Comunidade
Dengue: Larvas estão em casas e pneus em terrenos baldios
Segundo levantamento da Prefeitura, 60% dos acúmulos estão em terrenos abandonados
Para a Prefeitura Municipal de Canoas, “a população tem grande responsabilidade no que tange à prevenção” da Dengue. Isto por que 40% dos depósitos identificados com larvas de Aedes foram encontrados nas visitas dentro dos pátios das residências e os restantes 60 % dos lixos e pneus encontrados em terrenos baldios, estes jogados pela população. Todos sabem, no entanto, que não é raro ver lixo nos terrenos baldios da cidade, uma vez que os entulhos das últimas grandes chuvas ainda não foram recolhidos.
As vistorias prosseguem em toda a cidade. Nos domicílios, diárias dos agentes de endemia em ações de orientação, coleta e tratamento no combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, e também transmissor de chikungunya e do zika vírus. Segundo o órgão, são 41 agentes de endemia, trabalhando nas ruas desde o início de dezembro. Outros 370 agentes comunitários do Programa Estratégia Saúde da Família, no entanto, atuam na prevenção da dengue. “Para combater é simples, não deixe depósitos ao ar livre e não junte objetos dentro de casa que possam acumular água”, recomenda a Prefeitura.
Em casa
Dentro das residências a principal preocupação é com os pratos dos vasos de plantas. Estes, segundo recomendações do poder público, devem estar com areia até a borda ou esgotar a água a cada cinco dias e, sempre lavando as bordas com esponja para remover os ovos. Até a bandeja de degelo da geladeira é preocupante. A orientação é para retirar a água e limpar as bordas a cada cinco dias, se for difícil a remoção para limpeza, colocar água sanitária a cada cinco dias.
Os ralos não ficariam de fora. Os especialistas da Prefeitura recomendam que aqueles ralos que tenham pouco uso, colocar tela mosquiteiro nas aberturas e, se for difícil a colocação de tela, colocar água sanitária a cada cinco dias. Em tempos de muito calor, como é no verão gaúcho, a bandeja do ar-condicionado também é motivo de preocupação. Os aparelhos mais antigos possuem, alguns, bandeja para captação da água que condensa no processo de refrigeração e esta acumula por alguns dias, não sendo possível o esgotamento da água, colocar água sanitária a cada cinco dias é o recomendado.
No pátio
Os cuidados são muitos. A Prefeitura recomenda que os moradores devam manter a caixa d’água sempre com tampa; Manter tampados tonéis e caixas d’água ao nível do solo para captação de água da chuva; Ralos tapados com tela e limpeza com água sanitária; Manter as lixeiras sempre tampadas e não deixar o lixo sem embalagem; Manter as calhas sempre limpas e desobstruídas; Jamais deixar garrafas, baldes, pneus, tanques, lonas, bebedouros, comedouros ao relento; Piscinas com água tratada o ano todo com cloro; Jato de água nas Bromélias a cada cinco dias ou drenar o acúmulo; Oco de árvores ou fenda em pedras deve receber o mesmo procedimento que nas bromélias ou cimentar a parte que acumula água.
No passeio público
A recomendação é óbvia. Mesmo assim, sempre é bom lembrar que nunca se deve jogar o lixo nas ruas, praças ou terrenos baldios. Para os profissionais do governo, este lixo se transformará em depósito para a proliferação do Aedes e, consequentemente, da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. “Uma simples tampinha de garrafa PET pode-se transformar em depósito, e este depósito originar um mosquito, e este se contaminar com o vírus que pode matar uma pessoa”, alerta.
Segundo em infestações do estado
O Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), feito pela Vigilância em Saúde, realizou um levantamento da dengue no município em 2014. O risco de infestação era de 0,34%, o que foi considerado satisfatório. Em 2013, o LIRAa realizado no mês de dezembro de 2013 mostrou que o Índice de Infestação Predial era de 0,24%, considerado em condições satisfatórias.
Em 2015, no entanto, a preocupação aumentou. Canoas foi considerada a segunda cidade da região metropolitana com maior número de casos de infestação da dengue. De janeiro a setembro do ano passado, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), seis casos foram confirmados e mais 43 notificados. O que chamou a atenção foi a discrepância do número no município e do estado. O governo do Rio Grande do Sul informou que quatro pessoas foram registradas e 26 notificadas.
Aedes: O mosquito!
O mosquito Aedes aegypti se prolifera em depósitos com água limpa, principalmente provenientes da chuva. Os principais depósitos são garrafas, pneus velhos, piscinas sem tratamento, caixas d’água sem tampa, latas e, inclusive, tampinhas de garrafa e cascas de ovo. “Todos esses locais podem acumular água, que servirão para a fêmea do mosquito depositar seus ovos, que, em contato com a água, em condições ideais, como alta temperatura e alta umidade, em sete dias transformam-se em novos mosquitos adultos”, destaca a Prefeitura. A dengue só é transmitida pela picada da fêmea do Aedes aegypti , que deve estar infectada com o vírus da dengue. Não se transmite a doença de pessoa para pessoa.
Sintomas da doença
– Febre alta com início súbito;
– Dor de cabeça;
– Dor atrás dos olhos;
– Dor muscular;
– Náuseas e vômitos;
– Manchas na pele;
Caso algum desses sintomas ocorra, deve-se ser procurada assistência médica imediatamente.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 24 de janeiro, no bairro Niterói

