Conecte-se conosco

header-top

enchentes rio grande do sul






 

07/09/2024
 

Comunidade

Seis casos de dengue confirmados

Cidade saltou para, em média, 14 casos para cada cem mil habitantes. A maioria dos casos são em mulheres

Avatar

Publicado

em

Dengue em Canoas. Fonte: Sistema Nacional de Notificações.

Dengue em Canoas. Fonte: Sistema Nacional de Notificações.

Os números saltam aos olhos. De janeiro a setembro de 2015, seis casos foram confirmados e outros 43 notificados da doença transmitida pelo mosquito Aëdes aegypti, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde. Estes colocam Canoas como a segunda da região metropolitana com maior número de casos de infestação da dengue, perdendo apenas para a capital, Porto Alegre.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) discorda dos números. Segundo o órgão, são quatro casos confirmados e 26 notificações, o que não deixa de ser um quadro preocupante. Em comparação com o mesmo período no ano passado, para cada 100 mil habitantes havia 1,3 notificações. Neste ano, surpreendentemente, a média saltou para 14 casos para cada cem mil. Um crescimento de 12,7 casos para cada mil habitantes.

Mulheres
Os dados são da Secretaria Estadual da Saúde (SES), o perfil dos atingidos revela que 598 homens foram infectados. O número é elevado para 656 quando separado por mulheres. O total é de 1.254.
A maioria dos casos nos homens ocorre entre os 30 e os 39 anos (107 casos) e os que estão na faixa dos 50 aos 59 anos (110 casos). Com as mulheres a maioria está na faixa etária que compreende os 40 aos 49 anos (123), seguido das que estão entre os 50 e os 59 anos (110). Crianças menores de um ano totalizam seis vítimas. De 1 até 4 anos, são 9 que apresentam o quadro. O número salta para 31 entre crianças de 5 a 9 anos. Os idosos, com mais de 80 anos, somam 26 vítimas.

A doença
O portal na internet dengue.org.br lembra aos que navegam na rede mundial de computadores que se trata de uma doença grave e que pode matar. “Alguns sintomas são: Febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos”, ressalta. A solução para o problema é revisar o as instalações visando esvaziar a água parada. “O mosquito se reproduz em água parada e para prevenir não podemos deixar água acumular”.
A plataforma disponibiliza em seu sistema a história da dengue desde 2007, onde a mesma se proliferava prioritariamente nos países do sul do globo. Um ano antes, em 2006, um gráfico aponta que apenas os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina não tinha circulação viral da doença.
O portalsaude.saude.gov.br, que tem como fonte: SES/SINAN (SINAN: a partir de 1999) e atualizado por último em 13/07/2015, mostra a evolução dos casos de Dengue de 1990 até 2014. Os primeiros casos no estado sugiram em 1996, registrando nove vítimas. Em 1998, um salto para 107 casos registrados. Em 2014, o registro foi de 153 casos. Os picos ocorreram nos anos 2002 e 2007, onde foram registrados 436 e 423 casos, respectivamente. Em 2010, o número ultrapassou todos os registros e registrou 3.646 vítimas.

Município diz que são cinco casos
Em relação a todos os casos Notificados Suspeitos de Dengue pela RAS do município de Canoas que somam 35 casos, 27 são residentes de Canoas e 8 são residentes em outros municípios do RS e outros Estados do Brasil”, esclarece.
Dos casos notificados pelo município de Canoas, os resultados dos exames laboratoriais, oito deram confirmados, sendo cinco de residentes de Canoas e três de outros municípios e Estados. Os casos confirmados de munícipes canoenses adquiriram a doença em outros municípios e Estados, portanto Canoas não tem nenhum caso autóctone, sendo o município indene, todos os casos são IMPORTADOS.
A Prefeitura informou que a manutenção dos trabalhos de prevenção acontece com inspeções diárias em imóveis do município e quinzenais em pontos estratégicos. “Atualmente trabalham no combate a dengue 20 servidores”.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

Redação

Publicado

em

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

 

A Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, realiza, na próxima segunda, 29, e na terça-feira, 30, o Mutirão de Documentação para Imigrantes Atingidos pela Enchente.

A atividade ocorrerá no prédio anexo da Prefeitura (Rua 15 de Janeiro, 15 – térreo), das 8h às 17h.

O que precisa levar

Para entrar com o pedido dos documentos é necessário fazer o boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia e levar o comprovante de residência atualizado.

Se a pessoa tiver o Registro Nacional Migratório (RNM) ou cédula do país, também pode apresentá-los. Além disso, imigrantes que estão há pouco tempo no Brasil, sem documentação ou com documento vencido também serão atendidos.

 

 

Continuar a ler

Comunidade

Atenção, canoenses: serviços do CRAS são oferecidos em único local

Redação

Publicado

em

Atenção, canoenses serviços do CRAS são oferecidos em único local - Foto: Guilherme Pereira

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Mathias Velho, Rio Branco e Harmonia atendem, de forma temporária, na Rua Siqueira Campos, 38, no Centro. Os atendimentos são feitos a partir de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Às quartas-feiras, as atividades vão até as 16h. Após, o expediente é interno.

São realizados serviços como atualização e novos cadastramentos no Cadastro Único (CadÚnico) , emissão da Carteira do Idoso e do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência, por exemplo, atendimento com assistentes sociais, encaminhamento para certidões (nascimento, casamento e óbito).

Para se inscrever ou atualizar o CadÚnico é necessário levar documento do responsável familiar com CPF, comprovante de residência, documento de cada integrante da família (RG, certidão de nascimento, CNH, carteira de trabalho ou certidão de casamento, etc), comprovante de renda (se tiver), atestado de frequência escolar das crianças e adolescentes e atestado de vinculação do Posto de Saúde (se tiver).

Nesse mesmo local, uma equipe faz o cadastro dos usuários que buscam o Auxílio Reconstrução do Governo Federal. São cem atendimentos por dia.

As inscrições vão até a próxima sexta-feira, 26. Os interessados também podem se inscrever pelo site da Prefeitura, acessando este link

Continuar a ler

Comunidade

Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

Redação

Publicado

em

Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

A Prefeitura de Canoas está promovendo o cadastramento de currículos no Banco de Oportunidades em todos os centros de distribuição de doações ao longo desta semana, entre 9h e 14h. Nesta quarta-feira, 3, a EMEF Rio Grande do Sul, localizada no bairro Mato Grande, sediou a ação.

De acordo com a gestão municipal, mais de 1.300 empresas já se cadastraram na plataforma, que atualmente oferece 327 vagas de trabalho disponíveis neste site.

Os interessados podem realizar o cadastro pessoalmente nos seguintes locais e datas:

Quinta-feira, 4: EMEF Paulo VI – Avenida Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima

Sexta-feira, 5: EMEF Nelson Paim Terra – Rua Primavera, 1676, Rio Branco

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm