Comunidade
Prefeitura confirma primeiro caso suspeito de zika em Canoas
Primeiro caso notificado de Zica Vírus não teve confirmação e Prefeitura não divulgou maiores detalhes
Bruno Lara
Preocupada, uma moradora do Centro, que prefere não ser identificada, entrou em contato com a redação de O Timoneiro para denunciar o terreno localizado na esquina da avenida Guilherme Schell com a rua Pedro Weingartner. “Desde sempre, pois tem chovido muito desde o ano passado, virou um lago que agora virou banhado e tem um poço aberto cheio de água que provavelmente tem um criatório de mosquitos, quem sabe o Aedes”, denunciou.
O terreno foi tomado pela água que, acumulada, é um prato cheio para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Segundo a Prefeitura de Canoas, o terreno pertence a Igreja Universal. “Já foi vistoriado em duas oportunidades e nas inspeções, as coletas foram negativas para Aedes. Os responsáveis pelo local foram notificados e por não atendimento da notificação, foi expedido auto de infração”, informou.
Agentes não conseguem vistoriar 56% dos imóveis de Canoas
A questão é ainda pior. Conforme dados da Prefeitura, nas duas primeiras semanas epidemiológicas de Canoas, casos das doenças transmitidas pelo mosquito foram notificados. “Foram notificados 11 casos de dengue e 3 confirmados (todos pacientes provenientes do Rio de Janeiro). Há três casos suspeitos de Chikungunya sendo investigados e ainda não confirmados e 1 caso suspeito de zika, também não confirmado. Todos os dados são parciais e sujeitos à alteração”, informou o órgão.
A prevenção para estas três doenças se concentra na eliminação dos depósitos que possam acumular água, evitando assim a proliferação do mosquito transmissor das doenças, o Aedes aegypti, 40% dos depósitos onde foram coletadas larvas de Aedes foram dentro das residências, portanto cabe à população e a comunidade em geral o cuidado para evitar estes depósitos, os outros 60% foram em lixo e pneus, jogados pela população.
A reportagem de O Timoneiro tentou contato com a Igreja Universal, proprietária do terreno no centro, mas não obteve sucesso.
Saiba quais são os bairros com epidemia do mosquito em Canoas
OUÇA ENTREVISTA COM MÉDICO VETERINÁRIO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE CANOAS JEAN PIERRE MAILLARD
Comunidade
Lista de selecionados remanescentes para retirada de geladeiras do Programa Canoas Volta pra Casa é divulgada
Na segunda-feira, 2, foi divulgada pela Prefeitura de Canoas a relação dos selecionados remanescentes e que ainda não retiraram a geladeira do Programa Canoas Volta pra Casa. A listagem foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM).
Segundo o Escritório de Projetos, o eletrodoméstico pode ser retirado, em uma última oportunidade, nesta terça, 3, e na quarta-feira, 4, no horário das 9h às 16h, no depósito junto ao Senai (Rua Napoleão Laureano, 11, Centro).
Confira a listagem:
Comunidade
Eleitores canoenses podem votar na Consulta Popular – Reconstrução RS até sexta-feira, 6
Os eleitores de Canoas já podem votar nas prioridades regionais para a Consulta Popular – Reconstrução RS, que começou nesta segunda-feira, 2, e segue até as 23h59 de sexta-feira, 6. Essa é a última etapa do processo participativo, pelo qual são definidas prioridades regionais que serão incorporadas ao orçamento do Estado.
Além da internet e na Coordenadoria da Pessoa Idosa (Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças), os cidadãos poderão usar o WhatsApp, através do número (51) 3210-3260, para eleger as ações que consideram essenciais.
Como participar
Para participar da votação pelo site, é preciso acessar o portal da Consulta Popular, informar o título de eleitor e, então, escolher a ação que deseja ver implementada.
Caso não tenha em mãos o número do título, poderá obtê-lo por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em seguida, o cidadão será encaminhado à cédula de votação regional, que contém as ações.
Consinos
O Corede do Vale do Sinos (Consinos) terá R$ 2.042.857,14 para serem aplicados em projetos de desenvolvimento regional eleitos pela comunidade.
O Consinos é formado por 14 municípios do Vale do Sinos: Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul.
Comunidade
Servidora canoense receberá homenagem póstuma no CAD Mathias Velho
A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, prestará uma homenagem póstuma a servidora do Centro de Acesso a Direitos (CAD), Elisandra Jaqueline dos Passos. Falecida em agosto deste ano, Elisandra será lembrada com a instalação de uma placa que dará nome a uma das salas do CAD Mathias Velho.
Um ato está programado para o dia 3 de dezembro, na unidade onde ela trabalhava como agente de ação social ao longo de oito anos. A denominação da estrutura teve o aval da Procuradoria-Geral do Município (PGM) e será chancelada por meio de decreto a ser assinado pelo prefeito Jairo Jorge. Responsável pela contratação da servidora à época, a Fundação La Salle se junta a homenagem.
Jaqueline dos Passos
Nascida no dia 27 de dezembro de 1973, Jaqueline dos Passos faleceu em decorrência de parada cardíaca, aos 50 anos, no período em que lutava contra um câncer no estômago.
Moradora do bairro Mathias Velho, ela era mãe de duas filhas. A profissional passou a integrar o quadro de colaboradoras da Segurança Pública de Canoas, como agente de ação social, a partir da Casa da Cidadania, em 2016.
A partir de contrato com a Fundação La Salle, Jaqueline permaneceu nos projetos do sistema integral de prevenção à violência de Canoas, passando pelo Centro de Prevenção às Violências e pelo Centro de Acesso a Direitos até o seu falecimento, em 22 de agosto de 2024.
Segundo relatos de colegas e amigos, Elisandra era engajada pelas causas sociais, amava atuar na prevenção às violências, em especial com adolescentes e jovens que o CAD atende. Ainda tinha uma atuação ímpar nas visitas domiciliares e nas buscas ativas, trabalho que executava com maestria.
- Economia1 semana atrás
Sorteio de novembro do Nota Fiscal Gaúcha no 1º Seminário de Educação Fiscal realizado em Canoas
- Enchente 2024 Canoas5 dias atrás
Prazo para famílias atingidas pela enchente escolherem casa é de 60 dias
- Comunidade4 dias atrás
Lista de selecionados remanescentes para retirada de geladeiras do Programa Canoas Volta pra Casa é divulgada
- Feira do Livro 20241 semana atrás
Feira do Livro recebe centenas de estudantes canoenses durante a semana
- Cultura4 dias atrás
Protagonistas do Vale do Sinos homenageia mulheres inspiradoras de Canoas e região por meio de quadrinhos
- Economia5 dias atrás
Pagamento antecipado do IPTU em cota única garante desconto de até 15%
- Geral1 semana atrás
Marcelo Matias é eleito presidente do Simers para o triênio 25/27
- Estado4 dias atrás
Programa Partiu Futuro Reconstrução dá boas-vindas a jovens de Canoas