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 24, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Niterói. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Itamar Mattos de Maia, em frente ao número 323.
O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.
O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.
Comunidade
Prefeitura de Canoas inicia reforma do CRAS Rio Branco após danos da enchente de 2024

A Prefeitura de Canoas assinou, na terça-feira, 13, a ordem de início de serviço para a reforma do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Rio Branco, localizado no Complexo Cultural e Esportivo Mahatma Gandhi, conhecido como Praça CEU. O espaço estava inoperante desde a enchente registrada em maio de 2024.
Após a conclusão da obra, o CRAS voltará a ofertar serviços como Cadastro Único, Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes e idosos, Aluguel Social e encaminhamentos à rede socioassistencial. Atualmente, os atendimentos seguem sendo realizados de forma provisória na unidade localizada na Rua Santa Clara, nº 382, no bairro Rio Branco.
A obra integra o processo de recuperação de espaços públicos atingidos pelo evento climático e prevê serviços de manutenção nos vestiários e sanitários externos, melhorias na entrada de energia e adequações na infraestrutura elétrica externa. O investimento é de aproximadamente R$ 221 mil, com recursos da Defesa Civil, por meio do Auxílio Reconstrução.
Durante o ato de assinatura, o prefeito de Canoas, Airton Souza, afirmou que a retomada do espaço representa a devolução de serviços essenciais à população.
“A nossa missão é entregar serviços para a sociedade e para as pessoas que mais precisam. Esse espaço estava abandonado e agora retorna para a comunidade poder usufruir novamente”, disse.
O secretário municipal de Assistência Social, Marcio Freitas, destacou os impactos da enchente no local e a expectativa da comunidade pela recuperação.
“Esse espaço foi muito atingido pelos eventos climáticos e hoje estamos aqui para comunicar à sociedade que ele vai ser recuperado. É um anseio da comunidade desde 2024”, afirmou.
A secretária de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura, explicou que a reforma do CRAS faz parte de um conjunto mais amplo de intervenções no complexo.
“Estamos iniciando a reforma do CRAS Rio Branco, que foi fortemente atingido pela enchente, e seguimos com outros processos em andamento para devolver toda a praça à comunidade. A ideia é garantir um espaço mais acolhedor, com mais qualidade nos serviços e voltado especialmente às famílias e às crianças”, declarou.
Moradora do bairro, Ivone Giehl Meurer comemorou o início da obra.
“Esse espaço já estava abandonado antes da enchente. Agora, ver que vai ser recuperado é muito gratificante. As crianças gostam de vir aqui, brincar, usar a quadra, o campo, a pista de skate. Isso tudo é muito importante para a comunidade, principalmente para quem mora perto”, disse.
Comunidade
Acúmulo de lixo gera transtornos a moradores do bairro Estância Velha, em Canoas

Moradores do bairro Estância Velha, em Canoas, enfrentaram transtornos provocados pelo acúmulo de lixo em lixeiras da região. O problema foi registrado no domingo, 28, e teria se intensificado ao longo da última semana, com relatos de aumento de resíduos em vias públicas e em frente a condomínios residenciais.
A situação estaria relacionada à ausência da coleta regular de lixo nos últimos dias, o que resultou no acúmulo de resíduos, mau cheiro e proliferação de insetos, causando desconforto à população local.
Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços e Zeladoria Urbana informou que organizou um mutirão de coleta ainda nesta segunda-feira, 29, com reforço no número de equipes atuando no bairro Estância Velha. A previsão é de que o serviço seja normalizado até esta terça-feira, 30.
A Administração Municipal destacou que, neste período do ano, a geração de resíduos no município aumenta cerca de 25%. Além disso, houve registro de maior número de faltas entre os profissionais da coleta em datas próximas ao Natal, o que impactou a regularidade do serviço.
A Prefeitura informou ainda que segue investindo na modernização do sistema de coleta de resíduos sólidos. Atualmente, 450 contêineres com sistema de coleta automatizada foram implantados na área central da cidade. Nesse modelo, os contêineres são esvaziados diretamente nos caminhões, tornando o processo mais ágil e econômico em comparação à coleta manual.
Segundo a Administração, a ampliação da coleta automatizada para outros bairros de Canoas deverá ocorrer de forma gradual.

Trânsito1 semana atrásTúnel da Domingos Martins integra obra viária para melhoria da mobilidade Urbana

Geral1 semana atrásEstado registra mais de 11 mil emissões de identidade pelo sistema Identidade Fácil em 2025

Geral5 dias atrásCorsan afirma que água retorna aos bairros Igara e São José a partir do final da tarde

Educação1 semana atrásNovo chamamento deve zerar fila da creche e ampliar matrículas na educação infantil

Emprego1 semana atrásJovens selecionados no Programa Partiu Futuro Reconstrução devem entregar documentos até sexta-feira, 16

Obras4 dias atrásCorsan investe R$ 95,6 mil em obras na rede de água para construção do túnel da Rua Domingos Martins, em Canoas

Educação1 semana atrásResultado do Enem 2025 já está disponível para consulta dos estudantes

Educação4 dias atrásInscrições para concorrer à direção das escolas da rede municipal de Canoas começam nesta quarta-feira






















































