Comunidade
Turma de Formação de Atores do Galpão de Artes apresenta o espetáculo Plataforma K
Grupo contará pequenas histórias da autora Vera Karam, mescladas com as próprias percepções da cidade
O espetáculo “Plataforma K – Pequenas histórias de Vera Karam” do Grupo Skatá/Galpão de Artes, é o resultado do segundo semestre da Turma de Formação de Atores do Galpão. A proposta deste semestre foi trabalhar a partir de um texto da dramaturgia brasileira e a escolha recaiu sobre Vera Karam, autora gaúcha já falecida que deixou uma vasta obra recheada de peças, contos e crônicas.
Trata-se de uma homenagem à Karam. O espetáculo é apenas um recorte de sua obra e traz a cena três histórias curtas que são entrecortadas por sonhos e devaneios dos próprios atores e do próprio fazer teatral. Uma homenagem ao teatro. Fazem parte do espetáculo três Cenas: “Dá licença, por favor!”, “Noite Feliz” e “Será o contrário a vida de atriz?”.
Em “Será o contrário a vida de atriz?” duas atrizes divagam sobre as metáforas da vida e sobre o fazer teatral dentro de um camarim. Em “Noite Feliz” temos a noite de Natal de uma família emergente, que finalmente pode contratar um Papai Noel para presentear os filhos e familiares agregados. Mas ele acaba se surpreendendo com esse “bico” noturno, pois a anfitriã o tranca no apartamento logo após ter cumprido o combinado, que era apenas o de entregar os presentes a todos os convidados. Em “Dá licença, por favor!”, duas mulheres disputam um lugar na platéia de um teatro e a partir disso debatem temas da sociedade, tolerância e respeito com muito humor característico da autora.
A direção e a trilha sonora é de Diego Ferreira, 34 anos, professor de teatro e funcionário público, com elenco composto por Bianca Gudaites, Nicole Leifheit, Joana Caspar, Victória Mugnol, Gabriela Costa, Gabrielle Santos e Gabriel Gonçalves.
“Esse espetáculo é resultado da formação de atores. O curso tem duração de três anos e a cada módulo os alunos ficam responsáveis por montar um trabalho que é levado ao público. Este espetáculo é a finalização do primeiro módulo de um ano, onde resolvemos estudar a dramaturgia brasileira. As histórias de Vera são coloquiais, bem restritas a cidade, tem a cidade como cenário, como ela era de Porto Alegre. Então juntamos a cidade com o depoimento de alguns alunos. A gente traz como uma alusão a plataforma de Canoas, o trem que corta a cidade”, explica o diretor.
A temporada começa em abril, com sessões todos os sábados, das 18 horas e às 20 horas, no dias 9, 16, 23 e 30 de abril no Galpão de Artes, localizado na avenida Açucena, 1401 a partir de R$ 10,00. Maiores informações podem ser obtidas através do número 8177-4446 ou pelo e-mail j.h.casper@gmail.com.
Comunidade
Canoas é um dos municípios selecionados para programa de implantação e custeio de cozinhas comunitárias

O governo do Estado publicou, nesta segunda-feira, 20, o resultado final dos municípios selecionados para o Programa Prato Gaúcho (PPG). A iniciativa é destinada à implantação de cozinhas comunitárias e apoio ao custeio de refeições para o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social em municípios afetados pelas enchentes de abril e maio de 2024.
Foram selecionados 52 municípios, sendo 35 para a modalidade de implantação de cozinha comunitária sem espaço de refeitório e 17 para a modalidade que conta com refeitório no local.
O edital do PPG foi publicado em 23 de setembro pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). As prefeituras tiveram até 9 de outubro para encaminhar manifestação de interesse. A divulgação do resultado preliminar ocorreu no dia 14 de outubro.
Comunidade
Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Durante a sessão ordinária de quinta-feira, 2, a Câmara Municipal de Canoas abriu espaço no Grande Expediente para celebrar os 30 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Guajuviras. A homenagem foi proposta pelo vereador Aloísio Bamberg (PSDB), que ressaltou a importância histórica e social da comunidade católica na região.
Ao justificar o requerimento, Bamberg lembrou que a paróquia nasceu em meio às dificuldades vividas por famílias que ocupavam áreas ainda em processo de regularização. “Passaram vários padres pela paróquia. E nós temos a satisfação de hoje estar aqui com o padre Cláudio Dami, que tem a oportunidade de ajudar a festejar esses anos de história da paróquia do Guajuviras”, afirmou.
Bamberg também destacou a atuação da paróquia nos momentos mais críticos do bairro: “A São Miguel era uma ocupação, a São João era uma ocupação. E com a criação das associações de moradores, nós tivemos a oportunidade de manter e evitar as reintegrações”. Para ele, a presença da Igreja foi decisiva na consolidação do Guajuviras como um dos maiores bairros da cidade. “Hoje a paróquia se mantém viva, com estrutura pequena, mas com uma comunidade cada vez maior”, completou.
Vivian Ferreira, coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), também fez uso da palavra para reforçar o caráter comunitário da paróquia.
“Hoje, nossa paróquia é composta por sete comunidades que, juntas, atendem toda a extensão do nosso bairro. Somos um espaço de acolhida e evangelização que se traduz em muitas frentes de serviço”, pontuou.
Ferreira elencou as diversas ações desenvolvidas pelas pastorais da Igreja, como a catequese com mais de 100 crianças e jovens, a Pastoral da Criança, que acompanha cerca de 70 famílias, e a Pastoral da Caridade, que assiste mensalmente mais de 110 famílias com apoio material e espiritual.
“Tudo isso mostra que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida não é apenas uma igreja, mas uma comunidade viva e missionária”, resumiu.
Encerrando a homenagem, o pároco Cláudio Dami, que está há oito meses à frente da paróquia, também se pronunciou.
“Posso dizer, vereador, que estou no céu. Pela acolhida do povo, pelo trabalho, pela cooperação de todos os envolvidos”, disse. Dami assumiu a paróquia após duas décadas atuando como capelão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O padre fez questão de lembrar a trajetória de fé que antecedeu a criação oficial da paróquia, em 12 de outubro de 1995, e nomeou os párocos que o antecederam. “A devoção à Nossa Senhora Aparecida já era forte antes mesmo da fundação da paróquia”, relembrou.
Durante seu discurso, Dami também fez um convite público aos vereadores para participarem da celebração dos 30 anos, marcada para o próximo dia 12, com missa, bolo e confraternização. “Que nós possamos caminhar juntos, melhorando a nossa cidade, nosso bairro, e também a nossa relação entre nós mesmos”, concluiu.
A sessão terminou com a entrega simbólica da homenagem à Paróquia Nossa Senhora Aparecida e com o reconhecimento, por parte dos vereadores presentes, do papel fundamental da Igreja no desenvolvimento social e espiritual do Guajuviras ao longo das últimas três décadas.
Comunidade
26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

A 26ª Semana da Pessoa Idosa segue com a sua programação na quinta-feira, 2, com a gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde, no Centro de Convivência do Idoso.
O quê: Gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde
Data: Quinta-feira (2)
Horário: 14h às 16h
Local: Centro de Convivência do Idoso – Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças

Geral1 semana atrásPrefeito anuncia vale-alimentação para servidores municipais e redução de horário da administração municipal

Política1 semana atrásVereadores de Canoas articulam em Brasília busca por R$ 33 milhões para a saúde

Fazenda1 semana atrásMotoristas do RS ainda podem garantir desconto no IPVA 2026 até 31 de outubro

Trânsito1 semana atrásObras no Viaduto da Boqueirão alteram trânsito na BR-116 em Canoas

Trânsito1 semana atrásTrânsito na BR-116 em Canoas terá desvios neste sábado, 25, por obras no viaduto

Geral3 dias atrásCanoas lança projeto para se tornar referência nacional em sustentabilidade e resiliência urbana

Geral3 dias atrásCampanha de arrecadação de cabelos termina na quinta-feira, 30, em Canoas

Animais3 dias atrásCanoas realiza Feira de Adoção Temática de Halloween neste sábado, 1º de novembro


























































