Conecte-se conosco

header-top


 






 

07/12/2024
 

Comunidade

Aedes: Agentes não conseguem vistoriar 56% dos imóveis visitados em Canoas

Informação é do médico veterinário da Vigilância em Saúde de Canoas, Jean Pierre Maillard,

Avatar

Publicado

em

41 agentes da Prefeitura visitam as residências. Foto: Prefeitura de Canoas

41 agentes da Prefeitura visitam as residências. Foto: Prefeitura de Canoas

A notícia da confirmação, por parte da Prefeitura de Canoas, do primeiro caso suspeito de zica vírus no município chamou a atenção da comunidade. Em entrevista exclusiva para o programa OT notícias, da rádio web O Timoneiro, na manhã desta sexta-feira, 22, o médico veterinário da Vigilância em Saúde de Canoas, Jean Pierre Maillard chamou a atenção para pontos importantes sobre a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

 

– Veja os bairros com maior incidência do mosquito

 

Segundo ele, o índice de pendência na visita aos imóveis é muito alto. São ao menos 56% ainda não vistoriados em função da estrutura fechada ou a não permissão de entrada dos agentes de saúde nas dependências particulares. “Casa fechada ou que recusaram a entrada dos agentes”, explica Maillard. Para o médico veterinário, o problema se agrava por estes lugares ficarem sem a visita por não conseguirem retornar ao local. “Muitas vezes a gente não consegue fazer o retorno”, salienta. Lembra também que os agentes usam coletes verde e crachá. Para confirmar a identificação dos agentes, o cidadão pode ligar para a Central de Atendimento da Prefeitura no número 0800 510 1234.

A procura por um médico deve acontecer sempre que houve febre acompanhada de mais dois sintomas como dor de cabeça, atrás dos olhos, músculos e manchas avermelhadas. Sempre que os sintomas se apresentarem, a Prefeitura recomenda que o cidadão procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Já existem kits para diagnóstico rápido para as doenças, mas a cidade ainda não possui os mesmos nos postos.

 

Prefeitura confirma primeiro caso suspeito de zika em Canoas

 

A pessoa com suspeita de zica foi diagnosticada clinicamente no estado do Rio de Janeiro e veio para Canoas após o período de verenia, período em que a doença pode ser transmitida, explica o médico. Aqui foi realizado o exame de sorologia que confirmou a dengue e não para zika. A confirmação da doença que pode causar microcefalia em fetos com mães infectadas na gestação.

Segundo Jean Pierre, uma ação para eliminar os focos é realizada sempre que há suspeita. “Todo o caso suspeito e futuramente confirmado, a gente faz uma atuação que se chama bloqueio vetorial. A equipe vai ao local, fazem o raio a partir da casa do suspeito infectado, faz uma varredura em um raio de 150 metros, eliminando qualquer tipo de depósito associado a uma pulverização”, explica.

No estado do Rio Grande do Sul, segundo o veterinário, tinha 500 mil casos no ano passado. Neste ano houve uma superação, alcançando 1,5 milhão de suspeitas em 175 municípios infectados. A média de infectologia de Canoas ficou em 1,2.

 

Ouça a entrevista com o médico veterinário da Vigilância em Saúde de Canoas, Jean Pierre Maillard:

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Lista de selecionados remanescentes para retirada de geladeiras do Programa Canoas Volta pra Casa é divulgada

Redação

Publicado

em

Lista de selecionados remanescentes para retirada de geladeiras do Programa Canoas Volta pra Casa é divulgada

Na segunda-feira, 2, foi divulgada pela Prefeitura de Canoas a relação dos selecionados remanescentes e que ainda não retiraram a geladeira do Programa Canoas Volta pra Casa. A listagem foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM).

Segundo o Escritório de Projetos, o eletrodoméstico pode ser retirado, em uma última oportunidade, nesta terça, 3, e na quarta-feira, 4, no horário das 9h às 16h, no depósito junto ao Senai (Rua Napoleão Laureano, 11, Centro).

Confira a listagem:

Canoas Volta Pra Casa – Listagem 02122024

Continuar a ler

Comunidade

Eleitores canoenses podem votar na Consulta Popular – Reconstrução RS até sexta-feira, 6

Redação

Publicado

em

Eleitores canoenses podem votar na Consulta Popular – Reconstrução RS até sexta-feira, 6

Os eleitores de Canoas já podem votar nas prioridades regionais para a Consulta Popular – Reconstrução RS, que começou nesta segunda-feira, 2, e segue até as 23h59 de sexta-feira, 6. Essa é a última etapa do processo participativo, pelo qual são definidas prioridades regionais que serão incorporadas ao orçamento do Estado.

Além da internet e na Coordenadoria da Pessoa Idosa (Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças), os cidadãos poderão usar o WhatsApp, através do número (51) 3210-3260, para eleger as ações que consideram essenciais.

Como participar

Para participar da votação pelo site, é preciso acessar o portal da Consulta Popular, informar o título de eleitor e, então, escolher a ação que deseja ver implementada.

Caso não tenha em mãos o número do título, poderá obtê-lo por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em seguida, o cidadão será encaminhado à cédula de votação regional, que contém as ações.

Consinos

O Corede do Vale do Sinos (Consinos) terá R$ 2.042.857,14 para serem aplicados em projetos de desenvolvimento regional eleitos pela comunidade.

O Consinos é formado por 14 municípios do Vale do Sinos: Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul.

Continuar a ler

Comunidade

Servidora canoense receberá homenagem póstuma no CAD Mathias Velho

Redação

Publicado

em

Servidora canoense receberá homenagem póstuma no CAD Mathias Velho

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, prestará uma homenagem póstuma a servidora do Centro de Acesso a Direitos (CAD), Elisandra Jaqueline dos Passos. Falecida em agosto deste ano, Elisandra será lembrada com a instalação de uma placa que dará nome a uma das salas do CAD Mathias Velho.

Um ato está programado para o dia 3 de dezembro, na unidade onde ela trabalhava como agente de ação social ao longo de oito anos. A denominação da estrutura teve o aval da Procuradoria-Geral do Município (PGM) e será chancelada por meio de decreto a ser assinado pelo prefeito Jairo Jorge. Responsável pela contratação da servidora à época, a Fundação La Salle se junta a homenagem.

Jaqueline dos Passos

Jaqueline dos Passos

Jaqueline dos Passos

Nascida no dia 27 de dezembro de 1973, Jaqueline dos Passos faleceu em decorrência de parada cardíaca, aos 50 anos, no período em que lutava contra um câncer no estômago.

Moradora do bairro Mathias Velho, ela era mãe de duas filhas. A profissional passou a integrar o quadro de colaboradoras da Segurança Pública de Canoas, como agente de ação social, a partir da Casa da Cidadania, em  2016.

A partir de contrato com a Fundação La Salle, Jaqueline permaneceu nos projetos do sistema integral de prevenção à violência de Canoas, passando pelo Centro de Prevenção às Violências e pelo Centro de Acesso a Direitos até o seu falecimento, em 22 de agosto de 2024.

Segundo relatos de colegas e amigos, Elisandra era engajada pelas causas sociais, amava atuar na prevenção às violências, em especial com adolescentes e jovens que o CAD atende. Ainda tinha uma atuação ímpar nas visitas domiciliares e nas buscas ativas, trabalho que executava com maestria.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm