Conecte-se conosco

header-top







 

13/10/2025
 

Comunidade

Programa A Voz da Comunidade recebe Abrasus

Avatar

Publicado

em

 

_DSC5995

Em 1966 o Jornal O Timoneiro surgiu para atender a necessidade de mostrar os problemas dos bairros canoenses. Uma nova era surgiu e, acompanhando as novas tecnologias, OT lançou uma web rádio. Todas as quartas-feiras é possível, através do site otimoneiro.com.br ou dos aplicativos para celulares, acompanhar a grade de programação que está sendo construída aos poucos pelos moradores do município. Embora não transmita em AM ou em FM, a rádio está à disposição dos munícipes para discutir assuntos pertinentes ao interesse da sociedade.

Presidente da Abrasus Terezinha Borges

Presidente da Abrasus Terezinha Borges

Na edição de quarta, 28, o apresentador Odil Gomes recebeu membros da diretoria da Associação Brasileira em Defesa dos Usuários dos Sistemas de Saúde (Abrasus). Na oportunidade, a presidente Terezinha Borges apresentou a instituição aos canoenses. “A Abrasus é uma sociedade civil sem fins lucrativos e sem fins políticos partidários. Ela iniciou em 2007”, lembra. A Abrasus surgiu de uma idéia de um grupo de pessoas idosas que antes trabalhavam no conselho municipal do idoso. Quando foram as eleições seguintes, não quisemos mais participar, pois consideravam a missão completa.

tesoureira da instituição Neci Cardoso Bastos

tesoureira da instituição Neci Cardoso Bastos

A tesoureira da instituição Neci Cardoso Bastos destacou que a falta de segurança é uma das principais reivindicações que chegam até a Associação. “A falta de segurança é uma das maiores que existe. Atualmente as pessoas nem conseguem chegar ao posto por falta da segurança que existe nos locais. Então fizemos essas visitas periódicas”, lembra. No final do ano, um dossiê com todas as provas é preparado pela instituição. “Mandamos para os secretários de saúde, mandamos para o Ministério Público, estamos sempre em contato para ver se a gente melhora pelo menos aquele posto”, destaca Neci.

Para a associação, os cidadãos desconhecem sua força. “Eu acho que a sociedade civil não sabe a força que tem e não usa essa força. Não sei se por acomodação, por falta de informação. Eu sou, particularmente, uma grande admiradora do Sistema Único de Saúde”, se posicionou a presidente. “O usuário do SUS não conhece o SUS. Não sabe o direito e o poder que ele tem”, reforça Neci.

Convidado a participar do programa, Neri Barbosa, aposentado, assinante de O Timoneiro e morador do bairro Niterói

Convidado a participar do programa, Neri Barbosa, aposentado, assinante de O Timoneiro e morador do bairro Niterói

Convidado a participar do programa, Neri Barbosa, aposentado, assinante de O Timoneiro e morador do bairro Niterói, elogiou o trabalho da associação. “Como é bom ver que existem pessoas dedicadas. É uma luz no fim do túnel. Pessoas que poderiam estar acomodadas, em casa, mas estão batalhando pelos outros. Esse tipo de cooperativismo, esse tipo de envolvimento, surge como uma esperança”, argumenta.
Ele também criticou a postura da atual administração. “A Prefeitura de Canoas tem um jornal próprio. Eles pegam um urubu, pintam, e juram que é uma Arara. Fica bem enfeitado, bem bonito”, aponta. Comentou também sobre a propaganda veiculada em horário nobre na TV. “Quantos geradores daria para comprar em meia hora de programa lá?”, questiona.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Redação

Publicado

em

Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Durante a sessão ordinária de quinta-feira, 2, a Câmara Municipal de Canoas abriu espaço no Grande Expediente para celebrar os 30 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Guajuviras. A homenagem foi proposta pelo vereador Aloísio Bamberg (PSDB), que ressaltou a importância histórica e social da comunidade católica na região.

Ao justificar o requerimento, Bamberg lembrou que a paróquia nasceu em meio às dificuldades vividas por famílias que ocupavam áreas ainda em processo de regularização. “Passaram vários padres pela paróquia. E nós temos a satisfação de hoje estar aqui com o padre Cláudio Dami, que tem a oportunidade de ajudar a festejar esses anos de história da paróquia do Guajuviras”, afirmou.

Bamberg também destacou a atuação da paróquia nos momentos mais críticos do bairro: “A São Miguel era uma ocupação, a São João era uma ocupação. E com a criação das associações de moradores, nós tivemos a oportunidade de manter e evitar as reintegrações”. Para ele, a presença da Igreja foi decisiva na consolidação do Guajuviras como um dos maiores bairros da cidade. “Hoje a paróquia se mantém viva, com estrutura pequena, mas com uma comunidade cada vez maior”, completou.

Vivian Ferreira, coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), também fez uso da palavra para reforçar o caráter comunitário da paróquia.

“Hoje, nossa paróquia é composta por sete comunidades que, juntas, atendem toda a extensão do nosso bairro. Somos um espaço de acolhida e evangelização que se traduz em muitas frentes de serviço”, pontuou.

Ferreira elencou as diversas ações desenvolvidas pelas pastorais da Igreja, como a catequese com mais de 100 crianças e jovens, a Pastoral da Criança, que acompanha cerca de 70 famílias, e a Pastoral da Caridade, que assiste mensalmente mais de 110 famílias com apoio material e espiritual.

“Tudo isso mostra que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida não é apenas uma igreja, mas uma comunidade viva e missionária”, resumiu.

Encerrando a homenagem, o pároco Cláudio Dami, que está há oito meses à frente da paróquia, também se pronunciou.

“Posso dizer, vereador, que estou no céu. Pela acolhida do povo, pelo trabalho, pela cooperação de todos os envolvidos”, disse. Dami assumiu a paróquia após duas décadas atuando como capelão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O padre fez questão de lembrar a trajetória de fé que antecedeu a criação oficial da paróquia, em 12 de outubro de 1995, e nomeou os párocos que o antecederam. “A devoção à Nossa Senhora Aparecida já era forte antes mesmo da fundação da paróquia”, relembrou.

Durante seu discurso, Dami também fez um convite público aos vereadores para participarem da celebração dos 30 anos, marcada para o próximo dia 12, com missa, bolo e confraternização. “Que nós possamos caminhar juntos, melhorando a nossa cidade, nosso bairro, e também a nossa relação entre nós mesmos”, concluiu.

A sessão terminou com a entrega simbólica da homenagem à Paróquia Nossa Senhora Aparecida e com o reconhecimento, por parte dos vereadores presentes, do papel fundamental da Igreja no desenvolvimento social e espiritual do Guajuviras ao longo das últimas três décadas.

Continuar a ler

Comunidade

26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

Redação

Publicado

em

26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

A 26ª Semana da Pessoa Idosa segue com a sua programação na quinta-feira, 2, com a gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde, no Centro de Convivência do Idoso.

O quê: Gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde
Data: Quinta-feira (2)
Horário: 14h às 16h
Local: Centro de Convivência do Idoso – Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será no bairro Estância Velha no sábado

Redação

Publicado

em

Prefeitura na Tua Casa será no bairro Estância Velha no sábado

A oitava edição do Prefeitura na Tua Casa ocorrerá no bairro Estância Velha, no sábado, 27. A iniciativa será na Rua São Mateus, em frente à UBS Estância Velha, das 9h ao meio-dia. A novidade desta edição será a feira de adoção da Secretaria de Bem-Estar Animal.

Ao longo da programação, haverá diversos serviços e atendimentos ao cidadão, como CRAS Móvel, doação de livros e roupas, vacinação, distribuição de testes rápidos, medição de glicose e sinais vitais, atendimento veterinário, cadastro habitacional, espaço kids, doação de mudas, coleta de materiais recicláveis e eletrônicos e atendimentos no local das secretarias.

A ação visa oportunizar que canoenses levem suas demandas mais perto de suas casas, de modo que agilize o encaminhamento das solicitações.

 

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques