Comunidade
Seis casos de dengue confirmados
Cidade saltou para, em média, 14 casos para cada cem mil habitantes. A maioria dos casos são em mulheres
Os números saltam aos olhos. De janeiro a setembro de 2015, seis casos foram confirmados e outros 43 notificados da doença transmitida pelo mosquito Aëdes aegypti, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde. Estes colocam Canoas como a segunda da região metropolitana com maior número de casos de infestação da dengue, perdendo apenas para a capital, Porto Alegre.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) discorda dos números. Segundo o órgão, são quatro casos confirmados e 26 notificações, o que não deixa de ser um quadro preocupante. Em comparação com o mesmo período no ano passado, para cada 100 mil habitantes havia 1,3 notificações. Neste ano, surpreendentemente, a média saltou para 14 casos para cada cem mil. Um crescimento de 12,7 casos para cada mil habitantes.
Mulheres
Os dados são da Secretaria Estadual da Saúde (SES), o perfil dos atingidos revela que 598 homens foram infectados. O número é elevado para 656 quando separado por mulheres. O total é de 1.254.
A maioria dos casos nos homens ocorre entre os 30 e os 39 anos (107 casos) e os que estão na faixa dos 50 aos 59 anos (110 casos). Com as mulheres a maioria está na faixa etária que compreende os 40 aos 49 anos (123), seguido das que estão entre os 50 e os 59 anos (110). Crianças menores de um ano totalizam seis vítimas. De 1 até 4 anos, são 9 que apresentam o quadro. O número salta para 31 entre crianças de 5 a 9 anos. Os idosos, com mais de 80 anos, somam 26 vítimas.
A doença
O portal na internet dengue.org.br lembra aos que navegam na rede mundial de computadores que se trata de uma doença grave e que pode matar. “Alguns sintomas são: Febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos”, ressalta. A solução para o problema é revisar o as instalações visando esvaziar a água parada. “O mosquito se reproduz em água parada e para prevenir não podemos deixar água acumular”.
A plataforma disponibiliza em seu sistema a história da dengue desde 2007, onde a mesma se proliferava prioritariamente nos países do sul do globo. Um ano antes, em 2006, um gráfico aponta que apenas os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina não tinha circulação viral da doença.
O portalsaude.saude.gov.br, que tem como fonte: SES/SINAN (SINAN: a partir de 1999) e atualizado por último em 13/07/2015, mostra a evolução dos casos de Dengue de 1990 até 2014. Os primeiros casos no estado sugiram em 1996, registrando nove vítimas. Em 1998, um salto para 107 casos registrados. Em 2014, o registro foi de 153 casos. Os picos ocorreram nos anos 2002 e 2007, onde foram registrados 436 e 423 casos, respectivamente. Em 2010, o número ultrapassou todos os registros e registrou 3.646 vítimas.
Município diz que são cinco casos
Em relação a todos os casos Notificados Suspeitos de Dengue pela RAS do município de Canoas que somam 35 casos, 27 são residentes de Canoas e 8 são residentes em outros municípios do RS e outros Estados do Brasil”, esclarece.
Dos casos notificados pelo município de Canoas, os resultados dos exames laboratoriais, oito deram confirmados, sendo cinco de residentes de Canoas e três de outros municípios e Estados. Os casos confirmados de munícipes canoenses adquiriram a doença em outros municípios e Estados, portanto Canoas não tem nenhum caso autóctone, sendo o município indene, todos os casos são IMPORTADOS.
A Prefeitura informou que a manutenção dos trabalhos de prevenção acontece com inspeções diárias em imóveis do município e quinzenais em pontos estratégicos. “Atualmente trabalham no combate a dengue 20 servidores”.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 24 de janeiro, no bairro Niterói

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 24, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Niterói. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Itamar Mattos de Maia, em frente ao número 323.
O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.
O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.
Comunidade
Prefeitura de Canoas inicia reforma do CRAS Rio Branco após danos da enchente de 2024

A Prefeitura de Canoas assinou, na terça-feira, 13, a ordem de início de serviço para a reforma do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Rio Branco, localizado no Complexo Cultural e Esportivo Mahatma Gandhi, conhecido como Praça CEU. O espaço estava inoperante desde a enchente registrada em maio de 2024.
Após a conclusão da obra, o CRAS voltará a ofertar serviços como Cadastro Único, Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes e idosos, Aluguel Social e encaminhamentos à rede socioassistencial. Atualmente, os atendimentos seguem sendo realizados de forma provisória na unidade localizada na Rua Santa Clara, nº 382, no bairro Rio Branco.
A obra integra o processo de recuperação de espaços públicos atingidos pelo evento climático e prevê serviços de manutenção nos vestiários e sanitários externos, melhorias na entrada de energia e adequações na infraestrutura elétrica externa. O investimento é de aproximadamente R$ 221 mil, com recursos da Defesa Civil, por meio do Auxílio Reconstrução.
Durante o ato de assinatura, o prefeito de Canoas, Airton Souza, afirmou que a retomada do espaço representa a devolução de serviços essenciais à população.
“A nossa missão é entregar serviços para a sociedade e para as pessoas que mais precisam. Esse espaço estava abandonado e agora retorna para a comunidade poder usufruir novamente”, disse.
O secretário municipal de Assistência Social, Marcio Freitas, destacou os impactos da enchente no local e a expectativa da comunidade pela recuperação.
“Esse espaço foi muito atingido pelos eventos climáticos e hoje estamos aqui para comunicar à sociedade que ele vai ser recuperado. É um anseio da comunidade desde 2024”, afirmou.
A secretária de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura, explicou que a reforma do CRAS faz parte de um conjunto mais amplo de intervenções no complexo.
“Estamos iniciando a reforma do CRAS Rio Branco, que foi fortemente atingido pela enchente, e seguimos com outros processos em andamento para devolver toda a praça à comunidade. A ideia é garantir um espaço mais acolhedor, com mais qualidade nos serviços e voltado especialmente às famílias e às crianças”, declarou.
Moradora do bairro, Ivone Giehl Meurer comemorou o início da obra.
“Esse espaço já estava abandonado antes da enchente. Agora, ver que vai ser recuperado é muito gratificante. As crianças gostam de vir aqui, brincar, usar a quadra, o campo, a pista de skate. Isso tudo é muito importante para a comunidade, principalmente para quem mora perto”, disse.
Comunidade
Acúmulo de lixo gera transtornos a moradores do bairro Estância Velha, em Canoas

Moradores do bairro Estância Velha, em Canoas, enfrentaram transtornos provocados pelo acúmulo de lixo em lixeiras da região. O problema foi registrado no domingo, 28, e teria se intensificado ao longo da última semana, com relatos de aumento de resíduos em vias públicas e em frente a condomínios residenciais.
A situação estaria relacionada à ausência da coleta regular de lixo nos últimos dias, o que resultou no acúmulo de resíduos, mau cheiro e proliferação de insetos, causando desconforto à população local.
Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços e Zeladoria Urbana informou que organizou um mutirão de coleta ainda nesta segunda-feira, 29, com reforço no número de equipes atuando no bairro Estância Velha. A previsão é de que o serviço seja normalizado até esta terça-feira, 30.
A Administração Municipal destacou que, neste período do ano, a geração de resíduos no município aumenta cerca de 25%. Além disso, houve registro de maior número de faltas entre os profissionais da coleta em datas próximas ao Natal, o que impactou a regularidade do serviço.
A Prefeitura informou ainda que segue investindo na modernização do sistema de coleta de resíduos sólidos. Atualmente, 450 contêineres com sistema de coleta automatizada foram implantados na área central da cidade. Nesse modelo, os contêineres são esvaziados diretamente nos caminhões, tornando o processo mais ágil e econômico em comparação à coleta manual.
Segundo a Administração, a ampliação da coleta automatizada para outros bairros de Canoas deverá ocorrer de forma gradual.

Trânsito1 semana atrásTúnel da Domingos Martins integra obra viária para melhoria da mobilidade Urbana

Geral1 semana atrásEstado registra mais de 11 mil emissões de identidade pelo sistema Identidade Fácil em 2025

Geral5 dias atrásCorsan afirma que água retorna aos bairros Igara e São José a partir do final da tarde

Educação1 semana atrásNovo chamamento deve zerar fila da creche e ampliar matrículas na educação infantil

Emprego1 semana atrásJovens selecionados no Programa Partiu Futuro Reconstrução devem entregar documentos até sexta-feira, 16

Obras4 dias atrásCorsan investe R$ 95,6 mil em obras na rede de água para construção do túnel da Rua Domingos Martins, em Canoas

Educação1 semana atrásResultado do Enem 2025 já está disponível para consulta dos estudantes

Educação4 dias atrásInscrições para concorrer à direção das escolas da rede municipal de Canoas começam nesta quarta-feira






















































