos jurados. A agremiação foi ao Sambódromo Laney Langaro com menos componentes do que previa o regulamento. Os Tártaros, também com números diferentes em componentes e ritmistas, foi igualmente penalizada.

 

Os Tártaros, escola mais antiga da cidade, ficou com o quarto lugar. Foto: PMC

Os Tártaros, escola mais antiga da cidade, ficou com o quarto lugar. Foto: PMC

 

Niterói representada

Um dos maiores bairros da cidade, o Niterói foi representado por sua escola que levou o enredo “Metamorfose, é Tempo de Transformação!”, e quebrou um jejum de títulos que vinha desde 2005, quando foi bi-campeã com o enredo “A Coruja na Toca dos Leões”.

O presidente Diego Lopes Moreira destacou a importância de conseguir realizar na avenida o que estava previsto no barracão. “A nossa proposta foi colocada em prática. A gente falava que mesmo que não fossemos campeões, conseguimos fazer o desfile que queríamos. Buscávamos devolver à comunidade essa vontade de ser campeã, desfilar com alegria. A comunidade agora tá feliz e agora o trabalho pra 2017 já começa”, comemorou.

Coruja dos Acadêmicos de Niterói. Foto: PMC

Coruja dos Acadêmicos de Niterói. Foto: PMC

 

Nenê da Harmonia vence no Grupo de Acesso

Mestre-sala e Porta Bandeira e Comissão de Frente foram os únicos quesitos onde a Nenê da Harmonia não recebeu, pelo menos, uma nota 10. A escola fez 176,4 pontos, seguida pela Pérola Negra com 174,9. No próximo ano, se houver Carnaval, a Nenê volta ao Grupo Especial, de onde saiu em 2012 após um amargo 7º lugar. A Nenê falou sobre os “Quilombos” na avenida na sexta-feira, 18.

Os troféus, porém, ainda não foram entreguem e nem há uma data para a entrega. A Prefeitura informou que “a entrega dos troféus às escolas campeãs ainda terá data definida pela Secretaria Municipal de Cultura e oportunamente divulgada”.

Nossas raízes fez bonito no carnaval canoense. Foto: PMC

Nossas raízes fez bonito no carnaval canoense. Foto: PMC

 

Rio Branco não compareceu

Integrante do Grupo Especial, a Acadêmicos da Grande Rio Branco não compareceu ao desfile e, segundo a organização, “deve sofrer as penalizações previstas no regulamento”.

 

Campeã de 2014, a Rosa Dourada ficou com o terceiro lugar. Foto: PMC

Campeã de 2014, a Rosa Dourada ficou com o terceiro lugar. Foto: PMC

 

GRUPO ESPECIAL

1º – ACADÊMICOS DE NITERÓI – 178,9

2º – NOSSAS RAÍZES – 178,4

3º – ROSA DOURADA – 176,9

4º – OS TÁRTAROS – 163,7

5º – UNIDOS DO GUAJUVIRAS – 161,1

 

GRUPO DE ACESSO

1º – NENÊ DA HARMONIA – 176,4

2º – PÉROLA NEGRA – 174,9

3º – IMPÉRIO DA MATHIAS – 172,7

4º – AQUARELA DO SAMBA – 169,3

5º – IMPERATRIZ DA GRANDE NITERÓI – 168,4

 

Porta estandarte de Os Tártaros. Foto: PMC.

Porta estandarte de Os Tártaros. Foto: PMC.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Redação

Publicado

em

Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Durante a sessão ordinária de quinta-feira, 2, a Câmara Municipal de Canoas abriu espaço no Grande Expediente para celebrar os 30 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Guajuviras. A homenagem foi proposta pelo vereador Aloísio Bamberg (PSDB), que ressaltou a importância histórica e social da comunidade católica na região.

Ao justificar o requerimento, Bamberg lembrou que a paróquia nasceu em meio às dificuldades vividas por famílias que ocupavam áreas ainda em processo de regularização. “Passaram vários padres pela paróquia. E nós temos a satisfação de hoje estar aqui com o padre Cláudio Dami, que tem a oportunidade de ajudar a festejar esses anos de história da paróquia do Guajuviras”, afirmou.

Bamberg também destacou a atuação da paróquia nos momentos mais críticos do bairro: “A São Miguel era uma ocupação, a São João era uma ocupação. E com a criação das associações de moradores, nós tivemos a oportunidade de manter e evitar as reintegrações”. Para ele, a presença da Igreja foi decisiva na consolidação do Guajuviras como um dos maiores bairros da cidade. “Hoje a paróquia se mantém viva, com estrutura pequena, mas com uma comunidade cada vez maior”, completou.

Vivian Ferreira, coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), também fez uso da palavra para reforçar o caráter comunitário da paróquia.

“Hoje, nossa paróquia é composta por sete comunidades que, juntas, atendem toda a extensão do nosso bairro. Somos um espaço de acolhida e evangelização que se traduz em muitas frentes de serviço”, pontuou.

Ferreira elencou as diversas ações desenvolvidas pelas pastorais da Igreja, como a catequese com mais de 100 crianças e jovens, a Pastoral da Criança, que acompanha cerca de 70 famílias, e a Pastoral da Caridade, que assiste mensalmente mais de 110 famílias com apoio material e espiritual.

“Tudo isso mostra que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida não é apenas uma igreja, mas uma comunidade viva e missionária”, resumiu.

Encerrando a homenagem, o pároco Cláudio Dami, que está há oito meses à frente da paróquia, também se pronunciou.

“Posso dizer, vereador, que estou no céu. Pela acolhida do povo, pelo trabalho, pela cooperação de todos os envolvidos”, disse. Dami assumiu a paróquia após duas décadas atuando como capelão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O padre fez questão de lembrar a trajetória de fé que antecedeu a criação oficial da paróquia, em 12 de outubro de 1995, e nomeou os párocos que o antecederam. “A devoção à Nossa Senhora Aparecida já era forte antes mesmo da fundação da paróquia”, relembrou.

Durante seu discurso, Dami também fez um convite público aos vereadores para participarem da celebração dos 30 anos, marcada para o próximo dia 12, com missa, bolo e confraternização. “Que nós possamos caminhar juntos, melhorando a nossa cidade, nosso bairro, e também a nossa relação entre nós mesmos”, concluiu.

A sessão terminou com a entrega simbólica da homenagem à Paróquia Nossa Senhora Aparecida e com o reconhecimento, por parte dos vereadores presentes, do papel fundamental da Igreja no desenvolvimento social e espiritual do Guajuviras ao longo das últimas três décadas.

Continuar a ler

Comunidade

26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

Redação

Publicado

em

26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

A 26ª Semana da Pessoa Idosa segue com a sua programação na quinta-feira, 2, com a gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde, no Centro de Convivência do Idoso.

O quê: Gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde
Data: Quinta-feira (2)
Horário: 14h às 16h
Local: Centro de Convivência do Idoso – Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será no bairro Estância Velha no sábado

Redação

Publicado

em

Prefeitura na Tua Casa será no bairro Estância Velha no sábado

A oitava edição do Prefeitura na Tua Casa ocorrerá no bairro Estância Velha, no sábado, 27. A iniciativa será na Rua São Mateus, em frente à UBS Estância Velha, das 9h ao meio-dia. A novidade desta edição será a feira de adoção da Secretaria de Bem-Estar Animal.

Ao longo da programação, haverá diversos serviços e atendimentos ao cidadão, como CRAS Móvel, doação de livros e roupas, vacinação, distribuição de testes rápidos, medição de glicose e sinais vitais, atendimento veterinário, cadastro habitacional, espaço kids, doação de mudas, coleta de materiais recicláveis e eletrônicos e atendimentos no local das secretarias.

A ação visa oportunizar que canoenses levem suas demandas mais perto de suas casas, de modo que agilize o encaminhamento das solicitações.

 

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques